blog do luiz fernando roxo.
opcoes-bbdc4

Opções bbdc4: saiba mais sobre a empresa

Todos sabemos que é possível conseguir dinheiro com bancos, seja por meio de empréstimos, financiamentos ou do rendimento de uma poupança. O que poucos sabem é que existe outra forma ainda mais interessante de ganhar dinheiro com um banco: adquirindo suas ações na bolsa de valores.

O Banco Bradesco é um dos bancos brasileiros mais conhecidos, tendo entre suas principais atividades a oferta dos produtos bancários mais comuns (conta corrente, financiamentos, empréstimos, crédito, entre outras), sendo esses produtos oferecidos tanto fisicamente em suas agências, quanto de forma digital, pelo internet banking e por aplicativos de celular.

Além desses serviços, o Bradesco tem dado uma atenção especial ao mercado de seguros, que tem tido uma boa parte de seus investimentos atualmente. Sob essa situação, uma diversificação melhor da carteira de previdência privada do banco está inclusa nos planos para o futuro, além do crescimento do mercado dos títulos de capitalização. 

A partir daí, pode ser interessante se aprofundar um pouco mais nos ativos oferecidos pela instituição para negociações, em especial nas opções que são negociadas no financeiro. Neste caso, essas opções do Bradesco são conhecidas como opções bbdc4, e vamos falar um pouco mais sobre elas neste artigo.

O que significa opções bbdc4?

O Banco Bradesco oferece ações ordinárias (bbdc3) e preferenciais (bbdc4). Estas ações estão incluídas na carteira do Ibovespa, representando juntas, quase  6% da composição total do índice. As ações bbdc4, devido a sua maior liquidez em comparação com a bbdc3, possuem uma participação quase 5 vezes maior na Ibovespa.

Estes papéis do banco encontram-se listados no nível 1 da bolsa de valores brasileira, o que reflete boas práticas de administração corporativa por esta instituição financeira.

Opções são um tipo de ativo negociado na bolsa de valores, representando contratos que dão à seus portadores o direito de comprar ou vender um determinado produto financeiro por um valor pré-determinado em uma data também pré-determinada. Basicamente, é um contrato que lhe permite “congelar” o preço de compra ou venda de um ativo em uma data futura.

No mercado financeiro brasileiro, existem opções para vários tipos de ativos, sendo o mais volumoso deles o de opções de ações, que são negociadas na B3. Também existem opções de outros tipos de ativos, como de moedas, de contratos futuros, entre outros.

Neste artigo estamos tratando de opções relativas às ações do Banco Bradesco, portanto podemos chamá-las apenas de opções Bradesco ou opções bbdc4 para ser mais práticos.

O Banco Bradesco oferece ações ordinárias (bbdc3) e preferenciais (bbdc4). Estas ações estão incluídas na carteira do Ibovespa, representando cerca de 10% da composição total do índice. 

As ações bbdc4, devido a sua maior liquidez em comparação com a bbdc3, possuem uma participação cerca de 5 vezes maior na Ibovespa.

Estes papéis do banco encontram-se listados no nível 1 da bolsa de valores brasileira, o que reflete boas práticas de administração corporativa por esta instituição financeira.

O Banco Bradesco teve sua fundação no ano de 1943 em Marília, cidade do interior de São Paulo. Seu fundador foi Amador Aguiar, e o nome dado na época foi Banco Brasileiro de Descontos S/A. Diferentemente dos bancos existentes na época, o objetivo desta instituição era de conquistar clientes mais humildes, como pequenos comerciantes e outros cidadãos menos abastados.

ações do bradesco

História do Bradesco (bbdc)

Ainda nos anos 40, este banco teve sua sede transferida para a capital, em uma estratégia de expansão ousada. O Bradesco inovou nesta época, incentivando a utilização dos cheques, por exemplo.

Suas ações começaram a ser negociadas ainda nos anos 40, o que uma década depois seria responsável por tornar o Bradesco a maior instituição financeira privada do Brasil.

Até os anos 90, o Bradesco continuou crescendo, adquirindo uma série de bancos menores, o que contribuiu para seu crescimento institucional, tendo ele absorvido diversos bancos estaduais durante as privatizações que ocorreram nos anos 90, além de outras instituições privadas.

Essas aquisições não pararam com a virada do milênio, pois além de bancos tradicionais, o Bradesco também comprou instituições financeiras menores, sempre de olho nas com maiores carteiras de créditos.

Além destas aquisições, o Bradesco foi pioneiro na aplicação da tecnologia em suas transações financeiras, desde a implantação de caixas de autoatendimento nos anos 70, as funções de operações a débito nos anos 80, e a implantação do internet banking nos anos 90. 

Mantendo sua fama de inovador, ele também foi um dos primeiros bancos que trabalhou com a criação de apps para o acesso bancário de seu celular, além de repensar toda sua identidade visual de forma a passar uma imagem mais arrojada e tecnológica para seus clientes.

Seguindo as adaptações de mudanças de gerações, o Banco Bradesco passou a dar mais atenção à forma como as pessoas viam sua imagem institucional, começando assim a apoiar questões socioambientais, e incentivando os esportes e outras manifestações de atletismo, tendo seu ponto alto ao patrocinar as Olimpíadas de 2016 no Brasil.

Bradesco na bolsa de valores

Desde 2001, as ações do Bradesco estão ocupando a condição de nível 1 no mercado de ações brasileiro, além de também ter suas ações negociadas na bolsa de Nova Iorque nos Estados Unidos e na de Madrid, na Espanha.

Considerando as estimativas dos especialistas após os resultados menos favoráveis do último trimestre, e levando em conta também as previsões menos otimistas para os próximos anos, é previsível que essa ação específica apresente alguma dificuldade para operações de curto prazo.

Apesar destes desafios, a recuperação da rentabilidade de operações bancárias tem demonstrado força, o que causou uma forte redução nas provisões para devedores duvidosos, além de trazer um bom controle de custos apesar do banco ter se esforçado para redimensionar o alcance de sua rede de agências.

Para os investidores com perspectivas de investimentos de retorno em médio prazo, o mercado está em alta até o fim de 2022 pelas previsões gerais (excluindo-se qualquer surpresa desagradável que a pandemia ainda possa trazer neste meio tempo), em tratando-se de operações de seguros.

A longo prazo, também é necessário exercer cautela, uma vez que os juros de longo prazo ainda estão voláteis, o que pode prejudicar bastante a margem financeira deste departamento de seguros.

No quesito análise de múltiplos, o banco mantém-se negociando com seus principais concorrentes, como Santander e Itaú.

Histórico de desempenho da empresa na bolsa

De 2017 até a atualidade, as ações bbcd4 sustentaram variações diferentes ao longo do tempo, mantendo uma boa alta durante o ano de 2019, porém tendo uma queda brusca em março de 2020, com um longo período de recuperação, atingindo um novo pico em Maio de 2021, com um período de estabilização que tem durado até o presente, demonstrando uma possível ascensão no futuro.

Como acompanhar as cotações das opções bbdc4?

Para acompanhar as cotações das opções de BBDC4 e outras empresas, usamos o Oplab, uma ferramenta que mostra em tempo real as cotações das opções, com todas as datas de vencimentos disponíveis.

Vantagens de investir em bbdc4

  • O Bradesco é um dos bancos com maior estrutura varejista no país, e portanto tem bastante espaço para manter-se eficiente e à frente da concorrência. Seus custos caíram cerca de 8% neste ano, e tudo indica que esse valor vai apenas melhorar no futuro.
  • Este banco é um dos mais bem preparados para lidar com a atual crise, pois conta com diversos fatores que atenuaram o impacto da crise em sua situação econômica. Entre eles um índice de cobertura de 350%, 51% de participação no mercado de seguros de saúde, e pouca participação em carteiras de pequenas e médias empresas, que foi quem mais sofreu nesse período.
  • Também vemos que as oportunidades criadas pelo banco funcionam a longo prazo, trazendo sempre possíveis oportunidades no futuro. Por exemplo, a distribuição de seus serviços alcançando bancos menores subsidiários, após possíveis lucros futuros com a aquisição desses clientes.

Riscos de investir em opções bbdc4

ganhar dinheiro com o bradesco
  • Como boa parte dos lucros do Bradesco vem de sua seguradora (Cerca de um quarto neste ano) e ROE (24%), é possivel que o banco possua uma maior exposição ao Open Finance que sua concorrência.
  • Como boa parte dos lucros do Bradesco vem de sua seguradora (Cerca de um quarto neste ano) e de Retorno sobre Patrimônio Líquido (24%), é possível que o banco possua uma maior exposição ao Open Finance que sua concorrência.
  • A estrutura de controle é um possível risco para acionistas minoritários, pois o dono do Bradesco é seu próprio administrador, além de seu conselho ser composto majoritariamente por ex-funcionários, que podem optar por não substituir os administradores atuais..
  • A Cielo pode ser um possível concessor de participação de mercado suscetível a problemas tecnológicos e perdas de participação para novos concorrentes mais agressivos nesse período de transições tecnológicas.

Como escolher a melhor opção pra investir ?

Pesquise e estude bastante antes de escolher uma opção para começar a investir. O planejamento é essencial para a geração de uma carteira de investimentos sólida a fim de fazer seu patrimônio crescer.

Ao definir metas e planos de como alcançar seus objetivos, você terá mais segurança e uma visão privilegiada das mecânicas do mercado de ações, o que vai lhe ajudar a tomar a decisão correta quando a hora de investir chegar.

Aprenda mais sobre o mercado financeiro

Aprender um conteúdo novo é sempre desafiador, principalmente sobre o mercado financeiro, que ao mesmo tempo em que teve um grande aumento de pessoas falando sobre este assunto, também criou-se um grande ruído de informações desencontradas.

Por isso, é importante saber exatamente quais fontes consultar para não meter os pés pelas mãos quando montar uma estratégia.

É também por isso, que aqui na comunidade nós seguimos algumas leis, que nos protegem dos grandes movimentos do mercado, uma das mais importantes é que “O conhecimento é sempre a resposta certa”, então esteja sempre em busca de mais conhecimento!

Para fazer parte da comunidade, conseguir conversar com pessoas que estão na mesma jornada que você, se aproximar de profissionais do mercado financeiro dispostos a ajudar e entrar de vez para o mundo das Opções, conheça a Estratégia do Pozinho.

Um curso completo para você que quer aprender tudo sobre como funcionam as Opções, sobre as gregas, entender quais são os diferentes tipos de Opções, como investir e ainda praticar as estratégias com todo o suporte necessário.

Nos estudos ao vivo, você poderá tirar dúvidas comigo e, se bater aquela dúvida fora do horário das lives, você ainda conta com uma equipe especializada no suporte das suas dúvidas técnicas por e-mail.

Clique aqui e saiba mais:

Conclusão

O Bradesco é atualmente um dos bancos mais conceituados no mercado financeiro brasileiro, sendo assim uma ótima oportunidade para iniciar a exposição de seus investimentos ao setor bancário.

Por mais interessante que esse investimento possa parecer, é importante analisar minuciosamente todos os pormenores relacionados a essas ações, e ver se os valores negociados são interessantes a longo prazo.

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!