blog do luiz fernando roxo.

Carteira de investimentos: mais desempenho.

Carteira de investimentos é uma maneira de tomar decisões considerando os seus investimentos como um todo, e assim enxergar a relação entre cada um dos seus investimentos e focar no resultado unificado.

É o que permite, desse modo, uma visão sistêmica dos seus investimentos, gastos e ganhos.

Fazer investimentos isolados, portanto sem método, é muito comum e prejudica o desempenho.

Neste artigo, então, eu vou falar sobre:

  • o que é uma carteira de investimentos?
  • como montar a sua carteira de investimentos?
  • como melhorar o desempenho da sua carteira de investimentos.

Carteira de investimentos: o que é?

A carteira da investimentos é uma forma de controlar os seus investimentos.

Hoje em dia os tipos de investimentos são inúmeros, há muita oferta de produtos e diversas formas popularizadas e igualmente de amplo acesso.

Por exemplo, você têm à disposição produtos de renda fixa:

Você tem acesso a uma série de tipos de fundos de investimento:

Além disso, você pode investir diretamente na renda variável:

  • ações na bolsa de valores.
  • opções de ações.
  • contratos e mini contratos de índice.
  • mercado futuro.
  • commodities.
  • moedas.
  • criptomoedas.
  • real estate (imóveis).
  • Startups.

Quando se faz investimentos isolados e não se tem uma visão do resultado, entretanto, fica muito difícil ter um desempenho melhor.

Porque existe a possibilidade de perder o controle dos rendimentos e perder-se nas diversas operações e estratégias.

O que diferencia um investidor de um investidor com consciência é, inegavelmente, o controle e o manejo dos investimentos, considerando-os como um todo.

Exatamente por isso é que a cultura de enxergar todos os seus investimentos tendo um único resultado é o primeiro passo para se tornar um investidor mais maduro e capaz de tomar melhores decisões.

Montar uma carteira de investimentos fará toda a diferença.

O fato de ter o foco no resultado, definitivamente fará uma diferença enorme na sua vida.

Eu faço isso há tanto tempo que se tornou já uma forma de viver, tudo o que eu faço, então, tudo o que eu desempenho tem um resultado.

É uma equação:

  • a equação da liberdade e da riqueza.

Eu vejo, inclusive, as relações com as pessoas e as minhas decisões pessoais dentro desta forma de enxergar, portanto nada mais natural do que investir do mesmo modo.

O que parece uma tarefa superficial, como listar dessa maneira todos os seus investimentos e relacioná-los, se torna uma forma matemática de calcular o resultado de tudo.

E não fica na imaginação, afinal: eu vejo o gráfico do resultado.

E portanto a curva que este gráfico faz.

O que eu procuro é uma curva que seja positiva.

Calculo sempre o valor que as coisas têm em relação ao preço cobrado.

O primeiro passo é um bom controle.

Um bom controle é certamente o primeiro passo.

Se você já começou a tomar suas decisões de investimento, mas ainda não tem um controle detalhado, precisa, talvez, dar uma pequena pausa e se organizar.

Para conseguir o melhor desempenho você precisa enxergar o resultado, desse modo é preciso encontrar uma forma de conhecer e controlar tudo o que afeta seu rendimento unificado final:

  • a valorização ou a desvalorização real dos ativos.
  • os custos da sua carteira.
  • a tributação que incidirá ao final.
  • a correlação que existe entre os ativos.
  • a fragilidade da sua carteira de investimentos.
  • potência de ganho da sua carteira.

Eu entendo que o melhor investimento seja, sem dúvida, aquele que possui um valor significativamente maior do que preço pago por ele.

Sendo assim, saber o preço pago pelos seus ativos e o valor que ele possuem de fato é importante para compor uma carteira vencedora no longo prazo.

Como controlar bem.

Ao longo dessa minha jornada de décadas no mercado financeiro, eu já vi pessoas que passavam horas operando, em suma, investindo, comprando e vendendo.

Fazendo contas isoladas, afinal.

E, na verdade, elas perdiam a noção dos seus ganhos e perdas, dos custos operacionais envolvidos, bem como da tributação que incidiria ao final.

Parece que algumas dessas pessoas tendiam a se lembrar apenas das operações vencedoras, como se fosse uma maneira de auto-satisfação.

O descontrole finalmente leva a pessoa a investir por impulso, investir de qualquer maneira e, assim, essa pessoa se torna incapaz de realmente investir melhor.

Sem dizer que ela fica muito mais exposta ao descontrole emocional, o que poderá levá-la a decisões ainda mais questionáveis.

A evolução das ferramentas de controle.

Acima de tudo, a grande importância de se diversificar nos investimentos levou os investidores a desenvolver formas cada vez mais completas de calcular o resultado de um grande números de operações e ativos.

Se você já vem investindo há algum tempo e estudou sobre, sabe os bons métodos para aplicar, conhece técnicas de manejo do investimento, então certamente você entende o que estou dizendo:

  • operações em corretoras diferentes.
  • investimentos em diversos setores.
  • diferentes formas de renda fixa.
  • dinheiro no Brasil e nos EUA.

Se você não for capaz de saber como tudo isso se comporta em um único resultado de lucro, estará desperdiçando boas oportunidades e tomando decisões piores.

É por esse motivo que eu sempre quis desenvolver uma única ferramenta que pudesse me dar a visão geral e a visão específica, os custos todos envolvidos, as estratégias se comportando de forma dinâmica, a previsão de custos de realização, a tributação que incidirá.

Mais do que controle da carteira de investimentos.

Acima de tudo, além de me mostrar claramente cada parte dos meus investimentos e todas as questões envolvidas, uma ferramenta que me mostrasse de forma gráfica o comportamento de cada estratégia e o gráfico do resultado.

Portanto, que me desse informações detalhadas de todo o financeiro envolvido.

Eu gosto muito de opções para remunerar a carteira, para seguro de carteira e dessa maneira me expor de forma positiva a ganhos maiores de custo baixo.

Por isso, o controle dos meu investimentos sempre foi um desafio.

Eu sempre entrei e saí de operações e estratégias simultâneas, assim como também me mantive dentro de operações, fazendo rolagens e tudo isso gera gráficos.

Eu imaginava uma plataforma que me permitisse, assim, verificar indicadores, análises, comparações e correlações diversas.

Hoje o universo online e o mundo dos aplicativos nos permite controlar tudo de forma igualmente extraordinária.

Eu sou do tempo do controle manual no Excel, todavia.

Muitas opções de ferramentas.

A tecnologia da informação veio se desenvolvendo junto com o mundo dos produtos financeiros e a maturidade do mercado como um todo.

Dessa forma, hoje em dia as opções de ferramentas online de controle são muitas.

A corretora que você usa certamente deve ter lhe oferecido inúmeras ferramentas de simulação e controle.

Eu sempre tive dificuldade de encontrar uma única ferramenta que me permitisse fazer e controlar tudo da maneira que eu imaginava, dentro dos princípios de investimento que eu desenvolvi e venho ensinando por todos esses anos a milhares de pessoas.

Como eu disse antes, eu uso estratégias com opções e um dos maiores desafios que sempre rondou o mercado de opções foi a precificação.

Isso porque as variáveis que compõe o preço de uma opção se comportam de uma forma que torna a tarefa de calcular o seu preço justo um desafio matemático incrível.

Portanto, saber o preço de uma opção é complexo e gerar o gráfico resultado de uma operação com opções também é igualmente um desafio grande.

Quando pensamos em gerar o gráfico da resultante entre duas ou mais operações com opções, é um desafio enorme e por muitos anos tínhamos que imaginar e contar com a memória matemática para operar.

O Oplab é o nosso sistema online de controle.

O uso que eu necessitava se tornou tão completo que planilhas de Excel já não conseguiam calcular, e plataformas de linguagem VB também não, portanto meu caminho foi igual, neste sentido, ao de muitos investidores e gestores, desenvolver sistemas e usar tecnologia da informação e inteligência artificial.

Eu fui visitado por uma pessoa, o Alexandre, certo dia, e ele me apresentou um sistema que vinha desenvolvendo.

Nesse mesmo dia eu falei pro Alexandre:

  • Cara, eu preciso de uma ferramenta que seja capaz disso, disso, daquilo, etc…

E ele desenvolveu.

Hoje temos o Oplab servindo a milhares de pessoas e ele está se desenvolvendo a cada dia, para incluir as diversas estratégias que eu uso:

  • Estratégia Barbell (dividir em dois extremos, um ultra conservador e o outro arriscado).
  • Estratégia do Balanceamento Dinâmico.
  • Seguro de Carteira.
  • Estratégia da compra do pozinho de opção.
  • Purple Ratio.
  • entre outras…

Caso você não conheça o Oplab e queira conhecer:

Dentro de pouco tempo teremos desenvolvido a ferramenta que sempre sonhei, e um grande número de pessoas poderá se beneficiar disso.

Como montar a sua carteira de investimentos?

Para montar a sua carteira de investimentos eu sugiro que você procure a ferramenta de controle que mais atenda suas necessidades.

Como lhe falei há pouco, sou tão entusiasta de ferramentas de controle que atendam as necessidades da sua maneira de investir, que terminamos desenvolvendo a nossa e acreditamos no enorme potencial dela em se tornar, num futuro breve, uma nova maneira de se relacionar com os investimentos de forma mais lucrativa e ao mesmo tempo mais tranquila e dinâmica.

Muitas pessoas também desenvolvem sua própria maneira de controle, usando Excel, VBA, TI…

O ponto crucial é se tornar uma pessoa obcecada pelo controle e pelas simulações e testes de investimento, esse é o caminho natural de toda pessoa que entra na jornada da liberdade e da riqueza.

Encontre sua maneira de controlar, compare, teste, encontre sua maneira de enxergar a carteira de investimentos como um todo e conseguir calcular o resultado.

O primeiro passo para montar sua carteira de investimentos:

Eu sempre sugiro, em primeiro lugar, escolher uma boa reserva de valor, isso significa escolher a melhor opção de investimento de menor risco que estiver ao seu alcance.

Por exemplo:

  • Tesouro direto, SELIC, pós.

E também sugiro, para montar sua carteira de investimentos, diversificar, dividindo o total do dinheiro a ser investido, para que dessa forma possa ter uma parte do caixa reservado para estratégias de renda variável que, quando bem feitas, aumentarão a velocidade e a aceleração dos seus ganhos, deixando os seus objetivos mais próximos.

Por exemplo:

Teste as diversas ferramentas e encontre a melhor para você.

Tudo isso controlando através da melhor ferramenta de controle que você puder desenvolver ou baixar, se quiser um exemplo de ferramenta dê uma olhada no Oplab, para ter uma idéia melhor do que eu estou lhe falando.

Logo, você terá a sua carteira de investimentos e os controles para tomar as melhores decisões e avaliar o resultado real de suas aplicações e investimentos.

Claro que, para isso, você precisará ter uma conta em uma corretora de investimentos e se aproximar do pessoal do seu banco para conhecer os produtos que poderão lhe oferecer.

Fundos de investimento também podem compôr a sua carteira.

São boas opções para quem prefere terceirizar a gestão dos seus recursos.

Você pode acompanhar os meus conteúdos porque eu sempre estou falando sobre as melhores maneiras de avaliar a gestão de fundos e assim tomar decisões mais conscientes.

Como melhorar o desempenho da sua carteira de investimentos?

Para melhorar o desempenho da sua carteira de investimentos a minha sugestão é que você procure estudar os princípios certos e praticar as melhores técnicas.

Fazer testes, simulações, procurar questionar suas próprias decisões, até que esteja com convicção para agir.

Estude e desenvolva princípios para conseguir uma boa estratégia na composição de todos os seus investimentos.

E técnicas para conseguir aproveitar de maneira dinâmica as melhores oportunidades, se protegendo, ao mesmo tempo, para ter tranquilidade.

Eu desenvolvi para mim um método que chamei de Balanceamento Dinâmico, ele me permite:

  • diversificar para me proteger, através da aplicação da estratégia Barbell (dividir em dois extremos, um ultra conservador e outro arriscado), que é ter a maior parte do investimento em uma excelente reserva de valor e a outra parte diversificada em boas exposições na renda variável.
  • ganhar com as oscilações naturais do mercado, que eu chamo de “vento”.
  • ter o timing (tempo do mercado) ao meu favor, através da estratégia do “hedge da alegria”.
  • splippage (ganhar posições na fila das ordens aumenta as chances) ao meu favor, porque saberei antecipadamente as próximas compras e vendas pelo modelo e pela ferramenta de controle.
  • Tranquilidade porque em qualquer cenário o modelo calculou a decisão que trará a menor possibilidade de arrependimento.
  • poder lucrar em qualquer momento do mercado.
  • usar estratégias com opções para seguro de carteira, para remunerar a carteira com prêmios e para comprar pozinhos de opção que poderão gerar grandes ganhos a custos baixos.

A forma que eu desenvolvi para montar e melhorar o desempenho da minha carteira de investimentos.

O Balanceamento Dinâmico foi a forma que eu desenvolvi para montar e administrar melhor a minha carteira de investimentos.

Eu estudei, pratiquei, testei minha tese e desenvolvi a melhor ferramenta para isso.

Por isso eu te falo pra que você continue avançando com força na sua jornada em busca dos seus objetivos!

E estarei aqui para compartilhar o que funcionou comigo e aquilo que eu aprendi a evitar.

Se tiver dúvidas, eu posso lhe ajudar, existe muitas formas de me encontrar:

Nos vemos por ai.

Luiz Fernando Roxo

6 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!