blog do luiz fernando roxo.

O que é Position Trade e como operar nessa modalidade?

Existem diversas modalidades de investimentos, inclusive a Position Trade que também está à disposição na bolsa de valores, atualmente, o Day Trade é a mais operada diariamente, e portanto é a mais conhecida.

Ela tem como objetivo a geração de lucro a partir da volatilidade do preço do ativo em um dia. 

Porém, existem diversas alternativas, incluindo algumas voltadas para transações de médio e longo prazo. 

E o Position Trade é uma dessas modalidades, que oferece uma opção um pouco mais segura, mas também mais longa de investimento. 

Por isso, ele é interessante para diferentes tipos de investidores, especialmente aqueles com pouco tempo livre para observar as variações diárias do mercado, como acontece no Day Trade.

O que é Position Trade?

Position trade é uma modalidade de operações do mercado financeiro, focada em ganhos a longo prazo, que costumam durar períodos de tempo entre semanas ou meses. Ela é diferente do Day Trade, em que o lucro é realizado no mesmo dia do ativo. 

Não é incomum os investidores confundirem o Position Trade com buy and hold, pois ambas são operações com retorno a longo prazo. 

No entanto, caso da buy and hold, esse prazo pode durar vários anos.

Uma vez que um lucro pré-determinado é atingido no Position Trade, a operação é fechada e passamos para a próxima.

Permanecer posicionado em uma operação é uma decisão que depende da tendência de um determinado ativo para incentivar o Position Trade. 

Esse posicionamento é maior que as de Day Trade e Swing Trade, porém com essa operação mais longa, o investidor não precisa estar o tempo todo acompanhando o posicionamento do mercado.

Como o Position Trade funciona?

O Position Trade funciona baseado em valorizações a longo prazo, o que faz com que pequenas oscilações momentâneas nos ativos sejam ignoradas pelos investidores, ao contrário dos Day Traders que focam exatamente nessas oscilações rápidas.

As marcas de stop-loss e stop-gain são bem mais amplas no Position Trade, e por isso o investidor pode se preocupar menos com o acompanhamento de sua posição, fazendo isso mais esporadicamente. 

Quedas e ascensões pequenas que fariam um Day Trader encerrar sua operação não abalam tão facilmente um Position Trader.

O mais importante nessa modalidade é conhecer bem as tendências do mercado de alta e baixa, e manter sua posição até que haja algum sinal de inversão dessas tendências.

As “positions” são criadas através de uma avaliação cuidadosa do ativo desejado, tendo como objetivo ler as tendências do mercado e operar a favor delas. 

Por exemplo, se uma ação subir em um dia e cair no dia seguinte, o Day Trader vai preferir liquidar este ativo para sair com lucro desta operação.

O Position Trader, no entanto, continuará nesta ação até que ela suba novamente e obtenha um lucro mais interessante à longo prazo.

Vantagens do Position Trade

A maior vantagem do Position Trade é a redução dos custos de operação. Nas outras modalidades, grande parte dos lucros que você consegue são destinados às taxas de corretagem, devido ao grande volume de compra e venda, bem como a sua alta frequência. 

No Position Trade, essa frequência e volume são bem mais baixos. Esta economia em taxas gerou o apelido dos Position Traders de “especuladores de baixo custo”.

De qualquer forma, não são todos os investidores que possuem longos períodos livres no seu dia-a-dia para se dedicarem a observar as oscilações do mercado. 

Essa janela mais ampla para observar essas oscilações é uma vantagem para os investidores com menos tempo livre.

Além disso, pode-se dizer que essa modalidade tem uma menor exposição aos riscos quando comparada às operações mais rápidas. 

Não é necessário se antecipar às oscilações do mercado, uma vez que tendências momentâneas não trazem grandes preocupações para essa modalidade de investimento.

Para quem é recomendado operar Position Trade

Todo investidor deve conhecer bem o mercado financeiro e acompanhar suas oscilações, e o Position Trader não é exceção para esta regra.

Quanto mais você estuda e ganha experiência em suas operações, maiores são as chances de se criar uma estratégia proveitosa de investimento.

O Position Trader costuma analisar a posição histórica dos ativos do mercado de forma a verificar a saúde financeira e o valor de mercado do ativo em que pretende investir, uma vez que ele precisa ser cuidadoso nessa escolha devido a este ser um relacionamento de longo prazo com esse ativo. 

Ao contrário dos Day Traders que realizam operações rápidas e ousadas, utilizando a oscilação de um único dia, o Position Trader trabalha a médio e longo prazo. 

Para isso, ele observa as variáveis do mercado e se posiciona nas rápidas oportunidades que ele possui para operar, uma vez que ele normalmente não passa horas na frente do computador observando e o mercado e fechando suas posições ao longo do mês.

Então, no geral pode-se dizer que essa modalidade de investimento adequa-se mais a um tipo de investidor específico, estudioso, paciente e talvez com pouco tempo para acompanhar as oscilações do mercado, além de tolerante aos riscos do mercado.

Diferença entre Position Trade, Day Trade e Swing Trade

Day Trade


O Day Trade consiste em operações rápidas, abertas e fechadas no mesmo dia, e atualmente a especulação mais comum no mercado financeiro. Este especulador é extremamente importante para o mercado, pois é ele quem provê a liquidez que os investidores de longo prazo visam em seus investimentos.

Devido a esta rapidez de operação, o Day Trade exige que você passe o dia acompanhando as movimentações de preços no mercado. 

Ser Day Trader acaba se tornando uma profissão, pois exige total dedicação da pessoa a suas finanças. Para eles, os fundamentos das empresas e seus históricos não são importantes, apenas os gráficos dos preços de seus ativos.

Como algumas operações são tão rápidas, acontecendo em meros minutos às vezes, o Day Trader faz diversas negociações diárias, e portanto, os custos de corretagem para essas transações são bem altos e devem ser levados em consideração na hora de fazer as contas e considerar seus lucros.

Swing Trade

O Swing Trade é uma operação um pouco mais longa que o Day Trade. Em vez de horas ou minutos, essas operações visam obter lucro em dias ou até semanas, trabalhando em algo parecido com um meio termo entre o day e o Position Trade. 


Devido a seu posicionamento, esta modalidade de investimento também necessita de acompanhamento diário, ainda que por um breve período por dia. A diferença maior para esta modalidade é a frequência com que operações são feitas ao longo do ano. 

Diferente do position, onde o foco é esperar o swing abre posições em uma frequência bem maior, mesmo que não feche essas posições tão rapidamente quanto o Day Trade. 

Desta forma, o custo de corretagem é menor que o Day Trade, mas ainda bem maior que o do Position Trade.

Position Trade:

Como já antes explicado, o Position Trade é uma modalidade que busca produzir lucro a longo prazo, o que pode ser uma boa opção para investidores que não possuem tanto tempo livre assim. 

E, portanto, podem acompanhar as movimentações de suas posições na bolsa apenas uma vez por semana, ou talvez até menos que isso. 

Além disso, essa modalidade também tem um custo menor de corretagem, uma vez que os investidores não estarão realizando operações em uma frequência muito grande, o que vai trazer menos taxas de corretagem para esses investimentos.

Qual a Diferença entre Position Trade e Buy and Hold

Na modalidade buy and hold, os períodos de investimento envolvidos são bem longos, até mesmo para Position Trade. Nesta modalidade, os investidores podem demorar vários anos até fechar uma posição.

Neste tipo de modalidade o principal foco do investidor é construir uma carteira baseando-se em empresas sólidas, com ampla chance de valorização e que entreguem bons dividendos ao longo do tempo, mesmo que eles venham a longo prazo.

Quem trabalha com buy and hold normalmente busca construir essa carteira de ações como forma de gerar uma “poupança” de crescimento sólido, escolhendo cuidadosamente quais ativos adquirir. 

Neste caso pode-se realmente chamar esse trader de investidor, enquanto que, por mais que o Position Trader segure a sua posição, ele ainda trabalha como especulador no fim das contas. 

Por fim, o investidor de buy and hold está muito mais interessado na distribuição dos dividendos e dos juros sobre capital próprio que são realizados pelas organizações, ao contrário do Position Trader que busca valorização para revenda no futuro.

Quais os custos e Taxas para Operar Position Trade

Taxa de corretagem


A taxa de corretagem consiste em um percentual pago à corretora por cada contrato de compra e venda por ser a intermediadora da transação.

Taxa de custódia

Esta taxa é um custo operacional que supre os gastos na bolsa de valores, apesar de muitas corretoras não cobrarem esta taxa .

Emolumentos

Os Emolumentos, também conhecido como taxa de negociação, é pago à B3 para cobrir os custos de serviços, normalmente cobrados de acordo com o volume da transação.

ISS:

É o Imposto Sobre Serviço, cobrado sobre o valor da corretagem, variando entre 2% e 5%.

Imposto de Renda:

Nas operações de Position Trade, a alíquota cobrada sobre os lucros é de 15%.

No entanto, esse imposto é cobrado apenas caso o valor bruto de sua venda de ações for superior a R$20 mil por mês. Caso contrário, não há cobrança.

Dicas de Como operar Position Trade 

Não existe forma fácil de ganhar dinheiro no mercado. Saber interpretar as oscilações do mercado e determinar quais vão mudar é uma perícia que necessita de muito estudo e experiência. 

Para ter sucesso como trader, você precisa saber o máximo que puder sobre a empresa que deseja investir e como ler os gráficos apresentados, pois você vai precisar deles na hora de fechar seu negócio.

Porém, podemos oferecer alguns pontos que podem lhe ajudar a ser um Position Trader bem sucedido:

Verifique a compatibilidade de seu perfil de investidor.

Após realizar uma análise de perfil de investidor, veja se o seu perfil se adequa a esse tipo de investimento. 

Apesar de não acreditar no perfil de investidor, muitas corretoras pedem para analisar o perfil. Então se você quer investir a longo prazo é preciso ter perfil conservador ou mediano. 

Gerencie os riscos de sua carteira

Todo investimento possui riscos, isso todo investidor sabe. Porém, o grau desses riscos varia bastante dependendo do investimento. Por ser uma operação de médio a longo prazo, oscilações grandes não costumam abalar tanto os Position Trader. 

Contudo, caso o mercado sofra uma oscilação realmente brusca, é necessário saber gerenciar o risco para evitar prejuízos. Independente de sua modalidade de investimento, saber gerenciar riscos é uma ótima forma de garantir que seus investimentos serão frutíferos.

Estude sobre o mercado

Estude o mercado financeiro, acompanhe as notícias periodicamente e aprenda como analisar os gráficos que mostram os valores de seus investimentos.

Qual a melhor corretora para operar em Position Trading

Você pode operar Position Trade em qualquer corretora de valores, basta escolher aquela que mais se adapta a você. Ou, claro, a que possua as menores taxas, assim você fica com uma parte maior dos seus lucros.

Além disso, existem ferramentas especiais para day, swing e Position Traders, sendo uma ótima escolha tanto para iniciantes quanto para profissionais.

Como montar uma boa carteira de investimentos a longo prazo

Diversifique sua carteira por categorias

Não invista todo seu dinheiro em um único segmento. Tente sempre variar os setores das instituições onde você pretende investir, como por exemplo construção civil e alimentício, ambos lucrativos mas bem diversos. 

Desta forma, você consegue minimizar os riscos, pois caso um setor entre em queda, não será todo seu dinheiro indo com ele, além da possibilidade de seus outros setores estarem em crescimento.

Acompanhe notícias macroeconômicas

Mantenha-se sempre atualizado das notícias e tendências do mercado. Apesar de não ser algo muito urgente como no Day Trade, todo investidor que deseja alcançar algum sucesso deve acompanhar as notícias do mercado. 

Separe alguns minutos por semana para verificar as atualizações financeiras da economia, podendo assinar alguma newsletter ou assistindo canais de notícias especializados nisso.

Identifique o potencial de crescimento das empresas onde você pretende investir

Por fim e mais importante, sempre mapeie bem as empresas que você deseja investir para compor sua carteira, verificando cuidadosamente seu histórico para saber sua situação econômica e saúde financeira. 

Dessa forma você pode fazer algumas projeções de potencial de crescimento e tirar a conclusão se vale mesmo a pena investir nela.

Conclusão

Diferente de outras opções mais imediatas, o Position Trade trás uma opção a longo prazo de lucro, sem pressa e sem tanta necessidade de manter-se atento para as oscilações do mercado.

Além disso, a margem menor de risco que existe nessa modalidade pode lhe trazer uma maior tranquilidade para aqueles investidores que têm maior receio em perder seus investimentos.

Se você não tem tanto tempo para ficar acompanhando o mercado, além de não ter pressa para receber seus lucros, esse modelo de operação pode ser para você.

Leia mais: 

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!