blog do luiz fernando roxo.
tesouro ipca

Tesouro IPCA ou Selic: qual título investir?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o Tesouro Direto, um dos títulos que o compõe é o Tesouro IPCA, junto com o Tesouro Selic e também o Tesouro Pré-fixado.

 Pareceu confuso? À frente vou explicar a diferença entre cada um dos títulos, principalmente do tesouro Selic e do tesouro IPCA.

A rentabilidade acumulada do Tesouro Direto varia bastante, pois a data de vencimento entre os títulos é diferente, além disso, em alguns casos se você resgatar seu investimento antes da data prevista em contrato, poderá não ter o lucro esperado por conta de um fenômeno conhecido como marcação a mercado.

O tesouro IPCA tem sua rentabilidade composta por duas taxas, o IPCA, e uma taxa pré fixada. Ou seja, se a inflação estiver alta, seu lucro será maior.

No texto te mostrarei como calcular a rentabilidade e até quando é a hora de resgatar esse ativo.

Caso queira aprender ainda mais sobre esse tipo de ativo, e enriquecer ainda mais seu conhecimento sobre o mercado financeiro, leia esse artigo.

O que é tesouro IPCA +?

O Tesouro IPCA é um título do governo. Então ao investir neste título, é como se você estivesse emprestando dinheiro ao governo, que vai te devolver em forma de taxas e com juros.

Esses títulos são normalmente utilizados para quem está ingressando no mercado financeiro, pois podem trazer mais lucro que a poupança, são investimentos ultra conservadores e é simples de investir.

Para te ajudar a entender melhor, quando você abre o site do Tesouro Direto na área de preços e taxas, vai se deparar com alguns títulos com nomes parecidos.

O que diferencia cada um deles é a sua data de vencimento e alguns possuem pagamento de juros semestrais, enquanto outros pagarão apenas na data do vencimento em questão.

Entenda melhor os tipos de títulos IPCA do tesouro nos próximos parágrafos:

*Títulos disponíveis na data de postagem do texto*

Tesouro ipca+ 2045 

Esse tesouro é aconselhável para quem faz investimentos a longo prazo, pois é vantajoso esperar o título até sua data de vencimento para obter um bom lucro. 

Sua rentabilidade é o IPCA mais uma taxa que varia de acordo com a precificação do mercado.

O vencimento desse tesouro é só em 2045, então o dinheiro vai ficar rendendo e você obterá o melhor lucro possível na data de seu vencimento.

Tesouro ipca+ 2035

Como todos os ativos de tesouro direto ele apresenta poucos riscos, e também é mais utilizado para investidores que querem fazer investimentos a longo prazo, além de proteger seu patrimônio da inflação.

Sua rentabilidade é composta pelo IPCA e a porcentagem pré-fixada.

Sua data de vencimento é em 2035.

Tesouro ipca+ 2026

Como os outros dois tipos de investimentos do Tesouro IPCA, ele é usado por investidores conservadores e com foco no lucro a longo prazo, sua rentabilidade também é feita como a anterior.

E sua data de vencimento é em 2026. Sua rentabilidade é: IPCA mais a taxa% já pré fixada, essa porcentagem pode variar.

Tesouro ipca+ 2030 – com juros semestrais

Todos os títulos até o momento pagam seu investimento acrescido de juros apenas na data de vencimento, porém esse título realiza pagamentos semestrais (como o próprio nome sugere).

Esta é uma boa alternativa para quem deseja se proteger da inflação, mas também deseja ter rendimentos periódicos em seu portfólio.

Afinal, é como se você estivesse recebendo um “aluguel” a cada seis meses e essa renda extra pode ser utilizada para reinvestir em outras aplicações.

Entretanto, com o pagamento de juros semestrais o rendimento no longo prazo deste tipo de título acaba sendo menor do que os anteriores por dois motivos: os juros pagos não continuam rendendo e isso afeta os juros compostos ao longo do tempo e, além disso, a cada pagamento semestral, incide imposto de renda, o que prejudica o rendimento a longo prazo.

Qual melhor Tesouro Selic ou IPCA?

O Tesouro IPCA é voltado para quem deseja se proteger da inflação, porém sem necessidade de resgatar o investimento no curto prazo, já o tesouro Selic é um investimento a quem deseja criar uma reserva financeira com bastante liquidez. 

Ambos permitem que o dinheiro seja retirado antes do prazo de vencimento, porém o Tesouro Selic sofre menos variações de valor, resguardando assim o seu dinheiro investido.

Como funciona o tesouro ipca?

O tesouro ipca funciona da seguinte forma, sua remuneração é feita de forma híbrida, uma parte do valor que irá receber é o valor pré-fixado a outra é um valor atrelado ao IPCA.

Apesar de ser um investimento de médio a longo prazo, este ativo pode ser resgatado antes de seu vencimento.

O tesouro ipca pode ser um bom investimento quando há altas inflações, pois o seu patrimônio fica seguro mesmo com a desvalorização da moeda.

Quando o Tesouro IPCA vale a pena?

O IPCA vale a pena para investidores que visam lucro a longo prazo. Para isso é preciso ter muita paciência.

E é um ativo mais utilizado para investidores mais conservadores, e quanto mais tempo o dinheiro estiver investido, mais lucro você terá.

Ou seja, é usado por pessoas que querem correr menos riscos, e como já disse é seguro mesmo com as crises e instabilidades.

Mesmo que passe por algumas variações negativas, caso espere até o vencimento do título você terá lucro. Além disso, tem um valor acessível para qualquer investidor, o valor mínimo é de trinta reais.

Quais os riscos do Tesouro IPCA?

Como todo investimento, ele também apresenta riscos, mas por ser um título do tesouro direto é uma das opções que têm os menores riscos.

O maior risco que tem é resgatar o ativo antes de seu vencimento, dessa maneira o risco de perder patrimônio aumenta, mas se esperar a data do vencimento, as chances de risco diminuem muito.

Por conta disso é preciso ter bastante organização e paciência.

Existe outro risco, porém é muito raro de ocorrer, que é se caso o governo te dê um calote, pois ele é credor das ações de tesouro direto, mas como já disse é muito improvável que isso aconteça.

Tesouro IPCA negativo

Essa variação que pode ser negativa ocorre, pois o tesouro é em partes composto pela inflação.

Então se a inflação não estiver alta, o valor do IPCA pode ficar negativo. Outra coisa que impacta na variação do título são os reajustes das taxas pagas da parte pré fixada do título.

Por que o Tesouro IPCA oscila?

O Tesouro IPCA oscila por conta da inflação e condições do mercado, então se a inflação estiver em baixa, consequentemente o valor do tesouro vai oscilar negativamente.

E vice-versa, se as condições do mercado estiverem favoráveis, com alta inflação, irá aumentar o preço do Tesouro.

Mas tem alguns jeitos de não sofrer tanto com a volatilidade e a oscilação desse investimento.

Primeiramente é preciso se organizar e entender que essa operação pode ser vantajosa para você a longo prazo.

Porque se você esperar até a data do vencimento, será recebido o valor pré-estipulado na hora de sua compra. Caso tenha que resgatar antes do esperado, a oscilação pode ser um fator negativo, fazendo com que não receba o valor esperado. 

Então, para evitar isso, certifique-se de que é possível esperar a ação até o dia de seu vencimento.

Como calcular?

tesouro ipca calcular

Para fazer o cálculo existem sites e aplicativos que podem fazer isso por você, mas caso queira saber como calcular, veja só:

Primeiramente, o valor de um tesouro IPCA é composto por uma taxa fixa e mais a variação inflacionária.

Então para calcular a rentabilidade desse tesouro é só somar essas duas partes, lembrando que com o tempo essa taxa inflacionária terá variações, ou seja, se a inflação estiver alta, a ação também vai subir.

Como comprar tesouro IPCA?

Agora que você sabe tantas coisas sobre essa título, deve estar curioso sobre como comprar o tesouro IPCA.

Como disse, é um investimento a longo prazo, ou seja, caso seja um investidor mais conservador pode ser vantajoso ter ele em sua carteira.

Após entender se faz sentido comprá-lo é preciso procurar uma corretora para investir, procure a que pague menos taxas e tenha possibilidade de investir no tesouro IPCA.

Ao encontrar a corretora com esses requisitos é preciso estudar um pouco sobre o investimento e se vale a pena colocá-lo em sua carteira.

Também se decidir comprar esse ativo é preciso ter uma boa organização, pois a melhor maneira de ter lucro é esperar até o dia de seu vencimento.

Lembrando que esse ativo pode ser resgatada antes de seu vencimento, vou ensinar como é feito isso:

Como resgatar?

Agora que você já sabe como comprar esse título, vou te explicar como resgatar. O resgate desse ativo pode ser feito antes de seu vencimento, mas não é aconselhável.

E com resgate antes do esperado o investimento  pode te trazer prejuízos, como dito em tópicos anteriores, o tesouro IPCA é composto por um valor fixo e mais uma taxa inflacionária.

Então se você retirar esse valor antes e a taxa inflacionária estiver desfavorável, o investidor pode não terá o lucro esperado. 

Aprenda mais sobre o mercado financeiro

Gostou deste tema? Quer saber mais sobre a renda fixa e também sobre a renda variável? 

Preparamos um curso completo com mais de 60 horas de aulas gravadas e ainda vários tira-dúvidas ao vivo para você aprender tudo o que precisa saber sobre os diferentes tipos de investimentos.

Dê os seus primeiros passos no mundo do mercado financeiro e torne-se um Capitalista Selvagem criando estratégias, simulando as suas operações com cada vez mais segurança.

Veja como iniciar esta jornada clicando aqui:

Conclusão: 

Agora que você leu todo o texto, com certeza sabe ainda mais sobre o mercado financeiro.

Espero que tenha entendido quais são os riscos, vantagens e entre outros pontos importantes sobre o Tesouro IPCA.

Que tenha entendido a diferença entre Selic e IPCA. A principal diferença é a volatilidade, a do Selic é bem menor do que a do IPCA. Essa diferença ocorre, pois o IPCA tem sua taxa composta pela taxa de inflação e mais uma pré-fixada.

Mas ambos os títulos são indicados para investidores conservadores que querem ter sua carteira bem diversificada, já que normalmente a data de vencimento é longa, e é perfeito para esse tipo de investidor, pois não terá tantos riscos.

Então para esse investimento dar certo é preciso muita organização por parte de quem comprar esse ativo, pois investirá um valor que só irá retornar em anos, porém com segurança.

Também mostrei como calcular a rentabilidade, que é só somar a taxa inflacionária e a pré-fixada, lembrando que tem sites que podem fazer isso para você, inclusive o site do próprio Tesouro Direto.

Mas esse ativo pode ser resgatado antes da data de vencimento.

Espero que com o texto tenha te ajudado com alguma dúvida que tinha sobre esse assunto. 

Luiz Fernando Roxo

2 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!