blog do luiz fernando roxo.
Início » Como Viver de DIVIDENDOS: 9 Dicas para começar [2022]

Como Viver de DIVIDENDOS: 9 Dicas para começar [2022]

Viver de dividendos é conseguir se manter mensalmente com o dinheiro que você investe nesse tipo de ação.

Para isso é preciso ter muita organização e entender bem sobre o assunto, por isso escrevi esse texto pra te ajudar a entender um pouco mais sobre esse mundo.

Conseguir viver dessa renda te aproxima muito da liberdade financeira, ou seja, cada vez mais perto de não se preocupar tanto com o trabalho.

Mas não é uma tarefa tão simples, afinal é preciso ter muita disciplina e estratégia. Viver de dividendos é o que todo investidor sonha.

Antes, muita gente utilizava a renda fixa para aumentar seu patrimônio, porém algumas pessoas viram os dividendos com uma saída que pode proporcionar maiores lucros.

No decorrer desse artigo vou te explicar melhor como funcionam os dividendos, suas vantagens, desvantagens e riscos.

Então, caso queira saber mais sobre os dividendos, continue lendo o artigo!

O que é dividendo ?

Dividendo é uma parte do lucro líquido de determinada empresa, que é distribuído entre seus acionistas.

Os dividendos são muito bons para os investidores, pois é feita a distribuição do lucro, mas também é positivo para empresa, porque com os dividendos eles conseguem atrair muitos acionistas. 

Para você entender melhor, irei explicar como é feito o pagamento dos dividendos:

Como funciona o pagamento?

Os pagamentos variam de empresa para empresa, pode ser feita de forma anual, semestral e até trimestral.

Uma das melhores formas de calcular o pagamento de seu dividendo é através do dividend yield, ele é um indicador que mostra qual a porcentagem de dividendo recebido de acordo com o valor da ação.

Quanto rende 1 milhão em dividendos?

Para saber quanto rende, é preciso primeiro saber em que ação, que paga dividendos, você está pensando em investir.

A melhor e mais vantajosa forma de escolher uma empresa, é através da análise do dividend yield, que nada mais é do que a % de dividendos pagos sobre o patrimônio investido.

Para ter ideia quanto rende um milhão irei escolher a empresa que pagou mais dividendos no período analisado, que foi a Cyrela (16.8% no ano passado).

Caso você tivesse investido 1 milhão nessa empresa, ela teria pago o equivalente a 14 mil por mês.

Quanto rende 1 milhão em dividendos?

É possível viver só de dividendos? 

É possível viver de dividendos sim, mas para isso você precisa ter uma certa quantia investida.  

Primeiramente você precisa encontrar boas empresas e ver se elas pagam dividendos, para isso é preciso estudar e encontrar uma boa pagadora de dividendos. Esse tipo de investimento pode fazer com que você conquiste sua independência financeira.

Para te ajudar com isso, vou te mostrar pontos que acho importante saber antes de começar a investir:

Vantagens e Desvantagens

A grande vantagem e os que diferenciam dos outros tipos de investimentos, é que ao investir na empresa que paga dividendos, se caso a empresa tenha uma alta você ganhará com a ação e também com a divisão de lucros.

Ela apresenta outro ponto positivo que acho muito importante para ter sucesso com o mercado financeiro, que é a diversificação.

Ao investir em empresas que pagam dividendos, você terá outra maneira de lucrar com investimentos, sendo assim mais formas de acumular patrimônio.

Outra vantagem é que os dividendos são livres de imposto de renda. Além disso, é um investimento muito líquido, você pode vender suas ações a qualquer momento.

A grande desvantagem é que a valorização a longo prazo da empresa não foi tão grande, no período analisado.

Riscos de investir em dividendos

Para ter sucesso e obter lucro em qualquer mercado é muito importante que os investidores entendam os riscos.

Os maiores riscos estão de acordo como a empresa se apresenta, se ela tem muitas dívidas, como está lidando com elas, ou seja analisar a saúde financeira, isso tem de ser feito regularmente.

E para diminuir cada vez mais os riscos é preciso estudar sobre o mercado de dividendos e as empresas que te interessam.

Quanto se pode ganhar com dividendos?

Os valores são diferentes de empresa para empresa, e principalmente de acordo com o quanto de ações de determinada empresa você compra.

A maioria das empresas que trabalham com dividendos dividem 25% do seu lucro com seus acionistas. O valor que você vai ganhar depende do quanto é investido e em qual ação, para isso é preciso fazer cálculos dos dividendos. 

Quanto é preciso investir para viver de dividendos?

Alcançar a independência financeira ou viver apenas da renda é o sonho de muitas pessoas, mas não sabem como conseguir isso. 

Lembrando que cada pessoa tem um custo de vida, logo o dinheiro que o investidor irá precisar vai variar de caso para caso.

Para saber quais empresas podem te ajudar com isso é preciso calcular os dividendos, por exemplo a Smiles estava com uma taxa de cerca de 10%, caso o investidor investisse mais de 100 mil reais na empresa ele teria mil reais de dividendo no período.

O caminho para viver de DIVIDENDOS: 9 Dicas para começar [2022]

9 dicas viver dividendos

Para você começar a investir em dividendos e futuramente viver dessa renda vou te trazer umas dicas que acho indispensável sobre esse assunto:

1- Diversifique:

Como sempre digo, a melhor maneira de ter sucesso com qualquer tipo de investimento é diversificá-lo.

Você fazendo isso diminuirá muito os riscos.

Invista em alguns tipos de ações para ter mais formas de renda e não ficar dependendo só de um tipo de ação, essa dica não vale apenas pra dividendo, mas para todo o tipo de investimento

Leia também: Como Investir em ações com Pouco dinheiro?

 2- Crie metas e Objetivos:

Para começar a viver de dividendos você precisa traçar metas, para isso é necessário saber como está sua saúde financeira.

Sendo assim, analise se você precisa cortar algum gasto e saber exatamente quanto de dinheiro é preciso para conseguir se manter com os dividendos.

Dessa forma você saberá o quanto precisa investir em dividendos e conseguir suprir todas suas necessidades, é muito importante que você tenha um teto de gasto para conseguir se organizar melhor.

3- Investimento a Curto e Médio prazo:

É importante ter esse tipo de investimento, pois você consegue ter um lucro em pouco tempo e assim reinvestir esse patrimônio.

Apesar de o lucro ser menor do que a longo prazo, a grande vantagem é não investir muito seu dinheiro e demorar para receber ele de volta, mas é sempre bom tentar manter os dois tipos de ação.

4- Investimento a longo prazo:  

Como disse anteriormente, é importante ter investimentos a longo prazo, mas quem quer viver de dividendos tem que focar no longo prazo.

Pois é nesse tipo de investimento que você terá muito mais retorno e chance de viver dessa renda. Já que quanto mais tempo, logo receberá mais juros.

E com isso os investimentos a longo prazo você não terá problema de volatilidade que é muito comum no curto prazo. 

Para isso é preciso se organizar bem para que tenha o mínimo de imprevistos possíveis, e sempre buscando diversificar para correr menos riscos.

5- Avalie seu perfil de investidor

Veja que tipo de investidor é você, descubra se é um acionista mais conservador ou agressivo.

Analise como está financeiramente, se você tem paciência para esperar as ações subirem e consegue se manter mesmo com o dinheiro investido, dessa forma você pode ser um investidor mais conservador.

Caso também não tenha muita experiência no mercado financeiro, é aconselhável que você faça investimentos mais conservadores.

Se for um investidor mais experiente, pode fazer investimentos mais agressivos, pois provavelmente entende mais da volatilidade do mercado, mas também pode ter investimentos de longo prazo, vai depender do seu perfil de investidor.

6- Aportes

Para começar a viver de dividendos é importante fazer aportes mensais, ou seja, realizar investimentos financeiros constantemente de acordo com a sua meta estabelecida.

Com eles você consegue aumentar seu patrimônio e consequentemente aumentar sua renda.

7- Estude as empresas

Como disse anteriormente é necessário utilizar o dividend yield, que te mostra a rentabilidade dos investimentos. Com isso fica mais fácil saber se é vantajoso investir em determinada empresa.

Leve em consideração outros pontos também, como outros indicadores que mostrem os fundamentos da empresa.

8- Siga seu plano e metas

Sempre siga suas metas e planos, pois isso é que pode te fazer viver de dividendos, mas é preciso ter um plano consistente e seguro.

Talvez no início seja um caminho muito difícil, porém não se desespere, porque se seu plano for bom, terá muitas chances de viver de dividendos, sempre continue estudando e seguindo as dicas.

Ou seja, diversifique sua carteira, faça aportes e veja as empresas que te pagam melhor. Com isso terá poucos riscos e muitas chances de ter uma carteira bem valorizada.

9- Tenha cuidado com golpes

Não acredite em dinheiro fácil, porque tem altas chances de ser um golpe. Para ter sucesso com investimentos é necessário ter paciência.

Busque instituições que são séries, que possam te trazer poucos riscos. E sempre busque mais conhecimento no mercado financeiro, pois é a única forma de viver de dividendo.

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

E aí Capitalista, a esta altura você já deve ter percebido que o Mercado Financeiro proporciona oportunidades para diversos perfis de investidores, afinal, existem vários tipos de investimentos diferentes, que podem te ajudar a alcançar as suas metas cada vez mais rápido.

E para saber qual o tipo de investimento é o certo para você, é necessário que você estude muito e conheça os diferentes mercados, então que tal aprender sobre tudo isso em apenas um lugar? 

Facilita muito quando você já começa aprendendo com quem já faz isso há muito tempo, então te convido a conhecer o Capitalista Selvagem e vir fazer parte da nossa comunidade.

Clique aqui e saiba mais:

Conclusão

Com o texto é possível perceber como pode ser vantajoso o dividendos, e como é possível viver apenas dessa renda. Espero que com a leitura você tenha aumentado seu conhecimento sobre o mercado financeiro e principalmente dividendos.

Esse tipo de ação te apresenta vários pontos positivos, uma delas é ajudar a diversificar sua carteira, que é uma das coisas mais importantes para obter lucro e diminuir os riscos.

Porém, qualquer tipo de investimento tem vantagens e riscos, o principal ponto negativo é que a longo prazo o seu lucro pode não mudar muito. E o grande risco pode ser a volatilidade em investimento a curto prazo.

Para ter uma boa carteira de dividendos é deixá-la equilibrada com ações a curto e longo prazo. Mas a com prazo maior que te trará mais lucro e segurança, porém a com menor prazo pode te trazer lucro para reinvestir.

Então sempre tente manter um equilíbrio ou focar em ações a longo prazo. E sempre tente criar estratégias para investir, a partir delas siga suas metas e seus planos.

Sempre que possível continue sempre seguindo seu plano, pois você pode se desesperar, dessa maneira aumentando seus riscos.

E para escolher a melhor empresa para escolher sua empresa utilize o dividend yield, que é um indicador que mostra qual a porcentagem de dividendo recebido de acordo com o valor da ação.

No texto também mostrei as empresas que mais pagam dividendos, que são a Copel e a Vale, que seu dividend yield respectivamente são 24% e 19%.

Espero que com o texto você tenha aprendido o que é viver de dividendo, e como fazer isso, entendendo os riscos e as vantagens.

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Mais lidas

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!