blog do luiz fernando roxo.

seguro de carteira: veja como proteger o seu patrimônio

Com o passar dos anos e com os estudos, a cada dia eu tenho aprendido novos conceitos e descoberto novas estratégias no mundo dos investimentos.

Também tenho me dedicado a transmitir esses conhecimentos para as pessoas, para que todos conquistem a sua liberdade financeira.

Agora te faço uma pergunta: quem não gostaria investir na Bolsa de Valores e ter altos rendimentos com baixos riscos?

De fato, ao ouvir falar da Bolsa de Valores, as pessoas geralmente sentem medo de investir e temem ariscar e perder o dinheiro que conquistaram.

Mas, acredite, é possível proteger os investimentos em Ações e ter rendimentos.

Neste artigo, vou te apresentar um termo novo e que ainda não se tem muita notícia no Brasil.

É uma estratégia para proteger a sua carteira de Ações.

É o HEDGE DE CAUDA, o Tail Hedge. Você já ouviu falar?

Seguro de Carteira

Ao entrar no Mercado Financeiro, as pessoas fazem o grande questionamento: é possível correr risco e estar protegido?

A resposta é SIM!

Para que você tenha uma proteção, você precisa de um seguro para a sua carteira de investimentos.

E isso pode ser feito com certa simplicidade. A estratégia é baseada em ter Opções de Venda, as chamadas PUTs, em seu portfólio.

O que é uma Opção de Venda (PUT)?

Uma PUT permite que ao investidor vender o ativo por um preço fixado, estabelecido no contrato, mesmo que o ativo sofra quedas no futuro.

Quem compra uma PUT tem o direito de vender o ativo objeto pelo strike predeterminado. Quem vende a PUT se obriga a comprar o ativo nas condições determinadas se, no vencimento do contrato, o ativo estiver num preço abaixo do estabelecido em contrato.

LEIA MAIS EM: TIPOS DAS OPÇÕES

O importante é entender que uma PUT é um instrumento fundamental para proteger-se de uma queda.

É com a PUT que você ganha dinheiro na queda!

Vamos ver um exemplo ligado à VALE. Uma pessoa que investiu R$200,00 reais em PUTs de VALE3, face à crise que a empresa enfrentou com o acidente em Brumadinho, poderia ter ganhado 3.600% em cima do valor que investiu!

Veja que mesmo com a desvalorização da Ação, o investidor consegue proteger o seu patrimônio, uma vez que as PUTs valorizaram com a queda do preço do papel.

Vamos agora entender melhor com outras hipóteses.

O que eu preciso fazer para proteger a minha carteira?

Como você já viu, ao comprar PUTs, vocês está protegendo a sua carteira de Ações.

Você pode comprar PUTs dos papeis que você está comprado ou então comprar de um Índice, como do IBOVESPA (Brasil), ou do UEWZ e do S&P (esses dois últimos só são negociados nos EUA).

Mas, veja que se você tem um portfólio com ações de diversas empresas, terá que comprar PUTs de cada uma delas, vai ser muito complexo para você administrar. Por quê?:

1º porque o operacional vai se tornando mais complicado.

2º porque no Brasil, várias PUTs não tem muita liquidez ou você não vai encontrar certas PUTs.

3º porque analisar e compreender individualmente a volatilidade de cada um dos papeis do seu portfolio é bastante complexo.

A solução é a seguinte:

ao invés de você comprar um seguro para cada um dos papeis que você tem em seu portfólio, a alternativa é comprar da média das Ações da Bolsa brasileira, como por exemplo, do Índice IBOVESPA.

Se houver um colapso na Bolsa, a queda dos preços das Ações vai refletir no Índice IBOVESPA, que vai cair também. Ou seja, comprando PUTs do IBOVESPA, você está protegendo o seu portfólio.

Tudo isso é um risco sistemático.

O fato é: se houver uma grande crise, seguramente o comportamento da sua carteira terá alguma semelhança com o Índice IBOVESPA.

Se você tiver Opções de Venda (PUTs) que dão o direito de vender o Índice IBOVESPA, o lançador do contrato é alguém que quer bancar esse risco para você.

Então, caso o mercado caia muito, você exerce o seu direito de vender o seu Índice IBOVESPA, já que ele é parecido com a sua carteia, que vai para outra pessoa, que se obriga a isso.

Dessa forma, você reduz o seu prejuízo e protege seu patrimônio.

Compreendo melhor o Seguro de Carteira – Volatilidade no meio disso tudo?

Via de regra, em períodos de alta, como o que a gente está vendo no Brasil agora, as Volatilidades vão ficando cada vez mais baixas. Isso faz com que os preços das Opções fiquem cada vez mais baixos.

A única maneira de possuir muito dinheiro alocado em uma carteira de Ações é se você tiver um Seguro de Carteira. Só assim pode-se proteger contra o risco de grandes quedas.

Para definir o seguro de sua carteira, você deve calcular o volume do seu portfólio e comprar PUTs que protejam seus papéis se houver uma grande queda na Bolsa.

Isso é uma estratégia complexa, mas você pode aprendê-la!

Canal de investimento do Roxo

Esse método, também conhecido por “Hedge de Cauda”, é usado pelo Nassim Taleb, e que o meu parceiro Richard e eu dominamos no Brasil e que vamos te ensinar.

A essência está em escolher a melhor PUT e calcular quanto comprar dessa PUT para proteger a sua carteira.

Mas, como a mudança dos preços dos derivativos ocorre muito rapidamente, é preciso saber operar na quantidade certa.

Com a estratégia de Seguro de Carteira que apresentaremos, vamos te ensinar a diminuir a exposição da sua carteira de Ações ao risco.

É uma forma de se proteger contra eventos muito improváveis, mas que podem dilapidar rapidamente o valor investido na Bolsa.

Mas não se trata de um “seguro” no formato convencional. Nossa estratégia de Seguro de Carteira, além de proteger e diminuir os riscos de perder dinheiro em uma grande queda, ela permite que você possa ir aumentando a participação de ações no seu portfólio de investimentos, potencializando assim os seus ganhos.

Veja que dessa maneira você faz um seguro para sua carteira, para proteger o seu patrimônio contra um sinistro, e ainda abre caminho para ampliar sua carteira de Ações, aumentando assim o seu patrimônio.

Quer saber mais?

Conheça o canal no Telegram Capitalista Selvagem entre no link e responda o questionário.

Nele explicamos no detalhe como funciona essa estratégia e ainda disponibilizamos uma planilha exclusiva para você acompanhar de perto os seus investimentos com a proteção de carteira.

Luiz Fernando Roxo

54 comentários

  • Acho que é o primeiro curso deles desse assunto… mas os dois bacanas ai mandam bem… atualmente acho o programa mais interessante de investimentos, polêmico, mas bem interessante!

  • Muito bom Roxo. Sempre buscava uma maneira de investir 100k com o mesmo psicológico como se fosse 1k. Vi nas puts esse segredo. Infelizmente nossas puts não possuem liquidez igual as opções da bolsa americana mas mesmo assim da pra nos posicionarmos em papéis em tendência de alta com protecao caso ocorra algo no meio do caminho. Show, ótimo artigo.

  • Acho que as puts para seguro não precisam ser necessariamente do IBOV. Costumo comprar puts fora do dinheiro mensalmente de diversas ações, Compro com vencimento mínimo de 4 meses, com strike de no máximo 20% do valor da cotação no momento da compra (é um trabalho de garimpo…). Já me saí bem com ABEV3; PETR4, VALE3, dentre outras. Para mim, o importante é o seguro e não se as puts virarão pó.

    • Victor, boa tarde!

      Vejo que você tam alguma coisa contra o nosso conteúdo e os nossos cursos.
      Conheça um pouco mais de perto os autores que a gente trata, o nosso trabalho, e tenho certeza que você mudará de ideia.
      Estamos abertos para um diálogo a qualquer momento.
      Gostamos de transformar haters em seguidores.

      Abraço, Roxo.

  • Bom dia Roxo, é a primeira vez que ouvi falar deste assunto, mas fiquei muito interessado, mas ainda tenho um monte de dúvidas como tudo que a gente vê pela primeira vez.

  • Parabéns sobre o artigo! Adorei! Poderia explicar na prática para iniciantes sobre como comprar e operar? Te mandei um e-mail sobre isso! Abraços

  • Boa tarde,Roxo! Parabéns em compartilhar sua experiência conosco.
    Estou iniciando nesse oceano financeiro com PETR4 e ITUB4.
    Tenho interesse em aprender seguro de carteira. Vc ministra curso? Abraços.

    • Olá, tudo bem?

      Sim, nos meus cursos eu falo bastante sobre seguro de carteira, agora o próximo curso é a Ultimate e vai ter na semana que vem vai ter 3 aulas gratuitas e uma delas é de seguro de carteira.

      Se inscreva no trimestre das Opções e assim você receberá o conteúdo.

      Abraços

  • Se comprar put de Petro ou outro ativo , e nao tiver o ativo em carteira, e tiver uma queda grande/crise, na data de exercicio posso exercer e embolsar somente a diferenca, ou preciso ter o arivo para vender no preco combinado?

    • Matheus, como vai?
      Se você comprar uma opção e depois vender, zerando sua posição, não será exercido!
      O direito/dever da opção que você comprou de “A”, será repassado para a pessoa para quem você vendeu. E você fica com o resultado (lucro ou prejuízo) da operação.
      Mas, atenção: Tem opções que podem ser exercidas antes da data de vencimento.
      Abraço!

  • Roxo, podemos ir comprando as PUTs a seco para montagem de seguro? ou poderia utilizar qualquer outra estratégia como por exemplo uma trava?
    Estou fazendo seu curso de Opções, estou gostando muito. Parabéns!

    • Amauri,
      Puts a seco são interessantes, pois representam uma das operações convexas, que realmente podem te proteger num grande evento.
      Já as travas, são boas até um limite, apesar de custarem menos, não te protegem em movimentos extremos.

      Abraço!

  • Roxo, estou no aguardo do curso capitalista selvagem, vs pra cima do mercado parceiro, mas sempre com responsabilidade!🤣🤣🤣🤣

      • Boa noite professor! Quando eu compro uma opção put para proteger a carteira e a vendo posteriormente a responsabilidade do lançador não passa para mim não é? Qual o prazo de vencimento interessante para trabalhar com puts como seguro? Obrigado

        • Olá Peterson! Quando você se desfaz das puts que já tinha comprado antes você não será lançador, uma vez que está vendendo opções que já possuía previamente. Em puts como seguro quando não possui uma renda recorrente que as financie, como na estratégia do Dividendo Sintético, o ideal é que compre com 40 à 30 dias úteis antes do vencimento e faça as rolagens aproximadamente com 10 dias úteis para o vencimento, não há uma ciência exata aqui, mas uma heurística que dependerá do cenário e de sua avaliação, bons estudos!

  • Não achei mais detalhes a respeito dessa estratégia no telegram mencionado. Queria mais detalhes do tipo como é calculada a proteção, qual strike recomendado em relação ao preço atual do ativo, relação da qtd de ações x opções para q eu considere protegida… A planilha que vi disponível no Telegram não tem relação com a estratégia Tail Hedge =/

    • Olá Evelyn! No livro The Dao of Capital do Spitznagel ele recomenda a compra de puts cerca de 30% OTM, no curso Estratégia do Pozinho temos um módulo inteiro destrinchado todos os detalhes sobre Tail Hedge e proteção da carteira, além de muito mais! O próximo lançamento do Estratégia do Pozinho será no dia 24/05, se inscreve na nossa lista VIP para saber de todas as novidades em primeira mão:

      https://estrategiadopozinho.com.br/ep2/

  • Tenho assistido aos seus vídeos com o Richard. Muito interessantes. Já abriram a minha cabeça para uma série de possibilidades. Também assisti a diversas palestras do Taleb. Conceitos muito interessantes. Gostaria de ter entrado em contato com isso há mais tempo… mas vivendo e aprendendo.

    No seu curso do método do pozinho vc tb aborda hedge dinâmico e as ferramentas que utiliza ?

    • Agradecemos pelo feedback Theodoro! No curso Estratégia do Pozinho há um módulo inteiro para o seguro de carteira em que o Roxo destrincha o assunto, abordando o Tail Hedge, o próximo lançamento do curso será no dia 24/05/2020, se inscreve na nossa lista VIP para saber de todas as novidades em primeira mão:

      https://estrategiadopozinho.com.br/ep2/

    • Olá Anelio! É com a compra de puts que se realiza a proteção da carteira, cuidado com esse detalhe pois a venda de puts descoberta pode te levar à ruína! Com isso em mente, a compra de puts no momento está cara, devido à alta volatilidade, o que faz os pozinhos escassearem, nesses momentos as travas de baixa são uma alternativa mais barata, apesar de limitada.

    • Olá Ygor! A trava de baixa tem um potencial de proteção limitado, pois o lucro com uma queda fica travado, se ela continuar além do ponto que você definiu para o lucro máximo da trava os seus ativos estarão desprotegidos. Além disso seria custoso e trabalhoso demais realizar uma trava para cada ativo na carteira.

  • Boa tarde Roxo.

    Estou acompanhando o conceito de proteção de carteira e após ver sua estratégia de descasque, surgiu uma dúvida de leigo: Como proceder com essa estratégia, após ter comprado algumas Puts, sendo que todas as elas são do tipo europeias, no Brasil? Eu não teria que mantê-las até o vencimento e só assim vendê-las, caso haja valorização?
    Obrigado pela atenção!

    • Olá Daniel! A única diferença das opções europeias é que você só pode exercê-las no vencimento, porém vendê-las após uma valorização não é o mesmo que exercer a opção, você pode negociá-las a qualquer momento antes do vencimento sem problema algum.

    • Olá Daniel!

      O fato da opção ser européia apenas significa que, caso a opção esteja ITM antes do vencimento, o titular não poderá exercer o direito de vender o ativo-objeto naquele momento. Porém, as opções podem ser negociadas a qualquer momento, podem ser compradas e vendidas até o último dia útil antes do vencimento, independente de serem americanas ou européias.

  • Olá, Roxo!

    Comprei o seu curso Estratégia do Pozinho ano passado. Entretanto, só agora estou podendo me dedicar. Estou gostando muito, mas é um universo bem diverso ao meu. Ainda estou um pouco perdida, mas vou estudando o conteúdo e começando a assistir as suas lives, mesmo sem entender muito bem. Dúvida: Para seguro de carteira, compro a PUT de BOVA fora do dinheiro, com o objetivo do BOVA chegar no ponto baixo de compra ou onde BOVA está no momento e ganho a medida em que ele se distancia para o ponto alvo de baixa?

    • Olá Kelma! No seguro de carteira você busca proteger seu portfólio de uma grande queda, assim com as opções OTM você irá se beneficiar mesmo se houver uma queda que não chegue exatamente ao strike da PUT, porém com o aumento da volatilidade o preço de suas opções já irão se valorizar, você consegue conferir a dinâmica simulando o payoff no OpLab. Também como já é aluna, qualquer dúvida pode mandar no e-mail do curso ⚡

  • Bom dia! Este seguro PUT se aplica a investimento em empresa de MMN? Eu invisto na Workscore, em 5 meses meu capital é resgatado e ganho o dobro nos outros 5 restante, tem um seguro para me garantir caso algum problema com a empresa? Ela acabou de abrir seu banco, então creio que esteja confiável, mas tenho receio de investir mais alto? Obg!

    • Olá Alvaro!

      O seguro de carteira é para ações listadas na bolsa de valores e também para se proteger ou de risco específico (empresa, setor etc) ou de risco sistêmico (macroeconomia afetando todos os setores da economia). Para empresas privadas não é possível fazer esse tipo de seguro.

  • Boa noite estou vendo pela primeira vez sobre esse assunto achei muito interessante,quero me interagir mais.

    • Oi Wagner! Tudo bem?
      Seja muito bem-vindo, tem muitos conteúdos no blog tais como: investimentos, opções, livros etc… o que não falta é informação de qualidade.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!