blog do luiz fernando roxo.

IPCA: O que é e como investir? Conheça mais sobre esse título.

Acredito que você já tenha ouvido falar dessa sigla muitas vezes, não é mesmo? Mas, afinal o que é IPCA?

Ele consiste no Índice de Preços para o Consumidor Amplo. É adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para acompanhar os preços praticados no comércio.

Esse índice é muito importante, porque é adotado pelo Banco Central para verificar se houve inflação ou deflação.

Neste artigo, vou contar para você em detalhes sobre como é calculado o IPCA. 

Como é feito o cálculo.

Para entender de fato o que é IPCA, recomendo a compreensão do cálculo desse parâmetro. Lembrando que esse indicador mostra como a alternância de preços atinge os consumidores em todo o Brasil.

O IPCA é fundamental para mensurar o custo de vida dos brasileiros. Por isso, o cálculo leva em consideração gastos relacionados com diversos segmentos:  

Despesas pessoais.

Aproveita informações relacionadas com lazer (cinema, viagens, bares, restaurantes etc.). Também usa dados sobre fumo, fotografia e outros gastos de cunho pessoal.

Alimentação e bebidas.

Nesse setor, são obtidas informações sobre o valor de açúcares, bebidas, carnes, cereais, condimentos, frutas, panificados, além de leites e derivados.

Saúde.

É um item muito importante para mensurar o IPCA, porque abrange despesas com serviços dentários, médicos, farmacêuticos, laboratoriais e óticos, por exemplo.

Objetos para casa.

A análise contempla o preço de eletrodomésticos, móveis e de outros itens (cama, mesa, banho, consertos etc.).

Moradia.

Tem como prioridade acompanhar os preços do aluguel, manutenção residencial e de taxas relativas às contas de energia elétrica, por exemplo.

Vestuário.

Também deve ser observado pelas famílias com muito cuidado, porque engloba valores de calçados, tecidos, diversos acessórios e roupas para crianças, mulheres e homens. 

Educação.

É mais um segmento que tem um impacto importante para as famílias. Nele, são levados em consideração os preços de mensalidades escolares, cursos, materiais de papelaria e livros.

Transporte.

Com a mudança da política da Petrobras, é um setor que tem peso relevante no IPCA. Nele, são verificados os valores dos combustíveis, transporte privado e transporte público.

Para ter uma visão ampla sobre o que é IPCA, é interessante conhecer todos os itens adotados para calcular o índice.

Detalhe.

Pelos fatores apresentados até a agora, é fácil perceber que os gastos mencionados fazem parte do dia a dia da maioria dos brasileiros.

Por isso, um aumento do IPCA representa, em muitos casos, um acréscimo no valor de produtos e serviços necessários para a população.

Esse aspecto também explica o fato de, ao mesmo tempo, o IPCA e a inflação estarem em alta, por causa da elevação dos preços. 

Quero explicar um detalhe que não pode passar em branco. Mesmo que esse índice tenha uma redução, isso não reflete na queda dos preços. Isso acontece porque o IPCA apenas pode informar que os preços tiveram uma alta menor no mês destacado.

Por outro lado, se o IPCA apresentar um valor negativo, é possível afirmar que as mercadorias estão com um valor mais em conta. Esse fenômeno é chamado de deflação, cujo efeito é contrário ao da inflação.

Cidades.

É importante que você tenha um bom conhecimento sobre o que é IPCA, porque esse indicador aponta, com clareza, o nível de gastos das famílias brasileiras, com renda de até 40 salários mínimos.

Afinal, o índice acompanha os preços nos setores mais importantes para a maioria da população.

Para efetuar o cálculo do IPCA, o IBGE adota como referência, o custo de vida em diversas regiões metropolitanas do País. 

Cada região do Brasil tem um peso ponderado que considera o número de habitantes.  As regiões que integram o cálculo do indicador são:

  • Belo Horizonte;
  • Belém;
  • Campo Grande (município);
  • Curitiba;
  • Distrito Federal;
  • Goiânia (município);
  • Porto Alegre;
  • Recife;
  • Rio de Janeiro;
  • Salvador;
  • São Paulo;
  • Vitória.

Coleta.

A coleta de informações acontece do primeiro ao último dia de cada mês. Para fazer a conta, são inseridos custos básicos (aluguel, comércio, concessionárias de serviços públicos e prestação de serviços).

Todos os preços identificados são divididos em setores que foram mencionados anteriormente (comunicação, educação, saúde, vestuário etc.). 

Então, as categorias têm um peso importante para medir o IPCA, da mesma forma que acontece com as regiões do País.

O item Alimentação, por exemplo, é apontado como um dos principais para o cálculo do indicador.

Esse aspecto mostra como o IPCA tem uma ligação forte com o custo de vida da população. 

Você pode até achar curioso, mas esse índice também repercute no mercado financeiro. 

Para um investidor alcançar bons rendimentos, é bastante importante entender o que é IPCA e os impactos dele em cada modalidade de investimento.

Como os preços e o IPCA sobem?

Gostaria de falar que o Estado tem um papel importante na inflação. Muitos serviços integrantes do IPCA são feitos diretamente pela administração pública ou concedidos pelo Poder Público.

Nessas situações, o Governo tem influência no valor a ser pago pelos consumidores. 

Em virtude de apresentar uma oscilação mensal, esse índice sofre impacto dos produtos e serviços reajustados periodicamente.

O indicador também segue a lei da oferta e da demanda, que faz os preços aumentarem ou caírem. Se a procura for alta por uma mercadoria, o preço subirá. Do contrário, a tendência é reduzir.

Há também outros elementos que elevam o IPCA, por exemplo:
  • Cotação do dólar;
  • Clima;
  • Custos de Produção;
  • Resultado de Safra;
  • Valor da mão de obra.

Esse aspecto ocorre em virtude de o indicador ser calculado, considerando aproximadamente 350 itens.

É importante que você verifique como o IPCA está oscilando, porque é uma maneira de constatar se o seu dinheiro está valorizando ou não em um determinado período. Dependendo do tipo de investimento que você optou em fazer.

Muitas mercadorias não apresentam variação de preços, o que impede uma alta ou baixa expressiva no índice.

Se você entender o que é IPCA, também vai notar que a quantidade de dinheiro circulando no mercado provoca alta no indicador.

Em momentos de expressivo crescimento econômico, o consumo cresce bastante e influência no aumento do índice.

Também aponto o cenário político como outro elemento que tem grande influência no IPCA. Por isso, que as vezes, em alguns cenários, o Governo é o grande responsável pelo aumento da inflação.

Em 2015, esse índice chegou a 10,67%, segundo IBGE. No ano anterior, o indicador foi de 6,41%.

Esse aumento ocorreu em virtude de má gestão econômica do Estado. Na época, a administração pública tinha muito mais despesas do que dinheiro arrecadado.

Não adianta, por exemplo, elevar a carga tributária para equilibrar as contas. É um equívoco que deve ser evitado ao máximo, em momentos de crise.

Essa postura afeta negativamente a renda do cidadão, porque a elevação dos tributos aumenta os custos de produção, fazendo com que as mercadorias fiquem mais caras. Isso inibe o consumo, o que prejudica a recuperação da economia.

Como outros índices afetam o IPCA?

Para entender o que é IPCA, é bom saber que esse parâmetro não está isolado. Em diversas situações, ele sofre influência de outros indicadores.

Se você investe no mercado financeiro ou está apenas de olho na variação de preços, sugiro que leia, com atenção, mais sobre outros índices ligados ao IPCA:

Selic.

Ao analisar o IPCA, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) constata se o Governo Federal está dentro das metas inflacionárias fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A partir desse resultado, o Copom pode reduzir, manter ou aumentar a Selic, que consiste nos juros cobrados ao Governo quando pega recursos financeiros emprestados do Mercado.

A Selic é a principal ferramenta de controle do IPCA. Se houver muito dinheiro circulando, a tendência é que ela suba para diminuir a inflação.  

Em cenários de redução dessa taxa, é possível concluir que o BC (Banco Central) está querendo incentivar o consumo. Afinal, a Selic influencia nas demais taxas de juros.

Atualmente, a Selic está em 3,75%, menor valor registrado na história. Essa medida tem como meta incentivar investimentos e reaquecer a economia.

IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado).

É conhecido como Índice Geral de Preços do Mercado, sendo fixado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele tem o mesmo objetivo do IPCA: verificar a variação de preços ao consumidor.

Esse parâmetro influencia o IPCA, pois ele é a principal referência para reajustar e precificar o valor dos aluguéis. Caso o IGPM apresente alta, o aluguel também deverá aumentar. Isso repercute também no cálculo do IPCA.

Como ficar informado sobre investimentos ligados ao IPCA?

Lembando que esse texto é meramente informativo sobre o que é IPCA. Dessa forma, é relevante para você fazer boas escolhas em relação aos seus investimentos.

Agora, vou mostrar algumas aplicações  que constam o IPCA. Confira:

IPCA Investimentos.

É apontada como a melhor alternativa para proteger os seus rendimentos da inflação, pois os investimentos estão atrelados ao IPCA.

Assim, o investidor terá um bom resultado já considerando a inflação, tributos e taxas. 

A poupança é muito segura, mas o dinheiro aplicado perde valorização por causa dos índices inflacionários.

Tesouro Direto.

O Tesouro Direto consiste em um título público emitido pela União. Nesse caso, você vai emprestar dinheiro ao Governo, com direito a juros.

Ao aplicar no Tesouro Selic, os rendimentos estão atrelados à taxa básica de juros. 

Outro investimento é o IPCA+, cuja remuneração é o índice de uma época somado a uma taxa fixada.

Essas duas aplicações são interessantes e podem ser usadas em curto e longo prazo. O Tesouro Selic ainda tem como benefício a liquidez diária.

Fundos de Investimento.

Outro caso de investimento ligado ao IPCA são os Fundos de Investimento, em que vários investidores aplicam dinheiro para ser gerenciado por um administrador, responsável por gerir os recursos.

Normalmente, esses fundos têm um retorno superior ao do CDI. Outro ponto positivo é que a taxa de administração é geralmente baixa, o que contribui para você obter bons rendimentos.  

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Tem como foco dar crédito a quem investe no segmento imobiliário. As LCIs são muito parecidas com os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e são influenciadas pelo IPCA.

Elas apresentam um rendimento que tem como base o CDI, indicador que geralmente fica muito próximo da Selic.

Agora, você pode escolher com mais calma, o melhor investimento para você. 

Um abraço e até a próxima!   

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!