blog do luiz fernando roxo.
small caps

Small Caps: 3 Principais Formas de investir

As small caps, apesar de pouco conhecidas pelo termo, são bastante presentes na bolsa de valores, pois mais de 50% das ações da Bolsa de Valores, são small Caps, com certeza você conhece algumas delas e nem sabia. 

“Small caps” é um termo em inglês, onde “small” significa “pequeno” e “cap” vem da capitalização.

Ou seja, as small Caps se tratam de ações de empresas com baixa capitalização, sendo assim, empresas menores.

Muitas das vezes são chamadas de ações de 2º e 3º linha, mas isso não significa que seja uma negociação ruim, na verdade há diversas vantagens em investir em small caps.

As Mid Caps sendo as médias empresas, e na bolsa de valores dos Estados Unidos da América ainda existem as nano caps que são empresas com valor de mercado inferior a 50 milhões de dólares.

Além das nano, small e mid caps, também existem as Large caps ou Blue Chips (blue chips significam “fichas azuis”, as Large Caps são chamadas assim, pois as fichas azuis são as fichas com os maiores valores no Poker) que são as grandes empresas.

Ações Small Caps: quais são?

É possível saber se uma empresa é uma small cap através de um cálculo simples, multiplicando o número de ações da empresa, pelo preço da ação, resultando no “Market Cap” ou seja, o valor da empresa. 

Para uma empresa ser definida como small Cap, seu valor de mercado deve ser aproximadamente entre 300 milhões e 2 bilhões de dólares. 

E para ficar ainda mais fácil de identificar uma small cap, é possível consultar o SMLL, o índice small cap que é composto por aproximadamente 75 empresas menores, ou seja, small caps.

Small caps que pagam dividendos  

Apesar de muitos investidores acreditarem que as small caps não pagam dividendos ou pagam dividendos ruins por conta da empresa ter um tamanho menor do que os blue chips.

Consequentemente, é comum que empresas deste porte utilizem o retorno da empresa para contribuir com o seu crescimento ao invés de pagar aos investidores, existem sim, small caps que pagam dividendos que podem agradar o investidor.

A Copel (CPLE6) é ótima quando se fala em pagamento de dividendos, a empresa tem uma política de dividendos onde há perspectivas de distribuição de até 50% dos seus lucros, além do mais, a Copel não sofre tanta interferência do estado, apesar de o controlador ser o Paraná. 

A Copel também demonstra muito esforço para melhorar a sua governança corporativa, coisas que devem ser levadas em consideração na hora de escolher uma empresa com interesse em dividendos.

A Brasil Agro (AGRO3), tem como um dos seus principais objetivos a distribuição periódica dos seus lucros aos investidores, ou seja, pagamento de dividendos. 

Na empresa Agro Brasil, é feita a compra de fazendas, que são melhoradas e, em seguida, vendidas por um valor mais elevado. 

Sendo assim, se a empresa não estiver usufruindo dos seus lucros para comprar mais fazendas, seu foco será a distribuição de dividendos. 

Podemos observar então, que as small caps também pagam dividendos.

Vantagens e Riscos de investir nas Small Caps

Ter small Caps na carteira pode trazer inúmeros benefícios ao investidor, por serem ações menos negociadas da bolsa de valores, o seu preço sobe mais rápido do que a os blue chips.

Ou seja, seu retorno costuma ser maior do que as da blue chips, pois não há tantos players movimentando as small caps, desse modo as small caps possuem mais espaço para crescer voltando para o ponto de maior retorno.

Em contraponto, as small caps são pouco negociadas em comparação com as large caps, sendo assim, elas podem trazer problemas de liquidez, bem como uma volatilidade muito maior, pois qualquer grande compra ou venda, pode movimentar bastante a ação. 

As small caps costumam ter uma menor liquidez e consequentemente um menor valor de mercado, pois ambos os fatores andam juntos quando se trata das ações.

Porém, é sempre bom lembrar, que toda large cap e mid cap, um dia, já foi uma small cap, já que é muito difícil uma empresa começar de cima com um valor de mercado alto.

3 Principais Formas de investir em Small Caps 

Para adquirir uma small cap, não há mistério, é simples como adquirir qualquer outro produto do mercado financeiro, contudo, há mais de uma maneira de adquiri-las, veja a seguir:

Pregão da B3 

Para comprar uma ação de uma small cap pelo Pregão da B3, primeiramente é necessário abrir uma conta em uma corretora, que é ligada diretamente ao pregão da B3, onde serão feitas todas as negociações. 

Em seguida é necessário escolher uma small cap, lembrando que ela sempre deve estar alinhada com os objetivos do investidor e com uma estratégia formulada em cima da ação.

Em seguida basta realizar a ordem de compra e venda, assim como todas as ações do pregão da B3.

Fundos de Investimentos tradicionais 

Outro método de investir em small caps, é por fundos de investimentos, este método é voltado principalmente para o investidor que não tem tanto conhecimento do mercado financeiro, pois os riscos são reduzidos e é oferecido aos responsáveis pela administração do fundo com o gestor e o administrador.

E para o investidor que não tem muito tempo livre para procurar por bons investimentos, um a um, os fundos se encarregam de escolher os ativos a serem investidos. 

Para fazer esse tipo de investimento, é preciso ter uma conta em uma corretora, contudo, vale lembrar que a negociação das cotas dos fundos é feita fora da plataforma de investimentos, sendo assim, há valores que não estão na bolsa. 

Fundos de Índices (ETFS) 

Por fim, o investimento em small caps por ETFs, conhecidos como fundos de índice por serem fundos de investimentos que utilizam um índice da bolsa de valores como referência.

Os fundos de índices de small caps basicamente replicam o desempenho do índice de small cap e fazem a negociação das suas cotas no próprio pregão. 

A B3 dispõe de dois ETFs, o iShares BM&FBovespa Small Cap que utiliza o ticker “SMAL11” para negociação e o It Now Small que utiliza o ticker “SMAC11”.

O iShares BM & FBovespa Small Cap foi lançada em 2008 e tem como gestor a Black Rock, que é uma gestora americana e o maior gestor de recursos do mundo, o mais tradicional e mais conhecido, onde a taxa de administração é de 0,69%a.a. 

O It Now Small teve seu lançamento em 2020, seu gestor e administrador é o Itaú, onde sua taxa de administração é de 0,50% aa Com o lançamento deste ETF é permitido que o investidor tenha alternativas na hora de investir em small caps.

O que levar em consideração na hora de escolher a melhor small cap 

Assim como todo tipo de investimento da bolsa de valores, ao investir em small caps há alguns riscos que devem ser considerados. 

As small caps tem uma tendência a crescer ou decrescer radicalmente, sendo assim, as small caps tem uma forte oscilação de mercado, ou seja, assim como pode ser uma vantagem na hora de ganhar, é possível ter grandes perdas ao investir em small caps. 

Portanto é preciso pesquisar sobre a empresa de interesse e conhecer o cenário político e econômico, além da área de atuação da empresa, entre outros fatores a serem considerados.

Como as small caps tem uma baixa liquidez, o investidor pode encontrar dificuldade em negociar as ações de small caps, pois nem sempre pode ser possível comprar ou vender ações, podendo levar o investidor a ficar preso em uma ação e não conseguindo finalizar um investimento.

O crescimento da small cap é incerto, pois, podem ser empresas que estão começando no mercado ou passando por algum tipo de dificuldade, portanto, apesar de existir a possibilidade de um crescimento radical, não há qualquer certeza de ocorrer, portanto é necessário acompanhar a empresa.

Sendo assim, as small caps por serem empresas novas na Bolsa de valores, têm uma escassez muito grande do seu histórico e de informações, dificultando no momento de análise de dados, muitas vezes não é possível identificar padrões da empresa para que seja possível criar estratégias adequadas para a small cap. 

Contudo, existem indicadores de small caps, que podem auxiliar na execução dessa tarefa, o investidor pode comparar porcentagens, além de pesquisar sobre as small caps de interesse.

Aprenda mais sobre o mercado financeiro

O mercado financeiro oferece grandes oportunidades para quem sabe aproveitá-las, como você viu, as small caps te possibilitam ganhos extraordinários quando você acerta a mão ao comprá-las.

Mas, como identificar qual a melhor small cap para investir? A resposta é simples: o conhecimento é sempre o melhor caminho.

Afinal, ao entender como funciona cada um dos principais tipos de investimentos do mercado você estará apto a diversificar cada vez mais o seu portfólio.

O que te trará cada vez mais segurança e claro, rentabilidade para a sua carteira.

Conheça o curso Capitalista Selvagem, ele foi desenvolvido por uma equipe de profissionais do mercado financeiro para você que quer começar a surfar as melhores ondas da bolsa de valores.

Clique aqui e saiba mais:

Small caps para 2022

Não há como prever o dia de amanhã, porém, ter uma boa análise das small caps e um bom estudo dos fatores externos, para fazer investimentos inteligentes na bolsa de valores. 

Além disso, antes de escolher uma small cap para investir é preciso saber qual é o perfil do investidor, para que possa reconhecer as small caps que coincidem com os interesses do investidor e que vão ajudar na constituição de uma boa e diversificada carteira.

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!