blog do luiz fernando roxo.
melhores etfs americanos 2021

Os 12 melhores ETFs Americanos

Os ETFs Americanos têm sido o assunto do momento em diversas lives de investidores, e neste artigo vamos te falar o porquê desse “BUM!” sobre eles, já vou logo dizendo, que existem vantagens em separar uma parte do seu capital para investir neste ativo.

E é sempre bom lembrar que ETF é um fundo de um índice, sua função é replicar alguma bolsa, no Brasil temos a IBOVESPA, para replicar a bolsa da China, tem a Xina11.

E nesse texto os melhores ETFs americanos vão ser explicados, mostrarei as vantagens e como investir, nos Estados Unidos que tem várias opções desse tipo de fundo de índice.

Nesse texto vamos abordar os riscos e as vantagens e quer saber como comprar ETFs americanos, criamos um passo a passo bem simples para você seguir.

Então, se você quer investir na maior economia do mundo de uma maneira simples através dos ETFs norte-americanos, este texto será um ótimo primeiro passo.

O que são ETFs americanos?

etfs americanos

A sigla ETF significa Exchanged Traded Funds, trazendo para o português, é um fundo de índice, a função é replicar um mercado, nesse caso é o dos Estados Unidos. 

Levando isso em consideração o ETF pode trazer uma grande diversificação ao investidor, além disso uma grande facilidade também, porque você não precisará investir em 50 empresas diferentes.

Com isso, você perde menos tempo, ao invés de ficar procurando vários ativos você pode investir apenas em um ETF, além de facilitar também a gestão da sua carteira que terá menos ativos. 

Porém você tem que ter muita atenção para investir em um ETF americano, por isso é necessário estudar e entender sobre que tipos de empresas estão compondo esse ETF.

Outro ponto importante é que os ETFs americanos pagam dividendos, mas não são todos que têm essa política, porém os que têm funcionam da seguinte forma, a empresa paga uma parte de seu lucro que é dividido entre os acionistas. 

Atualmente os Estados Unidos são o país mais desenvolvido no quesito ETFs, contando com cerca de 2000 ativos diferentes.

Lista de ETFs americanos

lista de etfs

Para você entender mais sobre o assunto e ter alguns exemplos, veja esta lista de ETFs americanos:

IVV (Ishares Core S&P 500 ETF)

Esse ETF replica o índice S&P 500, que são as 500 maiores empresas do Estados Unidos:

Gráfico de representação da rentabilidade do ETF IVV nos últimos 5 anos:

ETF IVV
Fonte: Oplab.app

NOBL (Proshares S&P 500 Dividend Aristocrats ETF) 

Como o IVV, o NOBL também replica o S&P500:

Gráfico de rentabilidade do ETF NOBL nos últimos 5 anos:

ETF NOBL
Fonte: TrandingView

VOO (Vanguard 500 Index Fund ETF) 

Também replica a S&P500:

Gráfico de rentabilidade do ETF VOO nos últimos 5 anos:

ETF-VOO
Fonte: TrandigView

QQQ (Invesco QQQ Trust Series 1 ) 

Esse ETF é composto pelas 100 maiores empresas internacional e doméstica dos Estados Unidos;

  • Microsoft
  • Facebook
  • Alphabet
  • Apple 

Gráfico de rentabilidade do ETF QQQ nos últimos 5 anos:

ETF QQQ
Fonte: TrandingView

VNQ (Vanguard Real Estate Index Fund ETF) 

A VNQ é composta por empresas que atuam no ramo de hotéis

  • American Tower Corp 
  • Crown Castle International Corp
  • Prologis Inc
  • Equinix Inc

Gráfico de rentabilidade do ETF VNQ nos últimos 5 anos:

vnq
Fonte: TrandingView

XLV (Health Care Select Sector SPDR Fund) 

XLV
Fonte: TrandingView

Os 12 melhores ETFs americanos 2021

1 – SPY

O ETF SPY atualmente é o maior ETF americano, seu índice é composto pelas maiores empresas americanas.

Além de ser a maior, também é a mais popular, pois foi um dos primeiros ETFs criados, e pelo fundo ser negociado na bolsa de valores americana de Nova York. Em 2020 o patrimônio da SPY chegou a cerca de 278 bilhões de dólares. 

A sua composição é feita por empresas que participam do índice S&P 500, dentre elas a  Apple, Google, Facebook e etc.

2 – QQQ

O índice deste é etf segue Nasdaq 100, ela é composta pelas 100 maiores empresas domésticas e internacionais dos EUA. Nela estão a maior parte de empresas tecnológicas.

Como a o etf acima, a QQQ também tem em sua composição empresas como a Apple e o Facebook.

3 – IVV 

Como a SPY, a IVV também tem em sua composição as 500 maiores empresas americanas, entre elas Walmart e Amazon. E este ETF também está listado na bolsa de Nova York. E o seu valor passa de 209 bilhões de dólares.

No IVV aparecem nomes como o McDonalds, Facebook em sua composição como ETF. 

4 – VGT

A VGT é um dos ETFs americanos que mais apresentam diversidades de empresas, nela vão aparecer empresas de tecnologia, telecomunicação, cartão de crédito e entre outros serviços. 

Entre as empresas de cartão de crédito estão a Visa e Mastercard. Também é composta por empresas como a NVIDIA, Adobe, Intel e entre outras grandes empresas. 

5 – VTI 

Esse ETF é chamado de mercado total, pois ele é composto por 4000 empresas americanas e pretendem ser compostas por todas empresas americanas.

O seu patrimônio é de 163 bilhões de dólares, e a maior parte está investido na parte de tecnologia. Entre as 4000 empresas citadas anteriormente, estão Johnson & Johnson, Alphabet e etc.  

6 – SCHA

Nesse ETF tem mais de 1700 ações de small caps, empresas de pequenas capitalizações. A exposição começa a ser feita a partir do índice Dow Jones. Esse índice é reconstituído anualmente em Setembro.

Entre as mais de 1700 empresas que estão compondo esse ETF, estão a Caesars Entertainment, Cloudflare e entre outras empresas. 

7 – GDX

A GDX é o maior ETF no ramo de mineração de ouro. Esse ETF é composto por 80% das mineradoras de ouro, os outros 20 também são mineradoras, porém de outros tipos de metais.

Entre as empresas de mineração estão a Newmont, Barrick Gold, Wheaton Precious Metals, Kinross Gold e etc. 

8 – HDV

Esse índice vai passar por reequilíbrio trimestralmente. No HDV apresenta uma composição com empresas de telecomunicação como a Verizon Communications, empresas de petróleo e gás, como a Exxon Mobil.

9 – VEU

A VEU evita small caps, além disso esse ETF divulga a participação mensalmente. Esse é composto pela Nestlé, Toyota Motor, Novartis, Roche Holding, ASML Holding e etc. 

10 – VWO

O etf VWO irá seguir o desempenho da FTSE, esse ativo foi lançado no ano de 2005. Algumas empresas chinesas estão compondo esse etf, dentre elas a Tencent Holdings e Ping An Insurance.

11 – PEJ

O PEJ foi fundado em 2005, é um fundo aberto, e seu ativo sob gestão é de 1,6 bilhões de dólares. E esse etf é composto pelas seguintes empresas: Booking Holdings, The Walt Disney, Discovery e entre outras.

12 – OGIG

Esse índice é composto principalmente por empresas de ecommerce, internet. A maioria dessas empresas apresentam um grande potencial de crescimento. Falando empresas de ecommerce e internet, claro que a Amazon, Microsoft e Facebook vão compor esse índice.

Quais ETFs americanos pagam dividendos mensais?

ets americanos pagam dividendos mensais

Aqui vou mostrar os principais ETFs com dividendos, o valor ao lado do nome é o dividendo, um valor pago que já está incluso na compra do ETF:

O primeiro valor é o dividendo do último mês calculado, o segundo valor é a média deste ano e o terceiro a do ano passado.

  • IVV – $1,311 – $1,311 – $1,531
  • SPY – $1,278 – $1,278 –  $1,406
  • SPHY – $0,115  – $0,480 – $0,515       

Como investir em ETF americano? Guia prático e simplificado

como comprar etfs americanos

Por meio das corretoras de investimentos.

Agora, depois de ter lido todas essas informações, talvez você esteja se perguntando: mas como posso investir em ETFs Americanos estando no Brasil?

Por isso, preparamos este guia prático e simplificado para que você possa tirar todas as suas dúvidas e finalmente começar a receber seus dividendos em dólar.

1º passo 

Procure nas corretoras que você conhece, e veja se ela tem o ETF que você queira investir, se caso ela tiver, utilize-a. Mas caso não, procure outra corretora que atenda a sua necessidade.

2º passo

Certifique-se de que as corretoras que você encontrou sejam seguras, pesquise bastante sobre ela e se ela for, prossiga utilizando-a.

3º passo

Procure os ETFs americanos que você acha interessante para investir e comece assim a  diversificar seu portfólio.

Como escolher um ETF para investir? Dicas essenciais

Para escolher os ETFs americanos para investir, você deve criar um bom planejamento de investimentos de acordo com uma análise aprofundada sobre a empresa.

Como já mostrei, não é muito difícil investir em ETFs americanos, e outra vantagem é o preço, que não é muito caro para investir neste ativo.

Agora vou explicar como funciona o preço de um ETF, a maioria deles é composto da seguinte forma: taxa de administração (geralmente podem custar entre 0,2% e 0,8% a.a), pode haver taxa de corretagem e custódia (dependendo da sua corretora).

Outra dica importante é que sempre ao escolher ETFs americanos, busque um que replique índices que você entenda, por exemplo se você entender de tecnologia tente encontrar um ETF que sua composição é sobre empresas tecnológicas .

Quais são os riscos para quem investe em ETFs Americanos?

O índice por replicar um mercado, vai trazer uma grande variedade, apesar de isso parecer positivo, pode acabar virando contra você, pois pode fazer com que você não tenha tanto conhecimento sobre o que está investindo.

Lembrando que existem vários ETF americanos, ou seja, pode ter um tipo de ETF que encaixe no seu perfil de investidor e que você entenda mais o índice que ele replica.

Um ponto negativo também, é que talvez o ETF esteja subindo, porém nossa moeda desvalorizando e com isso não conseguir lucrar.

Como mostramos, a VNQ tem sua composição focada em hotéis, se caso rolar uma crise nesse mercado com certeza irá afetar em quem investiu na VNQ.

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

O mercado financeiro é e sempre será soberano sobre as nossas decisões, isso quer dizer que independente de uma notícia ou outra que podem surgir no nosso cotidiano ele sempre será a força máxima que move nossos investimentos.

Então, para que você possa se proteger dos movimentos inesperados, você pode criar estratégias de investimento, e planejar seus seguros de carteira de acordo com a sua necessidade.

Para isso, você deve conhecer cada um dos tipos de investimento em Renda Fixa, Renda Variável, Fundos, e tudo isso combinado com Comportamento, que vai te ajudar naqueles momentos de ansiedade que podem surgir.

Pensando nisso, criei o Capitalista Selvagem, um curso que vai te ajudar a conquistar todos os seus objetivos e que vai mudar completamente a sua jornada como investidor.

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro 

Começar a investir em ativos do exterior pode parecer um bicho de sete cabeças para muitos investidores, afinal, infelizmente falar sobre investimentos no Brasil ainda é um tabu.

Se você tem esse medo de investir lá fora, os ETFs americanos podem ser uma excelente alternativa para estar exposto à bolsa americana de maneira diversificada e com risco controlado.

Se você quer entender ainda mais sobre os ETFs e sobre todas as outras classes de ativos do mercado financeiro, eu quero te convidar a conhecer o curso que eu preparei exclusivamente para facilitar a sua vida de investidor: o curso Capitalista Selvagem.

Através de uma jornada baseada no conhecimento, você se tornará um Capitalista Selvagem apto a dar passos em direção à independência financeira. Tudo isso por meio de conteúdos teóricos, técnicos e práticos.

Faz sentido pra você? Basta se inscrever por aqui: 

Um grande abraço e tudo de bom!

Luiz Fernando Roxo

3 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!