blog do luiz fernando roxo.
melhores ações para day trade

Melhores ações para day trade: Listamos as Top 10

Todo mundo quer ganhar dinheiro rápido e uma das formas que romantizam o mercado é fazendo day trade. E tudo bem, hoje vamos conhecer as melhores ações para day trade e veja se esse tipo de investimento é pra você. 

Seja você um investidor iniciante ou um veterano que vem investindo há bastante tempo, você já deve ter ouvido alguém comentar que “vai fazer um trade rápido para comprar um refri”, mesmo que como piada. 

Apesar de ser uma piada engraçada, a possibilidade de ganhar dinheiro rápido com investimentos é real, e muitas pessoas trabalham com isso, fazendo esses “trades” o dia inteiro e lucrando bastante.

Sendo assim, vamos entender como usar as melhores ações para fazer day trade.  

E confere todas as dicas e estratégias necessárias para que você entenda melhor como funciona o mundo do day trade e possa começar seus investimentos de forma mais segura.

Como funciona o Day Trade?

melhores ações para operar day trade

Como o próprio nome diz, o day trade é uma negociação que tem início e fim no mesmo dia, durando algumas horas quando mais longa, ou apenas poucos minutos quando mais curta. 

Devido à sua volatilidade, este tipo de negociação exige muita atenção e total dedicação do investidor.

Não é incomum ver ações sendo utilizadas no day trade, mas também podem ser utilizados outros ativos nesse tipo de negociação, como opções ou contratos futuros.

Quem se interessa por day trades não quer saber de acompanhar o crescimento de seus investimentos a longo prazo e ver a empresa em que se tornou acionista prosperar. 

Ele apenas deseja lucrar com a movimentação dos valores, buscando assim o mercado com maior volatilidade para obter lucro.

Vale lembrar que essas operações são de curtíssimo prazo. 

Existe outra modalidade de investimento, também de curto prazo conhecido como swing trade, porém esta possui prazos um pouco maiores, durando alguns dias, podendo chegar até semanas. 

Enquanto a modalidade mais longa busca entender as tendências do mercado para conseguir lucrar, o day trader visa apenas a volatilidade dos ativos em um único dia.

Quem pode fazer Day Trade?

Qualquer um pode fazer uma operação de day trade, pelo menos em teoria. Quando chegamos na prática, vemos que essa modalidade de negociação pode ser bem complexa, exigindo conhecimentos específicos, comprometimento e a capacidade de aceitar correr riscos.

Segundo especialistas, a dedicação necessária para trabalhar como day trader deve ser total, uma vez que é necessário manter-se atento durante todo o período de pregão da bolsa de valores

Afinal é necessário esperar  pelos movimentos mais interessantes de seus ativos para comprar e vender, adquirindo assim ganhos acima da média do mercado.

Portanto, podemos dizer que o day trade é mais indicado para investidores experientes, que possuam algum conhecimento sobre a dinâmica das variações de valor no mercado. 

Uma vez que estas operações são realizadas muito rapidamente, elas possuem um alto potencial de ganho. Porém também contam com potencial de perda igual, o que pode ser danoso para o trader. 

Por isso, não é muito interessante que investidores iniciantes se aventurem nessa modalidade muito cedo.

Além disso, o day trade é um tipo de negociação tão específico que possui custos diferenciados de outras modalidades de negócio. 

As taxas cobradas pelas instituições financeiras e o Imposto de Renda cobrado sobre os lucros são diferentes dos relativos a operações de prazos mais longos. 

Portanto, vale a pena pesar bem as vantagens e desvantagens dessa modalidade de negócio antes de cair de cabeça nesse ramo.

Horários para operar o Day Trade

Qualquer operação pode ser realizada durante o horário de funcionamento do pregão na B3, incluindo obviamente o day trade. 

A abertura da bolsa ocorre às 10 horas da manhã, e o fechamento se dá às 17 horas da tarde. 

Lembre-se que nos últimos 5 minutos do expediente ocorre o call de fechamento, então nunca deixe para o último minuto o que você ainda pretende fazer naquele dia.

E Como escolher ativos para o Day Trade? 

Realizar uma análise técnica pode ser um ótimo primeiro passo antes de começar a investir, uma vez que ela pode ajudar a prever os movimentos de curto prazo dos papéis. 

Investidores mais experientes vão sempre pensar muito bem antes de realizar seus investimentos, então não apenas escolha qualquer ativo e torça para que suba. 

Se você se interessa pela ideia de ganhar dinheiro em pouco tempo, você pode querer se arriscar realizando alguns day trades. No entanto, você precisa estar ciente do que você deve oferecer em troca para o mercado de forma a conseguir bons resultados.

Um recurso importante que você deve utilizar bem nesta modalidade de negócio é o seu tempo. 

É fundamental ser dedicado às suas ações se você deseja ser bem sucedido em seus negócios. 

Se você realmente quiser comprar e vender um ativo no mesmo dia, é essencial que você esteja bem atento às oscilações da bolsa de valores. 

Se você piscar, você pode acabar perdendo dinheiro.

Lembre-se de economizar o suficiente para ter uma boa margem de garantia com sua corretora

Este valor separado vai permitir que você faça uma alavancagem de operações, realizando movimentações superiores ao dinheiro que você possui no momento. 

Pode valer a pena concentrar todos os seus investimentos em uma única corretora, e realizar seus trades por meio dela.

Por fim, é necessário ter bastante preparo emocional. Antes dos primeiros lucros surgirem, é possível que um investidor amargue alguns prejuízos, ou lucros realmente bem pequenos após considerar os impostos. 

É necessário se esforçar bastante para ter grandes ganhos com esse tipo de investimento, portanto mantenha a cabeça erguida e prepare-se para o que vier.

Melhores ações para o Day Trade: Top 10

Segundo recomendações de corretoras financeiras, atualmente vale a pena investir com um pouco de diversificação, especialmente nos mercados de saúde, mineração, tecnologia, alimentos e finanças. 

Seguem as 10 ações mais indicadas:

Vale: Mineração

Magazine Luiza: Varejo

Marfrig: Alimentos

B3: Finanças

BTG Pactual: Finanças

Locaweb: Tecnologia

Gerdau: Siderurgia

Bradesco: Finanças

Ambev: Bebidas


Hapvida: Saúde

FONTE: Oplab, Easynvest, Guide, Capital Research, Genial Investimentos, Gauss, Toro Investimentos, Rico, Santander, XP

Melhores ativos para Day Trade 2021

Apesar de serem realizadas mais comumente com ações, o day trade pode ser realizado com outros ativos, dependendo do que seja mais interessante para o investidor.

Seguindo as estratégias certas, é possível sair lucrando mais ou menos dependendo de que ativo você investe. 

Segue abaixo algumas opções de ativos diferenciados para realizar seus investimentos:

Índice Futuro

Resultados em 12 meses

  • Total acumulado (soma de pontos) em 12 meses:  + 56.550 pontos
  • Percentual de recomendações com ganho em 12 meses: 57,33%

Resultados em 2020

  • Total acumulado (soma de pontos) em 2020:  + 54.850 pontos
  • Percentual de recomendações com ganho em 2020: 57,05%

Dólar Futuro

Resultados em 12 meses

  • Total acumulado (soma de pontos) em 12 meses:  + 1.650 pontos
  • Percentual de recomendações com ganho em 12 meses: 62,90%

Resultados em 2020

  • Total acumulado (soma de pontos) em 2020:  + 1.611 pontos
  • Percentual de recomendações com ganho em 2020: 60,79%

Ações

Resultados em 12 meses

  • Total acumulado (soma percentual) em 12 meses:  + 211,89%
  • Percentual de recomendações com ganho em 12 meses: 60,25%

Resultados em 2020

  • Total acumulado (soma percentual) em 2020:  + 218,15%
  • Percentual de recomendações com ganho em 2020: 60,65%

Fonte: Capitalizo

Estratégias para operar o Day Trade

Desenvolver estratégias para lucrar com o day trade requer conhecimento principalmente de duas coisas muito importantes: Análise técnica e gerenciamento de risco. 

Esses itens são essenciais, tanto para a realização dessas operações de curtíssimo prazo, como para limitar as perdas e prejuízos que possam aparecer nessas negociações.

Análise Técnica

A Análise Técnica tem como objetivo auxiliar o investidor a prever os padrões de oscilação no mercado, analisando as movimentações que ocorreram no passado e tentando entender o que causou essas mudanças. 

De posse desse conhecimento, o investidor pode tentar prever o comportamento de uma movimentação do mercado no futuro.

A análise técnica como a conhecemos hoje foi fortemente influenciada pelo pensamento dos analistas da bolsa de valores, porém em sua essência ela já existe há muito mais tempo. 

A metodologia para obtenção do padrão dos preços consiste do fato que os preços de um ativo no futuro dependerão de seu preço no passado. 

Ao observar o passado, podemos, com alguma segurança, prever o futuro.

Esta análise, no entanto, é bem simples e não leva em consideração fatores externos, como por exemplo a receita da empresa, criação de dívidas, margem de lucro, entre outras. 

Esses fatores, no entanto, são mais desejados por investidores que desejam realizar investimentos a longo prazo, diferente dos day traders.

Enfim, a idéia principal por trás da análise técnica é de que o preço de um determinado ativo no mercado se move em tendências, subindo e descendo com o tempo. 

A análise aponta esses movimentos e sugere os momentos mais propícios para realizar as transações, e justamente por isso é um dos indicadores preferidos dos day traders.

Stop Loss

O Stop Loss é utilizado como uma ferramenta de gerenciamento de riscos, extremamente importante para aqueles que querem trabalhar com o day trade. 

Ele funciona como uma venda automática pré-programada, no qual o investidor decide qual valor será o de venda, e no momento em que o valor atual atinge este pré-determinado, a venda ocorre.

Por exemplo, caso você adquira determinada ação por um valor de dez reais, esperando que seu valor subisse devido à uma valorização, porém algum fator externo causou a desvalorização desse ativo e o seu preço começou a cair. 

Apesar de você não conseguir lucros com essa ação, seu prejuízo não precisa ser grande.

Se você determinar um stop loss de 10%, por exemplo, você venderá sua ação assim que ela atingir o valor de nove reais, freando assim a queda do valor, que pode ser bem maior no final do dia, o que efetivamente controla o prejuízo.

Esta técnica possibilita que o investidor flexibilize seu trabalho, podendo assim se dedicar mais às ações que ele considera mais rentáveis, enquanto deixa outras com essa rede de proteção de perdas ativada, limitando assim quaisquer perdas que ele possa vir a ter.

Do outro lado dessa moeda, existe o stop gain, que funciona da mesma forma, só que ao contrário, onde quando o ativo atinge um certo valor elevado ele é vendido automaticamente, de forma a evitar que uma grande inversão na tendência de valorização estrague a possibilidade de receber seus ganhos.

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

Como gosto de lembrar sempre a minha comunidade, o mercado financeiro é soberano, por isso é impossível prever os movimentos da bolsa de valores com certeza, mesmo com a análise gráfica você deve estar sempre preparado para qualquer cenário.

Por isso, eu prefiro criar estratégias que me permitam dormir tranquilo por estar com a carteira sempre convexa, assim como nos ensina Nassim Taleb, isso significa que não importa para que lado seja o rompimento do mercado, a estratégia sempre vai ganhar.

Essa tranquilidade vem de muito planejamento, estudo, prática, organização e claro muito controle da ansiedade.

Eu desenvolvi tudo isso depois de viver tudo isso, e se você já assistiu a minha palestra no Ted ou leu a minha bio no meu site viu que não foi nada fácil, então para te ajudar a encurtar esse caminho, criei o curso Capitalista Selvagem.

Um curso que vai te ajudar a compreender os diferentes tipos de modalidades de investimento, desde a renda fixa, até a renda variável, e acredite, esse conhecimento vai mudar a sua forma de pensar, viver e investir.

Conclusão

Em conclusão, sabemos que todo tipo de investimento necessita de um pouco de dedicação, conhecimento técnico e experiência para se tornar um projeto realmente lucrativo. 

Os day traders no entanto precisam de muito mais de cada um destes ingredientes para funcionar bem, o que torna esta modalidade de investimento mais recomendada para investidores experientes, emocionalmente controlados e com bastante tempo livre disponível.

Mesmo que você não se encaixe especificamente neste modelo de transação financeira, não custa nada aplicar as dicas que disponibilizamos aqui em seus outros projetos de investimento, afinal não existe “preparo demais” quando se trata de mexer com dinheiro. 

Porém, se você se sentir pronto para começar seus day trades, aplique o conhecimento compartilhado, utilize das estratégias citadas e tome cuidado com as possibilidades de decepção que podem ocorrer. 

Se você se dedicar e souber como lidar com essas questões, seu sucesso financeiro está garantido.

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!