blog do luiz fernando roxo.

Mercado de Opções para iniciantes: O que é e como funciona

Com certeza você já ouviu por aí que “as Opções não são um bom negócio”, ou que “é um cemitério de malandro”.

E eu não vou mentir pra você falando que o Mercado de Opções é simples. Isso porque ele é um sistema complexo e que precisa ser estudado profundamente.

No entanto, se você estuda e segue uma didática simples, é possível colocar sua estratégia em prática com rapidez. 

Eu tenho muito conteúdo gratuito sobre as Opções e você pode ver tudo no meu Blog, no Youtube Luiz Fernando Roxo e nas redes sociais.

Leia mais: Os melhores cursos de Opções

Antes que qualquer coisa, a minha intenção aqui é que você saia da zona de conforto e tente entender as Opções de forma bem simples e que faça sentido na sua carteira de investimentos.

E neste artigo vou te mostrar que as Opções podem te ajudar tanto a lucrar, quanto a proteger o seu patrimônio das eventuais crises, especialmente para você que já investe em ações e outros ativos de renda variável.

Você verá que com Opções é possível ganhar na alta e, principalmente, na baixa do mercado. Enquanto a bolsa cai, com Opções você pode ganhar.

E falo isso com bastante propriedade, já que trabalho com isso há mais de 20 anos e sou referência no Mercado de Opções. 

Mas, vamos com calma, neste artigo vou te explicar como funcionam as Opções, como investir e os principais termos do mercado. Além disso, você também irá entender as Opções por meio das relações humanas.

Neste conteúdo você verá alguns desses tópicos para tirar as suas principais dúvidas:

Boa Leitura!

O que é Mercado de Opções?

Opção é um contrato de direitos e obrigações entre duas partes, que é negociado na B3, a  Bolsa de Valores do Brasil. As negociações dos contratos deOpções acontecem por um determinado período, de compra (Call) ou de venda (Put), e são atreladas a um lote de ações, por um preço fixado, chamado preço de exercício ou strike.

mercado de opcoes o que e

As Opções são derivativos e as negociações desses contratos dependem de outros ativos.

A principal função desses contratos é o de gerenciar os riscos por um certo valor, chamado de prêmio. 

Neste vídeo eu explico com mais detalhes o que são Opções:

Logo, o Mercado das Opções faz negociação de compra e venda de um ativo que está dentro de um papel. 

Ou seja, se eu tenho uma ação de PETR4, dentro desse papel eu terei outros ativos, uns terão liquidez  e outros não.

E a liquidez é um fator determinante para qualquer negociação dentro da Bolsa de Valores, já que com ela é possível saber quais ativos são mais negociados.

Como funciona o mercado de Opções? 

O Mercado de Opções funciona atrelado às oscilações de preços dos ativos que participam do nosso índice, o Ibovespa. 

Logo, as Opções são derivativos desses ativos e cada Opção possui um tipo: call ou put, uma data de vencimento, um lote padrão de quantidade mínima para ser negociada e também um preço de exercício ou strike. 

Toda negociação de Opção pode ser chamada de contrato, onde há um comprador e um vendedor gerando assim direitos e obrigações. 

Você pode ser tanto o titular (comprador) quanto o lançador (vendedor) de uma Opção, mas é importante se atentar sobre os riscos/retornos que essas posições oferecem dependendo da estratégia adotada. 

Evitando assim operações perdedoras.

Leia mais: Como investir em Opções passo a passo

À grosso modo, as Opções são derivativos e as negociações desses contratos dependem da variação do ativo objeto (ação) a que elas correspondem.

Função do contrato

A principal função desses contratos é a de proteger a sua carteira de investimentos e especular no mercado grandes movimentos. E o valor que você ganha ao gerenciar suasOpções é chamado de prêmio.

Ou seja, se eu tenho uma ação de VALE3, posso ir ao book de ofertas e verificar se há liquidez de Opções de VALE3 e também as séries de vencimento disponíveis para negociação. 

Se você está analisando uma ação para compor a sua carteira e ela não possui liquidez para Opções, reavalie. 

Veja com o seu assessor da corretora de valores a possibilidade de intermediar com algum market maker (os formadores de mercado) para que ele dê liquidez aos contratos de Opção que você deseja negociar. 

Isso porque com as Opções é possível rentabilizar a carteira de ações, deixar a sua carteira convexa e preparada para grandes movimentos do mercado e também proteger o seu capital. 

Então, é importante que você sempre busque por ativos líquidos no mercado. 

Mas é necessário tomar cuidado ao investir em Opções, para que o mercado não te dê uma “violinada”. 

Metáfora do Violino:

Pois é, para os despreparados isso é muito comum de acontecer. O mercado vai e volta como um arco de violino na sua cara e o pior é que eles se frustram e dizem que o Mercado de Opções são “cemitérios de malandros”.

Mas eu sei que você não participou dessa estatística, pois se já chegou até aqui é sinal de que está realmente disposto a se aprofundar neste tipo de investimento da renda variável.

Quais são os códigos das Opções de ações?

Para você saber como investir em Opções é importante saber como procurar asOpções na corretora e, para isso, é preciso saber o seu código. 

Os códigos das Opções de uma ação, também chamados de ativos, são identificados pelo prefixo da empresa + uma letra + um número. 

Então entenda que: 

  • O prefixo é o mesmo usado nas ações da empresa, tornando imediata a associação e reconhecimento.
  • A letra indica o tipo da Opção, seja ela uma Call ou uma Put, e também identifica o mês em que a Opção será exercida. Como vimos acima no tópico vencimento dasOpções.
  • O número ao lado indica o preço pré-fixado (também chamado de preço de strike) no qual a Opção poderá ser exercida.

Uma questão importante é que você deve sempre consultar sites especializados para saber exatamente o preço de strike, pois nem sempre ele corresponde a esse número.

Por exemplo, BOVAV500 é uma PUT de BOVA11, com vencimento em outubro (V) e com preço de strike R$50,00.

Já BOVAJ114 é uma CALL de BOVA11, com vencimento em outubro (J) e com preço de strike R$114,00.

Como fazer proteção de carteira com investimento em Opções? 

Comprando um Opção de put, você vai proteger a sua carteira gerando um grande lucro quando o mercado estiver no colapso.

Um exemplo bem interessante é comprar PUT de BOVA11, que tem como índice a cotação das 10 maiores ações da Bovespa.

Se o mercado cair rapidamente, essa sua PUT vai se valorizar, protegendo assim sua carteira. Se o mercado subir, você perde o valor da PUT, mas que é pequeno em relação ao ativo.

Ter uma carteira de ações é uma coisa muito boa, principalmente quando você escolhe bons papéis e o mercado sobe. 

O problema é que, com certa frequência, acontecem quedas no mercado financeiro, muitas vezes fazendo os papéis afundarem rapidamente. Um pânico total.

Imagine poder ter ganhos obtidos no movimento de alta nos papéis,  ter perdas limitadas e  ainda um seguro para as quedas tenho um alto retorno de ganho.

Então, veja que com asOpções é possível você proteger o seu patrimônio e ter ganhos exponenciais. 

Isso é uma verdade absoluta, porque em Março de 2020, no corona crash, a bolsa afundou mais de 30% e como eu estava comprado em pozinhos de put, elas se valorizaram e eu tive meu patrimônio investido em mais de 110x. 

O que são Opções americanas e européias no Mercado de Opções? 

No Mercado de Opções existem dois tipos de Opções: as americanas e as europeias. 

E é muito complexo identificar isso nas corretoras, mas quando você tem uma plataforma de simulação ou acompanhamento de estratégia fica mais fácil identificar esses dois tipos deOpções. 

Opções Americanas

AsOpções americanas são aquelas em que o titular pode exercer o seu direito a qualquer momento, desde a data em que foi lançada a Opção, até a sua data de vencimento.

Em geral essas são encontradas nasOpções de compra, ou seja, as calls. 

Opções Européias

AsOpções europeias  são aquelas em que o titular somente pode exercer o seu direito na data do vencimento da Opção. Normalmente esse tipo de Opção é encontrada nasOpções de venda, ou seja, nas puts.

Bem simples de entender e de usar asOpções ao seu favor. No nosso Oplab, ferramenta de simulação de mercado, você consegue identificar os dois tipos deOpções facilmente. 

Leia mais: Conheça as vantagens e desvantagens do Oplab

Veja nesta imagem abaixo: os ativos que tem bandeira são asOpções europeias e as que não tem são as americanas: 

fonte: oplab.app

Como funcionam as Opções de compra (call) e venda (put)

Existem dois tipos de contratos nasOpções, asOpções de compra e de venda, conhecidas como Call e Put, veja a seguir como cada uma delas funciona:

Opções de compra (call

Uma CALL é um contrato no qual o titular (quem comprou a Opção) tem o direito de comprar um ativo por um certo valor (chamado de strike) e o lançador (quem vendeu a Opção) tem a obrigação de vendê-lo por esse certo valor.

Ou seja, a Opção de Compra dá o direito de comprar um ativo por um preço pré-estabelecido em uma determinada data (chamada de vencimento).

Vamos nos segurar na expressão direito de comprar.

Se você comprar uma CALL, você adquire o direito de comprar aquela ação até o exercício por um valor determinado.

Por outro lado, você não tem a obrigação de comprá-la.

O titular (investidor) que comprou a CALL, adquirindo o direito de comprar o ativo referente, paga ao lançador um valor (prêmio) por isso.

Não realizando o seu direito até a data do exercício, a Opção expira, perdendo totalmente o seu valor.

O fato é que você tem o direito de comprar a ação por um certo preço, direito garantido pela Opção de Compra.

Mas, se a ação estiver abaixo do preço estabelecido no contrato, não vale a pena exercê-la.

Opções de venda (put)

Uma PUT permite que o investidor venda o ativo por um preço fixado, estabelecido no contrato, mesmo que o ativo sofra quedas no futuro.

Quem compra uma PUT tem o direito de vender o ativo objeto pelo strike predeterminado e quem vende a PUT se obriga a comprar o ativo pelo preço predeterminado se, no vencimento, este se encontra num preço abaixo do contrato.

Muitos investidores utilizam a estratégia de comprar PUT para se proteger contra as quedas do mercado.

Dessa maneira, a carteira fica protegida e o investidor não sofre prejuízos com a eventual desvalorização dos seus ativos.

O titular (investidor) que comprou a Opção de venda, adquirindo o direito de vender o ativo a ele referente, paga ao lançador um valor (prêmio) por isso.

Já o lançador, que vendeu a Opção ao receber o seu prêmio, assume a obrigação de comprar o ativo previsto no contrato.

Mas isso acontece somente após receber um comunicado, anunciando que a sua posição foi exercida pelo titular da Opção.

Outra coisa, é que as Opções de Compra têm mais liquidez no mercado do que as Opções de venda. 

Conheça os principais termos do Mercado de Opções

Imagine que você esteja estudando agora sobre as Opções e acaba se perdendo durante a aula porque não conhece um dos termos.

Agora você não precisa mais se preocupar com isso, criamos o minidicionário deOpções para que você possa consultar gratuitamente, sempre que aquela dúvida bater.

Veja aqui, alguns dos verbetes que vai encontrar em nosso dicionário:

Call: Opção de compra

Put: Opção de venda

  • Quem compra tem direitos e quem vende tem obrigações.
  • Quando você compra uma call: você tem o direito de comprar um ativo 
  • Você tem o direito de vender um ativo 
  • Tem a obrigação de vender um ativo 
  • Quando você vende uma put: você tem a obrigação de comprar um ativo 

Gregas: 

As gregas são letras que norteiam as operações, veja este vídeo para entender melhor:

Strike: 

O preço de exercício ou strike é o preço do ativo objeto no contrato de uma Opção, ou seja, é o valor pelo qual a ação será negociada em caso de exercício da Opção.

E quanto mais baixo for o preço de exercício em relação ao preço atual da ação, maior será o preço da Opção.

Assim, o strike afeta o preço da Opção numa relação inversamente proporcional.

Pra que você entender melhor, vou dar um exemplo:

Imagine a Opção de código: PETRV11

PETR – porque a ação referenciada, ou ativo objeto é a PETR4, Petrobras.

V – indica que ela é uma Opção de venda, PUT e que o vencimento é 14/10/2020

11- indica aproximadamente o preço de exercício, mas nem sempre o número do código da Opção é igual ao preço de exercício de fato, pois quando as empresas distribuem dividendos asOpções ficam ex-dividendos.

Ou seja, é descontado do strike o valor proporcional do dividendo. 

Então, caso você encontre uma Opção com um código e seu strike diferente, não se preocupe, isso é normal. 

Por isso, sempre levamos em consideração o valor de strike.

Leia mais: Os melhores cursos de Opções

Rolagem:

A rolagem é quando você quer manter a mesma estratégia, que está ou não se aproximando do vencimento, mas você continua acreditando nela, sendo assim, você não se desfaz dela.

Você vende a Opção do vencimento próximo e recompra a mesma para o vencimento posterior.

Leia mais: O que é rolagem de Opções?

Como funciona o vencimento das Opções?  

Os ativos dentro das ações, asOpções, possuem o vencimento mensal. 

E é muito importante que você fique bem atento a isso ao investir emOpções. 

O vencimento é representado por letras para cada mês. Então, da letra A a L representa o vencimento dasOpções de call. 

Já da letra M a X representa o vencimento dasOpções de put. 

Nesta imagem, você pode ver melhor e salvar com você o vencimento dasOpções:

mercado de opções vencimento das opcoes

Além desse quadro com as letras de vencimento, você precisa saber que o vencimento das Opções é sempre na 3º sexta-feira de cada mês, desde maio de 2021.

É nesse dia que os direitos e obrigações são avaliados e, quando oportunos, são exercidos.

Como funciona o vencimento das Opções em 2021

Confira na tabela abaixo o vencimento das Opções em 2021:

Mês de vencimento Série das Opções de compra (Call) Série das Opções de venda (Put) Data do vencimento 
Janeiro AM18/01/2021
Fevereiro BN15/02/2021
Março CO15/03/2021
Abril DP19/04/2021
Maio EQ21/05/2021
Junho FR18/06/2021
Julho GS16/07/2021
Agosto HT20/08/2021
Setembro IU17/09/2021
Outubro JV15/10/2021
Novembro KW19/11/2021
Dezembro LX17/12/2021

Programe-se para os vencimentos de 2022 também:

Mês de vencimento Série das Opções de compra (Call) Série das Opções de venda (Put) Data do vencimento 
Janeiro AM21/01/2022
Fevereiro BN18/02/2022
Março CO18/03/2022
Abril DP15/04/2022
Maio EQ20/05/2022
Junho FR17/06/2022
Julho GS15/07/2022
Agosto HT19/08/2022
Setembro IU16/09/2022
Outubro JV21/10/2022
Novembro KW18/11/2022
Dezembro LX16/12/2022

Como investir no mercado de Opções?

O primeiro ponto para começar a investir em Opções é escolher uma corretora de investimentos. Isso porque as Opções depende de um sistema para negociação.

Ao escolher uma boa corretora de investimentos você consegue montar boas estratégias deOpções e logo você não fica na mão. 

Então, procure uma boa corretora e de preferência com um bom sistema. 

Pesquise, pergunte e experimente. 

Leia mais:

Vale ressaltar que algumas corretoras, no processo de abertura de conta,  pedem para você responder uma série de perguntas e com isso ela define o seu perfil de investidor

Isso porque as Opções são consideradas um investimento agressivo e com isso você precisa ser considerado um investidor agressivo. Ou seja, responda as perguntas certas para você operar Opções. 

Além disso, para você investir em Opções é necessário um sistema chamado Home Broker, que é uma ferramenta da própria corretora usada para negociar ações eOpções.

Além de uma corretora, talvez você prefira acompanhar também os relatórios de uma Casa de Análises que te ajude a escolher as melhores empresas para investir.

Leia mais:

Estratégias mais comuns do Mercado de Opções:

mercado de opçoes minimo para operar opcoes

Eu sempre digo que não existe a melhor estratégia para o Mercado de Opções, o que existe é uma boa análise das 3 dimensões do mercado: preço/valor, timing e volatilidade.

E para você iniciante que ainda não domina essas dimensões, assista este vídeo para ficar por dentro do assunto:

Com o direcionamento correto você será capaz de analisar o mercado e adotar a estratégia que irá te beneficiar naquele momento. 

Como por exemplo, uma trava de alta na call para movimentos de alta, ou uma borboleta para cenários de lateralização ou ainda uma compra a seco de put para cenários de queda. 

A seguir, vamos ver algumas estratégias básicas:

1 – Trava de alta com calls 

As travas são operações com duas pontas, elas estabilizam a energia e o risco deOpções que, quando sozinhas, são muito fortes. 

E esta estabilização permite que o investidor faça operações bem maiores com risco controlado. 

É uma operação direcional. 

Então montamos quando esperamos uma movimentação do mercado para cima. Além disso, com as travas podemos escolher os tipos de risco sendo gregas/variáveis a que queremos nos expor e quais queremos evitar.

A estratégia da trava de alta é caracterizada pelo uso de duas pontas, fazendo a compra e a venda de forma simultânea deOpções de strikes diferentes do mesmo vencimento.

Ela é de fácil compreensão e montagem, vamos ver no próximo exemplo?

A estrutura é composta pela compra de uma call e a venda de outra call com preço de exercício maior, ou seja, você pode comprar uma call de preço de exercício 20 e vender outra call de preço de exercício 22.

O ganho máximo nessa operação é a diferença entre os preços de exercício das calls, no nosso exemplo acima seria a diferença entre 20 – 22 = 2. 

Já a perda máxima é o spread (ou diferença) do preço da venda e da compra no momento em que a operação foi montada.

As gregas desta operação ficam:

  • delta: positivo (+)
  • gama: positivo (+)
  • theta: negativo (-)
  • vega: positivo (+)

Leia mais: Como funciona a trava de alta

2 – Trava de baixa com puts 

Já a trava de baixa com puts segue quase o mesmo raciocínio da trava de alta com calls. 

É também uma operação direcional só que pra baixo e é uma operação de débito, ou seja, paga-se para montar.

A estrutura é composta pela compra de uma put e a venda de outra put com preço de exercício menor, ou seja, você pode comprar uma put de preço de exercício 50 e vender outra put de preço de exercício 45.

O ganho máximo nessa operação também é a diferença entre os preços de exercício ou seja no nosso exemplo seria a diferença entre 50 – 45 = 5. 

E a perda máxima é o spread (ou diferença) do preço da venda e da compra no momento em que a operação foi montada.

As gregas desta operação ficam:

  • delta: negativo (-)
  • gama: positivo (+)
  • theta: negativo (-)
  • vega: positivo (+)

Leia mais: Estratégias de Opções

3 – Borboleta 

A borboleta é uma operação que deve ser montada quando se espera que o mercado permaneça estável e que não ocorram grandes oscilações. 

É o famoso “mercado andando de lado ou lateralizado”.

Ela é composta por trêsOpções (três pernas), que formam uma posição perfeitamente simétrica.

E para deixar as posições simétricas, a distância entre a primeira compra e a venda deve ser a mesma entre a venda e a última compra.

Portanto, deve-se montar a operação próximo ao preço de cotação do ativo, para que o miolo fique exatamente naquele preço alvo, vamos ver como geralmente a montagem é feita:

  • uma compra de Opção dentro do dinheiro
  • duas vendas deOpções no dinheiro 
  • uma compra de Opção fora do dinheiro 

Essa operação tem por característica ser lucrativa quando o preço do ativo objeto permanece na faixa de preço dos strikes, utilizados para montar as operações. 

E deixa de dar lucro quando o preço do ativo se afasta desses strikes para cima ou para baixo. 

O risco desta operação é somente o valor investido.

As gregas desta operação ficam:

  • delta: neutro
  • gama: negativo (-)
  • theta: positivo (+)
  • vega: negativo (-)

4 – Venda a descoberto 

As vendas a descoberto são operações em que o investidor vendeOpções, tanto calls quanto puts e não tem como arcar com o risco das operações. 

Existem dois tipos de operações que podem te quebrar no Mercado de Opções:

  • venda de calls a descoberto
  • venda de puts a descoberto

5 – Straddle 

O straddle é uma operação clássica de compra de volatilidade, nada mais é do que a compra de uma call mais a compra de uma put no dinheiro, com o mesmo strike e vencimento.

Sua perspectiva é de direção neutra e o investidor procura, independente da direção, uma grande explosão de movimento do ativo objeto, pois assim há um aumento na volatilidade e a Opção se valoriza rapidamente. 

Seu risco máximo sobre o trade em si está no ativo objeto não se mexer. 

E como é uma estrutura comprada em volatilidade paga-se para entrar na operação, fazendo com que o seu risco seja limitado ao débito líquido das calls e puts compradas. 

Ou seja, só perde o que investiu pra entrar, mas em compensação a sua recompensa máxima é potencialmente ilimitada.

São apropriadas em momento em que a volatilidade está muito baixa, ou quando você acredita que o ativo objeto explodirá em um curto período de tempo.

As gregas desta operação ficam:

  • delta: neutro
  • gama: positivo (+)
  • theta: negativo (-)
  • vega: positivo (+)

Vantagens de operar no Mercado de Opções 

Com as Opções é possível começar com pouco capital e, mesmo assim, se expor aos grandes movimentos no mercado financeiro. 

Isso porque asOpções custam centavos, vocês conhecem algum outro tipo de investimento assim? 

Pois bem, essa é uma vantagem muito grande que poucos produtos da renda variável apresentam.

Além disso, com as Opções você pode fazer o seguro de carteira, comprar uma carteira com desconto, remunerá-la através das operações de taxas e ainda especular grandes rompimentos com a compra do pozinho ou fazendo travas.   

Confira algumas vantagens:

  • Você consegue operar Opções em qualquer movimentação do mercado, seja no caos ou na calmaria. Ou seja, você aproveita tudo o tempo todo.
  • Outro fator é que os custos para começar operar Opções são muito baixos, se você está começando você tem que fazer estratégias que não demanda muitos gastos.
  • Você tem muitasOpções de estratégias e, por isso,  consegue ter lucros ilimitados.
  • Você consegue proteger a sua carteira de investimentos do colapso.
  • É um mercado um pouco mais agressivo.
  • Ainda existem poucas empresas com liquidez para operar Opções.
  • Sem estudo e entendimento você não consegue operar.  

Desvantagens de operar Mercado de Opções 

Como somos menos de 2% na bolsa de valores como um todo, o Mercado de Opções sofre com a falta de liquidez emOpções de alguns papéis.

Além disso, o Brasil conta somente com uma bolsa de valores para negociação, que é a nossa Ibovespa, enquanto nos Estados Unidos é possível negociar em pelo menos três bolsas de valores. 

Quais são as Opções mais negociadas do mercado?

AsOpções mais negociadas no mercado, são asOpções mais líquidas! Ou seja, asOpções devem ter um volume de negociação para facilitar a mão dupla de comprador e vendedor. 

Aqui no Brasil as empresas mais líquidas, e que você pode iniciar os seus investimentos emOpções, são: Petrobras, Bovespa (BOVA), Bancos, Vale, entre outras. 

Então, essas são algumas empresas que são mais negociadas na Bolsa.

Leia mais: Opções com mais liquidez

Como investir no mercado de Opções?

mercado de opcoes como operar

Para operar no Mercado de Opções você precisa:

  • abrir uma conta em alguma corretora;
  • transferir algum valor para lá, ou se for a corretora do seu banco seu saldo já estará vinculado;
  • certificar-se de que seu perfil de investidor esteja ajustado para comprar e vender derivativos, normalmente o perfil é agressivo ou arrojado;
  • escolher qual operação deseja realizar, mas antes de apertar o botão para executar a ordem, é necessário descrever um plano, é o que eu chamo de protocolo;
  • saber responder pelo menos essas três perguntas te dão vantagem em relação a maioria das pessoas: o que eu vou fazer se a Opção subir? e se ela cair? e se não sair do lugar? São pontos importantes que precisam estar alinhados para que seu trade seja vencedor;
  • compreender os conceitos de call/put e exercício;
  • e por último ter uma boa ferramenta para analisar asOpções e estratégias, o Oplab é capaz de te ajudar desde a encontrar a melhor Opção até fazer o controle de todas as operações em aberto e também o balanço das operações encerradas.

Como funciona o Mercado de Opções na prática?

O Mercado de Opções é bem dinâmico. Ao entrar no seu home broker preste bem atenção aos preços negociados para não cometer o erro do “fat finger” ou “dedo gordo”. 

Fat finger é um jargão do mercado para aqueles que, na pressa, acabam apertando o botão errado e enviam ordens de compra quando é venda e vice-versa, e acabam enviando ordens de quantidades astronômicas para o book de ofertas.

Então após analisar o preço da Opção e se certificar de que é aquilo mesmo que você deseja, basta escolher a estratégia e montá-la no seu home broker.

No entanto, é importante avaliar o cenário do mercado para definir a estratégia, pois há estratégias que se beneficiam com o mercado em alta, com o mercado em baixa e até mesmo com o mercado lateralizado, ou andando de lado como costumamos dizer.

Definida a estratégia saiba que é muito simples montá-la, é só abrir uma boleta no seu home broker e preencher com os códigos, quantidades, preço, data de validade da ordem e assinatura eletrônica. 

Se você tiver acesso a um robô de execução, melhor ainda… Ele é mais dinâmico e rápido e também oferece melhores preços operacionais.

Pronto! agora é só salvar a sua estratégia no simulador deOpções Oplab e acompanhar!

Leia mais: Vantagens e desvantagens do Oplab

Qual o cenário atual para o Mercado de Opções? 

No Mercado de Opções praticamente todos os dias apresentam um bom cenário para operar. Isso porque com as Opções é possível ganhar tanto na alta, quanto na baixa da bolsa. 

O mais importante é o conjunto de estratégias que podem te beneficiar no atual cenário do mercado.

Essas é uma das grandes vantagens de se investir no Mercado de Opções, pois é possível se expor para qualquer cenário.

E é melhor ainda quando você consegue alocar pequenos valores para ficar convexo.

Ou seja, independentemente do movimento que o mercado faça, se a sua carteira está convexa, ela se beneficia.

Mas, basicamente, existem três cenários para o mercado

  • a alta
  • a baixa 
  • a lateralização 

Para cada cenário há sinais, e através desses sinais podemos nos posicionar nas operações nos beneficiando da volatilidade.

Devo começar a investir em Opções no meio da pandemia? 

Com a pandemia que tivemos em março, muitas pessoas foram desligadas de seus empregos, e aquelas que possuíam algum valor fora da sua reserva de emergência se aventuraram pela bolsa de valores

Foram mais de dois milhões de CPFs novos, e isso é muito positivo para a nossa bolsa e também para a educação financeira do nosso país, pois quanto mais pessoas investirem no mercado financeiro, mais liquidez teremos. 

Lá nos Estados Unidos mais de 55% da população investe na bolsa de valores, enquanto aqui no Brasil somos apenas 2%. 

É claro que muita gente se machuca com erros operacionais, mas é aí que atuamos.

Ensinando do zero sobre o Mercado de Opções, oferecendo uma base muito rica de conhecimento para que o investidor iniciante se sinta independente para operar sozinho e de forma consistente.

Sem dúvidas o melhor momento para operarOpções ou fazer qualquer coisa como estudar, se dedicar, é agora.

Por isso, recomendamos que conheça nossos cursos deOpções e investimentos. Eles são uma maneira interessante de conhecer melhor os conceitos e estratégias para começar a operar no mercado de ações eOpções.

Qual o valor mínimo para operar no Mercado de Opções?

Muitas corretoras dizem que o valor mínimo para se investir em ações é em torno de R$5.000,00. 

Porque, segundo eles, com o mercado atual, o lucro a partir desse valor já começa a compensar, mesmo com as taxas de corretagem. E sem comprometer o seu patrimônio investido.

O valor mínimo para investir em Opções e obter rendimentos razoáveis seria a partir de R$1.000,00. Esse valor, no entanto, é apenas para começar. Os próximos aportes podem ser menores.

Isso porque você pode comprar Opções por centavos, em pequenos lotes, em que o valor a ser gasto na operação podem chegar no mínimo a R$100,00. Vai depender da estratégia que você escolher. 

E não se preocupe, a maioria das estratégias comOpções não tem a necessidade de ter a ação em custódia, ou seja, você não precisa ter o papel para operarOpções. Além disso, simulando no Oplab você tem o conhecimento sobre os possíveis riscos das operações. 

Veja que essa escolha está amparada na nossa conversa sobre operar com segurança e evitar perder todo o seu patrimônio. 

Dessa forma, você realmente estará tirando proveito da finalidade das Opções. 

Existem riscos no Mercado de Opções? 

Eu sempre gosto de repetir este exemplo sobre risco e agora que você já viu como investir em Opções, vou te mostrar 3 diferenças sobre o que podemos afirmar com relação à probabilidade de risco de um evento neste mercado.

São três situações diferentes que podem apresentar riscos. Entendendo isso, você vai poder entender qual o risco do Mercado de Opções. Se preferir, confira o vídeo que gravei sobre o assunto:

A primeira situação, nós chamamos de certeza:

Imagine que você participará de um sorteio. Dentro do saquinho você sabe, exatamente, que existe apenas uma bolinha e o número dela é 10. Nesse caso, você está diante da certeza absoluta do resultado.

Por que é a certeza?

Você sabe, exatamente, que o risco de errar é ZERO e que a chance de acertar é 100%. Isso é CERTEZA.

A segunda situação é o risco:

Agora, imagine que você sabe que dentro do saquinho tem 50 bolinhas. E nele os números são de 1 a 50. Porém, você não sabe qual irá pegar.

No entanto, você pode calcular o risco usando a probabilidade. Como?

Vamos relembrar que a probabilidade calcula a chance de o mesmo número aparecer aleatoriamente.

Logo, você pode fazer o cálculo 1/50 (número de casos favoráveis sob número de casos possíveis). Nessa situação você sabe a chance e o risco de errar.

A terceira situação é a Incerteza:

A incerteza é quando você não sabe quais são e a quantidade de bolinhas no saquinho. Essa é a realidade do mercado financeiro.

A probabilidade no Mercado de Opções é muito difícil de calcular, sendo quase impossível de prever as chances, pois o mercado é muito TURBULENTO.

O cálculo de probabilidade não funciona, porém, a exposição e a perda máxima você pode calcular.

Estratégia que tem ganho alto.

Quando você começar a investir em Opções, e realizar operações como compra a seco, trava de alta ou qualquer outra operação que você gostar, verá que a perda máxima é aquilo que você incluiu. 

Ou seja, aquele é o risco máximo de 100% que você colocou.

Dessa forma, você pode calcular o ganho máximo no período determinado pela sua estratégia. 

Tem como quebrar no Mercado de Opções?

Sim! A primeira maneira de se quebrar comOpções consiste na venda a seco de calls, vou te dar um exemplo que ficará muito compreensível:

Fonte: oplab.app – Neste casos o risco máximo de perda é infinito

A venda de call se beneficia da queda do mercado, logo se o mercado cai a sua call vendida se desvaloriza. 

E o contrário, se o mercado sobe a sua call se valoriza e você começa a ter prejuízos, este sendo ilimitado, pois o papel pode ir ao preço infinito.

Viu como é perigoso vender uma Opção sem conhecer os riscos que ela oferece? 

Agora é possível venderOpções de call caso você tenha o ativo em carteira, pois aí o seu ativo em custódia servirá como garantia da operação.

E a segunda maneira de se quebrar comOpções é vendendo puts a seco, veja também neste exemplo:

Fonte: oplab.app

A venda de put se beneficia com a alta do mercado, logo se o mercado sobe a sua put vendida se desvaloriza. 

E o contrário, se o mercado cai a sua put começa a se valorizar e você passa a ter prejuízos caso ela fique dentro do dinheiro.

Quais são os custos do Mercado de Opção?

Quando tratamos do lançador, ele pode obter ganhos de duas formas: recomprando a Opção de compra por um valor menor ou esperando o vencimento do contrato para conseguir o prêmio.

Porém, o lançador está sujeito a perdas ilimitadas. Ele é um especulador. 

Outro ponto é a liquidez. Se você adquire um contrato com pouca liquidez, pode precisar vendê-lo a um preço abaixo do mercado, sacrificando parte do lucro.

Mercado de Opções para iniciantes

Comece com as estratégias básicas e com pouco capital, aproveite e simule no Oplab para que você se familiarize com os riscos e retornos.

É muito importante para amadurecer o conhecimento, conhecer as curvas de payoff e as gregas

Pois assim você começa a se habituar a pensar e criar um plano de trade para que em qualquer circunstância que o mercado apresente, você saiba o que fazer para ajustar.

Eu brinco com meus alunos da comunidade que toda a carteira de operações são como uma enorme hortinha, e nós precisamos pensar como nos beneficiar nos dias de sol, nos dias nublados e principalmente para os dias de chuva. 

Leia mais: Conheça os melhores cursos deOpções 

Por isso, estude para se manter convexo e ganhar com as movimentações do mercado. 

Qualquer pessoa pode operar Opções de ações?

As Opções podem ser operadas por qualquer pessoa que já tenha um conhecimento no mercado de ações, derivativos.

Para chegar nas Opções você tem que ter estruturado uma boa carteira de investimento. Se você ainda não tem uma carteira de investimentos estruturada nem comece pelas Opções. 

É muito importante que você tenha uma reserva de emergência ou investido em outras frentes, para fazer um diversificação nos seus investimentos. 

Quando você possui uma carteira de investimentos as Opções terá o papel de PROTEGER o seu patrimônio. 

E ao mesmo tempo, você vai estruturar estratégias para aumentar os seus rendimentos.

Você pode entender mais sobre a proteção de carteira lendo o artigo Seguro de Carteira.

Muitas estratégias em Opções tem ganhos ilimitados. Isso porque, o mercado é volátil. 

Então, hoje você está em uma posição e amanhã, ou até mesmo em horas, você pode está lucrando muito. 

E  dependendo da sua estratégia pode terá perdas limitadas, ou seja, só perderá o que você investiu inicialmente. 

Mas, quando você tem uma estrutura, uma carteira, você aproveita o mercado em qualquer movimento de oscilação.

Então, pense e se pergunte:

  • Em qual nível de investimento eu estou?
  • Já é hora de investir em Opções?
  • Já tenho uma carteira, agora preciso me proteger?

Melhores livros sobre o Mercado de Opções

livro mercado de opcoes

O Mercado de Opções não é muito explorado e por isso a sua biblioteca é simples. 

Por isso, deixo aqui uma lista com os 4 melhores livros de Opções para quem quer começar a investir neste tipo de ativo:

  • Opções, Futuros e Outros Derivativos – John C. Hull
  • Mercado De Opções Conceitos E Estratégias – Luiz Mauricio Da Silva

E para quem quer avançar pode ler literaturas em inglês como: 

  • Dynamic Hedge – Nassim Taleb 
  • Trading Vix Derivatives – Russel Rhoads 

Leia mais: Veja a lista completa com os melhores livros de Opções

Simulador deOpções 

No mercado existem poucos simuladores deOpções. E eles são fundamentais para o desenvolvimento da sua estratégia. 

Afinal, quase nenhuma corretora oferece um simulador deOpções e muito menos um mapa geral dos códigos dasOpções. 

No mercado existem o Opções.net, simulador deOpções, investmax e a plataforma Oplab que é a que eu uso todos os dias para simular minhas estratégias e acompanhar. 

O Oplab é um aplicativo para simulações online, em tempo real, de estratégias e operações do mercado de Ações e Opções. 

Ele possibilita que o investidor acompanhe suas posições e o mercado em tempo real, de forma prática e dinâmica.

A interface do sistema é bem simples e objetiva, o que te ajuda a focar na operação que deseja montar.

O Oplab permite, ainda, que o investidor simule operações e uma carteira, possibilitando a construção do seu setup e a análise do desempenho dele em relação ao mercado.

Dessa forma, ao acompanhar o mercado em tempo real, você terá a noção de quando será o momento de entrar ou sair de uma operação na corretora que você usa.

Com essa ferramenta, você consegue montar qualquer estratégia e saber o quanto poderá ganhar com cada uma delas e quais os riscos envolvidos.

Eu mesmo uso o Oplab na gestão da minha e das carteiras que eu administro. 

Isso porque é fundamental visualizar cada passo que estou dando e cada estratégia que montei na corretora. 

Com a funcionalidade de tempo real do Oplab, eu consigo ver o momento que devo entrar ou sair das estratégias que estou montado. 

Qual o horário fecha o Mercado de Opções?

O horário de funcionamento do pregão para asOpções é de segunda a sexta (exceto em feriados) das 10h às 17h, já que não podem ser negociadas no after market.

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

Curso Estratégia do Pozinho 

O curso estratégia do pozinho é para você que quer conhecer asOpções e iniciar nesse tipo de investimento. 

Trata-se de um curso onde você irá aprender do básico ao intermediário, e poderá usar sozinho as estratégias mais simples do mercado. 

A estratégia do pozinho te permite: 

  • Gerar lucros exponenciais investindo pouco 
  • Aproveitar qualquer movimentação do mercado 
  • E ainda proteger o seu patrimônio, porque quando o mercado estiver caindo você estará ganhando

De qualquer maneira, você usa asOpções ao seu favor no mercado e isso é o mais poderoso que você vai ver hoje. 

Curso Opções Master

Você quer aprender a dominar as incertezas do mercado e potencializar os seus ganhos? 

Eu desenvolvi o curso Opções Master, com mais de 40 estratégias para você se aprofundar nasOpções e escolher as estratégias que faça sentido para o seu tipo de investimento. 

E mais que isso, o Opções Master é o curso mais completo do Brasil e conta com mais de 15 professores que são referências em investimento no mercado. 

Com estratégias convexas você consegue aproveitar qualquer momento do mercado. 

Conclusão e dicas

Agora que você entendeu como funciona o Mercado de Opções e como faz para investir, viu que vale a pena separar uma pequena parcela do seu orçamento para começar a investir nesta classe de ativo.

E quando você compreender bem o mercado, estudar e definir o seu setup, verá que não é nenhuma maluquice de outro planeta. É bem mais simples do que parece.

Mas reforço: não coloque todos os seus ovos em uma única cesta, já que a diversificação é muito importante, pois não sabemos quando um evento de colapso irá acontecer. 

Mas para saber se ele está perto, acompanhe os sinais do mercados. 

Você viu que asOpções são ferramentas importantes para você aprimorar os seus investimentos. 

Então, neste artigo você viu como funciona o Mercado de Opções, como investir, principais estratégias para você começar, as vantagens, entre outros assuntos muito importantes no artigo. 

É muito interessante ter uma relação de opcionalidade na vida, no trabalho, na empresa, com os clientes e com seus negócios em geral.

Mais ainda, é muito importante possuirOpções e opcionalidade nos seus investimentos.

Se você passar a pensar mais na opcionalidade, você irá melhorar as tomadas de decisões não só na sua vida, mas no mercado financeiro também, fazendo melhores escolhas em tudo o que faz!

Assim, você vai evoluir gradativamente e a sua relação com a sorte e o risco irá mudar radicalmente!

Para saber um pouco mais sobre Opções e como usá-las, dá uma conferida nesses links:

Ainda ficou alguma dúvida? Me conta aí nos comentários. 

Luiz Fernando Roxo

21 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!