blog do luiz fernando roxo.
Início » Já conhece os principais Padrões de Candlestick de reversão?

Já conhece os principais Padrões de Candlestick de reversão?

Se você está começando a se interessar agora pelo mundo da análise técnica, com certeza já viu vários gráficos com padrões de Candlestick, ou gráficos de vela, como também são conhecidos.

E se você não entendeu nada e está pensando em desistir dos investimentos porque não sabe ler as informações, calma!

Neste artigo vou te dar um guia com os principais padrões de candlestick para que você possa aplicar no seu dia a dia como investidor e claro, na sua interpretação e análise técnica dos ativos em sua carteira.

O que é padrão de Candlestick?

o que e padrao candlestick

O padrão de Candlestick, ou gráfico de vela, é um tipo de gráfico que mostra em barras as análises técnicas de períodos de tempo em relação ao preço de um ativo.

Foi criado pelos japoneses no século XVIII e é uma técnica de análise gráfica que inicialmente surgiu para estudar os preços de contratos futuros de arroz.

Como o desenho no gráfico tem o formato de velas, então essa técnica foi nomeada gráfico de velas ou Candlesticks, porém é comum encontrarmos a abreviação candles.

Como interpretar os padrões de candles?

Antes de tudo, o que te auxiliará na análise de padrões Candlestick é que, se o corpo do Candle está verde, significa que neste período o fechamento foi em alta e se estiver vermelho significa que fechou em queda e, o corpo da vela é referente à diferença de preços em que o mercado abriu e fechou no período.

Observe que quando o Fechamento está na parte de cima do gráfico, significa que este é um candle de alta.

Agora, quando a Abertura está na parte de cima do gráfico, significa que este é um candle de baixa.

A parte baixa, refere-se ao preço mínimo atingido no período, e a parte alta é o preço máximo atingido no período, sendo as sobras a diferença entre a abertura e a alta e o fechamento e o preço mínimo alcançado.

Para entender de uma vez todos os padrões de candles que iremos mostrar abaixo, é muito importante que você entenda os conceitos básicos.

Principais padrões de candlestick de reversão de alta

tipos de padores candlestick

1. Estrela da manhã

A Estrela da Manhã é um popular padrão de alta construído por três candles. 

Fonte: oplab.app

O primeiro é um candle de baixa e de corpo longo, o segundo é um candle de corpo curto também conhecido como candle de dúvida ou Doji.

E, em seguida, o terceiro é um candle que deve, necessariamente, ser de alta.

Esse padrão gera muita expectativa nos traders porque sinaliza que a pressão de venda está diminuindo.

E, se o próximo candle tiver sua máxima maior que a máxima do terceiro candle desse padrão.

Então, geralmente temos o início de uma reversão e a retomada de uma tendência de alta.

2. Engolfo de alta

Esse padrão é composto por dois candles: o primeiro candle é de baixa e o segundo candle deve ser de alta, tal que a amplitude do candle de alta cobre todo o candle de baixa. 

Outra forma de enxergar esse padrão é observando o último candle (candle de alta), o seu preço de abertura é menor que o candle de baixa anterior.

Fonte: oplab.app

Porém devido à forte pressão dos compradores, o seu preço de fechamento é maior que a máxima do anterior candle de baixa.

Geralmente encontramos esse padrão de candles em tendências de baixa e sinaliza que o mercado está ganhando força para iniciar um movimento de alta no ativo. 

O sinal de entrada (posição comprada) é quando o próximo candle supera a máxima do candle de alta responsável por cobrir o candle de baixa.

3. Padrão Martelo e Martelo Invertido

É muito simples identificar esse padrão porque ele é constituído por um único candle e com uma sombra inferior longa medindo, no mínimo, duas vezes o tamanho do corpo.

O Martelo também possui uma variação invertida, a principal diferença entre os dois padrões é que o Martelo Invertido possui uma sombra superior grande.

O padrão Martelo torna-se mais eficaz quando é localizado no final de uma tendência de baixa, ou seja, esse candle pode marcar o fim de uma tendência de baixa e o início de uma nova tendência de alta. 

Fonte: oplab.app

Isso acontece porque inicialmente a pressão vendedora vinha empurrando os preços para níveis mais baixos e, de repente, observamos uma pressão compradora significativa que em preços de fechamento mais elevados. 

Portanto, é essencial confirmar o padrão quando identificarmos um aumento no volume de operações dentro do intervalo de tempo do candle Martelo (diário, semanal, mensal etc). 

Além disso, abrir novas posições somente porque localizou o padrão Martelo não é uma boa estratégia, é necessário observar o mercado, identificar o aumento de volume e enxergar o começo de uma nova tendência de alta. 

E para o Martelo Invertido o pensamento é semelhante, a diferença é que temos a evidência de uma pressão vendedora significativa após um movimento de alta. 

Também é importante aguardar o mercado formar uma nova tendência e identificar um aumento no volume de negociações.

4. Bebê Abandonado

O Bebê Abandonado é constituído por três candles e lembra o padrão Estrela da Manhã. 

O primeiro é um grande candle de baixa, o segundo candle é de corpo comprimido, geralmente um Doji (candle de dúvida), e o terceiro é um grande candle de alta. 

O Doji normalmente fica distante dos dois candles amplos ao seu redor.

Esse padrão é considerado por muitos traders por ser preciso e costuma aparecer em níveis mais baixos de uma tendência de baixa. 

Quando o padrão Bebê Abandonado aparece, então podemos estar diante do início de reversão da tendência e o potencial aumento dos preços.

Fonte: oplab.app

Principais padrões de candlestick de reversão de baixa

1. Estrela da tarde

Geralmente, esse padrão consiste em três candles: uma grande barra de alta, seguida por um candle de alta de corpo pequeno (cuidado para não confundir com Doji) e, por último, uma grande barra de baixa.

O candle do meio sinaliza que o interesse dos compradores está caindo e, ao mesmo tempo, marca um topo na tendência de alta e diminuição da pressão compradora.

Embora esse padrão seja relativamente raro, ele possui uma característica muito importante de ser altamente confiável e poderoso em futuras quedas.

Fonte: oplab.app

2. Estrela cadente (Shooting Star)

Esse padrão possui uma sombra superior longa, seu corpo é pequeno e costuma aparecer marcando topo nas tendências de alta. 

Além disso, o tamanho da sombra deve ter, no mínimo, duas vezes o tamanho do corpo.

Esse candle normalmente é um sinal de reversão de baixa e mais indicado é aguardar uma confirmação no próximo candle marcando queda de preço.

Quando isso acontece, pode-se abrir posições de venda, ou seja, que apostam na queda do ativo.

Fonte: oplab.app

3. Nuvem Negra

O padrão Nuvem Negra é composto por um candle de alta seguido por um candle de baixa e ocorre quando o preço de abertura do candle de baixa é maior que o preço de fechamento do candle de alta. 

Além disso, o candle de baixa deve fechar abaixo da metade do candle de alta.

Para que esse padrão seja confirmado, é necessário formar um terceiro candle de baixa com preço de fechamento menor que o candle anterior. 

Vale notar que é melhor operar após uma tendência de alta. 

Embora seja um padrão muito confiável e que indica com certa precisão a reversão da tendência, é importante operar somente quando todas as condições citadas forem satisfeitas.

Fonte: oplab.app

Padrões de Candlestick para Day Trade

padores candlestick day trade

Os padrões de Candlestick para day trade são os mesmos, o diferencial para esta modalidade de negociação é que no day trade o investidor escolherá períodos menores do que um dia para analisar.

Day trade são operações feitas dentro do mesmo pregão e candle é uma das representações gráficas do preço de determinado ativo.

O candle pode ser diário, semanal, mensal, 15 minutos, 1 minuto etc.

O candle é somente como posso representar o preço do ativo dentro de um intervalo de tempo.

Enquanto day trade é uma modalidade operacional dentro do mesmo dia (ou pregão).

As nossas operações com opções dos Estudos Diários e Operando Meus Investimentos (programas diários exclusivos para a comunidade) são de Swing Trade. 

Em outras palavras, nossas operações duram mais de 1 dia de operação (dependendo da estratégia leva quase 30 dias entre a montagem e desmontagem da operação).

E normalmente utilizamos candles diários para analisar nossas entradas.

Padrões de Candlestick na análise técnica

Ao representar um candle, precisamos de quatro informações básicas: preço de abertura, preço de fechamento, máxima e mínima do período. 

O período pode ser qualquer intervalo de tempo, podendo ser, por exemplo, de 1 minuto até 1 mês.

Considerando que estamos tratando de candles diários, o preço de abertura é a cotação obtida no momento que abre o pregão.

O preço de fechamento é a cotação no instante que se encerra o pregão, a máxima é a maior cotação registrada no pregão e a mínima é a menor cotação registrada durante o pregão.

Quando o preço de fechamento estiver acima do preço de abertura, então temos um candle de alta e, geralmente, é representado pelo candle verde. 

Mas quando o preço de fechamento estiver abaixo do preço de abertura, então temos um candle de baixa que é comumente representado pelo candle vermelho.

O corpo é a distância entre o preço de abertura e o preço de fechamento. 

O corpo do candle fornece informações, tais como, qual a força dominante no intervalo selecionado (compradores ou vendedores) e a intensidade dessa força.

Já as sombras são as extremidades acima e abaixo do corpo do candle, são representadas por linhas e também são conhecidas como pavios do candle.

E, por último, temos a amplitude que é a distância total da máxima até a mínima.

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

Este ano reformulamos os estudos diários, para que a nossa comunidade pudesse aproveitar ainda mais aqueles minutinhos comigo para tirar dúvidas ao vivo.

Além disso, ainda estamos convidando pessoas especiais para participar dos papos, como os xerifes Michael Douglas e Felipe Borges para falarmos um pouco mais sobre análise técnica de vários tipos de gráficos do Mercado.

Esse ano promete para a nossa comunidade, e se você quer fazer parte dos estudos para fazer a sua carteira decolar, conheça o curso Capitalista Selvagem.

No Capitalista Selvagem você aprenderá desde o básico sobre o mercado financeiro, terá acesso vitalício à plataforma, além de contar com uma equipe disponível a te ajudar nas dúvidas técnicas.

O nosso lema é: Ninguém Fica pra Trás e se você já mandou perguntas nas caixinhas do instagram, por e-mail ou nos grupos do telegram sabe que a nossa comunidade se ajuda o tempo inteiro, seja você iniciante ou avançado!

Conclusão

Concluindo, os padrões de Candlestick foram criados como um método para facilitar a leitura e análise técnica de gráficos.

É importante que você saiba que muitas vezes pode encontrar esse tipo de análise gráfica sendo chamada de candles, então se está se interessando agora, isso pode facilitar suas pesquisas.

Sempre que for simular no Oplab, procure a área de gráfico Tradingview que está disponível na plataforma, para que você possa analisar os períodos que deseja.

Depois desta tela é só você incluir o período que deseja analisar e se puder, divida a sua tela do computador, procurando cada um dos padrões de Candlestick descritos no texto no seu gráfico para treinar.

Quero agradecer ao meu amigo Michael Douglas que ajudou a produzir esse conteúdo sensacional para a nossa comunidade! 

luiz fernando roxo.

adicione um comentário

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!