blog do luiz fernando roxo.
Vencimento de Opções 2021 – B3 (Guia!)
Início » Vencimento de Opções 2021 – B3 (Guia!)

Vencimento de Opções 2021 – B3 (Guia!)

A data do vencimento de opções 2021 já está disponível, você está acompanhando? Neste texto vamos te explicar alguns termos importantes para que você entenda de uma vez por todas, como essa data influencia na rentabilidade da sua carteira!

Uma importante etapa a se aprender quando o assunto são opções, é entender e como lidar com as datas de exercício de um contrato de opção, na qual possuem uma linguagem própria que o investidor deve tomar conhecimento para que suas operações e entendimento do assunto possam ser operados de forma fluida. 

Entender sobre as datas e diferenças de vencimentos das opções na B3 são importantes para que o profissional possa optar em qual prazo ou opção atenderia melhor os objetivos de sua carteira de investimentos, ao longo deste texto será possível esclarecer as dúvidas mais comuns referentes ao tema do período de exercício acerca das opções.

opções master

O que é data de exercício (ou vencimento) de um contrato de opção? 

A data de exercício de uma opção é o período do dia na qual acontece o vencimento do contrato da opção. No dia em que o contrato é expirado o contrato da opção perde o valor no mercado totalmente, conhecido popularmente entre os investidores pela expressão de ter “virado pó”. 

As bolsas de valores que possuem um mercado de contrato de opções estabelecem datas fixas mensais para o exercício das opções. 

Utilizando a B3 (bolsa de valores do Brasil) como exemplo, a partir do mês de maio de 2021, a data de vencimento de um contrato de opção será considerada toda terceira sexta-feira do mês e não mais como está atualmente.

Esta mudança é para que a data possa coincidir com o vencimento do contrato de opções do mercado internacional. 

E hoje é considerado o período após o pregão regular, com 30 minutos de after market.  

Como funciona o vencimento de opções? 

O contrato de opção é parecido com o processo de contratação de um seguro para o seu carro, você tem o direito de acionar este seguro até a data de vencimento da apólice contratada, se não acontecer nada para que seja necessária a utilização deste seguro, o contrato perde a validade e serão necessárias novas contratações de apólice para que você permaneça protegido.  

Existem situações em que o investidor deve exercer o direito de compra ou venda de um contrato de opção, mas em quais situações o investidor deve exercer seu direito? 

Segue abaixo algumas lógicas nas quais o profissional deve levar em consideração para exercer a opção: 

  • Caso o ativo-objeto esteja sendo negociado acima do preço de exercício, o investidor que possuir opções de compra (Calls) poderá exercê-la no período de vencimento, tendo em vista que ele compraria o ativo a um preço menor que o praticado no mercado.  
  • Quando o ativo objetivo estiver sendo negociado numa cotação menor que o preço de exercício, o melhor a se fazer é que o investidor deixe a opção vencer, pois seria mais barato comprá-lo diretamente no mercado. 
  • Para portadores de opções de venda (Puts) deve-se exercê-la quando o ativo-objeto estiver sendo negociado abaixo do preço de exercício,  assim venderia. 
  •  Num preço mais alto de quando praticado pelo mercado.  
  • De modo que se o ativo-objeto estiver acima do preço de exercício, é melhor deixar a opção expirar, visto que a venda no mercado será mais lucrativa.  

Como funciona o calendário de vencimento de opções? 

O calendário de opções é regido por uma “linguagem própria” de letras, nas quais é necessário ter o conhecimento para que seja possível operar no mercado de opções com mais fluidez, o código geralmente é formado por uma combinação de cinco letras e dois números. 

As quatro letras iniciais do código de uma opção sinalizam ao investidor qual é o ativo-objeto, a letra intermediária indica o tipo de opção na qual está sendo comprada, de venda ou compra, além do mês de exercício.

Veja o exemplo: PETRR294 – Esta é uma Put (classificada pela letra R) de Petrobras – PETR4 (caracterizado pelas 4 primeiras letras do código) e seu strike é 29,4.

Lembre-se de que nem sempre os números finais de uma opção correspondem ao seu strike.  

A linguagem utilizada para definir o período de exercício das opções de compra ou venda funcionam da seguinte forma: 

CALLs: As letras que vão de A a L são utilizadas para definir o mês de exercício de uma opção de compra, onde a primeira letra A, sinaliza que o mês de vencimento é em janeiro, e L o último mês do ano, dezembro. 

PUTs: As letras de M a X expressam os meses de vencimento de opções de venda, sendo M o exercício em janeiro até X tendo o prazo vencido em Dezembro.

Qual é a data de Vencimento na B3? 

A B3 passou por atualizações sobre o período de exercício das opções, onde a data de vencimento de um contrato será deslocada para que assim, segundos alguns especialistas do mercado financeiro, tenderá a beneficiar o mercado nacional. 

A mudança começou a valer a partir de maio de 2021, onde a data atual do vencimento de opções é a terceira sexta-feira do mês de vencimento. Esta nova data coincide com o mercado internacional. 

Não só a data de vencimento será deslocada, mas também o horário na qual o exercício para de valer. 

Sendo no novo modelo, após o pregão regular, com 30 minutos de after market. 

É válido ressaltar que o último dia de negociação da opção será a própria data que o derivativo vence, e não mais o pregão anterior ao vencimento da opção. 

A data de vencimento na B3 

A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) realiza mensalmente as séries de contratos autorizados que devem ser lançadas à B3. 

Como a autorização ocorre de forma mensal, eventualmente os contratos expirados dão lugar a novos contratos, logo mês a mês, na B3 os contratos vão se substituindo. 

Tratando-se de datas, este processo de vencimento de opções sempre ocorre na terceira segunda-feira de cada mês.  

Detalhe que opções de compra (Calls) geralmente são do tipo americana, na qual pode ser exercida antes de sua data de vencimento, já opções de venda são sempre do tipo europeu, onde pode somente ser exercida no dia demonstrado em seu vencimento. 

A data de vencimento do mercado BM&F 

Lembrando que atualmente não existem mais dois mercados, somente a B3 que unificou as duas bolsas de valores do Brasil.

Mas antes desta unificação, funcionava assim no mercado BM&F cada contrato possuía opções com período de exercícios específicos. 

Assim como no BM&F a regra que continua é que, este período varia de acordo com o ativo-objeto pertencente a este. Ainda é válido ressaltar que no mês em que há exercício do contrato de opção, deve ocorrer na quarta-feira mais próxima do dia 15 deste mês.  

Quais são os benefícios de investir em opções em 2021? 

Existem vários modos de se beneficiar com as opções, mas antes é necessário definir qual a estratégia que vai se utilizar para operar, já que é possível adotar estratégias mais conservadoras, focando na prevenção de risco de perdas, ou utilizando de estratégias mais agressivas, procurando realizar especulações em busca de ganhos rápidos.  

As opções geralmente custam centavos para adquiri-las, uma grande vantagem para quem deseja começar a entender os grandes movimentos do mercado financeiro, porém possui pouco capital para investimento.  

Com as opções também é possível realizar um seguro de carteira, uma estratégia criada por Nassim Taleb para evitar o risco de perda ao máximo, onde o investidor passe pelo mínimo de prejuízo possível.  

Outras vantagens das opções, são: 

  • Através das opções é possível proteger sua carteira de eventuais colapsos. 
  • Existem muitas estratégias para manter em seu leque de possibilidades para maximizar seu capital, logo a margem de lucro é ilimitada.
  • O custo para começar a operar é baixo devido as opções custarem centavos, neste caso é melhor adotar estratégias que focam na utilização de pouco capital investido. 
  • É possível operar opções em qualquer movimentação do mercado, seja ela conservativa ou agressiva, seja em momentos de calmaria ou catástrofes, assim é melhor para você entender e aproveitar tudo em todo momento.  
  • É um mercado geralmente um pouco mais agressivo.
  • Poucas empresas com liquidez para operar opções. 

Como funciona o dia do vencimento de opções? 

Retratar sobre o dia de vencimento de contrato de opções é importante, tendo em vista que as opções podem expirar e deixar de compor a carteira de investimentos do profissional.  

Lembrando que nas operações efetuadas pela Bolsa, todos os contratos possuem datas pré-determinadas para o vencimento. Estas são as datas de exercício de opções. 

Resumidamente, existem duas modalidades de compra ou venda de opções, sendo opções americanas, ou opções europeias, e a principal diferença entre elas são referentes às datas de vencimento da opção: 

Na opção americana

O direito de compra ou venda pode ser executado a qualquer momento, até a data de exercício do contrato. 

Na opção europeia

O exercício somente pode ser executado na data de vencimento da opção, estas datas geralmente são pré-determinadas às terceiras segunda-feira dos meses. Nesta data o titular da opção decide se vai exercer seu direito estabelecido no contrato. 

Desta forma, o comprador tem a possibilidade de escolher se vai querer exercer a opção que possui, e o negociador que vendeu a opção deve aceitar a decisão de quem está comprando.  

Como foi determinado pela B3, as opções somente podem ser exercidas um dia útil antes do vencimento das opções, e o posicionamento do titular da opção deve ser executado das 10h até 13h. 

Na regra anterior, no dia do exercício, não podiam  ser negociadas séries de opções que estiverem vencendo, somente sendo possível exercer posições titulares compradas.  Já na nova regra, as opções podem ser negociadas no dia do vencimento.

Como investir em opções? 

Agora que você tem conhecimento referente ao período final de uma opção, o próximo passo é começar a investir em opções, os investimentos são realizados por meio de Home Broker ou pela mesa de operações.

Dicas do Roxo:

1. E este tipo de mercado é recomendado para quem já possui pelo menos uma experiência básica na Bolsa de valores, tendo em vista que para investir nas opções, é necessário entender como esses contratos funcionam.  

2. A principal ponte para realizar operações no pregão da bolsa de valores são as corretoras, em geral elas também disponibilizam acesso para entrar com investimento no mercado de opções. 

É importante avaliar bem a escolha da corretora, entendendo todas as taxas de corretagem e negociação que elas realizam nas transações nas quais você pretende realizar. 

3. Outro aspecto importante é avaliar os sistemas de análise e negociação no Home Broker da corretora, afinal é importante que seja fácil e lógico de operar para que você enquanto investidor consiga realizar suas análises. 

Procurar o sistema mais adequado para as suas expectativas colaboram numa melhor fluidez de suas operações. 

4. Faça um planejamento em quais opções e estratégias que irá utilizar são importantes para atingir seus objetivos.

As opções podem ser tanto um porto seguro para quem quer realizar um seguro de carteira e assim proteger seus ativos diminuindo a chance de um risco de perda catastrófico, ou especular de uma forma hiper agressiva para obter lucros rápidos como utilizando day trade de opções, alavancando seus ganhos. 

Definindo suas estratégias, facilita nas escolhas de opções na qual deseja investir, e contém uma diversidade em sua carteira é importante que seu capital não vire refém de apenas um único fator, ou um único ativo.  

Também é importante manter-se atualizado sobre as notícias do mercado, ler análises das opções usando uma casa de análises como a O2 Research por exemplo, entender métodos diferentes de investimentos e ler sobre o assunto faz com que você se mantenha orientado sobre a volatilidade do mercado.

Mantenha-se estudando e se atualizando sobre as demandas do mercado, que é a melhor forma para não ficar para trás. 

Corretoras costumam liberar relatórios sobre opções, indicando quais são as mais vantajosas para cada período.  

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

O mercado financeiro pode ser um grande apoio para o crescimento do seu capital, já pensou em conseguir montar estratégias que ganham tanto em momentos de alta quanto em momentos de queda na bolsa de valores?

Pode parecer história para boi dormir, mas se você conhecer qualquer uma das estratégias de Opções que já mostrei nos cursos ou então nos vídeos do youtube saberá que com as opções você pode criar um ótimo seguro de carteira para manter seu patrimônio sempre protegido.

As estratégias que mostro no Opções Master são para aqueles investidores que querem mudar de patamar na hora de resgatar seu patrimônio na corretora, são estratégias mais sofisticadas e que podem realmente fazer com que você tenha ganhos exponenciais.

Seguindo os passos que te ensino no curso e me vendo operar todos os dias, ainda mais com acesso ao Oplab por até 30 dias grátis, ficará cada vez mais fácil operar e ganhar dinheiro com opções.

opções master

Conclusão sobre Vencimento de Opções 

Neste artigo você entendeu como funciona todo o período de vencimento de uma opção. 

Até mesmo para o exercício de contrato de opções possuem modalidades diferentes, e entendê-las é importante para que você possa de fato começar a investir no mundo das opções. 

Saber quando existe a necessidade de exercer o direito de uma opção ou deixá-la virar pó é uma tomada de decisão na qual as expectativas que você analisou para os próximos meses do mercado financeiro influencia no tipo de compra ou venda que irá realizar no vencimento da opção, ou antes disso.   

luiz fernando roxo.

adicione um comentário

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!