blog do luiz fernando roxo.

20 livros sobre opções que você precisa ler

Para começar a investir em Opções (e ser bom nisso) é preciso ESTUDAR e ter muito conhecimento sobre o mercado. Por isso, é preciso LER. E existem ótimos livros de opções e investimentos para te ajudar nesta jornada.

As pessoas que me seguem e convivem comigo no dia-a-dia, sabem o quanto eu gosto de ler.

Leio desde Opções até filosofia.

Por que isso? Acredito que ler é essencial para o nosso crescimento, seja pessoal ou profissional.

A leitura nos tira da nossa zona de conforto e nos leva a pensar em coisas que nunca havíamos pensado antes.

Isso nos proporciona um mindset enriquecedor.

Mas, quando o assunto é dinheiro é preciso está preparado para qualquer acontecimento do mercado. Desse modo, é fundamental que você leia de tudo e tenham um equilíbrio emocional fortalecido para entrar no mercado financeiro. 

Com as suas mudanças de hábitos você verá a facilidade de seguir o seu plano e chegar a onde você quer, na liberdade financeira. 

Então, para começar e te ajudar nessa mudança eu fiz uma lista incrível de livros sobre opções e investimento que eu já li e que foram fundamentais para mim. 

Leia mais: 25 melhores livros de investimentos para ler hoje

1. Iludidos pelo acaso, de Nassim N. Taleb

Este livro é sobre sorte, ou melhor, como as pessoas relacionam-se entre os negócios e a vida pessoal. Nassim Taleb critica a visão ortodoxa sobre o sucesso nos mercados e estuda o papel decisivo da sorte e do acaso nas decisões que trazem o ganho ou a perda de milhões.

2. A lógica do Cisne Negro: O impacto do altamente improvável, de Nassim N. Taleb

Neste livro, Nassim Taleb mostra que, ao contrário do que defende a maioria dos economistas, estamos constantemente à mercê do inesperado. Acontecimentos imprevisíveis são chamados de Cisne Negro.

Um Cisne Negro é um evento com três características altamente improváveis: é imprevisível, ocasiona resultados impactantes e, após sua ocorrência, precisamos de um meio para torná-lo menos aleatório e mais explicável.

Com análises que transitam em áreas aparentemente distintas, a lógica do Cisne Negro mudará sua visão de mundo e te ensinará a tirar proveito dele.

Leia mais: Quem é Nassim Taleb

3. Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos, de Nassim N. Taleb

Em A lógica do Cisne Negro, Taleb mostra que eventos altamente improváveis e imprevisíveis são o estopim para quase tudo em nosso mundo. Neste trabalho, o autor apresenta um conceito denominado Antifrágil, que abrange as coisas e ideias que não apenas se beneficiam do caos, mas que precisam do caos para sobreviver.

Este livro engloba análises de ideias antifrágeis e frágeis em diversas áreas, como planejamento urbano, guerra, finanças pessoais, sistemas econômicos e medicina.

Antifrágil é o manual de instruções para se viver em um mundo repleto de incertezas.

4. Arriscando a Própria pele, de Nassim N. Taleb

Neste livro, Taleb mostra que em tudo na vida é necessário colocar a própria pele em Jogo. Isso está relacionado a perder e correr riscos. Taleb mostra sua genialidade por meio do seu estilo de escrita e da estrutura que concebe essa obra.

5. Dynamic Hedging: Managing Vamilla and Exotic Options, de Nassim N. Taleb

Neste livro sobre o Mercado de Opções, Taleb fala sobre derivativos. Ele fornece uma metodologia do mundo real para gerenciar portfólios.

Apresenta riscos do ponto de vista privilegiado do criador de Mercado de Opções e do operador de arbitragem.

Leia mais: Como funciona o Mercado de Opções?

6. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Maior consultor de investimento do século XX, Benjamin Graham ensinou e inspirou pessoas no mundo todo.

O conceito de valor de investimento protegia os investidores de erros substanciais e os ensinou a desenvolver estratégias de longo prazo, fazendo com que se tornasse a Bíblia do mercado de ações desde sua primeira publicação, em 1949.

O autor foi um grande investidor e empreendedor americano, e é considerado o pai do conceito de investimento em valor, o famoso value investing.

7. Rápido e Devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman

O renomado psicólogo Daniel Kahneman faz uma profunda análise dos dois sistemas cognitivos que moldam os julgamentos e decisões que tomamos em nossas vidas e que afetam tanto o aspecto profissional como o pessoal.

8. 12 regras para a vida: um antídoto para o caos, de Jordan B Peterson

Psicólogo Clínico, Jordan Peterson, faz em seu livro uma variação entre a bíblia, relações amorosas e a mitologia. 

Com as mudanças do mundo e polarização política, sua mensagem é sobre o valor da responsabilidade individual e da sabedoria ancestral.

A partir de momentos vividos na sua vida profissional e pessoal, bem como em histórias antigas, 12 regras para vida, é um antídoto para o caos. E uma ótima opção de livro para os investidores do Mercado de Opções.

9. Sapiens: Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari

Este livro aborda questões associadas à evolução. Ele repassa a história da humanidade, relacionando-a com questões do presente.

O livro envolve conceitos de sociologia, antropologia e até conceitos econômicos. Harari, ainda se baseia em recentes descobertas como paleontologia, biologia e antropologia.

10. The DAO of Capital, de Mark Spitznagel

O livro é uma visão de um dos grandes investidores atuais, mostrando a harmonia do processo de mercado.

Ele também fala sobre os retornos de capital da crise financeira. Apresenta uma metodologia de investimento central da Austrian Investing, onde a vitória não vem da batalha decisiva imediata.

O desafio é ver o tempo de uma visão diferente, em toda essa dimensão de investimento. O livro ainda não está disponível em Português.

11. The Bible of Options Strategies: the definitive Guide for Practical, Guy Cohen (o melhor livro sobre o Mercado de Opções)

Esse livro sobre o Mercado de Opções é literalmente a bíblia sobre esse tipo de investimento.

Isso porque ele traz todas as estratégias desde as básicas até as avançadas de Opções. Cohen explica como funciona cada estratégia de forma bem detalhada. Infelizmente esse livro só está disponível em Inglês.

12. O Desafio dos Deuses – A Fascinante história do Risco, de Peter L. Bernstein

O livro aborda questões de riscos e tomada de decisão. Nessa obra o autor fala para não temer o risco à frente.

Com uma leitura leve e ao mesmo tempo rica, conta a aventura intelectual que libertou a humanidade dos oráculos e adivinhos, esclarecendo conceitos de probabilidade, amostragem, regressão à media e tomada de decisões racional ou irracional. Um livro para sair do achismo.

13. Opções, Futuros e Outros Derivativos, de John C. Hull

Este livro sobre o Mercado de Opções é especialmente indicado para estudantes e profissionais da área financeira.

O livro aborda questões do mercado americano e fala exclusivamente do mercado de derivativos do Brasil.

14. Fundamentos dos mercados futuros e de Opções, de John C. Hull

Mais um excelente livro focado no mercado de opções, a obra fala sobre as Opções exóticas, produtos não padronizados, Derivativos de crédito, tempo, energia e seguro.

Apresenta um material rico sobre a taxa de juro, “smilie” de volatilidade.

15. A bola de Neve – Warren Buffett

Livro inspirado na vida de um dos melhores investidores do mundo. O livro é uma biografia sobre a vida do investidor.

Apresenta a linha do tempo de Buffett desde sua infância até os dias de hoje. Um bom livro para você investidor se inspirar.

16. Mercados Financeiros Fora de Controle, de Benoit Mandelbrot

O livro aborda as questões do mercado após uma década turbulenta de alta. Ele também traz informações sobre o mercado financeiro.

Considera que o mercado oferece aos investidores uma teoria econômica ortodoxa, com muitos pressupostos mal baseados, conclusões enganosas e matemática muito sofisticada. O livro mostra bastante as conclusões do autor.

17. Mercado de Opções – Conceitos e Estratégias, de Luiz Maurício da Silva

Um livro que traz muito conhecimento sobre o mercado de Opções, com conceitos e estrutura de mais de 169 estratégias.

Além de mostrar as estratégias de Opções, o livro apresenta outros mercados como futuro e à vista.  Um livro muito rico de conceitos, práticas e estratégias para operar Opções.

18. Comprando Ações e vendendo Opções, de Luiz Fernando Roxo

Livro básico sobre Opções, ctraz linguagem bem simples, para aquela pessoa que quer começar a investir em Opções.

Nele é contado as principais histórias de Opções, conceitos do mercado e ainda algumas estratégias.

19. Opções: do tradicional ao exótico, Lauro de Araújo Silva Neto

Esse é mais um livro muito rico sobre o mercado de opções que leva o investidor a entender os principais conceitos e estratégias de Opções.

Vai desde o básico de Opções até conceitos mais aprofundados, como modelos de precificação. Ótimo livro para quem está começando.

20. Sêneca – Sobre a ira, sobre a tranquilidade da alma, de José Eduardo S. Lohner

Livro com formato epistolar. Contém dois diálogos que são obras latinas dedicadas a expor uma terapêutica para a superação da ira, ajudando os leitores a buscar um estado de serenidade.

Conclusão.

Esses são alguns livros sobre investimento que você pode começar a ler e entender mais um pouco sobre o que passa na mente dos melhores caras de investimento. 

Você perceberá que a leitura te leva para outro mundo e te faz sair da zona de conforto. A mudança de hábitos para começar a investir é fundamental para o seu crescimento. 

Quer saber mais sobre o assunto me segue nas redes sociais: 

Boa leitura.

Luiz Fernando Roxo

23 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!