blog do luiz fernando roxo.
bolsa de valores da china
Início » Bolsa de Valores da China: Como investir por meio do XINA11?

Bolsa de Valores da China: Como investir por meio do XINA11?

Neste artigo vamos falar um pouco sobre como investir na bolsa de valores da China através dos ETFs, até porque com o grande crescimento do número de investidores no Brasil, você precisa saber por onde começar.

Hoje vou te explicar sobre o ETF XINA11, que é uma boa  alternativa para que o investidor consiga investir em empresas listadas na bolsa chinesa.

E o ETF XINA11 é atualmente o único ETF da Bolsa Chinesa, que acompanha o índice MSCI, da segunda maior economia do mundo.

Vou trazer nesse texto pontos positivos de investir na China através dos ETFs no geral, no Xina11, e também vamos mostrar passo a passo como investir.

Se você tem interesse em investir na segunda maior economia do mundo e empresas multimilionárias, leia esse texto e aprenda como.

capitalista selvagem

O que são ETFs?

etf china

A sigla etf significa Exchange Traded Fund a tradução é fundo negociado na bolsa de valores da China, ou qualquer outra, também é conhecido como fundo de índice, ou seja, são como um pacote de ativos que replicam um índice benchmark.

Este fundo de investimento funciona da seguinte forma, sendo assim ao invés de você investir diretamente na bolsa de valores chinesa, você pode investir em um ETF.

O investidor pode comprar o ativo do XINA11, através da B3 (bolsa de valores brasileira), por conta disso é ainda mais simples de investir.

Com isso, caso suba, o índice da bolsa chinesa irá subir também no seu ETF, o XINA11.

Vantagens dos ETFs:

Para mostrar as importâncias e os pontos positivos de investir na bolsa de valores da China com ETF, abaixo estão alguns aspectos: 

– Taxa de administração menor

Uma grande vantagem que o ETF apresenta é uma taxa de administração menor do que nos fundos tradicionais. 

Isso ocorre, pois a políticas dos índices de fundo são passivas, junto ao mercado anexado, com isso reduz os custos operacionais relacionados à gestão.

– São investimentos mais baratos

O ETF é muito vantajoso, por conta da sua rentabilidade líquida maior do que a maioria, este ponto positivo é decorrente da ausência dos “come-cotas”, que funcionam como um adiantamento do Imposto de Renda dos investidores. 

Estes recolhimentos são o que dificultam a rentabilidade líquida dos investimentos no geral, ou seja, como os ETFs não possuem este imposto, torna- se ainda mais vantajoso investir na bolsa de valores da China pelo fundo de índice. 

Outro ponto positivo que faz com fique mais barato investir com os ETFs, é que o investidor paga apenas uma taxa de corretagem e não existe também taxa de performance. 

E o valor mínimo do lote é apenas de 10 reais.

– Possibilita investir em todas as ações que integram um índice

Ao investir através dos ETFs, você vai investir em várias empresas que compõem o índice, com isso por exemplo, o ETF Xina 11 que tem mais de 700 empresas, fazem parte do índice.

Entre essas empresas estão a Alibaba, Xiaomi, Baidu, Tencent, Jd.com, entre outras empresas multimilionárias.

Conheça o XINA11 um ETF da China

trend bolsa chinesa

Agora, você verá mais alguns detalhes sobre o ETF XINA11 para que possa começar a investir na bolsa de valores da China:

– Como funciona o ETF XINA 11?

O XINA 11 é atualmente o único ETF focado para investir na bolsa de valores da China, como já explicamos, o ETF serve para replicar um índice, e torna mais simples para as pessoas fazerem seu investimento em uma bolsa de valores da China. 

O ETF em questão irá replicar o mercado chines e com isso abrir um leque de 700 empresas para investidores estrangeiros. 

Qual é a composição do ETF XINA 11?

Como já sabemos, o mercado chines é muito forte, o que tem feito a bolsa de valores da CHina crescer cada vez mais, tem empresas grandiosas e a maioria dessas companhias estão listadas no ETF XINA 11, veja:

– Ping An Insurance Group

A Ping An Insurance Group apresenta serviços de seguros, bancos e serviços financeiros. Esta empresa foi fundada em 1988 como a primeira companhia de seguros de ações conjunta na China.

Após 10 anos, a HBSC virou a única acionista da Ping An Insurance Group. Em 2011 a Ping se tornou acionista do banco de Shenzhen e com isso o banco foi renomeado para Ping An Bank.

Atualmente a companhia chinesa está entre as 10 maiores empresas do mundo segundo a Forbes, e têm cerca de US$ 107 bilhões de receita bruta.

Fonte: Yahoo Finanças

– JD.com

A JD.com também é conhecida como Jingdong, esta empresa é uma companhia de comércio eletrônico.

Esta empresa foi fundada em 1988 e tem sua sede em Pequim, porém sua plataforma de comércio começou a entrar em uso em 2004. Ao longo do tempo essa empresa teve outros nomes, apenas em 2013 ela se tornou JD.com.

Além disso, a Tencent é acionista dela e tem uma participação de 20% na companhia de comércio eletrônico. Muita gente conhece a entrega de drones pela a Amazon, porém a JD.com também faz isso, e atualmente é o maior sistema de entrega por drones.

Fonte: Yahoo Finanças

– Baidu

A China proíbe muitos sites no país, entre eles o Google, por conta disso, no país asiático são criados concorrentes para suprir a necessidade. Com isso o Baidu tornou-se muito popular lá, e já é maior até que o Google.

Os números de usuários mensalmente são impressionantes, podem chegar até 500 milhões. Em 2014 seu valor de mercado era de quase 31 milhões de dólares.

-Xiaomi comp.

A Xiaomi é uma multinacional focada em criações de produtos eletrônicos como celulares, notebooks, fones de ouvido entre outras coisas. 

No terceiro trimestre de 2019 a Xiaomi vendeu cerca de 32.7 milhões de smartphones.

A empresa em 2014 vendeu mais de 60 milhões de telefones. E além disso está entre as 4 maiores empresas no mercado de telefones celulares.  

– Tencent Holdings 

A Tencent atualmente é o maior portal de serviços da China, ela é a quinta maior empresa, só atrás de empresas como Amazon e Google. 

Esta empresa foi fundada em Shenzhen no ano de 1998. 

Ela a vem se tornando muito grande no ramos de games, comprando ações totais de uma empresa ou apenas uma parte. Entre esses investimentos estão a Blizzard, Epic Games e Activision.

– Alibaba Group 

A Alibaba Group foi fundada em Hangzhou no ano de 1992. Este grupo de empresas apresenta alguns serviços, mas o foco maior é em e-commerce, vendas pela a internet.

Entre elas, a Aliexpress, que faz venda por atacado e varejo, que é bem conhecida no Brasil para importações.

Outra é a Alibaba B2B para atacado internacional. E a Taobao que possui venda de atacado e varejo para principalmente empresas chinesas.

– Meituan Dianping

Esta empresa é responsável por uma plataforma de compras, dentre elas delivery de comidas, viagens, entre outros serviços. 

A Meituan é uma empresa de Pequim e foi fundada em 2010.

Essa variedade de serviços é vendida em plataformas diferentes. Hoje em dia a Meituan é uma das maiores empresas no quesito plataforma de entrega online do mundo, além disso em Abril de 2018 teve cerca de 600 milhões de usuários registrados.

– China Construction Bank Corp.

A China Construction Bank ou CCB como o próprio nome já diz, é um banco, e eles estão entre os maiores bancos do mundo. Foi fundada em 1954 na cidade de Pequim.

Apesar de ser um banco chines, a China Construction Bank apresenta bancos em Luxemburgo, Barcelona, Nova York e entre outras cidades importantes. 

Em 2018 eles chegaram a atingir 3.400,25 bilhões de dólares. 

– Pinduoduo 

Esta empresa é focada em e-commerce, foi fundada na cidade de Shangai em 2015. 

Há pouco tempo a Pin Duoduo chegou à marca de 778 milhões de usuários ativos.

Além da Pin Duoduo comércio digital, existe a Pin Duoduo agrícola, que foi criada por um ex-executivo da Google. Esta empresa quer trazer uma tecnologia maior para as fazendas de agricultores.

Eles pretendem vender anualmente cerca de 145 bilhões de dólares em produtos agrícolas.

Fonte: Yahoo Finanças  

– Nio

A Nio é uma empresa automobilística chinesa, sua sede é em Xangai, foi fundada em 2014, tem mais 400 empregados, possui empresas nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e entre outros países.

A ideia de criação da Nio é transformá-la em uma grande companhia automobilística e com alta tecnologia, autônomo e inteligente. A partir disso foi feito alguns carros.

Dentre esses carros tem o NIO EVE, um veículo autônomo e super tecnológico. 

Além disso, a Nio apresenta envolvimento na Fórmula E, que é uma categoria de competições automobilísticas para carros de corrida elétricos, organizada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel).

– Sinopharm Group

A Sinopharm é uma empresa farmacêutica de Xangai, fundada em 2003. 

Esta companhia desenvolve, produz e vende produtos farmacêuticos. Eles também tem plantações focadas na medicina chinesa.

Há alguns anos atrás elas ficaram entre as 200 empresas que mais venderam no mundo. Mas atualmente o que fez ela ficar mais famosa, foi por conta das vacinas, isso mesmo essa empresa desenvolveu a Coronavac.

Quais são as vantagens do XINA 11?

como investir na bolsa de valores da china

Já expliquei as vantagens no geral de investir nos ETFs, neste tópico vou mostrar a vantagem de investir na bolsa de valores da China através do ETF chines. Veja algumas delas:

Facilidade para investir

Para investir no ETF é muito mais simples do que investir diretamente na bolsa de valores da China, pois diretamente pela China, você pode enfrentar algumas burocracias para criar uma conta nas corretoras chinesas.

Já pelos ETFs é só você encontrá-lo em seu Home Broker e fazer seu investimento da forma que te convém. Mais para frente iremos explicar o passo a passo de como investir na bolsa de valores da China.  

Diversificação de investimentos 

O ETF XINA 11 pode ser uma boa para você, pois com essa alternativa, você irá diversificar sua carteira. 

Apesar de só citar algumas empresas gigantescas da China, este ETF vai apresentar uma variedade de 700 empresas. Com isso seu portfólio ficará bem maior.

Além disso, a China vai se tornar a maior economia do mundo, com isso você investindo em um mercado em alto crescimento e chegar na maior economia do mundo, isto é uma grande vantagem para ter lucro.

É barato!

É interessante lembrar também que, com apenas 10 reais você já consegue efetuar a compra de uma cota do ETF XINA 11.

Como investir na bolsa de valores da China pela XINA11?

como investir na bolsa de valores da china

Para você que se interessou sobre o assunto, vou dar um passo a passo abaixo para você entender melhor como investir na bolsa de valores da China:

1º Passo

Para investir na Bolsa de Valores da China pelo ETF é muito mais simples, porque, caso o investidor fosse investir por uma conta da China, ia ser muito mais complicado e demorado.

Primeiramente, o investidor terá que criar uma conta no Brasil, e assim, poderá investir pelo Home Broker, utilizando a própria B3.

2º Passo

E depois disso é necessário que através do Home Broker você encontre o tão esperado ETF Xina11.

Para isso é só o investidor ir na aba de pesquisa do Home Broker e pesquisa da seguinte forma “XINA 11”, que é código de negociação. Como podemos perceber, é muito simples investir na bolsa de valores da China pelo ETF.

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

Se você gosta de entender e acompanhar o mercado financeiro, e todos os diferentes tipos de investimentos, você deve conhecer o Capitalista Selvagem.

Um curso completo onde vou te ensinar tudo o que você precisa saber sobre investimentos em Renda Fixa, Renda Variável, comportamento e planejamento financeiro, além da história do Capitalismo e como os grandes investidores conquistaram suas fortunas.

Eu considero importante te mostrar como pessoas como o Nassim Taleb e Warren Buffett cresceram porque você pode se inspirar em suas histórias e também para que você entenda que não existe só uma modalidade “certa” para investir e sim àquela que mais se adequa ao seu perfil.

Comece a investir, crie a sua carteira de investimentos de forma saudável, balanceada e antifrágil e passe de primeira no teste do travesseiro (durma tranquilo, deixando que seu dinheiro trabalhe por você).

Faça parte da comunidade no Telegram e seja um Capitalista Selvagem!

curso-investimento

Conclusão: Vale a pena investir na bolsa de valores da china?

Claramente é muito vantajoso investir na bolsa de valores da China, vale muito a pena, pois irá diversificar muito sua carteira e também, investindo em um mercado em alto crescimento e que ainda pode virar o maior mercado do mundo, grandes oportunidades aparecem.

E ainda investindo pelo ETF XINA11 se torna ainda mais simples fazer isso acontecer,afinal o preço é menor, e você pode comprá-lo diretamente de seu home broker como já está acostumado a operar.

Outro ponto importante que explicamos, é o funcionamento geral dos ETFs, suas vantagens e gráficos de rentabilidade, além de um passo a passo completo de como incluir esse tipo de investimento em sua carteira de ativos.

Então, caso você queira investir em empresas como Alibaba, Xiaomi e entre outras empresas multimilionárias invista utilizando o ETF XINA11 da promissora bolsa de valores da China e com empresas cada vez maiores.

luiz fernando roxo.

adicione um comentário

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!