blog do luiz fernando roxo.
Como investir na bolsa de valores

Como investir na bolsa de valores? Saiba por onde começar!

forme sua carteira na b3

Como investir na Bolsa de Valores parece uma pergunta de difícil resposta para muitos brasileiros, não é mesmo?

Só de pensar no medo e na possibilidade de perder as economias, algumas pessoas nem querem falar do assunto.

Isso acontece por  falta de conhecimento sobre como é possível ganhar dinheiro ao aplicar na Bolsa de Valores.

À primeira vista, percebo que muitos investidores têm receio de não conquistar bons resultados por meio desse investimento.

Mas isso poderá ser superado, desde que você leia com atenção as minhas orientações.

Neste artigo, vou te mostrar como investir na bolsa de valores é uma alternativa muito interessante e pode ser lucrativa. Confira!

O que são ações?

O que são ações?

Considero importante responder a essa pergunta, porque é uma forma de ajudá-lo a aplicar na Bolsa com mais sabedoria.

De maneira simples, ações são como uma parte de uma empresa. Dependendo da empresa, ela pode optar ou não por disponibilizar “pedaços” dela para serem negociados no mercado.

Para isso, a empresa necessita estar na Bolsa de Valores para oferecer suas ações para os interessados. Se você adquire ações de uma empresa, você tornar-se um ser sócio dela.

Em virtude disso, você recebe parte dos lucros e, dependendo do caso, pode participar de assembleias com direito a voto. Assim, pode ter um papel decisivo nos rumos da organização.

O que é Bolsa de Valores?

Já te ajudei a entender o que são as ações. Agora vamos ver como investir na Bolsa. Está na hora de mostrar como funciona esse processo.

Primeiro, entenda que a Bolsa de Valores é o local em que ocorre a compra e venda das ações. Uma das atribuições da bolsa é  garantir que as negociações sejam feitas corretamente.

No Brasil, a nossa bolsa é a B3 (junção da BM&FBOVESPA e CETIP) e é a responsável por acompanhar as movimentações feitas entre compradores e vendedores. Hoje esse processo é realizado de forma totalmente eletrônica, para haver mais segurança e agilidade nas transações.

Há  investidores que preferem investir em um  IPO, conhecido como Oferta Pública Inicial. O IPO acontece quando uma empresa oferece as ações pela primeira vez na Bolsa. 

Considero esses conceitos importantes para você entender como investir na Bolsa de Valores e como montar estratégias para ter bons rendimentos. 

Investir na Bolsa de Valores pode ser prático

Entenda como funciona a bolsa de valores
Businessman checking stock market data. He using a mobile phone. Analysis economy data on forex earn graph.

É comum achar complicado aplicar o dinheiro na Bolsa de Valores. Mas isso pode ser feito de maneira muito prática.

Uma prova disso é o aumento de investidores na B3. Em 2002, havia 85.249 pessoas cadastradas. Esse número passou para 813 mil em 2018, o que representa um aumento de quase 855%.

A quantidade de investidores não para de crescer, tanto que atingiu a marca de 1 milhão, em maio deste ano. em 2019 a B3 já registrou mais de 1,3 milhão de cadastro de investidores.  Fonte: Exame

Estou destacando essas estatísticas para você perder o medo da burocracia e dos riscos de aplicar na Bolsa. Claro que eles existem, mas você pode aprender como lidar com eles.

Hoje você pode contar, por exemplo, com o apoio de uma corretora para investir o seu dinheiro na Bolsa com segurança. E estudando você será cada vez mais capaz de acompanhar se o que está sendo feito com seu dinheiro e investimento está adequado à estratégia prometida. 

Logicamente, recomendo ter cuidado na escolha de uma corretora. Se tiver boas referências, fica muito mais fácil. 

Atualmente, a Bolsa pode te proporcionar rendimentos muito superiores à Poupança e aos fundos de Renda Fixa.

Levando isso em consideração, agora está na hora de ser um pouco mais prático.

Então, vou listar aspectos que mostram a simplicidade de como investir na Bolsa de Valores. Por exemplo:

  • Ausência de carência, podendo o investidor retirar o dinheiro quando julgar adequado;
  • Quantia baixa para adquirir as primeiras ações;
  • Clareza nas informações sobre os dividendos (lucros das empresas recebidos de forma proporcional ao número de ações compradas);
  • Facilidade na obtenção de apoio especializado para avaliar se vale a pena investir em curto, médio ou longo prazo;
  • Tributação do Imposto de Renda inferior, em muitos casos, do que os fundos de Renda Fixa.

Para você aumentar as chances de fazer um bom investimento na Bolsa de Valores, o melhor caminho é o conhecimento.

Há muitas informações sobre como aplicar na Bolsa na web. O meu blog, por exemplo, mostra atividades importantes para o seu dinheiro render mais por meio desse investimento. E nele você pode conhecer um pouco mais sobre as estratégias e ferramentas que uso.

Quero que você, mesmo sendo iniciante, tenha a segurança necessária para comprar ações e obter bons resultados rapidamente. 

Começar a investir na Bolsa [DESCOMPLICADO]

investir na b3

Há diversas alternativas para aplicar o seu dinheiro na Bolsa de Valores. A aquisição de ações para vendê-las após a valorização é um bom exemplo.

Felizmente, há outras maneiras de você ter ótimos rendimentos por meio dessa aplicação. Vou te mostrar 4 delas agora mesmo:

Clubes de Investimento: consiste na formação de um grupo de pessoas que investem de forma conjunta, agregando os recursos de todos os participantes. Essa iniciativa tem como meta juntar um capital mais elevado e, ao mesmo tempo, dividir os lucros e as perdas de forma proporcional ao que cada integrante investiu.

Fundos de Investimento em Ações: é um fundo, gerenciado por um gestor ou um banco, que de aplicar o dinheiro dos cotistas basicamente em ações. A rentabilidade ocorre de maneira proporcional à quantidade de cotas adquiridas e tem relação direta com a performance do fundo perante Mercado Financeiro.

Fundos de Índices: apresentam relação direta com um índice escolhido (Índice Bovespa, por exemplo). Para ter um ótimo rendimento, é necessário avaliar se o índice adotado está em um bom momento. Do contrário, é melhor procurar uma alternativa com mais chances para o seu dinheiro multiplicar.

Compra de ações de forma direta: o investidor pode pela rede mundial de computadores adquirir uma ação. Essa modalidade, em geral, é mais rentável e propicia um amplo domínio da transação. Basta abrir a conta na corretora e administrar a carteira de investimentos de maneira individual.

Separei esse artigo para você entender mais de ações: como comprar ações?

Mas, para você conseguir fazer esta operação ser cada vez mais rentável e segura é importante nunca parar de estudar e adquirir conhecimento.

Quais são as estratégias ideais sobre como investir na Bolsa de Valores?

Você já conhece boas modalidades de investimento. Por outro lado, é preciso avaliar como o seu dinheiro pode render mais na Bolsa. Pensando nisso, vou te apresentar 8 alternativas normalmente usadas por grandes investidores:

  • Valorização de ações: é a estratégia mais adotada, porque se baseia no acompanhamento do valor das ações no mercado. O investidor pode optar pela venda a partir do momento em que o preço atual está maior do que o de compra. Dessa forma, ele obtém lucros que justificam o procedimento;
  • Day Trade: Considero uma das modalidades mais ágeis e rápidas de investir na Bolsa, porém, uma das mais complexas e que demandará muito conhecimento e disciplina. É possível comprar e vender ações em poucos minutos ou horas e conseguir lucros, ou prejuízos. Outra característica interessante do Day Trade é a alavancagem, que permite aplicar um valor maior superior ao que você apresenta em conta e aqui mora um grande risco;
  • Curto Prazo: Tem um prazo maior do que o Day Trade para gerar alguma rentabilidade ou prejuízo. Nesse caso, a meta é ter ganhos com a valorização das ações no período que varia de 1 dia a duas semanas;
  • Longo Prazo: Avalio como uma opção interessante para os que não precisam atingir resultados no curto prazo. Outro ponto positivo é a segurança de investir sem ter grandes preocupações com as oscilações momentâneas do mercado. Você pode esperar meses ou até anos para conseguir bons rendimentos, o que dá mais tranquilidade para a tomada de decisão;

São muitas opções.

  • Dividendos: Vejo como uma alternativa rentável para o investidor do mercado de ações. Receber  dividendos significa receber de parte dos lucros de uma empresa que você tem ações na sua carteira;
  • Operações de Venda: Pode parecer contraditório, mas é possível ganhar dinheiro com a queda de uma ação. É uma estratégia diferenciada e que pode proporcionar um retorno acima da expectativa. Ela funciona de forma inversa da tática tradicional, pois você primeiro vende a ação, para comprá-la, por um preço menor, posteriormente;
  • Contratos Futuros: aponto como mais uma estratégia avançada, que é adotada por investidores com muita experiência. Nessa modalidade, é possível apostar em contratos de commodities (café, boi gordo etc.), índices (Ibovespa etc.) e até em moedas estrangeiras. É necessário ter visão da conjuntura econômica nacional e internacional para conseguir bons resultados. Por isso, recomendo bom senso e muito estudo para escolher esse investimento.
  • Opções: as opções são derivativos e com elas você poderá negociar contratos de direitos e obrigações. E as negociações desses contratos dependem de outros ativos, como as ações. As opções é o universo que sou referência e trabalho com isso a mais de 20 anos, por isso você poderá encontrar vários artigos em neste blog, como por exemplo “O que é o mercado de Opções? Como investir?”

Com essas formas de estruturar suas estratégias já dá para ter bons resultados.

Mas, além dessas 9 alternativas vou te indicar mais uma que você não vai encontrar tão facilmente nas suas pesquisas na internet, porque ela foi desenvolvida por mim: É a estratégia do Balanceamento Dinâmico.

Em resumo, no Balanceamento Dinâmico eu divido meus ativos em uma estratégia Barbell, que é aquela em que deixamos o dinheiro todo nas extremidades. De um lado a melhor renda fixa e do outro a renda variável.

A cada tantos porcento de variação, você vai fazer um ajuste das proporções para ganhar com as variações naturais do mercado. Os resultados são surpreendentes.

Qual é o valor mínimo para aplicar em ações?

investir dinheiro b3

Tinha que responder a essa pergunta, pois é um assunto que desperta o interesse dos que pretendem investir na Bolsa.

Já vou dizer que não é preciso ser milionário ou estar com muitas reservas financeiras para investir em ações.

Um dos motivos é que não há um valor mínimo para entrar no mercado de ações. Por outro lado, recomendo ter um capital razoável para atingir bons resultados.

Dependendo da situação, é possível comprar ações por menos de R$ 15. Logicamente, é um investimento baixo que não vai propiciar a você um lucro considerável. Isso porque existem taxas cobradas pelas corretoras.

Se estiver dando os primeiros passos na Bolsa, considero válido começar com R$ 500,00. Nessa situação, você pode começar a comprar ações fracionadas, e ainda, achando uma corretora sem taxas te ajuda a iniciar neste investimento.

À medida que vai compreendendo como investir na Bolsa de Valores, aconselho aplicar um volume maior de dinheiro. Dessa forma, você começa a ter uma carteira de investimentos mais diversificada. Mas, se estiver começando, opere pequeno, isto é, com um valor baixo.

Mas, lembre-se, enquanto está aprendendo, opere baixo, com um valor que não vai te machucar muito e te tirar do jogo se as coisas derem errado.

Como funcionam os custos e impostos?

É outro tema que considero necessário abordar. Afinal, evita que você seja surpreendido ao calcular os ganhos com o mercado de ações.

Os principais custos englobam uma série de itens:

  • Taxa de corretagem: é a taxa paga à corretora quando o investidor dá uma ordem. Ao comprar ou vender uma ação, é necessário pagar essa taxa;
  • Taxa de custódia: é cobrada mensalmente pela B3 – Bolsa para manter as ações em negociação. Algumas corretoras preferem não repassar essa despesa, oferecendo a custódia gratuitamente;
  • Taxa de emolumentos: também é cobrada pela B3 – Bolsa. O valor é proporcional ao que foi adotado na aquisição ou venda das ações;
  • Taxa de administração de fundos: é praticada nos fundos de investimento, sendo cobrada, de forma proporcional, ao período e ao valor aplicado;
  • Taxa de performance: também é adotada nos fundos de investimentos, sendo utilizada quando a rentabilidade é acima do esperado;
  • Imposto de Renda: as operações normais são tributadas em 15%, e as de Day Trade, em 20%. Vale ressaltar que o imposto envolve somente os ganhos. Mas os investidores são isentos do imposto de renda quando a soma das suas vendas mensais de ações não ultrapassam R$ 20.000,00.

Como escolher quais ações investir na bolsa de valores?

Análise Fundamentalista e Análise Técnica


Sabe um jogo de xadrez? Nele o jogador que é especialista de verdade sabe analisar o jogo e traçar estratégias para derrotar o adversário e de maneira análoga, podemos traçar caminhos para investir na bolsa de valores que nos proporcione lucro!

Para isto, existem dois tipos de análises muito úteis que são: a análise fundamentalista e a análise técnica

É importante frisar que a análise fundamentalista e a análise técnica se divergem em alguns parâmetros, mas o que é mais importante, que no caso é o auxílio que dá ao trader elas convergem para um mesmo propósito.

Em primeiro lugar, a análise fundamentalista é um tipo de análise que se embasa na comparação do preço do mercado junto a fundamentos no âmbito da economia no geral e dos fundamentos da própria empresa, fundamentos estes que podem ser riscos, perspectiva de crescimento etc.

Portanto, se um analista perceber que o preço do mercado de uma ação está abaixo do “justo”, ou seja, do que é fundamentado, está na hora de comprar estas ações pois muito provavelmente ele será corrigido e aumentado.

O contrário também vale, digo, se uma ação do mercado está acima do fundamentado é um ótimo cenário para investidor vender essas ações.

Ainda, dentro da análise fundamentalista encontram-se duas abordagens a top down que, resumidamente, trata-se de considerar primeiramente quesitos macroeconômicos como inflação e juros e depois no âmbito mais detalhado.

Já a outra, a bottom up se foca mais nos aspectos mais específicos, isto é, nos fundamentos individuais da empresa assim como modelo de negócio, endividamento da empresa, gestão, perspectiva de alta, etc.

Em segundo lugar, a análise técnica é aquela baseada em gráficos de preços das ações e da teoria de oferta e demanda.

Este tipo de análise permite por meio da observação das variâncias dos gráficos encontrar padrões que possibilitam avaliar o comportamento dessa ação no futuro.

Dentro dessa análise existem dois conceitos fundamentais que são suporte e resistência.

Basicamente, cada um é um lado de uma moeda porque enquanto o suporte representa uma virada no sentido de alta, a resistência é uma virada no sentido de baixa.

Investir na bolsa de valores [PASSO A PASSO]

Agora que você chegou até aqui está na hora de aprender o passo a passo de como investir na bolsa de valores:

Passo 1: Busque conhecimento

Dar o primeiro passo não precisa ser o mais difícil e não é mesmo!

Sem você perceber ao ler este artigo você já está dando o primeiro que é justamente conhecer a bolsa de valores.

Mas não pare por aí não. Continue a ler mais artigos para que você conheça o mercado como a palma de sua mão.

Passo 2: Abra uma conta numa corretora 

Quem tem interesse em operar na bolsa precisa necessariamente de uma instituição financeira que é permitida a operar, isto é, uma corretora. É ela que tem a responsabilidade em seu nome de realizar as compras e vendas de seu cliente na B3.

Portanto, fique sabendo que o mercado de corretoras é bem amplo e pode haver, inclusive, uma que atenda suas necessidades como a taxa nula de corretagem e de custódia; a facilidade das ferramentas, praticidade etc.

Com isso em mente, basta agora preencher seu cadastro com informações pessoais e passar o dinheiro de sua conta do banco para corretora via TED ou DOC.

Leia também: Qual a melhor corretora de investimentos?

Passo 3: monte uma reserva de emergência

Fazer uma reserva de emergência não deve ser uma opção, mas sim uma obrigação!

A realização de uma reserva de emergência ou “colchão financeiro” vai servir de apoio a situações de imprevistos da melhor maneira possível já que não vai ser preciso, por exemplo, recorrer a empréstimos.

Para isto junte um montante que cubra em média 6 meses de seus gastos fixos e aplique em um ativo de alta liquidez.

Leia também: Planejamento financeiro: 8 dicas de ouro

Passo 4: Escolha bem sua estratégia 

Escolher bem sua estratégia é também conhecer seu perfil como investidor dado que você pode ser mais agressivo e optar por day trade ou então, mais conservador a partir para o longo prazo.

Não existe a estratégia certa, mas sim a que se adequa mais ao seu perfil!

Passo 5: Invista, Forme sua carteira!

Agora sim. Passado todos os passos anteriores você está absolutamente preparado para começar a investir!

Seja utilizando de técnicas de análise (fundamentalista e técnica), seja por relatórios de especialista ou seja pela sua casa de análise. Não importa. Escolha a ação que você tenha mais confiança que lhe trará lucro! 

Aprenda mais sobre o mercado financeiro

Dar o primeiro passo para começar a investir nem sempre é fácil, por isso nos dedicamos muito a melhorar a sua experiência de aprendizado!

Você vai aprender com especialistas do mercado financeiro desde como investir na renda fixa até a renda variável.

Para dominar a volatilidade do mercado de opções conheça o Estratégia do Pozinho e o Opções Master.

No primeiro, você vai iniciar a jornada no mercado de opções conhecendo as principais estratégias e como montá-las para começar a fazer dinheiro.

Agora, se você já é um investidor experiente, conheça o Opções Master e aprenda estratégias ainda mais sofisticadas que vão alavancar a sua rentabilidade, com a convexidade.

Conclusão

Aposto que você começou o artigo meio receoso achando que sairia daqui com a mesma mentalidade de achar o mercado desafiador.

Mas aposto o dobro que percebeu que não é exatamente assim. Percebeu que com pouco dá pra fazer muito e que com dedicação dá pra ganhar o mundo.

Portanto, não pare aqui se aprofunde mais nos ensinamentos que ainda tem a aprender e dê um passo para o futuro que deseja!

Paciência e bastante estudo são fundamentais para aprender a como investir na Bolsa de Valores. Se quer tirar dúvidas sobre essa modalidade de aplicação, fique à vontade para deixar o seu comentário. Quero ajudá-lo a gerenciar melhor o seu dinheiro!


Luiz Fernando Roxo

7 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!