blog do luiz fernando roxo.
o que e ipo investimento

O que é IPO e como reservar ações no período?

o que e ipo de uma empresas

Você sabe exatamente o que é IPO? E que dá para ter bons rendimentos reservando ações de uma empresa que está abrindo capital? 

Neste artigo você vai entender o que é um IPO e como você pode aproveitar as oportunidades neste momento, em que a empresa está abrindo seu capital para outros sócios. 

E um deles pode ser você!

Assim, o IPO marca o momento onde os proprietários de uma empresa renunciam parte do controle do negócio para vender ações ao público.

Ou seja, ela passa a ter novos acionistas.

Esse processo está ganhando tração no mercado brasileiro. Prova disso é que os IPOS movimentam apenas em 2019 cerca de 10 bilhões de reais, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima). 

Nesse sentido, entre as empresas que estrearam suas ações na bolsa em 2019 estão grandes nomes como Centauro, Banco BMG e C&A. 

E o sucesso se repete hoje. Apenas no primeiro semestre de 2020 foram registrados mais cinco processos de IPO na B3, realizados pelas empresas Mitre Realty, Moura Dubeux, Locaweb, Priner e Allpark.

Enfim, todos esses dados são bem interessantes, certo?

Mas, afinal, como funciona todo esse processo de IPO e como você pode aproveitar esse momento para diversificar sua carteira? 

E, em alguns casos, por estarem entrando na bolsa de valores, aproveitar que as ações da empresa ainda estão “baratas”. 

O que é o IPO?

o que significa ipo

IPO é a sigla americana para o termo “Initial Public Offering”, que pode ser traduzido para o português como “Oferta Pública Inicial”. 

Com isso, o termo IPO representa o momento em que uma empresa decide receber novos sócios, ofertando pela primeira vez suas ações no mercado

Após essa inauguração, ela se torna uma companhia de capital aberto com ações negociáveis na Bolsa de Valores. Isso significa que você poderá comprar ações dela pelo Home Broker, assim como faz com as outras. 

Em geral, as empresas que decidem realizar o IPO estão em um estado de crescimento avançado e precisam de sociedades para expandir seus negócios.

Nesse caso, os “novos sócios”, ou seja, os acionistas (pequenos ou grandes), irão ajudar a financiar o crescimento dos negócios.

Historicamente, essas operações em território brasileiro são muito grandes, gerando negócios que podem atingir valores de centenas de milhões de reais.

Para quê serve a Oferta Pública Inicial?

o que e ipo na bolsa de valores


O IPO tem como objetivo principal garantir uma grande injeção de capital nos negócios em um período de tempo curto, por meio da venda das ações da empresa. 

Com isso, o dinheiro que vem desses investidores a partir do IPO possibilita a expansão das operações da empresa.

Dessa forma, ela garante capital para investimento em infraestrutura, funcionários, entre outros fatores que aumentarão sua capacidade de produção.

Antes de poder realizar esta oferta, a empresa precisava provar que possui um modelo de negócios estável e seguro, com a possibilidade de expansão relativa aos investimentos desejados. 

Realizar esse processo obriga a empresa a ter um grau de organização adicional, o que consequentemente melhora sua imagem no mercado de ações.

O que o IPO significa para o mercado financeiro?

O crescimento do número de empresas que realiza o IPO é um sinal de estabilidade no mercado de ações e da força econômica dos investidores. 

Por isso, é sempre uma boa notícia quando o país está com uma demanda de empresas com abertura de IPOs.

No entanto, durante uma recessão, esse número obviamente cai pois para uma empresa não vale a pena abrir seu capital em um momento onde o preço das ações será baixo. 

Por exemplo, durante a pandemia do coronavírus, em 2020, muitos IPOs agendados acabaram sendo cancelados ou adiados. 

Porém, quando há um aumento no número de IPOs, pode-se concluir que a economia está em um bom momento e investir em ações para a se tornar atrativo novamente.

Por que uma empresa realiza o IPO?

O principal motivo por trás da abertura de capital de uma empresa é a captação rápida de recursos. 

Porém, como em qualquer outro processo, ele possui suas vantagens e desvantagens.

Vantagens para a empresa

A realização de um IPO é um momento especial para qualquer empresa, pois significa que ela é bem-sucedida o suficiente para buscar investimentos externos e continuar seu crescimento.

Muitas vezes essa estratégia é a melhor maneira da empresa conseguir o dinheiro necessário para realizar uma grande expansão. Além disso, listamos aqui outras vantagens importantes: 

Lucro

Para os donos de empresa, realizar o IPO é uma ótima oportunidade para conquistar grandes lucros com o investimento e trabalho prestado no crescimento da empresa. 

Sendo assim, o IPO é o momento de vender uma parte considerável de sua empresa para receber boas quantias. Sendo que a empresa pode até mesmo lucrar com a estatização de sua empresa também.

Atração de talentos profissionais

Outra vantagem que o IPO traz para as empresas é a de melhorar sua visibilidade no mercado, atraindo assim os melhores profissionais disponíveis no mercado de trabalho.

E dando a eles a possibilidade de oferecer ações como parte do pagamento pelos serviços prestados.

Assim, é possível negociar um salário inicial modesto inicialmente, com a promessa de um grande aumento após a abertura de capital.

Capital de Giro

Um dos motivos mais óbvios para a abertura do capital é o rápido acesso à recursos que em outras ocasiões demoraria muito para ser acumulado. 

Com esse capital extra na carteira, a empresa pode escolher quais novas estratégias adotar no caminho para o crescimento, entre elas:

  • Realizar investimentos para alcançar o mercado internacional
  • Pesquisa para desenvolver novos produtos ou serviços
  • Pagamento de dívidas
  • Aquisição de empresas menores, abocanhando assim uma parte maior do mercado

No entanto, por mais interessantes que todas essas possibilidades sejam, é importante saber qual decisão trará mais benefícios para a empresa.

Desvantagens do IPO para a empresa

Mas, por mais vantajosa que a abertura de capital seja para uma empresa, esse processo também exige uma grande quantidade de tempo e energia, o que pode afetar o direcionamento dos negócios e emperrar os lucros. Entre as desvantagens do IPO para a empresa estão:

  • Aumento da burocracia e alto custo
  • Proprietários presos às ações
  • Redução do poder de decisão e controle sobre a empresa
  • Abertura de dados antes sigilosos do negócio

Burocracia e alto custo

Para dar entrada no IPO, a empresa deve contratar um banco de investimentos para realizar uma consultoria especializada, que é obrigatória neste caso.

A empresa também necessitará de orientação sobre todo o passo a passo do processo, o que pode sair caro, além de toda a burocracia imposta pelas instituições financeiras e seus processos minuciosos.

Proprietários presos à ações

Outro ponto negativo é a impossibilidade dos proprietários da empresa de ficar com o dinheiro da venda das ações, uma vez que os investidores podem obrigá-los a injetar o dinheiro dos investimentos de volta na empresa. 

Mesmo que os proprietários mantenham a posse das ações, eles podem ficar impossibilitados de vendê-las por longos períodos, ou até mesmo serem proibidos de vendê-las em geral.

Mesmo que isso não ocorra, os empresários poderiam comprometer o preço das ações se começassem a vendê-las em grandes quantidades, o que passaria a idéia de falta de confiança ou desvalorização do negócio.  

O que, nesse caso, poderia favorecer a especulação do mercado para derrubar os preços de suas ações.

Falta de poder de decisão e controle sobre a empresa

Uma questão óbvia quando se trata de acionistas é a da perda de total controle sobre as decisões tomadas em sua empresa. 

Dependendo da quantidade de ações, os acionistas têm o poder de voto em tomadas de decisão de empresas, o que pode fazer com que a empresa tome rumos diferentes dos desejados por seus fundadores.

Abertura das informações sobre negócios

Quando deseja realizar o IPO, uma empresa deve enfrentar regulamentações e apuração de dados muito mais intensas e detalhadas de seus acionistas.

E isso expõe diversos detalhes sobre a empresa, entre eles informações financeiras antes sigilosas e até mesmo de seus acionistas. 

Estas informações podem acabar caindo em mãos erradas e serem utilizadas como munição por seus concorrentes. 

Vantagens da Oferta Pública Inicial para investidores

o que e ipo investimento

Agora, diferente da negociação de ações comum, as ações iniciais do IPO são disponibilizadas apenas para os investidores que sabem delas.

Ou seja, é impossível participar de uma negociação mais exclusiva que isso.

Por isso, é importante tomar cuidado com a escolha do IPO em que você irá entrar, já que nem sempre é um bom negócio!

No entanto, a principal vantagem de entrar em um bom IPO é o crescimento e o preço que a ação possa ter no futuro.

Por exemplo, ações da Magazine Luiza (MGLU3) foram listadas na B3 em 2011 e, em 2019, chegaram a valer mais de R$80,00, com desdobramentos no período.

Uma valorização que chegou a mais de 1.000%!

Uma dica é sempre dar uma olhada cuidadosa no relatório que sua corretora ou casa de análise irão preparar sobre a abertura de capital de determinada empresa. 

Possibilidade de grandes lucros

A expectativa e ansiedade geradas no lançamento de um IPO são causadas pelas repentinas mudanças bruscas no valor das ações. 

O que significa que é possível obter lucros altíssimos com a compra e venda de ações em sua inauguração.

Desvantagens de um IPO para investidores

Como esta é a primeira vez que as ações da empresa são publicamente negociadas, ainda não se sabe muito sobre sua reputação no mercado e portanto muitas vezes investir nisso pode ser um tiro no escuro.

Veja, nem sempre é um bom negócio entrar em um IPO! Sendo assim, listo algumas razões para te ajudar na tomada de decisão:

Volatilidade e demanda

Por não trazer registros prévios de negociações, é impossível prever as flutuações no valor do seu investimento. Dessa forma, é difícil decidir qual o momento certo da compra e venda da ações, por exemplo. 

Da mesma forma, a demanda destas ações também é desconhecida. E pode ser difícil encontrar um comprador caso você queira vendê-la em um momento inoportuno.

Imprevisibilidade dos preços

Existe a possibilidade dos preços dispararem de valor no dia da abertura de capital, apenas para cair drasticamente alguns dias depois. 

Como já foi colocado antes, um  processo inaugural desses não dá recursos para prever as flutuações dos valores… Por isso, seja cauteloso na hora de investir em IPOs.

Como funciona o IPO?

vantagens ipo

Após realizar o lançamento, as ações da empresa ficarão disponíveis para negociação na bolsa de valores, tornando disponíveis ao público frações da empresa e participações nos lucros. 

Ou seja, a empresa deixa de pertencer à apenas um pequeno grupo de pessoas e passa a ser dividida por vários sócios espalhados pelo Brasil, ou até mesmo no exterior.

Após o lançamento, você poderá acessá-las pelo home broker da sua corretora

No entanto, para realizar esse lançamento, a empresa em questão deve passar por alguns processos burocráticos necessários, que mostramos a seguir.

Roadshow

O Roadshow é o período onde ocorre a apresentação formal da empresa e seus resultados financeiros aos possíveis investidores. 

Para tanto, um Roadshow costuma ser realizado no formato de reuniões, normalmente realizadas pelas instituições financeiras responsáveis pela assessoria da empresa que está considerando realizar o IPO.

Em geral, os principais executivos da empresa costumam participar diretamente do roadshow, incluindo até mesmo o presidente, de forma a tirar dúvidas e instigar o interesse de grandes investidores à participar das negociações no momento de abertura do capital. 

O roadshow pode, inclusive, ir para fora do país, uma vez que o investimento estrangeiro é extremamente importante para o mercado brasileiro. 

Este momento pode ser cansativo para todos os envolvidos, por envolver diversas reuniões diárias e longas viagens.

Registro

Existem diversos procedimentos burocráticos a serem cumpridos para a realização de um IPO. São eles: 

  • Primeiramente, é necessário solicitar o registro de companhia aberta junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a entidade reguladora do mercado de capitais.
  • Em paralelo, as empresas já começam a solicitar autorização para realizarem a venda de suas ações ao público.
  • Além disso, a empresa precisa solicitar sua listagem na Bolsa de Valores brasileira, a B3, pois apenas empresas lá listadas podem ter suas ações negociadas.
  • Nesse processo, a empresa deve escolher em qual “segmento de listagem” ela deseja entrar.

Com relação aos segmentos de listagem da B3, ela conta com 5 níveis diferentes (Nível 1, Nível 2, Novo Mercado, Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível 2). E cada um deles tem exigências específicas, como por exemplo: 

  • o tipo de informação e a quantidade de informações que a empresa deve divulgar ao público
  • qual estrutura de sociedade ela deve ter
  • que tipo de ações ela pode emitir
  • qual o número de ações deve ser mantido em circulação no mercado, entre outras possíveis exigências

Prospecto

O prospecto é o documento de maior importância durante a realização de um IPO, podendo ter centenas de páginas. 

Isso porque esse documento precisa apresentar aos seus possíveis investidores tudo o que ele precisa saber para decidir se deve ou não realizar o investimento. 

Dessa forma, as informações contidas no prospecto são divididas em:

  • Informações sobre a empresa
  • Informações sobre a proposta apresentada
  • Planos de negócio
  • Dados sobre o mercado
  • Riscos do negócio
  • Condições de operação

E se você tem interesse em ver como é o material, o site iProspecto reúne os prospectos de todas as empresas que estão fazendo IPO no Brasil. 

Bookbuilding

Outra etapa de grande importância para o processo do IPO é o bookbuilding.  

Ele funciona como uma balança que pesa a quantidade de ações que os grandes investidores pretendem comprar e por qual valor.

O que ajuda a determinar o preço final que será dado às ações efetivamente lançadas. 

Dessa forma, ele permite à administração da empresa uma noção da receptividade do mercado por sua oferta, determinando um preço condizente com a procura. 

Em uma data determinada, esse valor é divulgado, junto com a quantidade de ações disponíveis para compra por investidores não-institucionais.

Ou seja, investidores como eu e você. 

Assim, os investidores não institucionais contam então com um período de reserva, onde podem enviar suas propostas de quantas ações gostariam de adquirir.

Eles fazem isso por meio das corretoras de valores cadastradas. 

Em geral, as próprias corretoras enviam comunicado aos seus clientes avisando sobre a reserva de ações para o IPO de determinada empresa.

Dependendo da demanda e dos valores, pode ser realizado um rateio entre esses pequenos investidores.

Tipos de oferta de ações em um IPO

As ofertas de IPO se classificam de duas formas diferentes, dependendo da origem dos papéis e do destino dado ao capital adquirido com sua venda:

Ofertas primárias de ações

oferta primaria ipo

Como falamos, as ofertas primárias de ações representam a venda de novas ações emitidas pelas empresas no mercado, ou seja, são as ações inaugurais de uma empresa. 

Ou seja, são as ações negociadas durante o período do IPO. 

Dessa maneira, o dinheiro recebido nesta oferta vai diretamente para o caixa das empresas. O que ajuda a aumentar seu capital social e pode ser utilizado diretamente em investimentos para o crescimento dos negócios. 

Ofertas secundárias de ações

Já as ofertas secundárias de ações não ocorrem em vendas inaugurais e são negociadas com outras ações que já existem no mercado. 

Ou seja, são as ações negociadas fora do período do IPO.

Nesse caso, o lucro arrecadado com a venda das ações vai diretamente para o bolso dos proprietários das ações vendidas.

Como é o processo de abertura de capital na bolsa de valores

O processo de abertura de capital de uma empresa na bolsa de valores pode demorar cerca de um ano, e os custos com o processo podem passar da casa dos milhões de reais. 

Sendo que a maioria das organizações escolhe uma pessoa para atuar como gerente do projeto.

E logo após sua denominação, uma equipe é montada, contando com profissionais de diversas áreas: banqueiros, advogados, contadores e especialistas da CVM.

Confira as principais etapas do processo de abertura do capital na bolsa de valores brasileira: 

  • 1° Passo: Nos primeiros meses do processo, as empresas redigem o prospecto e fazem sua divulgação para receber comentários. É obrigatório que nesse documento conste o histórico de demonstrações contábeis dos últimos 3 anos da empresa. 
  • 2° Passo: Em seguida, são formulados os contratos de transição de propriedade e as demonstrações contábeis que serão auditadas.
  • 3° Passo: Aproximadamente 3 meses antes do lançamento do IPO, o conselho se reúne para analisar a auditoria.
  • 4° Passo: Após essa análise, a organização é incluisa na Bolsa de Valores.
  • 5º Passo: Por fim, a companhia envio o prospecto à CVM, que emite o comunicado de lançamento do IPO na imprensa. 

Tendo realizado todo esse processo, suas ações podem finalmente ser lançadas no mercado.

Como comprar ações de uma empresa que está fazendo IPO (passo a passo)

Agora que já sabe o que é um IPO, como funciona e suas vantagens, vou te ensinar um passo a passo de como comprar as ações de uma empresa que está fazendo IPO, é bem fácil, olha só:

Passo 1: Abra conta em uma corretora

Antes de tudo, abra  uma conta em uma corretora de valores. E observe se a ação escolhida está disponível para reserva na corretora. 

É muito importante que você escolha uma corretora boa e que faça sentido para os seus investimentos. 

Isso porque a corretora de valores funciona como uma intermediária no momento de compra e venda das ações. 

Passo 2: Verifique que empresas estão abrindo o capital

Após ser informado da realização do IPO por uma empresa, é importante fazer uma análise de seu histórico, balanços e demonstrativos da empresa, de forma a preparar-se para fazer a escolha certa.

Portanto, é importante estudar bem antes de fazer sua jogada.

Como falamos anteriormente, as próprias corretoras ou casas de análise disponibilizam relatórios e análises sobre os principais IPOs. 

As casas de análise informam, inclusive, recomendação ou não de compra. 

Passo 3: Solicite um pedido de reserva junto à corretora

De posse das informações, informe à sua corretora o volume de ações que você deseja adquirir, solicitando assim a sua reserva. 

Lembre-se que após a realização da reserva não será possível desistir dessa operação, e muitas vezes, é necessário depositar com antecedência um percentual do valor dos papéis para garantir sua parcela no IPO.

Passo 4: Realize o pagamento

O valor das ações no mercado é definido após a realização do processo de bookbuilding e da definição da demanda junto aos investidores. 

Dessa forma, o preço final das ações é determinado com base no volume monetário que os investidores se mostram dispostos a investir. 

Após a divulgação do valor da ação durante o IPO, você deverá pagar os valores determinados, referentes à quantidade de ações que você reservou considerando o preço final do papel. 

Passo 5: Acompanhe o início das negociações

Após as negociações das ofertas primárias acabarem, as negociações secundárias são iniciadas, onde as negociações passam a acontecer normalmente na bolsa de valores.

Ou seja, nesse momento, qualquer pessoa poderá comprar as ações da empresa (sem reserva) e seus valores poderão variar de acordo com as oscilações do mercado. 

Este pode ser o momento interessante para adquirir mais ações ou vender as suas, caso não haja confiança suficiente.

Melhores estratégias para comprar ações durante um IPO

Na hora de investir, é importante que o investidor defina seu limite de perda, para que seu capital não seja tão afetado, caso alguma negociação saia errada e os preços de suas ações caiam vertiginosamente.

Uma estratégia bem conhecida no mercado é a de realizar a reserva das ações, e logo no dia de abertura, durante a negociação no pregão, vender suas ações imediatamente.

Outra estratégia interessante é a de especular de acordo com a movimentação das ações, não participando diretamente da abertura do IPO, ou seja, sem fazer uma reserva das ações. 

Assim, você faz a compra quando as ações estiverem disponíveis para negociação na abertura do pregão e realiza a venda ao fim do dia. Isso porque existe uma tendência de aumento no preço das ações nos primeiros momentos de sua comercialização. 

Entretanto, é possível que não haja crescimento no valor das ações após o IPO, então é bom ter um plano B para reaver seu investimento.

No geral, as três estratégias mais interessantes para comprar ações no dia do IPO são:

  • Flipagem: Realize a reserva das ações antecipadamente e venda no dia de lançamento.
    Especulação: Compre as ações no primeiro dia de pregão e venda- as ao fim do dia. 
  • Buy & Hold: Realize a reserva das ações e mantenha a ação pelo tempo necessário para que ela suba bastante.

As duas primeiras estratégias (Flipagem e Especulação) garantem um bom lucro rápido no mercado de ações, enquanto a terceira estratégia (Buy & Hold) pode se provar um bom investimento no longo prazo. 

Porém, é importante saber determinar quais empresas possuem o maior potencial de valorização. Existem empresas que se valorizam muito poucos anos após o IPO.

No entanto, para o pequeno investidor, é necessária muita prática e estudo para conhecer bem o processo de IPO. Por isso, o auxílio de assessores de investimento ou casas de análise pode ser muito bem vindo para marinheiros de primeira viagem.

Veja as próximas datas de IPOs 2020/2021

Vamos ver agora algumas datas confirmadas de abertura de IPOs disponibilizadas pela Bolsa de Valores para 2020 e 2021:

Alphaville Urbanismo

A Alphaville Urbanismo é a empresa brasileira mais reconhecida no desenvolvimento de loteamentos urbanos e condomínios fechados (gated- communities) para as classes média e alta, sendo a única empresa do segmento a estar presente em 23 estados e em mais de 70 cidades do país.

O período de reservas das ações vai até o dia 3/11/20. 

Wine 

A Wine é um clube de assinatura de vinhos e e-commerce de vinhos, que opera através de um modelo direto ao consumidor e uma plataforma omnicanal abrangente.

Entre os canais de venda estão assinatura, e-commerce (via Wine e Vinho Fácil), B2B (tanto no mercado on-trade, que contempla bares, restaurantes e hotéis, quanto no mercado off-trade, representado por supermercados, quiosques e lojas de varejo), lojas físicas e eventos. 

O período de reservas das ações vai até o dia 3/11/20.

Aeris

Criada em 2010, a Aeris tem suas duas fábricas no complexo de Pecém (CE). 

A companhia afirma que cerca de 70% do potencial eólico do Brasil está a menos de 500 quilômetros dessas unidades, onde ela produz equipamentos para Vestas, General Electric, Nordex e WEG. 

No primeiro semestre, a receita líquida da Aeris somou 753 milhões de reais, um salto de 127% ante mesma etapa do ano passado. 

Ela afirma que em 2023 pretende ser uma das 500 maiores empresas do país.

O período de reservas das ações vai até o dia 6/11/20.

3R Petroleum

A 3R Petroleum é uma empresa operadora de campos de petróleo com foco em revitalização de campos maduros em produção localizados em terra (onshore) e em águas rasas (shallow water). 

O “3R” vem de “Redesenvolver, Revitalizar e Repensar”. 

Isso porque o plano de negócios da empresa é baseado em crescimento orgânico, por meio do redesenvolvimento de seu portfólio atual, e em crescimento inorgânico, por meio de oportunidades atreladas ao amplo plano de desinvestimento de ativos em curso pela Petrobras.

O período de reservas das ações vai até o dia 6/11/20.

Diferença entre IPO, OPA e follow on

Além do IPO, existem dois outros termos do mercado financeiro que você pode vir a conhecer: o OPA e o Follow-on.

O que é OPA ou Oferta Pública de Aquisições de Ações

O OPA ou Oferta Pública de Aquisições de Ações ocorre quando um dos acionistas deseja comprar algumas ou todas as ações de uma empresa cotada na bolsa de valores. 

Assim, no lugar de lucro, o objetivo desse processo é adquirir algum (ou total) controle sobre a empresa, podendo ocorrer também quando a empresa deseja fechar o capital. 

Neste último caso, o acionista majoritário deve fazer uma proposta para comprar o resto das ações de seus sócios minoritários.

O que é Follow-on

Já o Follow-on, assim como o IPO, tem o objetivo de adquirir recursos para investimentos na empresa, sendo que a diferença é que ele ocorre em empresas que já fizeram um IPO antes. 

As novas ações podem ser ofertadas para qualquer interessado, ou apenas um grupo seleto de investidores ou acionistas. 

Da mesma forma que o IPO, o Follow-On também se divide em primário e secundário, dependendo do momento da negociação das ações.

Aprenda mais sobre o mercado financeiro

O mercado financeiro é fascinante e eu espero que você esteja aprendendo de fato como investir e iniciar a sua jornada financeira. 

Se você quer montar uma carteira, conhecer na prática outros tipos de investimento, você precisa conhecer o curso Capitalista Selvagem

Um curso feito para quem quer montar uma carteira de investimento, segura, balanceada e diversificada. 

O que é Flipper?

O termo Flipper no mercado financeiro está relacionado ao investidor que executa uma estratégia de investimento em IPO conhecida, como flipagem. 

Nela o investidor (Chamado Flipper) adquire uma ação da empresa pelo preço de reserva, e no primeiro dia de abertura das negociação, vende suas ações. 

Se houver interesse dos investidores, o preço de venda das ações supera o preço de sua reserva.

Entretanto, nem sempre é possível obter lucros no processo de flipagem. 

Isso porque em alguns casos o mercado está em baixa ou há desinteresse dos investidores por aquela empresa em particular. 

Além disso, o próprio preço muito alto de reserva das ações pode fazer com que os preços das ações caiam na abertura do pregão. O que acaba gerando a frustração dos milhares de flippers que usam essa estratégia para comprar e vender ações durante o período de IPO.

Critérios que os flippers utilizam para avaliar um IPO:

  • Volume de oferta: Quanto mais ações ofertadas, melhor para o flipper
  • Setor da empresa: Se o setor estiver em alta, é uma boa notícia para a valorização das ações.
  • Book de ofertas: Caso haja maior volume de compra do que venda no book, há grandes chances de valorização da ação para o flipper
  • Liquidação da ação: Quanto mais longo o prazo para liquidação, melhor para o fliper se planejar e analisar o mercado

IPO no Brasil: O que esperar nos próximos anos

no brasil o que esperar

Só em agosto de 2020, as ofertas solicitadas pelas empresas passaram dos 20 bilhões de reais quando somadas, e a fila apenas cresce. 

Além destas ofertas particulares, empresas grandes como a Petrobras ou a Caixa também tem interesse em se desfazer de ações de suas subsidiárias, como a BR Distribuidora e a Caixa Seguridade, respectivamente. 

Ao que tudo indica, o trem das negociações de IPOs está longe de sua última parada, e os investidores mais experientes já começam a olhar no futuro as grandes oportunidades que estão por vir.

Conclusão: Vale a pena investir em uma empresa durante o seu IPO?

Como vimos, o IPO é um processo longo, o que dá ao investidor bastante tempo para organizar suas estratégias e avaliar os riscos e possibilidades de crescimento das ações. 

Por isso, se você tem tempo para estudar e analisar o mercado, de forma a escolher apenas empresas com potencial de crescimento, vale a pena comprar ações de uma empresa durante o IPO.

Além disso, apesar das negociações de reservas possuírem valores consideráveis, em muitos casos investidores iniciantes conseguem participar da reserva e realizar transações lucrativas neste processo.

No entanto, é importante considerar que qualquer compra de ações implica em riscos, mesmo que o mercado, e a empresa escolhida, estejam dando bons sinais no período prévio ao IPO.

Finalizando, lembramos aqui as estratégias mais usadas para compra de ações durante o IPO:

  • Flipagem
  • Especulação
  • Buy & Hold

Antes de investir, lembre-se também de manter sua educação financeira com nossos cursos, para assim poder tirar o máximo de proveito de seus investimentos.

Luiz Fernando Roxo

2 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!