blog do luiz fernando roxo.

O que é Home Broker? como usar?

Antes de começar a investir na Bolsa de Valores você precisa conhecer o Home Broker. 

Você já deve ter visto por aí que para operar na Bolsa é preciso: conta na Corretora e um Home Broker para mandar as suas ordens. 

Antes de começar a investir na Bolsa, você já deve ter conhecido outros tipos de investimento e adquirido o hábito de guardar dinheiro. 

O que quero dizer é que antes de entrar na Bolsa de Valores você tem que ter dinheiro guardado em outro lugar, um pouco mais conservador. 

Ao ler os meus artigos você vai entender a importância de construir uma carteira de investimentos. E aos poucos estou te mostrando a maneira dessa construção. 

Não tem como começar a investir tudo o que você tem em um única lugar. E o primeiro conselho que eu te falo é: não exponha tudo que você tem sem antes conhecer. 

A montagem de uma carteira ou portfólio de investimento deve passar a maior parte em Renda Fixa (conservador) e enquanto a menor parte fica em Renda Variável (arriscado).  E conforme você investe, aplica-se o Balanceamento Dinâmico na sua carteira, mas isso é assunto de outro artigo. 

Começar logo de cara a operar na Bolsa é um erro que muitas pessoas comentem. Porque não estão preparadas, emocionalmente, para perder ou ganhar dinheiro. 

Se você não está preparado para ganhar muito e perder em questão de segundos, pense bem e entenda todo o processo. O importante é você construir um setup. 

Por isso, que você deve está preparado para começar a investir e entender que o mercado é feito de altos e baixos. A mudança de hábito nesse processo de investimento é fundamental para você crescer financeiramente.

Não é impossível viver do mercado, você precisa estudar, colocar em prática e ter um setup definido para cada estratégia. 

Porque só assim você consegue se sair bem e alavancar a sua carteira de investimentos. 

Se você quer ser rico em 10 anos, tem que ter essa diversificação na sua carteira e encarar as dificuldades que o mercado pode proporcionar. 

Você só vai conseguir ser rico se tiver uma carteira bem construída e que passe por alguns tipos de  investimento. Volto a repetir, não deixe o seu dinheiro em um único lugar.  

Neste artigo, vou apresentar o Home Broker, com essa ferramenta é possível iniciar as suas operações na Bolsa de Valores. 

O que é Home Broker? 

O Home Broker não é difícil de entender você verá que é bem simples. O difícil mesmo é só se você apertar o botão errado. Eu mesmo já fiz isso algumas vezes (depois conto essa história pra você). 

Essa ferramenta faz a ponte entre você e as Ações. No Home Broker o investidor manda as ordens de negociações de compra ou venda de Ações, Opções, Commodities entre outras. Depende da estratégia que você escolheu. 

Ou seja, o Home Broker é um aplicativo/ferramenta que você encontra na sua corretora para fazer as suas negociações na Bolsa. 

O sistema do Home Broker é bem acessível e tudo acontece com a ajuda da Internet.

E vale ressaltar que não tem jeito de realizar negociações sem ajuda de uma intermediadora.  Por isso que as corretoras são responsáveis por essa intermediação entre investidor a Bolsa. 

Existem algumas ferramentas que não são ligadas diretamente a uma corretora mas, elas fazem a conexão com qualquer corretora. Depende da sua escolha na hora de procurar uma ferramenta fora da sua corretora.  

Então, o Home Broker tem a função de: 

  • Acompanhar as cotações do mercado em tempo real,
  • Comprar e vender os ativos,
  • Visualizar a sua carteira em Bolsa e extrato. 

Home Broker e Mesa de Operações. 

Mas, para deixar você bem por dentro do assunto, vale lembrar que nem sempre foi assim pela Internet. 

Antes da Bolsa se estruturar na internet, tudo acontecia pelo telefone e ainda eram poucos investidores de pessoas físicas. 

Mas, graças a evolução hoje é tudo pela internet e são mais de 1 milhões de pessoas que investem na Bolsa de Valores. 

Para te deixar tranquilo, ainda é possível que a Mesa de Operações faça para você as negociações na Bolsa. 

Normalmente, a Mesa de Operações é composta por analistas da corretora que irão emitir ordens para os investidores que optarem por essa atividade. 

E para você ter acesso a Mesa de Operações é precisa ligar na sua corretora e solicitar o serviço. O operador vai fazer todo o processo de negociação para você. 

Mas, normalmente, as pessoas usam a Mesa de Operações para fazer a execução de alguma ordem que não está conseguindo no Home Broker. Vai do seu critério o que preferir usar. 

O Bom do Home Broker é que fica tudo na sua mão, não precisa depender de terceiros para executar uma ordem. Além, de poder operar no momento que quiser durante a abertura do mercado. 

Lembrando que se escolher operar na Mesa de Operações o custo é bem mais alto. E mesmo assim, você precisa ter visto os ativos que deseja comprar. 

Quais as negociações que posso fazer no Home Broker? 

Como disse no começo do texto para começar a investir você precisa entender o que é a Renda Variável e perceber que é uma modalidade que envolve a Bolsa de Valores. 

Definindo o que você vai operar, estratégia e setup fica fácil de começar no mercado. 

Hoje o Home Broker permite você fazer negociação de: 

  • Ações 
  • Contratos futuros e Minicontratos 
  • Opções 
  • Fundos de Investimentos. 

Vale, lembrar que nem todas as corretoras têm a opção de negociação de fundos. Isso porque os fundos, normalmente, é feito por administradores ou gestores. 

Então, você escolhe por onde quer começar. 

Quanto custa? 

Grande parte das corretoras não cobram para você ter acesso ao Home Broker. Porém, você pode abrir uma conta na corretora hoje e não ter a opção de Home Broker. 

Isso pode acontecer devido ao seu perfil, algumas corretoras só liberam essa ferramenta se você tiver um perfil agressivo. 

Ou ainda, se você tiver uma quantidade suficiente de dinheiro na corretora. 

Algumas corretoras cobram para usar o Home Broker e principalmente as ferramentas que não são ligadas a nenhuma corretora. 

Caso, a sua corretora não cobre por usar o Home Broker, você acaba pagando taxa de corretagem.

A taxa de corretagem acontece sobre cada operação de compra e venda, como por exemplo de Ações, Opções

O valor da taxa costuma ser entre 5 a 20 reais, isso depende da corretora que você escolheu. Porém, algumas corretoras não cobram essa taxa, mas podem determinar o número de negociações que você pode fazer durante o mês. 

O que você deve fazer é: somar os valores de corretagem que você gasta e fazer a diferença entre a Mesa de Operações. 

Acredito que ficará mais barato operar por conta do que por uma Mesa de Operações. Mas, eu sei que vai depender do seu critério em relação a isso. 

Lógico, que ainda tem algumas corretoras que têm isenção da taxa de corretagem pelo Home Broker. Veja que tem mercado pra tudo. Por isso que não dá para apenas falar qual você deve escolher, uma vez que, existem muitas opções. 

Como operar no Home Broker?

Olha uma dica que sempre falo para os meus alunos é que antes de operar façam estudos, simulações. 

Uma ferramenta que sempre falo pra eles usarem, antes de ir pro home Broker, é o Oplab

Um aplicativo de simulações do mercado em tempo real e que te ajuda a encontrar as melhores oportunidades tanto de Opções quanto de Ações. 

Às vezes ao entrar no Home Broker, você pode achar difícil de visualizar as melhores Ações e Opções. Por isso que ao entrar no Oplab visualizar o ativo que você quer e depois ir para o Home Broker fica mais fácil. 

Então, para operar no Home Broker você vai entrar no aplicativo na sua corretora, ver se possui a opção de Home Broker e ter o primeiro acesso às boletas.

Você vai ver que é bem simples. 

Quando você definir o ativo que irá comprar, do lado da nomenclatura  aparecerá a letra C (comprar) ou V (vender) e você vai escolher uma das opções. 

Por exemplo, imagina que você queira comprar Ações de PETR4, então você vai no ativo  e aperta comprar, em seguida vai aparecer essa pequena tela, com o: ativo, quantidade, preço (o preço que está do papel naquela hora) . 

E então ao escolher tudo, ativo e quantidade, você enviará a ordem. 

Antes de enviar a ordem o Home Broker vai te pedir a assinatura eletrônica. Só quando você colocar a assinatura a ordem será mandada. 

A mesma coisa vai acontecer quando você desejar vender as suas Ações. Veja que é bem simples de entender. 

O que acho complicado de achar ainda são os ativos de Opções. Mas, quando eu decido no Oplab, fica mais fácil de encontrar. 

compra.
venda.

Quais as vantagens e desvantagens? 

Você viu que é muito simples de usar o Home Broker não existe muito segredo para isso. 

O mais interessante é a comodidade que você vai ter de poder operar de qualquer lugar.  

Além disso, você verá em tempo real a carteira de Ações, a movimentação do mercado. 

Outra vantagem é a forma de enviar a ordem de maneira segura. Você só tem que prestar atenção no ativo e quantidade que quer enviar.

Além disso, você pode diversificar os seus investimentos, por exemplo entre Ações, Opções, Contratos. Você escolhe ao definir a sua estratégia de investimento. 

A corretora permite colocar o stop na sua compra ou venda. Só coloca essa opção para programar o valor que você acredita que o mercado pode colocar. Com isso acontece a execução da ordem. 

Mas, tome cuidado, pode ser que não aconteça, pode ser que um dia dê problema… Afinal, estamos falando de um robô. E estamos falando também do mercado, pode acontecer uma alta ou baixa. 

A desvantagem é que você tem que tomar muito cuidado ao apertar o botão. Porque pode acontecer de você colocar a quantidade errada, o ativo errado e apertar o botão em seguida sem verificar.  

Além disso, você pode achar ruim o sistema para encontrar os ativos. 

Então, é fundamental que você observe os detalhes antes de apertar o botão. 

Eu mesmo, já quebrei 3 vezes porque apertei o botão errado, por não ver a quantidade. Então, cheque quantas vezes forem necessárias. 

Uma coisa que você tem que ter sempre em mente quando operar: a única pessoa responsável pelo seu dinheiro é você mesmo, não culpe os outros. 

Como identificar o melhor Home Broker?

Como estamos falando de um sistema é lógico que ele não será tão perfeito, pode acontecer altos e baixos. 

Então, veja sempre a possibilidade de testar por um período um Home Broker. Porque um sistema estável, ágil e seguro é que você procura. 

E isso é uma exigência que temos que ter com a corretora, não se esqueça que a corretora é responsável por oferecer uma ferramenta de qualidade.

Justamente por isso, que você deve procurar a melhor corretora com um bom Home Broker para que você não fique na mão na hora de realizar as suas operações. 

Outros diferenciais que você deve observar é a rapidez de aviso/notificação sobre o ativo que você está comprado ou vendido. 

Quais as corretoras que possuem Home Broker? 

As corretoras mais populares como: XP Investimentos, Rico, Clear, Easynvest, Modalmais, entre muitas outras possuem Home Broker. 

Agora, qual a melhor? Isso você que vai definir, qual você acha melhor para você. Porque o que é bom pra mim pode não ser tão bom pra você. 

O custo de uma é melhor que a outra. O atendimento é melhor que a outra. 

Ou seja, você vai colocar tudo no papel e ver qual a melhor opção pra você e se faz sentido para os seus negócios. 

Espero que tenha gostado do artigo e me conta aí o que você achou.

Até a próxima. 

Luiz Fernando Roxo

8 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!