blog do luiz fernando roxo.
mercado-futuro

Mercado futuro: entenda como funciona

Nesse texto vou te mostrar o que é mercado futuro, vou explicar suas características, vantagens e riscos.

O mercado futuro apresenta contratos que podem ser muito importantes para investidor, entre os ativos estão commodities, moedas e até índices da bolsa de valores.

Então ativos como Boi Gordo, milho, dólar e o próprio índice da Bovespa são negociados como contrato futuro, ou seja, é uma ferramenta que permite a negociação do valor futuro dos principais ativos do Mercado.

Ao decorrer desse artigo vou te mostrar as principais vantagens e riscos de investir no mercado futuro, como funciona o código de negociação e seu vencimento, entre outros pontos muito importante para começar a investir em contratos futuros. 

Se você se interessou sobre o assunto, e quer saber mais sobre, continue comigo e se aprofunde no mercado futuro.

O que é o mercado futuro na B3?

A B3 disponibiliza vários contratos de mercado futuro, esses contratos trazem muitas variedades e são muito dinâmicos, sendo assim se torna um interesse comum de diversos investidores.

O mercado futuro é composto por quatro segmentos principais, moedas, commodities, juros e índices. Alguns desses tipos têm liquidação física, mas a maioria dos contratos é de liquidação financeira.

Para te mostrar como pode ser positivo investir nesse mercado, vou te mostrar algumas vantagens.

Vantagens de investir no mercado futuro 

Agora vou mostrar três coisas que tornam o mercado futuro vantajoso.

Uma coisa de suma importância para ter sucesso com o mercado financeiro é a diversificação, e os contratos futuros conseguem te proporcionar isso.

Como já falei, existem quatro segmentos principais, com isso há muita diversidade no que investir.

Para entender melhor, considere as commodities como exemplo, que já apresentam uma grande variedade para o investidor, como o milho, café, carne, entre outros. 

Além de apresentar uma grande diversificação, outra vantagem é a flexibilidade que o contrato futuro apresenta, pois é possível lucrar tanto na queda quanto na alta do Mercado. 

Normalmente no mercado de ações, você investe apostando na alta do mercado, e consegue seu lucro se suas ações subirem. Porém, você também pode lucrar com a desvalorização dos ativos se usar ferramentas como os contratos futuros.

O último ponto que deixa esse mercado tão interessante é a facilidade para investir nele. Se você já é experiente em investimento com ações já é meio caminho andado, pois a negociação do mercado futuro se assemelha muito a ela.

Logo, você só necessita de um Home Broker para fazer esse investimento.

Quais são os ativos do mercado futuro?

O mercado futuro apresenta uma grande variedades de ativos, desde commodities e até moedas, vou citar os principais ativos:

1- Commodities

As commodities são compostas por várias matérias-primas, como açúcar, café, etanol, boi gordo e milho. Vou mostrar como é feito seu contrato e entre outras características importantes sobre eles:

-Milho: O contrato do milho é contado por sacas, um contrato são 450 sacas. Esse contrato tende a ter uma volatilidade mais baixa.

-Boi gordo: O tipo contrato boi gordo sempre irá vencer no último dia útil do mês, e cada contrato equivale a 330 arrobas, que é a mesma coisa de 4950 kg.

Esse tipo de commodities é muito forte em nosso país, pois criamos e exportamos muito esses bovinos. 

-Café: Cada contrato desse ativo equivale a 100 sacas, que são cerca de 60 kg. Seus contatos tem seu vencimento em Março, Maio, Julho, Setembro e Dezembro.

-Soja: Como o café, esse contrato também vai ser cotado por sacas, assim como milho cada contrato tem 450 sacas.

Essas commodities são muito populares aqui no Brasil, afinal elas estão entre nossos produtos mais exportados.

2- Moedas:

Moedas como dólar também são negociadas no mercado futuro, irei citar as mais importantes:

Dólar: Esse contrato não é muito acessível, pois a compra mínima é de cinco contratos, que equivalem a 250 mil dólares. 

Mini-dólar: A grande diferença entre o mini-dólar e o dólar é o preço, pois no mini você tem a opção de comprar apenas um lote, se assemelhando ao mercado fracionário.

3- Índices de ações: 

Esse índice representa o movimento do mercado, se ele está em alta ou baixa.

-Índice cheio: Assim como o dólar cada lote do índice são contratos, para saber o valor do contrato um real pelos pontos da ibovespa

Quais são as características do mercado futuro?

O mercado futuro é conhecido por ter algumas características, vou citar as principais:

1- Código de negociação e vencimento: 

Como qualquer outra ação, os contratos futuros também vão ter seus códigos de identificação, para você encontrar eles no seu home broker.

Cada código tem três letras que representam qual é o contrato e mais uma outra letra seguida de dois números para representar o mês e o ano do vencimento. 

Por exemplo, Janeiro é representado pela letra F, Fevereiro a letra G, Março a letra H, Abril a letra J, e assim por diante seguindo a sequência do mês e das letras do alfabeto.

Então, se você ver uma negociação com esse código BGIV21 quer dizer que é uma ação de boi gordo que vence em Outubro de 2021. 

2- Dois tipos de liquidação: 

A mais comum é a liquidação financeira, que no dia do vencimento do ativo é constatada a diferença do valor da compra e da venda.

A outra é a liquidação física, no dia do vencimento é feita a entrega física, mas essa prática não é muito comum na B3, a maior parte dos ativos tem sua liquidação financeira

3- Margem de garantia: 

O investidor tem que fazer um depósito para sua corretora, isso é feito porque as oscilações podem ser negativas. E para um tipo de contrato futuro a margem vai ser diferente.

4- Outras características importantes: 

Elevada liquidez, padronização acentuada, o encerramento pode ser feito a qualquer momento, isso ocorre por conta do ajuste diário. São negociadas somente na bolsa,

Como investir no mercado futuro? [ Passo a Passo ]

Investir em contrato futuro

Caso você tenha interesse em investir em contrato futuro, vou te dar um passo a passo desde o início para que te ajude a comprar esse tipo de ativos:

Primeiro passo, entender seu perfil de investidor:

Para começar a investir em qualquer tipo de ação, é preciso primeiramente entender qual é seu perfil de investidor.

É preciso entender se você é um investidor mais conservador ou mais agressivo, se você pretende ter seu lucro a curto ou longo prazo e quanto tempo por dia dispõe para acompanhar o Mercado. 

Esse é o primeiro passo para ser um bom investidor e chegar cada vez mais perto de sua liberdade financeira.

Segundo passo, abrir um conta em uma corretora 

Após chegar à conclusão de que tipo de investidor você é, é necessário procurar o lugar onde você irá investir, a corretora.

Para a corretora ser positiva para você, ela tem que estar no pregão da B3, pois é lá que são negociados os contratos futuros.

Após encontrar algumas corretoras é preciso compará-las e ver qual é mais vantajosa para o investidor, ou seja, que ela tenha um bom Home Broker, sistemas de análises e entre outras coisas.

Terceiro passo, estudar e montar uma estratégia

Por último, o passo mais importante é estudar bastante o mercado futuro e seus contatos e conseguir montar uma estratégia lucrativa.

Lembrando que o mercado futuro abrange muitas áreas, então busque estudá-las e se tornar mais completo como investidor, assim te deixando mais próximo de sua liberdade financeira.

 Já que a diversificação é muito importante para que se obtenha sucesso com investimentos.  Analise bem os relatórios, estude o mercado de maneira geral e as áreas que afetam seu investimento.

Para que serve o mercado futuro?

O mercado tem diversas utilidades, como proteção de carteira, especulação e alavancagem.

Ela pode ser muito útil para fazer proteção, ou também conhecido como Hedge, ele tem essa função, pois os contratos futuros são fixados e mesmo que seja negociado posteriormente, não importará quanto ele irá custar à vista naquele momento.

Isso acontece porque seu valor já foi acordado anteriormente.

Outra função muito importante é para especulação, ele serve principalmente em cenários de incertezas, normalmente é comum no Day Trade.

Ou seja, lucram com o contrato comprando e vendendo no mesmo dia, porém há muitos riscos nesse tipo de operação, então é necessário que você conheça muito bem essa estratégia.

E por último ela serve para alavancagem, ela se resume em fazer operação em grandes valores, mesmo que você não tenha esse valor na conta, porém é necessário dar um valor de garantia caso perca.

Lembrando que essa estratégia não é muito segura, então é recomendado que investidores mais experientes usem essa possível função.

Como funciona o mercado futuro no Brasil?

O funcionamento do mercado futuro aqui no Brasil é muito semelhante a ações, vou explicar quais são os principais códigos e suas datas de vencimento

Códigos dos produtos do mercado futuro

Como já expliquei anteriormente, o código de um contrato futuro é composto por 4 letras, sendo as três primeiras para identificar o código e a última letra para representar o vencimento.

Além disso, tem mais dois números que compõem o código, eles servem para identificar o ano do vencimento.

Para te deixar mais situado nesse mercado vou te dar uns exemplos de contrato futuro: Boi gordo (BGI), milho (CCM) e dólar (DOL), índice da Ibovespa (IND), índice da S&P 500(ISP), café (ICF), euro (EUR), Açúcar (SFI), Etanol (ETN).

Os códigos exemplificados só mostra qual é seu código de identificação, abaixo vou explicar como funciona o vencimento:

Como funcionam os vencimentos no mercado futuro

É muito simples a primeira letra depois do código de negociação mostrará o mês de vencimento, vou te mostrar qual letra representa cada mês.

Janeiro é representado pela letra F, Fevereiro a G, Março a H, Abril a J, Maio a K, Junho a M, Julho a N, Agosto a Q, Setembro o U, Outubro o V, Novembro o X, e Dezembro o Z.

Então se caso você tem interesse em comprar um contrato futuro do milho, primeiramente você tem que saber seu código, que é CCM, após isso, tem que escolher em qual mês você quer que ele tenha seu vencimento, se quiser para Outubro é só pesquisar CCMV21, o “21” representa o ano do vencimento.

Como acompanhar o mercado futuro?

Para acompanhar esse mercado é muito simples, você pode usar sua corretora para fazer análises.

Ou você pode usar até a B3 para isso, também é possível estudar cada contrato futuro separadamente para entender. Das duas maneiras é preciso muito estudo para ter sucesso com esse investimento.

Aprenda mais sobre o mercado financeiro

Não tem como prever o futuro, mas tem como se preparar para ele, crie estratégias seguras e rentáveis para a sua carteira de investimentos, e torne-se de uma vez próximo da sua Liberdade Financeira.

Clique aqui e saiba mais:

Conclusão 

Com certeza você aprendeu pelo menos um pouco sobre o mercado futuro, espero ter te ajudado a entender bem sobre o assunto.

Esse tipo de ativo tem muitas vantagens como te dar uma diversidade de ativos podendo assim aumentar seu portfólio, sua flexibilidade, pois é possível lucrar tanto na baixa quanto na alta do ativo. Porém, também tem seus riscos.

Existem algumas funções no mercado futuro, que podem servir para alavancagem, especular e proteção. Mas para utilizar dessas estratégias tem que ter muita experiência no mercado.

Principalmente com a alavancagem e especulação, pois tem muitos riscos, na especulação  é muito utilizada por day trade, ou seja, compram e vendem no mesmo dia.

Já a alavancagem lida com valores muito altos que talvez você não tenha na corretora, e então para funcionar é preciso que você dê um valor como garantia.

Para atingir a liberdade financeira é muito importante ter lucro com investimentos, e diversificar sua carteira é uma das melhores maneiras de obter isso.

Então se for possível encaixar esse ativo em seu portfólio, pode ser que seja muito vantajoso para isso.

Mas para isso é preciso estudar muito o que você vai investir, isso vale para qualquer tipo de investimento, você tem que montar uma estratégia lucrativa de acordo com seu perfil de investidor.

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!