blog do luiz fernando roxo.

After Market B3: faça operações após o horário do pregão

O que muitos não sabem é que o after market da B3, um período de meia hora que a bolsa de valores disponibiliza após o fechamento do pregão, serve justamente para isso. 

Com isso, ele permite que você continue comprando suas ações e outros ativos mesmo após o horário de fechamento da bolsa. 

E você já sabe como funciona o after market da B3, quais são os horários? Se não, confira nesse artigo que preparamos para tirar todas as duas principais dúvidas:

O que é After Market da B3?

after market b3

O After Market da B3 é um período que a bolsa de valores disponibiliza após o fechamento do pregão para que investidores possam continuar negociando seus ativos.

O período depois do mercado foi criado para igualar o horário da bolsa brasileira com a bolsa americana.

Por isso, em períodos de horário de verão americano, o after market brasileiro é suspenso.

E, volta com novas regras assim que o horário de verão americano começar, o que deve acontecer em março de 2021.

Como funciona o After Market?

Para operar no período pós mercado você só precisa entrar no home broker  da sua corretora de investimentos e operar seus ativos.

Do mesmo modo, como costuma fazer no horário normal do pregão.

Porém, somente podem ser negociados os ativos à vista, que são as ações com preços negociados durante o pregão, e que fazem parte de uma carteira teórica.

Além disso, ações que são selecionadas para compor uma carteira de representação da performance de uma determinada classe de ativos.

Um exemplo é o Ibovespa.

Basicamente, é como operar no horário normal do pregão, porém, com algumas poucas restrições.

Como exemplo, não é possível investir em opções neste período.

Um exemplo de investimento no período de after market é que você pode investir em:

  • Mercado à vista: 

Qual a diferença entre After Market e Pré Market?

O after market é um período em que a bolsa de valores possibilita algumas negociações após o fechamento do mercado. 

Já o Pré market é um período mais curto antes do after market, que possibilita o cancelamento de ordens emitidas por engano, por exemplo.

Que horas começa o After Market da B3?

after market horario

Em 2020 o horário de funcionamento do After Market ocorria das 17h às 18h.

No entanto, desde o dia 3 de novembro de 2020 a B3 alterou seus horários de funcionamento para se adequar aos horários do Mercado Americano.

Já que por lá o horário de verão se encerrou dia 01/11, antes dessa data o pós mercado funcionava das 17h às 18h.

After Market do Mercado Futuro

O mercado futuro possui alguns tipos específicos de contratos, como o dólar, opções e commodities. Com o novo horário de negociações da B3, os contratos futuros de IBOV podem ser negociados entre 9h e 18h25.

E os contratos futuros de dólar e mini dólar podem ser negociados até entre 9h e 18h30.

Leia mais: O que é e como investir em mini-índice?

Quanto tempo dura o After Market da B3?

No período em que o after market  ficou disponível em 2020, ele teve duração de 1h, sendo que seu horário de funcionamento ocorria das 17h às 18h. 

Mas a partir desta segunda-feira, 15 de março de 2021, os horários da bolsa de valores foram atualizados, para acompanhar os horários da bolsa americana, já que o horário de verão nos EUA começaram a valer ontem (14/03).

Então o novo horário da B3 em 2021, funcionará da seguinte forma:

O pregão ocorrerá das 10h às 17h e o after market começa a valer das 17h30 às 18h.

Vantagens de operar no After Market

As duas principais vantagens de operar neste horário extra sendo:

Flexibilidade de horário

Esta é a principal vantagem para os investidores que não conseguem efetuar suas negociações e operações durante o horário normal do mercado.

Consequentemente, ao operar no período pós mercado você pode realizar as suas operações por uma 1 hora mesmo depois do horário de fechamento do pregão.

Ajustes

E a outra vantagem é que no do after market você também pode cancelar ordens erradas e realizar ajustes em suas negociações para corrigir algum erro de operação que possa ter ocorrido antes da ordem ser executada.

Desvantagens de operar no After Market

1- Não é possível operar qualquer tipo de ativos

Uma das desvantagens de operar no after market é que não é possível operar todos os tipos de ativo, um exemplo disso são as opções.

Além de ativos do mercado a prazo, ações que não fazem parte de uma carteira teórica, ativos que possuem variação do preço de mais de 2% também não podem ser negociados.

Mais à frente você verá todas as restrições de se operar neste período.

2- Limite de Negociação

O limite de negociações neste período é de até R$900.000 por CPF, enquanto no período normal de negociação não há um limite.

Restrições e regras do After Market, quais são?

after market regras e restricoes

Agora, se você se interessou por este facilitador, você também deve se atentar às regras e restrições para quem opera no after market da b3.

Tipos de negociações:

No after market da B3 só podem ser negociados ativos do mercado à vista, ou seja, que compõem índices teóricos como o Bovespa, por exemplo.

Limite de Negociação:

Neste período, cada pessoa só pode negociar até R$900 mil.

Tipos de contratos:

Dos contratos futuros somente são negociáveis as commodities e também realizar as rolagens de contratos de mini índice e Ibovespa.

Não é possível negociar opções ou qualquer outro tipo de derivativos.

Controle de volatilidade:

Por isso, para que você consiga operar no after market da b3, o ativo só pode ter variação de 2% em sua volatilidade.

Como operar no After Market? 3 Dicas

1- Como comprar no After Market?

Para comprar os ativos no período de after market é um processo bem parecido com o que você está acostumado a realizar no seu home broker.

  1. Primeiro você deve criar a sua conta em uma corretora de investimentos de confiança e que possua uma taxa de corretagem condizente com o seu planejamento.
  1. Então, realize uma transferência do seu banco para a conta de sua corretora.
  1. Depois disso, você deve escolher os ativos que tem interesse durante o período normal do pregão e durante o período do after market escolha o ativo e crie a sua ordem de compra.

3- Como vender no After Market?

Primeiramente, se você quiser vender algum ativo de sua carteira:

  • Basta selecioná-lo e seguir os procedimentos normais da sua corretora;
  • Depois disso crie uma ordem de venda para o mesmo.

O mais importante que você saiba que no período de after market os preços dos ativos não variam.

Afinal essas operações ocorrem depois do horário do pregão.

Se os valores variassem muito, poderiam distorcer todo o mercado no período normal.

Para esclarecer, a volatilidade é controlada e somente alguns ativos podem ser negociados.

3- Como ver o preço dos ativos no After Market?

Os preços dos ativos podem ser consultados na própria corretora antes de finalizar a sua compra ou venda através do home broker.

A maioria dos home brokers oferece gráficos com o histórico de cotação do ativo, além de informações visuais que demonstram se a ação está caindo ou subindo no dia.

Melhores ativos para operar com a bolsa fechada

Na verdade, o período de after market ainda compreende que a bolsa esteja aberta, porém, o pregão normal de negociações está menos volátil, e com menos ofertas para operações.

Afinal, não é possível operar com o mercado fechado.

Porém, o robô ainda aceita ordens que podem ou não ser executadas na abertura posterior.

Outra possibilidade seria operar nos leilões de abertura (às 9h45) ou de fechamento (às 17h55) do mercado.

O leilão de abertura e do mercado é o momento em que os institucionais fazem ofertas de valores de compra e venda para as ações e depois de entrarem num consenso as ações são disponibilizadas no book de ofertas, que é o chamado pregão.

O período pós pregão, também tem um leilão, que é chamado de leilão de fechamento, que serve para determinar os preços de ajustes dos contratos ao final do pregão.

Vale a pena operar no After Market ?

Se você tem a oportunidade de operar no mercado em horário normal, terá mais opções de ativos para investir.

Entretanto, se não for o caso, o after market é mais uma oportunidade para que você possa manter seus investimentos e carteiras em dia com o seu planejamento.

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

Se você ainda tem dúvidas sobre como operar no after market invista em conhecimento e em estratégias que te farão reconhecer e claro, aproveitar as melhores oportunidades que o mercado financeiro proporciona.

O mercado financeiro possui uma gama enorme de termos e palavras que geralmente não são ensinadas no nosso dia a dia, e que muitas vezes podem nos afastar e dificultar nossas metas de investimento.

E por isso criei o Capitalista Selvagem que é o meu curso sobre investimentos, em que você aprenderá o “beabá” dos investimentos, desde a renda fixa, passando pela renda variável e claro, opções também.

Além disso, temos uma equipe técnica que te ajudará a sanar dúvidas que possam surgir e materiais de apoio para que você potencialize seus estudos.

Conclusão

after market 2020 b3

Para resumir, o período de after market da B3 serve para que o horário da bolsa brasileira seja igualado ao da bolsa americana, para facilitar as negociações entre as duas.

E com isso, você ganha uma hora extra para efetuar suas operações, como compra e venda de ações, por exemplo. 

Sendo assim, é preciso atentar-se ao período do ano e ao site da B3 para se atualizar sobre os horários de funcionamento da bolsa e não perder as oportunidades do mercado.

Atualmente o período de after market está suspenso desde 03/11/2020, pois o horário de verão americano terminou em 01/11/2020.

Porém, é praxe que em março (quando o horário de verão inicia novamente nos EUA) a B3 atualize os horários novamente e disponibilize os horários do after market para o ano vigente.

Também é importante lembrar que, nem todos os tipos de negociações e operações são disponibilizadas no período de after market da B3, são somente os contratos do mercado à vista, e no caso dos mercados futuros somente as commodities podem ser negociadas.

E por fim, consulte sempre as regras e restrições atualizadas do after market da b3 para que não seja pego de surpresa.

Domine o mercado e seja um Capitalista Selvagem.

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!