blog do luiz fernando roxo.
melhores banco digitais
Início » Bancos digitais: 7 melhores [Lista 2022]

Bancos digitais: 7 melhores [Lista 2022]

Com o passar dos anos, aos poucos as atividades do dia-a-dia, tem passado por um processo de digitalização, onde quase tudo pode ser feito virtualmente, seja pelo smartphone, pela web, ou qualquer outro aparelho ligado a internet.

Os bancos, é claro, não poderiam ficar de fora desse processo.

Sendo assim, foram criados os bancos digitais, que chegaram com uma proposta totalmente diferente dos bancos tradicionais, com o objetivo principal de facilitar os procedimentos feitos no banco tradicional. 

Ou seja, os bancos digitais não têm agências físicas, tudo é feito de forma 100% online, dessa forma, é possível fazer qualquer movimentação, manutenção da conta ou atendimento ao cliente, sem burocracia, de forma rápida e fácil.

Os bancos digitais também chamaram muita atenção por não terem tarifas, e isto está presente em basicamente todos os bancos digitais, sendo assim, nos últimos anos a quantidade de contas abertas em bancos digitais vem aumentando.

Tendo em vista o sucesso da sua concorrência, algumas instituições bancárias tradicionais passaram a oferecer versões digitais das mesmas.

O surgimento de bancos digitais aconteceu há alguns anos, contudo, com a pandemia mundial do coronavírus, onde foi necessário distanciamento social, mais pessoas passaram a utilizar versões digitais dos bancos, por impossibilidades de resolução de questões bancárias nas agências presencialmente. 

Como funcionam os melhores bancos digitais? 

Os bancos digitais funcionam como bancos comuns, porém tudo é feito de forma online, podendo evitar alguns problemas do banco tradicional, como a taxas elevadas ou a falta de transparência.

O essencial, é possível evitar a burocracia, por isso a interface dos aplicativos de bancos digitais são bastante simples e intuitivas, os serviços básicos do banco costumam ficar na tela principal, tendo as opções sempre à primeira vista.

Além de uma boa funcionalidade do aplicativo é essencial, pois é ali onde acontecem todas as ações relacionadas a conta do cliente e o banco. 

Algo que diferencia um banco digital dos outros, ainda são os serviços adicionais, benefícios exclusivos para clientes como descontos em parceiros da instituição ou cashback, é importante, pois assim, além das necessidades básicas que o banco supre, pode manter seus clientes mais fiéis e oferecer uma qualidade de serviços maior. 

Bancos digitais são seguros?  

Muitos usuários dos bancos convencionais podem considerar os bancos digitais pouco seguros por ser necessário inserir dados pessoais em um computador, e administrar o dinheiro por um, principalmente por ser uma plataforma online, ou seja, conectado diretamente com a internet. 

Contudo, assim como os bancos tradicionais, quase todos os bancos digitais são regularizados pelo Banco Central, sendo assim os correntistas protegidos pelo FGC (Fundo garantidor de crédito) oferecendo uma garantia de até 250 mil reais, caso a instituição quebre ou venha a falir, tendo a mesma segurança que os bancos tradicionais. 

Quais são os melhores bancos digitais? 

Para um banco ser considerado um dos melhores é fundamental levar em consideração alguns critérios, como:

  • o atendimento ao cliente;
  • os serviços que são oferecidos;
  • as taxas cobradas

A seguir há uma lista dos 7 bancos digitais que aparecem frequentemente em pesquisas sobre os melhores bancos digitais.

bancos digitais menor taxa

1- Nubank  

A Nubank, é uma das instituições mais populares do Brasil, o famoso “roxinho”, ela está presente em qualquer lista de bancos digitais da internet.

Com o seu crescimento tem sido disparado, se tornou o maior banco digital do país, eleito pela Revista Forbes o melhor banco digital de 2019, 2020 e 2021, tendo ainda mais de 20 milhões de clientes, isso somente no Brasil, além de receber mais de 1 bilhão de dólares em investimentos nos últimos 7 anos, trazendo cada vez mais novidades para seus clientes.

O Nubank, é o banco que veio com uma proposta diferente, eliminando a burocracia e colocando seus clientes como protagonistas de suas vidas financeiras.

Sendo assim, o gerenciamento é feito totalmente pelo cliente, através do aplicativo que tem uma plataforma simples e intuitiva, onde é possível fazer transferências e depósitos sem quaisquer taxas.

Além de não haver taxas de manutenção, a Nubank também disponibiliza um cartão sem cobranças de anuidade, além da inovadora função de pagamento por aproximação, onde não é necessário inserir o cartão ou digitar senha, são disponibilizados os cartões tanto de débito quanto de crédito, sem a necessidade de pagar tarifas ou anuidades por eles.

A plataforma da Nubank oferece também:

  • investimentos em CDI (onde o rendimento equivale a 100% do mesmo, sendo até mesmo superior ao rendimento da poupança);
  • seguro;
  • pix;
  • recarga de celular;
  • empréstimos e até mesmo seu próprio programa de recompensas, o Nubank Rewards, onde a cada 1 real gasto no crédito é recebido 1 ponto, e pode ser utilizado para eliminar gastos da fatura.

Recentemente a Nubank disponibilizou a sua conta para PJ (pessoa jurídica), tendo como público alvo autônomos, donos de pequenas empresas e MEIs.

Além do mais, é possível acessar a conta jurídica e a conta pessoal dentro do mesmo aplicativo. 

O melhor banco digital de 2021, não poderia receber esse título apenas por sua infinidade de serviços.

Sendo assim, em relação ao seu atendimento, no reclame aqui a Nubank tem a nota de 7.7 de 10, que é considerado um bom atendimento e bastante eficiente. 

Apesar de tudo, há uma taxa fixa de R$6,50 a ser pago para sacar dinheiro da NuConta, esse é o único serviço com cobrança e só é cobrado quando o cliente deseja sacar dinheiro. 

2- C6 Bank  

O C6 Bank, sem dúvidas, vem ganhando bastante espaço no mercado de bancos digitais, até mesmo porque o banco foi fundado por ex-sócios do banco BTG.

Apesar de novo vem crescendo bastante nos últimos tempos, ele não fica muito atrás do banco Inter e o Nubank, está cada vez mais próximo de se consolidar como um dos 3 melhores bancos digitais do país seu desempenho é tão bom, que nos primeiros 4 meses de operação atingiu 1 milhão de clientes, sendo o foco principal do banco os clientes de segmento premium.

O C6 Bank tem um dos serviços mais completo do mercado, pois traz para os seus clientes uma grande quantidade de benefícios exclusivos. 

  • C6 Kick: é um serviço para banco digital onde é possível enviar dinheiro para outras pessoas mesmo que não utilizem o C6 Bank, isso através do celular e sem quaisquer taxas;
  • C6 Tag: O C6 tag pode ser solicitado por clientes do C6 Bank e se trata de um adesivo que deve ser colado no vidro do carro, que permite passar diretamente pelos pedágios e em estacionamento o valor é debitado automaticamente da conta corrente, sem necessidade de ticket;
  • C6 Pay: é a maquininha da C6 Bank, que possui conexão sem fio, comprovante por sms e transações feitas por aproximação. As taxas variam de acordo com o tipo de venda efetuada com a maquininha, é indicada principalmente para micro, pequenas e médias empresas;
  • C6 Travel: é uma agência de viagens exclusiva para clientes do banco C6 Bank.
  • Átomos: este é um serviço de recompensas do banco, a cada quantidade de reais gastos no crédito, o cliente é recompensado com uma certa quantidade de pontos, um “serviço de fidelidade”. 
  • C6+ Benefícios: este é um serviço onde os clientes do banco podem receber descontos e cashbacks que podem chegar em até 70% de desconto em parceiros do banco, apenas clicando nos links que são indicados e utilizando o cartão da instituição. 

A instituição financeira disponibiliza aos seus clientes cartões internacionais, sejam físicos, virtuais ou black sem anuidade ou tarifas, e com tecnologia contactless, bandeira mastercard e com seu próprio programa de pontos, é possível resgatar produtos ou passagens de viagem.

Contudo é importante lembrar que há uma análise de crédito que é feita antes da liberação dos cartões de crédito. 

Ao criar uma conta no banco além de diversos serviços gratuitos como saques ou transferências, existe a possibilidade de criar uma conta MEI para os clientes que usam o C6 Bank para movimentar dinheiro de suas empresas, e também uma conta global, que se trata de uma conta internacional onde o saldo movimentado em dólares, útil para viajantes. 

É possível fazer investimentos dentro do app, existem as opções de CDI e CDB, e para recargas de celular há benefícios para os clientes que são usuários da TIM.

Além da quantidade de serviços oferecidos pelo banco, o seu atendimento tende a ser bastante ágil. 

Leia também: Fundo de renda fixa: vale a pena investir?

3- Banco Inter  

O Banco Inter, antigo Banco Intermedium, é um dos bancos mais antigos e que está a mais tempo no Brasil.

Além de ser um dos responsáveis por popularizar a fintech nacional, o aplicativo do banco é bastante completo e simples, é uma das primeiras opções ao escolher um banco digital, portanto presente quase sempre entre os 3 melhores bancos digitais em diversas pesquisas. 

Ao abrir uma conta no banco digital do Inter, não é necessário pagar taxas de manutenção, transferências ou saque, sendo assim, o Banco Inter também é um dos preferidos por algumas taxas mais em conta, como as transações de câmbio. 

O Banco Inter disponibiliza:

  • cartões de crédito e débito internacional e sem custos adicionais ou anuidade;
  • até 30 depósitos mensais, seja por boleto ou cheque por imagem;
  • as contas de pessoa jurídica recebem esses mesmos serviços;
  • no aplicativo do banco há uma área exclusiva para investimentos e empréstimos sendo possível investir em tesouro direto, CDB, LCI e poupança, onde os clientes estão seguros para investir, pois, os clientes do banco tem a proteção do FGC, e ainda, com acesso gratuito ao home broker;
  • além de investimentos é possível usufruir de outros tipos de serviços oferecidos pelo banco como seguro, financiamento, câmbio, consórcio, pix, recarga de celular e até cashback.

Os clientes do banco Inter têm direito a praticamente tudo que um banco tradicional ofereceria, contudo, o atendimento do banco já recebeu algumas reclamações por mau atendimento.

Apesar disso, o Banco Inter é bastante popular e vem crescendo bastante nos tempos atuais, em que muitos estão criando contas em bancos digitais, o CEO do Inter afirmou que há uma média de até 7 mil contas abertas por dia. 

Leia também: Como ficar rico com hábitos simples

4- Mercado Pago 

Criado pelo Mercado Livre para facilitar transações dos seus vendedores, ou seja, para benefício próprio.

O MercadoPago foi criado como uma plataforma de pagamentos, contudo, ele se consolidou como um relevante concorrente na área de bancos digitais. 

A instituição passou a oferecer transferências sem taxas, como a maioria dos bancos digitais, seja TED ou via boleto, e principalmente entre contas Mercadopago, oferecem também depósito em dinheiro e investimentos em poupança e CDI, onde aliás, o CDI tem um rendimento de 100%, sendo superior a poupança.

A plataforma oferece o “mercado pontos” que se baseia em um acumulador de pontos que pode ser trocado por benefícios no Mercado Livre, sendo assim, podemos citar como uma das características o vínculo com o Mercado Livre, os descontos em lojas ou aplicativos é o cashback. 

Os cartões oferecidos pela instituição são internacionais, físicos ou virtuais, onde o crédito tem um limite gerenciável e pagamento por aproximação ou QR Code, por onde é possível fazer saques em caixas eletrônicos Banco24Horas.

Caso o cliente não esteja com cartão em mãos, o QR Code pode ser bastante útil. 

Uma das funções oferecidas pelo cartão Mercado Pago, é o pagamento de transportes e recargas de celular. 

O Mercado Pago realmente oferece muitos benefícios, além desses, o crédito parcelado, maquininha point e o agendamento de pagamento de boletos não podem ficar de fora da lista.

5- PagSeguro  

O PagSeguro é a instituição que fundou o PagBank, que é focado principalmente em PMEs, a instituição não é bancarizada, ou seja, não é uma conta bancária.

Sendo assim, não tem conta corrente, que dê certo ponto de vista pode ser uma vantagem por ter menos burocracia, contudo também pode ser visto como menos funcional, a plataforma não tem cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Porém é bom ter o suporte de uma empresa que já está consolidada e no mercado a algum tempo, a instituição começou com pagamentos eletrônicos, mas agora vem oferecendo benefícios interessantes para usuários da maquininha e serviços para PF (pessoa física) que não vendem pelo PagSeguro. 

A Instituição oferece uma conta digital sem taxas, transferências TEDs ilimitadas e sem taxas, recarga de celular, aplicativos para os clientes que fazem vendas usando a conta do PagSeguro, pix, cashback, recarga de celular e empréstimos para pessoas físicas, com uma pequena taxa o cliente tem acesso até mesmo a plano de saúde para desconto em consultas, exames ou compra de medicamentos. 

Para os vendedores do PagSeguro os saques são gratuitos caso o vendedor faça mais de 50 mil em vendas no mês, para os demais clientes são 2 saques gratuitos no mês, e os saques seguintes têm uma taxa de R$7,50 por saque, a plataforma oferece uma área para investimentos em CDI, que tem um rendimento de 100% e fundos de investimentos.

O cartão pode ser visa ou mastercard, depende com cartão solicitado, o PagBank oferece três opções, o cartão conta, o cartão de crédito e o cartão pré-pago, eles são internacionais, presenciais e online, não há anuidade e há pagamento por aproximação e QR Code.

O crédito online pode ser parcelado em até 12x, porém o cartão conta não tem parcelamento, sendo assim, por vermos seus baixos custos, é possível categorizar o PagBank como uma alternativa gratuita dos bancos convencionais. 

Leia também: O que é PIX e como funciona? 18 dúvidas respondidas

6- Neon  

A Neon é uma instituição de pagamentos em que a conta não tem taxas de manutenção ou tarifas, a criação da conta é bastante simples e é possível criar conta para PJ (pessoa jurídica) e para PMEs (pequenas e médias empresas).

Em qualquer tipo de conta Neon é possível desfrutar dos serviços da instituição, como seus boletos sem custos (onde o perfil do cliente deve ser analisado antes da definição do limite), por onde é possível fazer depósitos também.

No app é possível fazer empréstimos ou pedir cartão de débito ou crédito internacional sem tarifas ou anuidades, e principalmente, sem precisar de aprovação de crédito.

Contudo, o limite deve ser definido após análise do perfil do cliente, a Neon oferece um aplicativo de gestão financeira, investimentos em CDB e CDI, e empréstimos.

A Neon não é um banco, sendo assim, a Instituição de pagamentos tem uma parceria com o Banco Votorantim (BV), sendo o banco que representa a Neon. 

Uma pequena desvantagem da Neon é sem dúvidas a cobrança do saque, no 1° saque do mês é gratuito, porém, nos saques seguintes é cobrado R$6,90.

Com o Neon+ a quantidade de saques gratuitos no mês aumenta para 3 no Banco24Horas, em relação ao atendimento, a Neon é ótimo, atualmente com uma nota de 8.4 de 10 no Reclame aqui, efetuando um atendimento mais do que ótimo. 

7- Next 

O Banco Next foi criado pelo banco Bradesco em 2017, o já citado tipo de banco digital que vem do tradicional, o Next tem um grande diferencial, ele oferece diversos serviços do banco tradicional dentro do banco digital, tendo como objetivo ser um banco que oferece as vantagens de um banco digital como os baixos custos e a flexibilidade e também a robustez de um banco tradicional e a tanto tempo no mercado como o Bradesco. 

Com esse foco, em 2021, o Next zerou as tarifas para saques e TEDs, além dos serviços básicos de banco digital gratuitos, o Next oferece antecipação do 13°, crédito parcelado, e um “programa de mimos” que se trata de diversos descontos e cashbacks em parceiros do banco.

Não é necessário acumular pontos e é possível usufruir dos benefícios utilizando o cartão de crédito ou de débito, para os correntistas o app vem com um gerenciador financeiro gratuito e integrado com a conta corrente.

Se pode definir metas e o app auxiliará a alcançá-los e a organizar o orçamento do usuário. 

Partindo mais para o lado dos investimentos, o Next oferece investimentos em CDB, fundos de investimentos, poupança e tesouro direto, ainda existe um serviço que opera como fundo de investimentos, chamado “objetivos”, em que é preciso definir uma meta e ir aplicando dinheiro mensalmente de acordo com o valor sugerido pelo banco. 

Há opções de cartões físicos ou virtuais, com a opção de pagamentos por QR Code e aproximação, sem anuidade e com bandeira Visa, há a alternativa de optar pelo cartão básico e gratuito.

O Visa internacional ou pelo premium, que caso seja pedido ao abrir a conta há 5 meses de gratuidade, o Visa platinum, os usuários do banco possuem benefícios e serviços exclusivo.

Portanto o banco oferece uma “cesta de serviço” de acordo com os interesses do usuário da conta, para cobrir despesas como saques e transferências que são gratuitas para os seus clientes. 

bancos digitais seguros

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

Quer entender exatamente como funciona o mercado financeiro e seus diferentes tipos de investimentos para finalmente alcançar suas metas que ficaram paradas desde o dia 1 de janeiro? 

Logo começaremos mais um ano e você não vai querer olhar pra trás de novo e perceber que não fez nada para mudar, né?

Te convido a conhecer a estratégia que mudou a minha forma de investir, depois de muitos estudos eu aprendi a ganhar dinheiro na alta e em momentos de queda do mercado também, quer saber que estratégia foi essa?

Clique no botão e entenda tudo sobre a Estratégia do Pozinho:

Conclusão 

Há uma infinidade de bancos digitais existentes, ainda mais bancos sendo projetados e criados a cada dia, com a tecnologia em quase todas as áreas da vida do ser humano, não é esperado outra coisa.

Portanto, é sempre bom lembrar que ao escolher um banco para abrir uma conta digital, deve ser levado em consideração os critérios básicos como o atendimento, custo, serviços oferecidos e recursos adicionais.

Porém a principal coisa que deve ser seguida ao escolher um banco digital deve ser o alinhamento com o objetivo dentro do banco.

Sendo assim, é mais conveniente escolher um banco onde todas as expectativas dos clientes serão acatadas, e o banco poderá auxiliar da melhor forma possível por saber que tipo de cliente o banco atende. 

Luiz Fernando Roxo

4 comentários

Mais lidas

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!