blog do luiz fernando roxo.

Simulações de Opções: Por quê usá-las e quais Vantagens?

Neste artigo sobre as ferramentas e simuladores de Opções, você vai encontrar:

  • Razões para simular antes de operar
  • Fundamentos para simular antes de escolher a sua estratégia
  • Principais ferramentas

Você chegou nesse artigo por algum motivo, talvez esteja buscando uma ferramenta para ajudar nos seus cálculos e análises de estratégias com Opções, ou até mesmo, para se aprofundar e acompanhar as estratégias que você montou ou quer montar na sua corretora.

O importante é entender para que servem essas ferramentas de simulações e se é vantajoso usá-las. Vamos lá!

Simulador de opções: entenda o que é

Um simulador de opções é uma ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar a visualização de possibilidades distintas em um ambiente controlado.

A cada dia que passa, nossa tecnologia tem avançado para nos auxiliar a realizar as mais diversas tarefas. E agora, com o auxílio da tecnologia é possível melhorar até o desempenho de nossas carteiras de investimentos! 

Utilizando esse tipo de ferramenta, o investidor pode traçar estratégias e linhas de ação para melhor fazer seus investimentos no futuro, sem se expor diretamente ao mercado de ações e assim, sem correr riscos reais de ter prejuízos.

Como funciona um simulador de opções?

Os simuladores de opções foram criados por especialistas no mercado de ações, de forma a trazer para os investidores um ambiente seguro para se dedicarem a tecer de forma mais segura suas estratégias de investimento.

E tudo isso sem terem de se arriscar diretamente no mercado, apenas simulando situações possíveis do mercado.

E demonstra ao investidor os possíveis resultados que suas estratégias alcançariam em um certo período de tempo.

O que são simulações?

A simulação é fundamental para definir estratégias, não só para os iniciantes, mas para todos os que operam com Opções.

Simular é reproduzir, imitar, da forma mais exata possível, com o auxílio de algum sistema operacional.

E até mesmo as características e condições da situação a ser enfrentada. Dessa forma, pode-se acompanhar o desenrolar da situação e das consequências das decisões tomadas.

No mercado financeiro, simular é colocar a sua estratégia em um simulador, de modo a fazer parecer real, e acompanhar o seu comportamento.

Você consegue visualizar o que aconteceria com sua estratégia e qual direção suas escolhas tomariam.

Além disso, você pode observar o impacto das variáveis que afetam o preço das Opções, como o preço do ativo-objeto, preço do strike, tempo, taxa de juros, volatilidade, e descobrir qual a repercussão (positiva ou negativa) que gerariam no seu portfólio.

É fundamental observar isso na simulação, para se ter uma curva do comportamento da sua estratégia e saber exatamente quais são os seus pontos fortes e fracos.

Desse modo, você pode se proteger e, certamente, diminuir o seu risco de perdas.

O que as ferramentas de Opções oferecem ao investidor?

A principal função das ferramentas de Opções é permitir que você possa avaliar a influência das variáveis que afetam o preço das Opções e descobrir qual o efeito (positivo ou negativo) que gerariam na sua estratégia e para que lado ela estaria está indo.

Nas simulações, é muito importante analisar o Delta, o Gama, o Vega e o Theta, as “Gregas”, além da Volatilidade e da Liquidez das Opções, pois essas as principais variáveis que afetam o preço da Opção.

É muito importante conhecer as “Gregas”.

Existem alguns simuladores disponíveis na Internet e algumas corretora também possuem algumas ferramentas desse tipo.

Uma ferramenta que eu gosto muito e uso diariamente é o OpLab.

É com o OpLab que eu testo e avalio minhas estratégias e defino meu setup.

É nele que eu coloco meus estudos e estratégias para avaliar o direcionamento de cada uma delas.

Nesta imagem, que é uma das telas e ferramentas que o OpLab oferece, podemos ver as gregas, a volatilidade, a liquidez das Opções, nesse exemplo, as Opções de PETR4.

No Oplab, além de obter os dados reais do mercado e avaliar o que efetivamente está acontecendo, você consegue alterar manualmente esses dados, para simular condições de alta ou de baixa do mercado, permitindo estudar diferentes cenários futuros.

Além de simular a compra e a venda de uma Opção, o Oplab permite a montagem de muitas estratégias, como Lançamento Coberto, Travas de Alta e de Baixa, estratégia do pozinho, etc.

No exemplo a seguir:

Você pode ver todo o cenário que envolve uma Trava de Alta com Calls. A princípio, o OpLab monta a estratégia com os parâmetros do mercado. Em seguida, você pode alterar os parâmetros e avaliar diferentes cenários futuros.

Quais as vantagens de usar um simulador de opções?

Usar um simulador possui muitas vantagens, especialmente em se tratando de seu dinheiro, investimentos com preparo tem sempre uma chance muito maior de dar retornos mais interessantes do que operações feitas sem estudo.

Podemos fazer uma comparação com outro tipo de simulador. 

Um simulador de voo por exemplo é uma opção muito mais segura e prática para treinar um piloto de avião do que um avião de verdade.

Você economiza nos custos e não corre o risco de se envolver em um acidente no momento de aterrissar o avião, por exemplo. 

É toda a prática de um voo de avião com um custo bem menor para ser realizado e sem nenhum risco real.

Segurança

De fato, é muito mais seguro mover dinheiro virtual do que dinheiro de verdade.

Utilizando simulações, você pode analisar como seus investimentos se comportam de forma diferente no mercado.

E caso você faça alguma jogada errada, você perderá apenas dinheiro virtual.

Poupando assim, o seu próprio bolso de uma perda que você sofreria caso estivesse trabalhando esse dinheiro no mercado de ações real.

Além disso, além de manter seu dinheiro mais seguro, um simulador vai também lhe deixar mais seguro de suas estratégias.

Garantindo uma tomada de decisões mais precisa quando for necessário em seus investimentos. 

Segurança neste caso se refere a sua capacidade de manter-se emocionalmente tranquilo e determinar o melhor caminho para sair de um problema que surja no meio de seus investimentos.

Testar estratégias

Uma vez que o dinheiro utilizado nestes simuladores é apenas virtual, você pode testar diferentes estratégias com essa ferramenta, utilizando até mesmo uma quantidade de dinheiro que você não tem no momento.

caso você deseje tentar uma estratégia especialmente arriscada que será extremamente onerosa para montar.

Talvez seja mais inteligente montar essa estratégia primeiramente em um simulador antes de partir para o mercado de ações real.

Aja na hora certa

Além de prever os valores e dar uma estimativa dos retornos para seus investimentos, os simuladores podem ser uma boa opção para simular o valor de um certo ativo no futuro. 

Caso você esteja sem capital no momento ou esperando a liquidez de outro investimento, você pode estipular  um momento onde um certo ativo estará mais acessível para sua carteira.

Ou então, segurar suas posições até que um ativo de seu interesse esteja no ponto ideal que você deseja para adquirir.  

Por outro lado, caso suas previsões se mostrem muito interessantes a curto prazo, isso pode significar que é o momento ideal para realizar uma estratégia de alavancagem limpa, por exemplo.

Dessa forma você evita que o momento de realizar essa operação passe, e você deixe passar o que poderia ser uma ótima oportunidade para ganhar um bom dinheiro.

Quando é uma boa ideia utilizar um simulador de opções?

A resposta curta e simples é: Sempre que possível. Estudar bem uma estratégia antes de aplicá-la é bem mais inteligente do que apenas aplicá-la e torcer pelo melhor.

Caso você tenha dúvidas sobre uma certa operação que esteja prestes a fazer, vale sempre a pena testar como ela funcionaria em um simulador antes de colocá-la pra frente. 

Como estes simuladores trabalham com opções, vale a pena ver qual tipo de estratégia se adequa ao seu investimento, seja ela uma trava de alta, borboleta, ou outra estratégia similar.

Sendo assim, sempre que você tiver dúvidas sobre como uma opção se comportaria em um determinado momento do mercado, é uma boa ideia rodar uma simulação antes de comprometer seu dinheiro naquele momento.

Se a questão são os custos, não precisa se preocupar.

Apesar de haver vários simuladores de diferentes criadores no mercado, alguns deles têm custos de uso baixíssimos.

O que acaba com qualquer desculpa para não utilizar um simulador em primeiro lugar.

Fundamentos para simular antes de escolher a sua estratégia.

Muitas pessoas que iniciam no mercado de Opções querem operar logo de cara, sem ao menos terminar um curso.

É o tipo de pessoa que coloca o dinheiro na corretora, monta uma estratégia qualquer e PERDE DINHEIRO!

E sinto lhe dizer que esse é o pior erro! Perder dinheiro atoa, sem ao menos ter estudado o movimento no mercado.

O primeiro passo é ter muita calma e ESTUDAR.

Sim, tem que ESTUDAR, DEFINIR UMA ESTRATÉGIA e SEGUI-LA.

Para isso, é fundamental que você procure uma ferramenta de simulação e estude, analise e teste a sua estratégia antes de colocá-la em uma corretora.

Esse é o caminho para você adquirir conhecimento e confiança antes de colocar, de fato, dinheiro.

A simulação é a única maneira de se saber o que pode acontecer com sua estratégia e prever o que acontecerá se o mercado cair ou subir, estudando os possíveis cenários do mercado financeiro.

Roxo, mesmo que eu já tenha uma experiência de mercado, devo fazer uma simulação? Sim!

Mas, tem algum problema se eu não simular?

Claro que tem problema!

Mesmo você que acredita ter muita experiência no mercado, ao não simular a sua estratégia, você pode perder dinheiro no meio do caminho.

A falta de preparo e de estudo pode ser prejudicial aos seus ganhos.

Quando você não realiza uma simulação, muitas vezes você tem que tomar decisões rápidas e que não foram pré-avaliadas, e que muitas vezes poderão ter resultados prejudiciais ao seu patrimônio.

Por isso que, o ideal é que você conheça a sua estratégia no detalhe, de modo que esteja preparado para os acontecimentos e para a tomada de decisões.

Exemplo de simulador de opções

Existem vários simuladores de opções disponíveis atualmente no mercado, como o opções.net, fast trade, folhainvest, trade revolution, entre muitos outros, cada um com suas características individuais, ferramentas, gráficos e custos próprios.

Mas a ferramenta que eu mais gosto e uso diariamente é o OpLab.

É com o OpLab que eu testo e avalio minhas estratégias e defino meu setup.

É nele que eu coloco meus estudos e estratégias para avaliar o direcionamento de cada uma delas.

Nesta imagem, que é uma das telas e ferramentas que o OpLab oferece, podemos ver as gregas, a volatilidade, a liquidez das Opções, nesse exemplo, as Opções de PETR4.

No Oplab, além de obter os dados reais do mercado e avaliar o que efetivamente está acontecendo, você consegue alterar manualmente esses dados, para simular condições de alta ou de baixa do mercado, permitindo estudar diferentes cenários futuros.

Além de simular a compra e a venda de uma Opção, o Oplab permite a montagem de muitas estratégias, como Lançamento Coberto, Travas de Alta e de Baixa, estratégia do pozinho, etc.

No exemplo a seguir:

Você pode ver todo o cenário que envolve uma Trava de Alta com Calls. A princípio, o OpLab monta a estratégia com os parâmetros do mercado. 

Em seguida, você pode alterar os parâmetros e avaliar diferentes cenários futuros.

Não subestime o mercado e não faça escolhas baseadas na intuição. Faça sempre uma análise do Mercado Financeiro e do papel, para descobrir sobre as tendências. Você deve consultar várias fontes especializadas para isso!

Só depois de estudar exaustivamente uma estratégia, simulando e medindo os riscos e as possibilidades de retorno, é que se deve então implementá-la.

E depois, é importante acompanhar e continuar com as simulações de sua estratégia de Opções, fazendo assim a sua gestão, até que chegue o momento de encerrá-la.

E não deixe de acompanhar o meu canal e os estudos e simulações que fazemos por lá!

Luiz Fernando Roxo

16 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!