blog do luiz fernando roxo.

disciplina é liberdade financeira

Para quem me conhece sabe: eu carrego a disciplina comigo, literalmente!

E hoje não vim falar esse papo de coach, que você precisa ter mais disciplina e tal, mas sim falar para você que Disciplina é a Liberdade que tanto buscamos!

Então se você quer uma liberdade financeira, quer estar no mercado financeiro, investir sua grana, ou se você quer mesmo ficar rico, você precisa ler esse texto até o final!

Entenda que disciplina é uma ilusão

Bom, sem muita enrolação, ter disciplina é um conjunto de habilidades, não é um programa que instala no cérebro e está pronto.

Disciplina envolve, a priorização, capacidade de atenção e concentração, organização pessoal, planejamento, autocontrole, gestão de tempo, ou seja, isso já explica porque é tão difícil para a maioria das pessoas. 

Agora eu tenho uma pergunta para você… 

  • Como andam estas habilidades em você?
  • O que você faz para combater a falta de disciplina? 
  • Como você consegue se manter focado em alcançar seus objetivos?
  • Já desistiu alguma vez simplesmente por se achar indisciplinado?

Planejamento e disciplina

É claro que todos nós queremos cumprir nossas metas com 100% de empenho. 

Seguir aquela dieta, ir para academia todos os dias, estudar, organizar as despesas, guardar dinheiro, planejar as finanças…

Enfim, ter uma vida organizada e produtiva!

Quando se tem um objetivo traçado, o primeiro passo para conquistá-lo é analisar a situação e encontrar maneiras de atingir esse objetivo, traçando as metas. 

E para que todas essas ações sejam realizadas com sucesso, é preciso a tal disciplina. Que é um conceito relativamente simples, mas que muitos não conseguem colocar em prática ou, pelo menos, não por muito tempo. 

Significados de Disciplina

O poder da disciplina é uma das competências comportamentais mais importantes para quem pretende ter liberdade financeira.

Afinal, não adianta ser bem capacitado, com potencial criativo e com recursos, se você não consegue se organizar, priorizar tarefas, gerir seu tempo..

Pelo dicionário:

  • (1) Instrução, ensino e educação que a criança recebia do mestre….
  • (2) Regime de submissão às normas ditadas pelos superiores…
  • (3) Observância estrita das regras e regulamentos.…
  • (4) Comportamento exemplar….
  • (5) Obediência às normas convenientes…

O que é disciplina?

Resumindo, disciplina seria uma obediência às regras.  

Mas, no caso, é você quem determina as regras e regulamentos, e é você quem executa, então fica difícil!

Porém, disciplina ela é muito mais que isso. Arrisco em dizer que disciplina é a alavancagem…

O seu nível de disciplina nas diferentes áreas da vida transparece o seu comprometimento e a motivação com estas. 

Confesso que demorei muito tempo para entender o real significado dessa habilidade e como que isso te liberta.

Porém, você deve estar se perguntando:

Roxo como o hábito de ser disciplinado, uma coisa que dá tanto trabalho e que toma tanto tempo, poderia ser sinônimo de liberdade?

Eu acredito que o que sempre me diferenciou foi a tal da disciplina para tudo, algo que aos poucas consegui estabelecer na minha rotina.

Eu já falei aqui sobre a ideia da antifragilidade e a importância do caos e da flexibilidade na nossa vida. Porém, observando as pessoas posso facilmente identificar aquelas que são disciplinadas e aquelas que gerenciam seu dia a dia apenas no caos e na improvisação.

Leia o artigo sobre: Antifrágil, o processo diante do caos.

Disciplina é Liberdade 

Liberdade vem da possibilidade de você usar o seu tempo para raciocinar e tomar decisões sobre outras questões mais importantes.

É a libertação de não investir seu tempo apenas apagando incêndios, arrumando o caos, a desordem, enfim, a zona que nos tira o foco e nos faz perder produtividade com coisas desnecessárias, como tentar encontrar um e-mail ou uma anotação perdida.

Resumindo, ter disciplina no aspecto financeiro é o que diferencia as pessoas que querem ser ricas das que realmente são.

Desta forma, fazer um planejamento financeiro e cumpri-lo, controlar e administrar os gastos diários, reservar quantias mensais para investimentos, e fugir das grandes promessas e financiamentos, enfim, todos são requisitos básicos que passam necessariamente pela disciplina.

Veja os artigos: Planejamento financeiro: saiba como definir a sua meta
Planejamento financeiro: 8 dicas de ouros

Falta de disciplina é a principal vilã do controle financeiro

O descontrole nos gastos e a falta de planejamento financeiro são fatores de risco para suas finanças. 

O que eu mais escuto e vejo de justificativas são: “Roxo, tenho preguiça de cuidar dos gastos” ou “Me falta tempo para cuidar das finanças pessoais”. 

Ou então aquele cara perdido que diz: “não sei por onde começar”. 

Contudo, boa parte das pessoas simplesmente ignoram como deve ser feito o controle financeiro básico!

Nesse sentido, a disciplina é fundamental, pois o primeiro passo para elaborar um planejamento financeiro é anotar os gastos, todos eles diariamente. 

E para isso é preciso a tal da consistência dos nossos hábitos, e o que é isso:? Disciplina!

Após saber quais são suas médias de despesas mensais em cada categoria, vem a parte de orçar os valores que serão despendidos em cada uma delas.

E, até, um eventual corte de gastos para reservar valores para investimentos.

Manter o foco na disciplina é tão importante quanto, para evitar o endividamento, já que você não deve consumir além da sua receita.

Aliás, o ideal é que você poupe todos os meses um percentual  dos seus rendimentos, visando alcançar seus objetivos e, posteriormente, a tranquilidade financeira.

Em suma, alcançar a liberdade financeira por meio do gerenciamento financeiro, não exige etapas muito elaboradas, mas devem ser seguidos sempre.

Veja algumas dicas!

Faça uma autoanálise: 

Para e repense seu comportamento profissional e pessoal. Analise quais são as suas falhas e erros, e como que estas fatores e repetições estão contribuindo negativamente para a sua saúde financeira.

Foque na motivação:

Como falei antes, mesmo a disciplina sendo um conceito largamente conhecido, ela – na verdade – não existe.

Que habilidade é necessária para ter disciplina? Motivação.

Sem motivação, você não será capaz de se comprometer com absolutamente nada. Então a motivação é o principal conceito.

  • Qual a sua motivação para perseguir determinado objetivo? 
  • Como você mantém a motivação quando está fazendo um grande esforço? 

Tenha fortes motivações para conseguir fazer algo. Quando as coisas ficarem difíceis, lembre-se de sua motivação. Foque nisso. Ela vai te colocar pra frente – que é mais poderoso do que tentar focar no esforço da disciplina.

Ao invés de tentar ficar se controlando para não gastar , lembre-se que toda despesa supérflua vai te afastar do da sonhada viagem, do apartamento que você comprar ou mesmo do seus investimentos de longo prazo.

Focar no que te motiva é bem mais efetivo que focar no esforço exigido pela disciplina.

Bem, o problema é que, em um primeiro momento a empolgação pode ser muito grande, mas com o passar o tempo a motivação que alimentava esta força começa a diminuir e a consistência cai.

Desse modo, uma das principais formas de manter a disciplina é aprendendo como manter-se motivado, validando positivamente esse votos.

Comece com aquilo que você sabe que irá conseguir fazer

Comece com objetivos possíveis. Por exemplo, se você quer guardar algum dinheiro ou investir, não adianta já querer guardar um valor muito alto sem antes fazer cortes no seus gastos.

Faça pequenos cortes e guarde um valor menor, e aos poucos vá aumentando. Pois então, de nada adianta propor guardar valores altos, porque é um objetivo completamente inalcançável.

Traçando planos que você, claramente, não conseguirá cumprir irá apenas te desmotivar. Não coloque os pés pelas mãos!

Organize-se

Pode ser uma folha de papel, bloco de notas do celular, uma agenda ou, melhor um planejador.

Contudo, organize seus horários, seus compromissos, suas tarefas, horas de lazer e de exercício. Saiba o que você irá fazer no seu dia ou na sua semana. 

Programar seu dia na noite anterior é uma ferramenta eficaz para garantir que suas atividades principais sejam cumpridas. Saber o que você vai fazer e quando vai fazer é ótimo. 

Ajuda a criar hábitos e automatizar comportamentos, de forma que cada vez menos você precisará de esforço mental para realizar tarefas, que para você já serão conhecidas.

Crie modos de organização que permitam que você encontre pitadas de prazer em pequenas coisas como organizar seu espaço, seu tempo, suas finanças, suas tarefas, enfim, sua vida!

Trace um plano e siga-o: 

Mantenha-se focado no objetivo. Por exemplo, guardar dinheiro para fazer uma viagem. Se for preciso, crie modos de lembrar-se quais serão seus benefícios futuros caso você siga a programação rigorosamente.

Pense na sensações de bem-estar e prazer que a viagem irá te proporcionar ou o quanto que será positivo passar um tempo de curtição com a sua família.

Fortaleça seu mindset: 

Trabalhe sua autoconfiança e desenvolva um mindset de vencedor, e que você consegue e que é capaz. 

Torne mais fácil

A disciplina é vista como chata, porque qualquer que seja a tarefa que você pretende fazer, ela é dura. Ao invés disso, torne essa tarefa mais fácil. Remova barreiras. Você está tendo dificuldade de gastos? 

Torne isso fácil, sempre antes de ir ao supermercado, faça uma lista e diminua os gastos.

Desta forma você estará criando um hábito, e não querendo reduzir grandes gastos de uma hora para outra.

Estas pequenas ações feitas de forma conscientes terá um impacto na sua saúde financeira, e fará com que nas próximas metas maiores será mais fácil.

Repita:

Você certamente vai deslizar algumas vezes, não importa quão disciplinado você seja. Infelizmente as pessoas tendem a interpretar isso como se não tivessem disciplina, e então elas se recriminam e desistem.

Bem, isso é apenas um obstáculo no caminho.

Faça uma tarefa por vez:

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode atrapalhar sua produtividade e autodisciplina, te deixando cansado e sobrecarregado. Faça pausas: É justamente para isso, para você parar e respirar e voltar com força total. 

Outra dica é fazer suas atividades em blocos e dê um tempo de pausa de 5 a 10 minutos entre eles – que é o tempo necessário para desfocar no que estava fazendo e engajar na próxima atividade. 

O problema aqui é que, sem horário programado para essas respiradas, nós tendemos a desfocar continuamente com a sensação de que estamos trabalhando, mas, na verdade, não estamos. 

Ou seja, coloque intervalos no seu dia-dia para sair do piloto automático.

Não procrastine:

Se você dispõe de todos os recursos necessários para realizar determinada tarefa, não deixe para depois, faça agora!

Não corra o risco de acumular atividades, ou pior, que algo mais importante surja e você acabe tendo de escolher entre duas coisas relevantes.

E pensamentos como “dá para fazer depois” e “amanhã eu resolvo” precisam ser evitados ao máximo.

Pois, eles acabam se tornando uma bola de neve e, quando você se dá conta, suas obrigações estão todas atrasadas e você não sabe mais como colocar o trabalho em ordem. 

Foque no prazer:

É difícil se esforçar – para ter disciplina – quando você detesta fazer algo. Se você detesta correr ou malhar, tente fazer isso ouvindo uma boa música ou encontre um amigo para se exercitar contigo. 

E foque nesse aspecto fun. Encontre meios de transformar suas tarefas em algo divertido e sempre mantenha o foco no que te motiva a fazer aquilo, e não em simplesmente “fazer porque tenho que fazer”. 

Mude o foco de tarefas difíceis e penosas para a parte prazerosa. Busque sempre o lado positivo, nem que ele seja a parte final, quando você sente a incrível sensação de dever cumprido.

Dedique-se um tempo para você:

Algo importante para manter a disciplina pessoal é dedicar um tempo do seu dia para você. Se não fizer isso, a procrastinação pode ser ainda maior, além da ansiedade. Então, reserve uma parte do seu dia para fazer esportes, meditar, cuidar-se e sentir-se bem. 

Apesar de parecer “perda de tempo” num primeiro momento, isso, com certeza, isso trará alavancagem na sua disciplina.

Uma das partes mais importantes para ter disciplina pessoal é conseguir dedicar um tempo para si.

Vantagens de ter disciplina

Concluímos, que o poder da disciplina te capacita para se tornar autônomo, produtivo, confiante e motivado, pois faz tomar maior consciência de suas potencialidades. 

Uma pessoa disciplinada, além de autoconhecimento, tem maior capacidade de: aprender e realizar tarefas; se adaptar a pressão externa; lidar com imprevistos com flexibilidade e manter a motivação diante de situações difíceis.

Disciplina do Latim discipulus, “aquele que aprende”, do verbo discere, “aprender”. 

Então, aprenda com os seus erros, use suas dificuldades como forma de crescimento, aprenda! Cresça com as dificuldades e não deixa que eles te derrubem! Isso é aprendizado, isso é disciplina, e é liberdade!

Porém, em mundo cada vez mais caótico, e uma coisa é fato: há, a cada dia que passa, temos mais e mais distrações ao nosso redor.

Seja pelas redes sociais que insistem em ser mais interessantes do que as nossas obrigações, seja pelas notícias que mudam a cada minuto, sejam as excessivas demandas que surgem ao longo do dia, seja por diversas promessas de fazer nada e ganhar muito dinheiro.

Enfim, manter a disciplina é uma virtude!

Porém, lembre-se que o que mais importa é a consistência na mudança dos seus hábitos e rotinas. 

Criar hábitos de longo prazo exige esforços continuados. 

Se você deseja se aprofundar mais nos assuntos, tenho algumas dicas de leitura que eu gosto, como o livro, O cérebro com foco e disciplina – Renato Alves;  FocoDaniel Goleman e o Essencialismo: A disciplinada busca por menosGreg McKeown.

E não se esqueça: você é o responsável da sua vida

Como diriam alguns: “onde não há disciplina e organização não haverá o progresso e consequentemente o sucesso”. 

Eu sei que parece meio dramático, mas não é!

E a dica mais empoderado de tudo: pense sempre que você é o dono e o responsável pelo caminho da sua vida. 

E se tem uma sensação que é constante para quem não consegue administrar a disciplina pessoal, ela, com certeza, é a frustração.  

Acredito ser um dos vilões da fala de disciplina, é a própria autocobrança! Com ela  aumenta muito a nossa ansiedade. Deslizes, erros e imprevistos acontecem, mas não deixe que eles impeçam sua caminhada.

Desistir, jamais!

Dedique-se, discipline-se e veja seus sonhos acontecerem!

O alcance dos seus objetivos está em suas mãos e somente você poderá realizá-los. 

Luiz Fernando Roxo

9 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!