blog do luiz fernando roxo.
quem e nassim taleb
Início » Quem é Nassim Taleb, o investidor milionário das crises

Quem é Nassim Taleb, o investidor milionário das crises

nassim taleb

Nassim Taleb é o pensador vivo mais importante no mundo das finanças. Ele ganhou fama, e uma fortuna de milhões, como trader de opções. 

E um fato tornou o estatístico, investidor e trader ainda mais conhecido no mundo: ele ganhou muito dinheiro apostando em crises que ainda estavam longe de acontecer.

Ele é sem dúvida um dos maiores investidores de todos os tempos, além de reconhecida obra literária, sendo autor de diversos livros best-sellers, teve muito destaque na carreira acadêmica também como um grande executivo do mercado financeiro passando pelas maiores instituições financeiras do mundo, confira neste artigo.

E isso tem a ver com um de seus conceitos mais famosos, a “opcionalidade”, que é a capacidade de sobreviver e se tornar mais rico a cada crise.

Taleb também criou conceitos importantes, como o Cisne Negro, a Antifragilidade e Skin in the Game, adotados por grandes investidores em todo o mundo em suas carteiras de investimento.

No Brasil, eu sou um deles. 

E quem me acompanha nas redes sociais, e aqui no blog, sabe que seus conceitos e ideias me acompanham no dia a dia. 

Por isso, achei que vocês iriam gostar de conhecer um pouco mais sobre as ideias, a fortuna, os livros e as frases mais marcantes do mestre Nassim Taleb. 

Quem é Nassim Taleb?

Nassim Taleb é um mega investidor líbano americano, reconhecido mundialmente pela maneira única de pensar os investimentos e a vida, que o tornaram hoje uma das personalidades mais influentes do planeta.

qum e nassim taleb

Formação e carreira

Antes de mais nada, é importante dizer que o trabalho do economista é baseado em muitos anos de estudo e atuação em grupos financeiros conceituados. 

Além disso, ele foi membro do Instituto Politécnico da Universidade de Nova Iorque,  Conselheiro do grupo Universa Investments, além de investidor e pesquisador de matemática.

Com relação aos estudos, Taleb é Bacharel em Ciências pela Universidade de Paris, com MBA na Wharton School, uma das principais escolas de negócios do mundo, e PhD pela Universidade de Paris.

Nassim Taleb também tem um currículo extenso no mercado financeiro, o que lhe dá ainda mais credenciais:

  • Diretor-gerente e Trader Proprietário no Credit Suisse UBS;
  • Chefe de Moedas, Commodities e Renda Fixa para o First Boston;
  • Negociador de Derivativos em Moeda para o Banque Indosuez, diretor e chefe de arbitragem de opções financeiras na CIBC Wood Gundy;
  • Trader de Arbitragem de Derivativos no Bankers Trust (agora Deutsche Bank);
  • Trader Proprietário no BNP Paribas, market maker independente na Chicago Mercantile Exchange;
  • Fundador da Empírica Capital;
  • Conselheiro da Universa Investments de Mark Spitznagel e Brandon Yackin;
  • Autor de livros Best Seller, traduzidos em todo o mundo e que figuraram nas listas de mais vendidos por anos, tais como “A lógica do Cisne Negro”, e “Antifrágil”.

Como Nassim Taleb ficou milionário no mercado de ações?

Nassim Taleb ficou milionário no mercado financeiro em 1987, durante a Black Monday, quando o índice Dow Jones, que mede a variação média do preço das ações negociadas a New York Stock, registrou queda de 22.61%.

Nesse período, ele ganhou mais de 20 milhões de dólares operando Opções. 

Já em 1990 ganhou milhões vendido em petróleo e em 2000 outros muitos milhões durante a queda da Nasdaq. E, finalmente, em 2007 antecipou a crise das hipotecas e engordou sua fortuna. 

Confira a trajetória de ganhos de Nassim Taleb e veja que a maioria dos ganhos aconteceu…em momentos de crise. 

  • 1980 –  trader de opções independente;
  • 1987 – ganhou mais de 20 milhões de dólares no crash da Black Monday operando opções otm de renda fixa;
  • 1990 – ganhou milhões de dólares vendido em petróleo;
  • 2000 – ganhou milhões na queda da Nasdaq;
  • 2007/08 – antecipou publicamente a crise das hipotecas e se posicionou no ganho novamente;
  • 2020 – Universa Investments reporta ganhos de 4.400% nos três primeiros meses do ano.

Por que ele virou o guru dos investidores?

Justamente porque ele chegou ao topo da carreira como market maker, trader, gestor de risco e derivativos. Ou seja, operando. 

Para, em seguida, novamente chegar ao topo de outra carreira, como pesquisador matemático, estudioso e ensaísta.

Em 2006, ele ocupou cargos no Instituto Courant de Ciências Matemáticas, da NYU, na Universidade de Massachusetts Amherst, na London Business School e na Universidade de Oxford.

Além disso, desde 2008 Nassim Taleb é professor, com distinção, de Engenharia de Riscos na Escola de Engenharia da Universidade de Nova Iorque.

Do mesmo modo, foi pesquisador, com distinção, em Pesquisa no Centro de BT da Said Business School, Universidade de Oxford (2009-2013).

Logo depois, foi um dos fundadores do Real World Risk Institute L.LC.

Na introdução do seu livro técnico de opções, “Dynamic Hedging”, Nassim Taleb conta como decidiu fazer a transição da carreira – de investidor para pesquisador: 

“Depois de fechar cerca de 200.000 transações de opções ao longo de 12 anos e estudar cerca de 70.000 relatórios de gerenciamento de risco, eu senti que precisava sentar e refletir (…)

(…) Subi até meu sótão onde, durante 6 meses inteiros, passei 14 horas por dia, 7 dias por semana, imerso em teoria das probabilidades, análise numérica e estatística matemática (em nível de doutorado). Então, comecei a escrever este livro”.

Livros do Nassim Taleb:

nassim taleb livros

Dynamic Hedging (1997)
(ainda não lançado no Brasil)

vanilla an exotic options

Taleb passa meses no sótão de sua casa mergulhado na matemática das opções para escrever este livro, que já prenunciava a solução para os investimentos.

Iludidos pelo Acaso (2001)

nassim taleb iludidos pelo acaso

Iludidos pelo Acaso foi o primeiro livro a abordar a aleatoriedade, o random walk, de maneira não técnica ou puramente matemática e começa a falar sobre a vida.

A Lógica do Cisne Negro (2007)

O livro mais famosos de Nassim Taleb, o Cisne Negro vendeu mais de 3 milhões de cópias ao redor do mundo e colocou o economista entre as pessoas mais influentes do planeta.

Isso porque no livro Taleb prevê publicamente, e em detalhes, as crises de 2008 e 2020.

Antifrágil (2012)

Antifragil

Taleb complementa o tema de suas obras anteriores proclamando a incerteza como algo presente e desejável.

O autor defende que aprendendo os mecanismos de antifragilidade, o conceito principal do livro, pode-se tomar melhores decisões sem a ilusão de ser capaz de prever o próximo grande acontecimento.

Arriscando a própria Pele (2018)

Skin in The Game é um tratado sobre ética e sobre a opcionalidade, chega na política e na visão de mundo para futuro. É um statement.

Artigo Statistical Consequences of Fat Tails (2019)

Statistical Consequences of Fat Tails é um artigo técnico completo que comprova a sua tese sobre a solução para o problema da cauda gorda.

E apresenta definitivamente a prova para a solução dos investimentos, na forma de uma Construção Barbell (um lado maior extremamente conservador e outro bem menor extremamente arriscado).

Quais as principais ideias de Nassim Taleb?

O Cisne Negro

cisne negro a logica

Para Nassim Taleb, Cisne Negro é um tipo de evento imprevisto e imprevisível, que quando acontece transforma a realidade.

Uma dúvida comum sobre a teoria de Nassim Taleb é:

  • A Covid-19 foi um Cisne Negro? De acordo com Taleb não, pois era previsível e, portanto, o evento é considerado um Cisne Branco.

No vídeo a seguir, eu explico em detalhes a lógica por trás do conceito do Cisne Negro.

Embedar: https://www.youtube.com/watch?v=qI4zuKiu_lE

Antifragilidade

Antifragilidade é a capacidade dos organismos que prosperam e atravessam os tempos se fortalecendo.

A Principal característica destes organismos é essa antifragilidade, cujo termo é um neologismo criado por Nassim Taleb para designar a condição de sair melhor e mais forte a cada dificuldade ou golpe sofrido.

Gerenciamento de Risco

Nassim Taleb e Mark Spitznagel foram os criadores do conceito seguro de carteira.

Antes de mais nada, usando opções fora do dinheiro.

De acordo com Taleb essa é a forma mais potente de evitar o grande problema dos investimentos e ainda se tornar antifrágil diante do maior problema dos investimentos, que são as grande quedas.

A Estratégia Barbell

Esta estratégia é apresentada publicamente pela primeira vez no livro A Lógica do Cisne Negro (capítulo 13).

“se você souber que está vulnerável a erros de predição e se aceitar que a maioria das ‘medidas de risco’ são falhas, por causa do Cisne Negro, então sua estratégia deverá ser a de ser tão hiperconservador e tão hiperagressivo quanto puder, em vez de ser apenas moderadamente agressivo ou conservador. Em vez de colocar o dinheiro em investimentos de ‘risco médio”.

Convexidade

De acordo com Taleb, a convexidade é a capacidade de ganhar com os grandes movimentos, independente da direção do mercado. Se chama convexidade devido à forma do gráfico, que se parece com um sorriso, uma forma convexa.

Este conceito foi apresentado em seu primeiro livro “Dynamic Hedging”, e também descrito tecnicamente como o princípio da contaminação, um termo bastante técnico que mencionei aqui só para detalhar. 

Mas se você não é um profissional técnico de derivativos não se preocupe, basta entender o que é convexidade.

É, portanto, a essência da opcionalidade. Opcionalidade é ter mais vantagens que desvantagens ao seu favor e é a maior força das opções.

A convexidade é você aproveitar os momentos em qualquer direção do mercado. É você se preparar para os eventos que a vida pode te oferecer. 

Seguro de Carteira:

É o ato de comprar puts, opções de venda fora do dinheiro, como proteção para grandes quedas, contabilizando este seguro no orçamento anual.

Como custo de oportunidade que se beneficia em quedas que ultrapassem os dois desvios padrões dentro do período de vida útil do contrato de derivativo adquirido.

Neste vídeo, vazado do escritório de Nassim Taleb, mostra como ele e sua equipe ainda usam a Estratégia do Pozinho para fazer Seguro de Carteira. 

Nassim Taleb e os investimentos

Como é a estratégia de investimentos proposta por Nassim Taleb?

A estratégia de investimentos proposta por Nassim Taleb se baseia na utilização da opcionalidade e da reserva de caixa como uma forma de potencializar a riqueza no longo prazo.

Opcionalidade é, nesse sentido, a utilização de contratos de derivativos sobre ações negociadas na bolsa de valores.

Assim como a utilização de derivativos de commodities ou câmbio.

Portanto, uma vantagem que somente as opções podem dar, seja ao seu lançador ou ao seu titular.

Como fazer proteção de carteira de acordo com as teorias de Nassim Taleb?

Segundo a teoria de Nassim Taleb, a proteção de carteira é a única maneira de ter ações e evitar o risco de ruína no longo prazo. 

Por isso, a proteção de carteira seria a acumulação de “não perdas” nas grandes quedas.

Utilizando contratos de derivativos sobre ações, que são as opções.

Como usar a estratégia de Nassim Taleb nos seus investimentos?

Eu me considero um mensageiro de Nassim Taleb e venho estudando e me aprofundando na estratégia dele há mais de uma década.

Por isso, eu leio e releio seus livros e estive com ele muitas vezes.

E hoje em dia mais de 20 mil pessoas comigo a obra de Taleb, que merece todo o respeito e dedicação de muitas horas.

Se você também tem interesse por estes temas e quer se tornar antifrágil no mercado financeiro e construir sua carteira barbell, te convido a se juntar à minha comunidade.

Juntos, vamos analisar as melhores formas de ultrapassar as grandes crises do mercado financeiro se tornando maior e mais forte a cada uma delas. 

Então, vamos em frente, empreender no mercado financeiro, mas com proteção e sabedoria para se beneficiar enquanto os outros são arrastados pelo mercado.

Leia mais: O que é e como funciona o mercado de opções

O que Nassim Taleb tem a ver com as crises?

Certamente você já percebeu como a obra de Nassim Taleb se construiu sobre um fato:

  • As grandes quedas ocorrem com muito mais frequência do que uma distribuição normal.
  • Portanto, se você “ganhar” ao invés de “perder” nas grandes quedas, isso se tornará um potente acumulador de riqueza no longo prazo, capaz de ganhar até mesmo do próprio mercado.

Por exemplo, o fundo Universa Investments, de Mark Spitznagel, aconselhado por Taleb, reportou ganhos de mais de 4.000%, somente em março deste ano.

Além disso, o retorno acumulado ganha do índice S&P e acumula ao redor de 12% de crescimento ao ano desde a sua criação.

Antes de mais nada, como Taleb vem orientado há muitas décadas, o mundo se encontra às margens de uma crise sem precedentes. A cada auxílio entregue pelos governos, maior será a crise.

E ela ainda sequer será um Cisne Negro.

Um reset global?

Definitivamente, um novo começo para todos na economia! 

Portanto, se você está convexo, durma tranquilo e acompanhe o zig zag!

O que Nassim Taleb pensa sobre a pandemia?

Nassim Taleb veio a público com bastante veemência desde setembro de 2019, alertando ao mundo sobre os perigos de uma pandemia global, que eram muito prováveis a cada ano e, portanto, uma das maiores fragilidades da humanidade e dos mercados.

Pandemias são temas tratados em livros do Taleb desde o Cisne Negro. Sendo assim, ele declara que esse tipo de evento é considerado Cisne Branco, ou seja, previsíveis e esperados pela frente.

Nesse contexto, Nassim Taleb condenou o auxílio fornecido pelos governos a grandes empresas que alegassem desconhecimento do cenário e não tivessem se preparado e formado caixa para uma situação de confinamento em massa. 

Confira essa entrevista que Taleb deu para a Bloomberg sobre o assunto:

Por isso, desde o início da pandemia, Taleb promoveu diversos esforços, especialmente para que o mundo passasse a usar a estatística de cauda (um tipo de distribuição mais adequado ao estudo de pandemias) como fator de sobrevivência e prosperidade para a humanidade.

Isso porque, de acordo com Taleb, o mundo vinha usando as ferramentas estatísticas erradas para tomar decisões através dos governos e da OMS. 

Taleb fez muitos vídeos, alertas públicos e aconselhamento a autoridades governamentais e mundiais, que pouco a pouco vão ajustando a melhor forma de lidar com situações de risco, tais como pandemias. 

Conclusão:

Como eu te mostrei neste artigo, o Nassim Taleb é um pensador incrível que está transformando o mundo das finanças com sua maneira de pensar os grandes movimentos do mercado. 

Ele seguirá alertando o mundo e ensinando a forma correta de enxergar os riscos e os ganhos, mesmo em momentos de crise grave, a partir de conceitos como:

  • O Cisne Negro
  • Antifragilidade
  • Gerenciamento de Risco
  • Estratégia Barbell
  • Opcionalidade
  • Convexidade
  • Seguro de Carteira

Se você quer começar a seguir as metodologias de Taleb nos seus investimentos, pode começar se posicionando no mercado de maneira antifrágil, ou seja, com menos perdas para sair mais fortalecido em momentos de crise.

Para isso, é importante proteger seus investimentos com um seguro de carteira.

Isso porque, de acordo com Nassim Taleb, o mundo está consolidado atualmente em cima de uma economia muito frágil e que poderá sucumbir a qualquer momento.

E para vencer essas crises, e até mesmo sair mais fortalecidos dela, estamos nos preparando diariamente na academia da volatilidade, seguindo também os ensinamentos de Nassim Taleb.

Por isso, estaremos mais fortes a cada golpe, então, não perca mais tempo e junte-se à Comunidade Capitalista Selvagem. 

luiz fernando roxo.

luiz fernando roxo.

adicione um comentário

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!