blog do luiz fernando roxo.
Início » Como investir em ações de forma simples?

Como investir em ações de forma simples?

Investir em ações na Bolsa pode parecer coisa de outro mundo quando você está iniciando no universo dos investimentos, mas não se preocupe.

Neste artigo vamos te mostrar como investir em ações na Bolsa de Valores , de modo a desvendar os mitos sobre esse tipo de investimento.

A grande motivação dos investidores que aplicam em ações, é a capacidade de aumentar seus rendimentos de forma que ao criar uma carteira de investimentos ele irá balancear entre renda fixa e renda variável. Lembre-se que você não investirá em um único lugar.

Você já deve ter ouvido histórias de pessoas que ficaram ricas investindo em ações. Isso é totalmente possível, mas para chegar a esse patamar, é preciso ter paciência, conhecimento e um planejamento sólido. Além de entender que o mercado oscila muito.

O enriquecimento não é um processo que acontece do dia para a noite, é algo que é construído e leva tempo. 

Também é preciso ter mentalidade empreendedora para fazer escolhas inteligentes na hora de comprar os papéis que vão compor sua carteira de ações.

O que é o mercado de ações?

O mercado de ações é um ambiente de negócios, onde são compradas ou vendidas partes do capital social das empresas expostas em forma de ações. 

Estas empresas, por sua vez, precisam obedecer uma série de critérios exigidos pela B3 e CVM para que os seus papéis sejam negociados no mercado. 

Entender o funcionamento do mercado é o primeiro passo para aprender como investir em ações e ter um ótimo desempenho em suas transações. 

Ao comprar uma ação, você se torna acionista e sócio da empresa. Dessa forma, o mercado de ações funciona como um mercado organizado. De um lado, estão os compradores e do outro, os vendedores. 

Assim, quando uma oferta de compra possui o mesmo valor que a oferta de venda, o negócio é fechado. 

O que é a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é o ambiente onde acontece essa troca de ações. A função da Bolsa é garantir que as negociações sejam realizadas de forma segura, eficiente e justa, além de garantir que você receba as ações ao comprar e o dinheiro ao vender. 

Como se dá o início das operações de uma empresa na bolsa de valores? O início dessa negociação é o IPO, que é a Oferta Pública Inicial. 

O IPO acontece quando uma empresa oferece suas ações pela primeira vez na Bolsa, em troca de capital para continuar crescendo. Após esse primeiro momento, acontecem duas situações:

Mercado Primário: Quando o investidor compra ações diretamente das empresas.

Mercado Secundário: Quando as ações passam a ser negociadas entre os investidores e você compra ações de outro investidor. 

É no mercado secundário onde acontecem a maior parte das negociações.

O que são ações?

Uma empresa é formada por um conjunto de ações. Sendo assim, cada ação é uma fração dessa empresa. Quando você compra uma ou mais ações você se torna sócio daquela empresa, tendo direito a receber parte de seus lucros, chamados de dividendos.

É possível ganhar dinheiro com ações?

A forma mais segura de conseguir bons lucros ao investir em ações é comprando papéis de empresas que fazem boa gestão, apresentam lucros sólidos e crescentes, e investir sempre no longo prazo. 

O investidor deve ser criterioso e avaliar bem as empresas das quais deseja ser acionista, se preocupar com as oscilações de curto prazo e volatilidade e nunca investir apenas com base nos achismos. 

Investidores com perfil mais agressivo buscam na bolsa oportunidades de curto prazo e até fazem uso de estratégias como o Day Trade para tirar proveito de momentos de instabilidade e volatilidade para comprar e vender ações, tirando delas lucros rápidos. 

Mas não se engane de achar que essas situações são fáceis de prever, esses investidores costumam fazer análises bem técnicas que orientam esses investimentos. 

Como ganhar dinheiro com ações na Bolsa de Valores?

Existem diversas formas e técnicas para investir em ações. Comprar papéis esperando pela sua valorização, é somente uma delas. Conheça outras formas de investir em ações:

Clubes de Investimento: Quando você se alia a um grupo de pessoas para investirem juntos, somando os recursos de todos os integrantes. Assim, vocês têm a possibilidade de gerir um capital maior.

Fundos de Investimento: É um fundo de ações criado e administrado por um banco ou corretora. Para investir em um fundo de investimento, você compra cotas. 

Fundos de Índices: São os chamados ETFs, fundos que compõem uma carteira espelhada em algum índice, como o IBovespa, Small Caps e outros. 

Compra direta de ações: Essa é uma forma direta de investir na Bolsa de Valores pela internet, e também a principal e mais rentável, pois você tem completo domínio dos seus investimentos.

Como investir em Ações?

O segredo é começar sem medo e ser paciente, para isso o ideal é que você estude e tome decisões firmes e inteligentes com seus investimentos e, principalmente, comece operando pequeno, isto é, com pouco dinheiro. Como eu sempre falo, não coloque todo o seu dinheiro em ações.

Muitas pessoas se assustam quando o assunto é investir em ações, isso porque a renda variável tem seus riscos, por isso, entender o terreno onde você está entrando, já é vencer uma batalha.

Entenda que o mercado de ações pode agregar bons rendimentos ao seu capital e que até mesmo investimentos de renda fixa possuem riscos. 

Deixe o medo de lado e comece a investir agora mesmo.

Se você escolher empresas sólidas e com gestão responsável, a possibilidade de valorização costuma ser alta. 

Mas, você precisa ter paciência, grandes investidores não ficam ricos da noite para o dia. 

Invista continuamente.

Fazer um aporte alto pode ser uma boa estratégia, mas lembre que o mercado financeiro é dinâmico. 

De tempos em tempos, é possível que você tenha que ajustar a sua carteira de investimentos. 

Então esqueça essa ideia de aplicar uma vez e esquecer o dinheiro na corretora, isso não é lucrativo nem inteligente. 

Também lembre que você precisa diversificar sua carteira e isso pode levar tempo.

Ao investir continuamente, o seu montante tende a crescer mais. Além de que você vai ganhar ainda mais experiência no mercado financeiro. 

Comece aos poucos.

Se você está iniciando no mundo dos investimentos, o ideal é priorizar os ativos de renda fixa, como o Tesouro Direto

Com paciência e aprendizado, você vai, aos poucos, inserir em sua carteira investimentos mais avançados. 

Busque conhecimento.

É fácil sentir medo de algo que não entendemos, ainda mais quando o assunto é dinheiro. 

Antes de começar a investir em ações, veja e procure entender como funciona o mercado.

Desta forma, você deverá se sentir mais seguro na hora de montar a sua carteira.

Comece a Investir Agora no Mercado de Ações.

Veja como investir em ações em apenas 3 passos:

Abra sua conta em uma corretora.

Existem várias opções de corretoras no mercado, o ideal é que você estude e escolha a que mais se encaixa com seus objetivos.

Corretora escolhida, crie seu cadastro e aguarde aprovação.

Transfira o valor para sua primeira operação

Envie os valores que deseja investir em ações da sua conta bancária para a conta da corretora e se prepare para começar a movimentar esse dinheiro.

Acesse a sua plataforma de investimentos

Após seu cadastro feito e dinheiro enviado, entre na sua plataforma e escolha a opção “Home Broker”

Lembre-se de que as negociações ocorrem apenas durante o pregão. Ele funciona de segunda à sexta-feira, das 10 às 18 horas. 

No home broker, digite a sigla correspondente à empresa em que deseja investir. 

Em seguida, informe a quantidade de ações e o valor que pretende comprar e envie a ordem de compra.

Lembrando que você pode comprar ações tanto no mercado à vista em lotes padrão de 100 unidades ou no mercado fracionário incluindo a letra “F’’ na frente do código da ação para comprar quantidades menores.

Ordem executada? Pronto! Você acaba de fazer seu primeiro investimento em ações e o seu dinheiro poderá se multiplicar a partir de agora.

Como investir na Bolsa de Valores pode afetar a sua vida?

E você não precisa ser rico para começar a investir em ações e multiplicar o seu patrimônio. 

Com estratégia e disciplina, você pode atingir objetivos que parecem impossíveis. 

E as grandes vantagens são que:

  • Você não precisa de muito dinheiro para começar.
  • Não existe carência, você pode retirar seu dinheiro quando quiser ou precisar.
  • Existe um bom potencial de retorno a longo prazo.
  • Pode alcançar grande rentabilidade no curto prazo e ter um retorno rápido com a estratégia certa.
  • Você pode receber dividendos como participação no lucro das empresas.
  • Você pode ganhar na Bolsa até mesmo com a queda do mercado.

O que você precisa saber antes de investir em ações na Bolsa de Valores?

Algumas dicas para você começar com o pé direito: 

Não opere no “achômetro”.

Invista primeiramente no seu conhecimento e trace uma estratégia de investimento. 

Errar no mercado de ações significa prejuízo, e ninguém quer perder dinheiro, por isso, entender como este investimento funciona é um passo essencial para ter bons resultados.

Tenha uma estratégia clara.

Investir em ações sem ter uma estratégia pode ser perigoso, pois você será guiado apenas por preços ou pela sua emoção e isso, na maioria das vezes, costuma não dar certo. 

Estude sobre a empresa na qual deseja investir.

Há diversas empresas na bolsa de valores. Muitas delas costumam ser ótimas opções para os investidores. Outras nem tanto. 

Então, antes de investir em ações, você deve estudar a fundo. 

Para isso, busque o maior número de informações sobre a empresa, procure por histórico de cotações, histórico de pagamento de proventos e resultados atingidos. 

Prepare-se para enfrentar a volatilidade.

Os preços das ações variam conforme as expectativas dos investidores em relação a alguns fatores, sejam internos ou externos. 

Por conta dessas variações, algumas ações podem sofrer grandes alterações de preços em um mesmo dia. 

Você não deve se preocupar, pois são movimentos comuns de mercado, que tendem a se recuperar no médio e longo prazos.

Vantagens de investir na Bolsa de Valores.

Embora investir na Bolsa de Valores ainda não faça parte da cultura do brasileiro, investir em ações na Bolsa de Valores oferece um grande potencial de retorno.

Mas a quantidade de investidores na bolsa e o perfil de quem investe está mudando. A B3, em 2002 tinha 85.249 pessoas investindo.

Em 2016, já eram quase 560.000 investidores na Bolsa brasileira. E, em Maio de 2019, a bolsa bateu 1 milhão de investidores cadastrados.

Os brasileiros estão descobrindo como investir em ações e entendendo que a Bolsa de Valores oferece oportunidades de investimento rentáveis que podem garantir lucros futuros e realizar objetivos.

Viu como não é impossível investir em ações?

Aprender como investir em ações é uma uma boa alternativa para os investidores que desejam rendimentos mais atrativos do que os oferecidos na renda fixa. No cenário atual, o mercado da renda variável tem mostrado resultados surpreendentes.

Só fica de fora quem quer!

luiz fernando roxo.

4 comentários

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!