blog do luiz fernando roxo.

Straddle: Como usar essa operação em Opções

Neste artigo vamos te mostrar quais são as características do Straddle e como ele pode te ajudar a ter ganhos exponenciais em sua carteira de investimentos.

O Straddle é uma das estratégias de opções de volatilidade mais utilizadas, porque apesar de ser bem simples de ser montada, também garante ganhos exponenciais com riscos limitados.

Se não ouviu falar ainda, está no lugar certo, vou te explicar detalhadamente sobre o que se trata o Straddle.

O que é uma operação de Straddle no Mercado de Opções?

Antes de tudo, você precisa entender que o Straddle é uma estratégia de compra de volatilidade e é uma das mais simples de entender.

A operação envolve a compra de puts e calls, mais à frente você entenderá melhor.

Assista esse vídeo que eu gravei onde como fazer uma estratégia de Straddle que pode render mais de 500%.

– A lógica usada por trás do Straddle

O Straddle ocorre quando você compra uma call com um determinado preço de exercício e também compra uma put com mesmo preço de exercício e mesma data de vencimento. Ambas no dinheiro “atm”

Se espera para uma operação de Straddle que haja uma grande diferença entre os preços no dia da montagem e no dia do vencimento do ativo envolvido na operação.

Como essa operação se beneficia do aumento da volatilidade, é interessante comprar uma volatilidade mais barata para vendê-la quando ela subir.

Afinal, quais são as características de uma estratégia Straddle?

O Long Straddle é uma estratégia de débito, ou seja, você paga para montar a estratégia, isso quer dizer que você ganha principalmente quando a volatilidade do papel “explode”. 

Se a volatilidade do papel subir, você desmonta a operação ao vender as opções compradas, e lucra justamente com o aumento do preço de uma das opções (call e put) e além disso:

  • Quando a estratégia é posta em prática, você pode obter ganhos tanto em momento de queda quanto de baixa na bolsa de valores;
  • É uma estratégia de lucro ilimitado, ou seja, não há limite para os ganhos;
  • Entretanto, as perdas são limitadas ao valor investido inicialmente.

Como fazer um long Straddle (exemplo)

A estratégia de long Straddle com opções é bem simples de ser posta em prática, inclusive, você pode simular essa a operação no Oplab:

Fonte: oplab.app

Veja que para montar essa estratégia você precisa investir uma quantia relativamente alta, e este payoff pode ganhar em momentos de queda , de alta, e do aumento da volatilidade na bolsa de valores.

Vantagens e riscos do Straddle

– Oportunidade de ganhos independente de alta ou baixa

No tipo de estratégia Straddle, o investidor irá lucrar quanto  maior for o aumento de volatilidade. O investidor também irá lucrar com fortes movimentos no preço do ativo.

Ou seja, quando o investidor compra uma Call e uma Put, uma delas vai ter uma grande valorização, sobre compensando a perda da outra opção.

Por conta disso é uma grande vantagem, pois o lucro com a valorização será maior que a perda com a desvalorização.

– Perdas limitadas ao valor gasto na compra no caso do Long Straddle

Uma grande vantagem é que sua perda nesse tipo de operação é limitada, e seu lucro é ilimitado, pois uma ação pode subir indefinidamente, mas a ação só pode cair até zero.

– Investimento baseado na volatilidade

A ação Straddle é feita para momentos de  aumento na volatilidade, esses momentos são quando ocorre uma variação brusca na ação.

Essa variação expressiva pode ser em qualquer direção até o dia do vencimento e será positivo para o investidor.

Isso ocorre, por conta se a variação for pra cima, a CALL apresentará lucro e a PUT irá perder seu valor.

Mas se caso a variação for para baixo acontecerá o caminho inverso, a PUT trará lucro e a CALL vai perder seu valor. 

Como identificar uma oportunidade de Straddle? Dicas de quando usar essa operação

Para encontrar uma oportunidade, é necessário achar uma ação com uma alta variação de preço, pois o princípio da estratégia Straddle é o aumento da volatilidade.

Muitas vezes quando chega próximo da temporada de balanços das empresas o mercado costuma lateralizar, aguardando justamente a divulgação dos resultados para explodir para algum dos lados. 

Quando esse evento acontece, além de haver um movimento no preço do papel, a volatilidade aumenta bastante, gerando lucros para a operação.

Um exemplo de oportunidade foi em 2020, quando começou a pandemia e houve muitos transtornos na economia. 

No caso do corona crash a volatilidade estava muito baixa antes da queda do mercado. Quando o mercado caiu, além de ter havido um forte movimento no preço dos ativos, a volatilidade aumentou muito. 

Quem tinha esse tipo de operação montada com certeza ganhou bastante dinheiro. 

Afinal, comprou quando a volatilidade estava baixa e vendeu quando a volatilidade estava alta.

Diferença entre Straddle e Strangle

A maior diferença entre as duas estratégias é o preço. Elas vão ser diferentes na distância entre CALL e PUT compradas, na Strangle são em preços diferentes.

O long Strangle é uma operação que segue o mesmo princípio do Long Straddle, porém como a operação é montada com opções mais longe do dinheiro, o valor da montagem é mais barato.

Short Straddle

É uma operação de crédito, exatamente oposta à long Straddle, ou seja, você vende volatilidade, então se a volatilidade subir muito, pode acabar perdendo dinheiro.

Outra desvantagem do short Straddle é que se houver uma movimentação muito grande do papel, você pode acabar perdendo dinheiro se estiver vendido.

Como montar um Straddle de sucesso? 3 Considerações Essenciais

  1. Zona de Acumulação

Quando você tem muita certeza sobre o rompimento do mercado, ou seja, quando há pequenas variações no preço do papel.

E este é o momento para montar um stangle ou um Straddle, porque quanto menor a volatilidade, significa que a volatilidade está acumulando energia, e quando ela finalmente rompe, não dá pra saber qual será a direção desse rompimento.

  1. Como ganhar dinheiro com o Straddle

Comprando a volatilidade quando está neste momento de acumulação, e quando há a tendência de rompimento, você acaba ganhando, pela grande variação no preço do papel.

  1. Strangle ou Straddle?

Agora, se você não tem tanta certeza de quando será este rompimento, você deve montar um strangle, porque ele é mais barato e quando há esta “explosão” da volatilidade (seja qual for a direção dela) você ainda assim ganhará dinheiro, e pagando menos pelo risco de não ocorrer antes do vencimento das opções.

Em resumo, o strangle é mais barato, então você pode montá-lo mais vezes até “acertar” e o Straddle é um pouco mais caro para montar.

Leia mais sobre outras estratégias: 

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

Apesar de se tratar de uma estratégia bastante simples de ser montada, a Straddle depende de muita análise gráfica e compreensão sobre as tendências do mercado financeiro.

Por isso, nos estudos diários ao vivo do Opções Master e do Estratégia do Pozinho faço questão de demonstrar na prática como monto cada uma destas estratégias na minha carteira de investimentos.

Além disso, os alunos podem passar por uma experiência de aprendizado online completa e eficaz, isso porque eu ensino também como colocar em prática cada uma das estratégias ensinadas.

O Opções Master é um curso desenvolvido por mais de 15 professores das mais diversas modalidades de investimento, e em todas elas ensinamos estratégias sofisticadas que farão com que a sua carteira esteja protegida, convexa e diversificada, assumindo os riscos certos.

Conclusão: Vale a pena usar o Straddle?

Sim! O Straddle é uma das estratégias básicas mais utilizadas no mercado, isso porque ela permite ganhos expressivos em sua carteira de investimentos.

Entretanto, é importante que você saiba exatamente quais são as características do Straddle antes de montá-lo, anote as duas principais e volte a este texto sempre que estiver em dúvida de quando aplicar esta estratégia:

– O long Straddle só deve ser montado em momentos com tendência de rompimento antes da data de vencimento da opção;

– É uma estratégia de ganhos ilimitados e perdas limitadas.

Também é importante que você saiba que o Straddle e o strangle são estratégias bastante parecidas, mas que entre elas, se você não tem certeza de que o rompimento do mercado ocorra antes do vencimento da opção, prefira o strangle.

Isso porque, por se tratar de uma estratégia mais barata, você conseguirá montá-la mais vezes até que acerte a explosão do mercado.

Leia mais:

Luiz Fernando Roxo

18 comentários

  • Roxo,
    Esses estudos são bastante úteis para fixarmos a teoria estudada. Por favor, continue a demonstrar novas estrategias. Inclusive aquelas com calendário.
    Obrigado pela ajuda.
    Abração
    Jurandir de Lavor

  • Roxo, por gentileza, se você vendeu o ativo, você precisou alugá-lo certo? O custo desta operação pode ser alto dependendo da corretora, é correto? Há um valore mínimo para esta operação para que o custo não corroa o retorno?
    Abraço

    • Luis,
      Lembrando que cada corretora tem uma taxa, em geral à partir de 0,5% a.a…
      Acredito que você deva avaliar os custos informados pela corretora que você opera.
      Uma vez que % por si só não responde sobre os custos.
      Se tiver qualquer dúvida, me manda um e-mail: roxo@luizfernandoroxo.com.br
      Abraço,
      Roxo

  • Roxo se você já vendeu as ações pra que vc vai querer recomprá-las mais barato? Não pode ser que o preço do papel desabe e o seu prejuízo aumente ainda mais?

    • Rafael, boa tarde!

      Na verdade eu vendi as ações sem tê-las, e aluguei para fazer essa venda, e eu cobri essa venda das ações, com a compra de opões de compra (CALLs). Na medida que eu vou vender as minhas CALLs para realizar o meu lucro, ou para sair da operação com prejuízo, também preciso recomprar as minhas ações que estavam vendidas, para não ficar vendido descoberto.

      Se ainda tiver dúvida, me avisa.
      Abraço, Roxo

  • Roxo. Não entendi o motivo de vender a ação, aliás pra fazer essa estratégia teria q ter a própria ação? Confundi muito.

    • Wesley, boa tarde!

      Na verdade eu vendi as ações sem tê-las, e aluguei para fazer essa venda, e eu cobri essa venda das ações, com a compra de opões de compra (CALLs).

      Na medida que eu vou vender as minhas CALLs para realizar o meu lucro, ou para sair da operação com prejuízo, também preciso recomprar as minhas ações que estavam vendidas, para não ficar vendido descoberto.

      Se ainda tiver dúvida, manda um e-mail para roxo@luizfernandoroxo.com.br.
      Abraço,

  • Boa noite Roxo!
    Não ficou muito claro pra mim os riscos da venda descoberta do papel em caso de queda. Em que momento preciso comprar ações?
    Onde posso ler mais sobre as operações estruturadas?

    • Carolina, boa tarde!

      É muito arriscado você vender uma CALL. Imagina que você vendeu uma CALL de R$ 30,00 de um papel que está custando R$ 25,00 à R$ 1,00.
      E esse papel descobre ouro no subsolo do escritório dele, e vai para R$ 100,00.
      A Opção que você vendeu à R$ 1,00 vai abrir cotada à R$ 75,00 no dia seguinte à essa descoberta, fazendo com que a sua perda seja 75 vezes aquilo que você poderia ganhar.

      É assim que funciona.

      Veja o vídeo: https://bit.ly/2mj9iwc
      Já viu a série: Aprenda a investir em Opções? https://bit.ly/2lX911k

      Abraço,

  • Roxo, o que integra o pacote do curso que terá início em breve? Há suporte na montagens das estruturas pelo menos por um tempo, até pegar prática? Queimei a largada nos 30 dias gratuitos do oplab, visto que ainda não tinha experiência para executar as estruturas. Adquirido o curso, tenho como renovar meu acesso gratuito por 30 dias do oplab? Obrigado.

    • Valdemar, boa tarde!

      Você já fez algum dos nossos cursos?

      Se puder enviar e-mail para contato@oplab.com.br com o curso que fez.
      Se não, tenta avisá-los que fez a solicitação por aqui. Vamos tentar mais uns dias para você.
      Abraço

  • Parabéns excelente conteúdo, estou começando agora no mercado de ações, ainda muito cru, mais chegaremos lá, ainda tenho uma serie de duvidas e aprendendo muito aqui com seus conteúdos, uso a Clear, será que consigo operar opções por lá?

  • Roxo tenho uma dúvida . O strike tem que ser o mesmo da put e da call mas o valor delas muitas vezes diferencia bastante . Seu eu comprar 5 mil reais de uma putt que custa 0,36 e uma call que custa 2,50 essa técnica funciona? Não seria melhor uma call e uma putt com strikes próximos mas mesmo valor de compra?

    • Olá Heloisa!
      É um prazer ter você conosco!
      Você falou corretamente, o melhor é comprar Calls e Puts próximos do mesmo strike, com prêmios quase iguais e (importante) baratos. Dificilmente terá uma diferença (spread) muito grande Calls e Puts, à menos que você tente montar em um cenário incomum no mercado em que a volatilidade já subiu bastante, o que torna inclusive a montagem dessa operação inadequada porque a vol já subiu e não irá aproveitar o aumento da volatilidade.

  • Roxo, é possível montar com strike um pouco fora do dinheiro
    exemplo: cotação 27,80 e strikes da call e da put no 28,15?

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!