blog do luiz fernando roxo.

Ações Ordinárias e Preferenciais: saiba tudo sobre elas.

Quando se começa a estudar a Bolsa de Valores, uma das maiores preocupações é acompanhar o valor das ações das companhias e compreender como elas são negociadas para gerar bons rendimentos.

Você pode até não acreditar, mas é possível ter ganhos com ações ordinárias e preferenciais, mesmo quando sofrem desvalorização. Por causa do potencial de retorno, as ações são objeto de grande interesse dos investidores.

Para quem pretende investir nesse segmento é importante saber que existem várias modalidades de ações.

Com a intenção de ajudá-lo a obter melhores resultados na Bolsa de Valores, vale destacar, neste artigo, características marcantes das ações.  Vamos lá? 

Entenda o que é uma ação?

Antes de mergulhar no mundo das ações negociadas no mercado, é bom ser um pouco mais didático e detalhar o que elas são.

As ações são um pedaço da empresa. Em outras palavras, consistem em uma porcentagem do valor de uma companhia ou sociedade anônima.

É comum as pessoas ficarem com dúvida sobre como uma corporação pode disponibilizar parte do seu valor para outros cidadãos.

Essa prática é feita com a intenção de captar recursos financeiros e ter mais condições de expandir o negócio, o que é fundamental para a valorização e a atração de novos investidores.

Esse fator tem influenciado muitas empresas a se tornarem companhias de capital aberto. Essa atividade é necessária para oferecer ações ordinárias e preferenciais na Bolsa de Valores.

Leia mais sobre: Entenda como funciona a Bolsa de Valores.

No entanto, disponibilizar as ações na Bolsa não é algo simples. Antes disso, as corporações passam por um processo complexo para abrir o capital. Essa ação é conhecida pela sigla inglesa IPO (Oferta Pública Inicial).

Após a conclusão dessa etapa, as ações da empresa podem ser negociadas pelos investidores devidamente registrados na Bolsa de Valores. Dependendo da quantidade que o investidor comprar de ativos ele poderá interagir com o grupo de acionistas da corporação.

Para as empresas, vender ações é algo muito interessante. Um dos motivos é o fato de arrecadar recursos para iniciar novos projetos, possibilitando a chance de conquistar mais clientes.

Outra vantagem é elevar o valor de mercado. À medida que uma companhia se fortalece, maior é o interesse dos investidores em aplicarem os seus recursos.

Por outro lado, é preciso ter cautela para comprar ações no mercado. Antes de fazer isso, é recomendado avaliar os pontos positivos e os negativos da empresa que está vendendo ações. Assim, você terá mais noção de se está ou não fazendo um bom negócio.

Também preciso informar que analisar o mercado está longe de ser uma tarefa simples. Avaliar se o momento é adequado para comprar ações ordinárias e preferenciais exige um grande conhecimento.

Por isso, é bom acompanhar pessoas referentes em Bolsas de Valores para aumentar as chances de ganhos.

Conheça os tipos de ações.

Os que têm alguma familiaridade com o mercado de ações sabem que as modalidades de ativos mais conhecidas são as ações ordinárias e preferenciais.

As ordinárias (ON) se caracterizam por dar direito a voto nas assembleias da companhia. As preferenciais (PN) possibilitam ao investir receber primeiro os lucros disponibilizados aos acionistas.

Logicamente que há outros aspectos que devem ser levados em consideração. Pensando nisso, vou abordá-los para você ficar devidamente informado sobre como investir na Bolsa. Acompanhe!

Ações ordinárias (ON).

Para você entender melhor o assunto, vou reforçar que essas ações oferecem direito a voto e a participar das decisões da empresa. O nível de influência que o investidor terá nas decisões da corporação é proporcional à quantidade de ON que ele possui.

Em outras palavras, quanto mais ações ordinárias tiver, maior será o poder de voto. Esse aspecto precisa ser avaliado pelos investidores antes de aplicar o seu dinheiro nos ativos de uma companhia.

O número de ON reflete na capacidade de os grandes acionistas terem mais condições de determinar os rumos do negócio do que os investidores de pequeno porte.

Ações Preferenciais (PN).

Como já falei anteriormente, essas ações proporcionam ao investidor a possibilidade de receber os lucros de forma prioritária. Por esse motivo, o acionista preferencial ganha os dividendos e outras compensações antes dos que têm somente ações ordinárias da mesma companhia.

Ações nominativas.

A partir de 1990, todas as ações passaram a ser nominativas, ou seja, com a obrigação de serem vinculadas ao nome e CPF do investidor. Essa ação tem como objetivo dar mais segurança e transparência aos negócios.  

A prática permite que tudo seja registrado na Bolsa de Valores do Brasil (B3). Essa identificação também é feita no Livro de Registro de Ações Nominativas da corporação.

As ações nominativas têm como ponto positivo combater as fraudes e a sonegação de impostos, o que dá mais credibilidade para os investimentos feitos na Bolsa.

Ações escriturais.

Nos Estados Unidos, essas ações são conhecidas como book shares. Elas devem ser autorizadas pelo estatuto da empresa e mantidas em contas de depósito, no nome do investidor que a adquiriu.

Por não conter um documento físico, a ação escritural não movimenta documentos ao ser negociada. Assim, o crédito e/ou débito relativos à negociação são encaminhados, de forma direta, para as partes envolvidas.

Unit.

Destaca-se por ser um certificado de depósito de ações (Unit), que funciona como um pacote formado por diferentes ativos. Por exemplo, uma Unit pode apresentar vários tipos de ações, como PN e ON. Isso é uma forma de atrair investidores que desejam uma maior variedade ao aplicar os recursos no mercado financeiro.

Ações blue chip.

Você pode até não conhecer, mas as blue chips são ações muito procuradas pelos investidores mais experientes. Embora essa classificação não seja oficial, ela é adotada para indicar que esses ativos têm um grande potencial de negociação em virtude do expressivo valor de mercado.

Por causa da enorme valorização, essas ações apresentam uma grande liquidez, ou seja, são vendidas com facilidade.

Se você está com dificuldade de visualizar esse tipo de ação, posso dar como exemplo ativos de empresas, como Ambev, Petrobras e Vale.

Mid caps.

As blues chips são, inegavelmente, as mais procuradas no mercado. No caso das mid caps, elas ocupam uma posição intermediária. Isso ocorre porque algumas dessas ações têm um elevado grau de liquidez, mas outras não contêm essa mesma característica.

Em algumas situações, as mids caps têm um potencial de valorização superior às blue chips. Esse fator chama bastante a atenção dos investidores. Porém, isso deve ser avaliado com cuidado para você não perder dinheiro.

Small caps.

Tem menos poder de atração se compararmos com as mid caps e as blue chips. Um dos motivos é o fato de serem ações de companhias com menor poder de capitalização.

Por outro lado, isso pode gerar vantagens interessantes para o  investidor. Como têm preço mais acessível, essas ações podem proporcionar uma lucratividade maior.

Mas preciso alertá-lo de que comprar uma ação muito barata nem sempre é motivo para comemorar. Em alguns casos, uma small caps não é vendida por falta de interesse dos que apostam no mercado financeiro.

Estou falando isso para você ter consciência de que não é somente o preço que faz a diferença ao optar por uma modalidade de ação. É recomendado conhecer a classe a que o ativo pertence.

Outra medida interessante é acompanhar o mercado para visualizar oportunidades de ganhos com os investimentos de forma mais clara. Se não tomar essa atitude, você tem o risco de perder dinheiro, algo que não está nos planos de ninguém, não é mesmo?

Veja como fazer a escolha entre ações ordinárias e preferenciais.

Já destaquei alguns tipos de ações relevantes no mercado. Agora, vou ajudá-lo a tirar uma dúvida sobre por quais modalidades de ativo optar para obter rendimentos mais expressivos.

Inegavelmente, as ações ON e PN são as mais populares na Bolsa de Valores. Por isso, vou reforçar as diferenças entre elas, com a intenção de você decidir com mais segurança. Prossiga!

Ações Preferenciais.

Têm com principal atrativo oferecer a possibilidade de o investidor receber primeiro a distribuição dos ganhos, como dividendos e juros sobre o capital próprio. Em caso de falência, os acionistas com PN são os que têm  direito á compensações de forma prioritária.

O artigo 17 da Lei Federal nº 6404/76 estabelece que, pelo menos 25%, do lucro líquido das companhias precisa ser distribuído aos acionistas PN por meio dos dividendos. Esse aspecto faz com que muitos investidores tenham foco na aquisição das ações preferenciais.

Por apresentarem uma maior liquidez em muitos casos. As ações preferenciais são negociadas com mais facilidade na Bolsa de Valores.

Ações Ordinárias (ON).

Elas têm como aspecto mais marcante a possibilidade de dar direito a voto nas assembleias da corporação. Dependendo do número de ações obtidas, o acionista pode apresentar grande poder de influenciar no andamento dos negócios da empresa.

As ON se diferenciam das ações preferenciais por apresentar o tag along. Esse recurso proporciona aos investidores minoritários uma proteção se houver alguma mudança no controle da companhia.

O tag along obriga o novo controlador da empresa a garantir aos acionistas ON o valor mínimo de 80% do valor pago por ação ou lote, se a companhia for vendida.

Esse fator torna as ações ordinárias interessantes para muitos investidores, principalmente, quando há mudanças de controle em uma corporação. Também gosto de informar que uma empresa listada no denominado Novo Mercado, terá somente ações ON.

Com certeza, você percebeu que existem características marcantes das ações ordinárias e preferenciais que precisam ser avaliadas antes de efetivar a compra ou venda.

Tenha humildade ao investir.

Não tenha pressa ao querer investir em ações. Eu recomendo que haja uma avaliação muito sensata e madura antes de começar a aplicar o seu dinheiro na Bolsa de Valores.

Em muitos casos, tomar essa decisão por conta própria não é o melhor caminho. Afinal, o mercado de ações é bastante complexo e tem particularidades que não são percebidas facilmente pelos “marinheiros de primeira viagem”.

O que eu quero dizer com isso? A minha intenção é te ajudar a buscar o melhor investimento pra você, aquele que faça mais sentido para a sua carteira. Se realmente deseja obter bons rendimentos com o mercado de ações, precisa ter bom senso, cautela e humildade.

Pedir ajuda de especialistas está longe de ser um sinal de falta de conhecimento. Na verdade, considero uma postura honesta e cautelosa. Para ter sucesso no investimento em ações, é necessário muito estudo e ficar atento às movimentações do mercado.

Essa iniciativa não é simples de ser feita por pessoas comuns, que têm outras atividades profissionais, mas desejam uma nova fonte de receita para complementar os ganhos e adquirir mais qualidade de vida.

Para ter mais segurança ao investir, recomendo conversar com mais de um especialista no mercado de ações. Essa postura é muito importante para analisar como aplicar o seu dinheiro de maneira mais inteligente.

Tenha o cuidado de buscar profissionais certificados no segmento de ações. Ter referências é outra medida importante para não dar um tiro no escuro. À medida que contar com serviços de consultoria qualificados, maiores serão as suas chances de sucesso.

Espero ter contribuído para você conhecer melhor as ações ordinárias e preferenciais. É muito relevante que tenha noção de como funciona o mercado financeiro. Afinal, isso vai ajudar o seu dinheiro render cada vez mais.

Me siga no Instagram e esteja por dentro de assuntos exclusivos.

Se você gostou deste artigo, não deixe de inserir a sua dúvida ou comentário. Queremos ajudá-lo a melhorar de vida!

Luiz Fernando Roxo

4 comentários

  • Olá Luiz Fernando!Gostei muito do seu trabalho, sou iniciante neste Mercado e gosto muito dos seus post, Estou gostando da experiência de envestir na Bolsa e preciso aprender muito, Gosto também de Bitcoin, pela tecnologia e tendência da evolução da moeda. Obrigado forte abraço.

    • Fala Antônio! Agradecemos pelo feedback, continue acompanhando e dê uma olhada na playlist de opções para iniciantes no canal do YouTube do Roxo também 😉 bons estudos!

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!