blog do luiz fernando roxo.

O que é alavancagem no mercado financeiro?

É impressionante como as pessoas querem ganhar dinheiro rápido, sem antes conhecer e estudar os diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado financeiro.

Vejo casos e mais casos de pessoas que entram no mercado financeiro, principalmente nos derivativos, por achar que o ganho é rápido, sem ao menos conhecer o seu funcionamento.

Esse tipo de pessoa acaba fazendo investimentos aleatórios, sem perceber o quanto está perdendo de dinheiro por não entender o mercado.

Já vi casos de pessoas pedirem dinheiro emprestado para operar no mercado de derivativos, porque ouviu alguma propagando dizendo que o lucro é rápido e que o patrimônio é duplicado em pouco tempo.

Não é bem assim que as coisas funcionam. Você tem que tomar consciência do que está fazendo, estudar e investir em conhecimento antes de realizar as suas operações.

É dessa forma que você conseguirá obter ganhos consistentes, como costumo dizer, ganhando de balde e perdendo de canequinha.

Comecei com essa entonação para falarmos sobre ALAVANCAGEM.

É um termo presente no mercado, que você precisa entender como funciona e qual é a minha visão sobre o uso desse tipo de estratégia para aumentar o seu rendimento.

Primeiro vou te mostrar como o mercado vê esse processo. Depois, minha visão, adquirida durante anos e anos de estudo sobre o mercado e de experiência com investimentos.

No final, me conta o que você achou sobre isso!

Alavancagem.

No mercado financeiro, alavancagem significa aumentar a rentabilidade por meio de um endividamento.

Em outras palavras, a corretora disponibiliza um limite de crédito para o investidor, permitindo assim que ele faça operações na Bolsa com um valor financeiro maior do que ele realmente tem.

O mercado diz que existem lá suas vantagens em alavancar para operar.

Bem, vejamos quais são os tipos de alavancagem e o que o mercado enxerga como vantajoso.

Alavancagem em Day Trade.

O Day Trade é a compra e a venda de uma Ação ou Opção no mesmo dia.

O investidor busca apenas estar bem posicionado para obter maior rendimento com operações de curtíssimo tempo. O principal objetivo dos investidores aqui é lucrar de forma rápida.

Ao investir nessa modalidade, a pessoa deve ser muito atenciosa e rápida nas suas operações. Normalmente, essas pessoas possuem metas diárias para conseguirem ter lucro.

É comum existir alavancagem nesse tipo de investimento, pois muitas vezes, para realizar essas operações com lucro, é preciso ter um bom saldo em dinheiro na conta.

Ou seja, você está pegando dinheiro emprestado para fazer essa operação.

Alavancagem em venda a descoberto.

Nessa modalidade, os investidores acreditam que o preço de uma ação pode cair e, por isso, acabam vendendo essa ação sem a possuir na carteira, para fazer a recompra quando estiverem mais baratas.

Ou seja, você está pegando dinheiro emprestado para fazer essa operação.

Minha experiência profissional e pessoal sobre alavancagem.

Outra definição de alavancar que vejo é de um sistema que potencializa o uso da força para mover um objeto. Quanto maior a alavanca, maior é a força mecânica que pode ser aplicada a um objeto para conseguir movê-lo. Porém, com menor esforço.

A imagem de uma alavanca se tornou, naturalmente, uma metáfora de imediata identificação para as operações que usam capital alheio para aumentar os recursos financeiros do investidor para, assim, buscar a potencialização do lucro.

Em termos técnicos, é o seguinte: 
Grau de Alavancagem Financeira =
Variação % no Lucro Líquido (LL) / Variação % no Lucro antes dos juros e imposto de renda (LAJIR) = ∆LL / ∆LAJIR.

Minha vida e o mercado financeiro se mesclam. Digamos que eu vivo o pulso do mercado.

Toda vez que passei apuro com operações, tinha algum tipo de alavancagem no meio. Sei muito bem o que isso.

Como profissional de mercado, decidi me aprofundar no assunto e terminei descobrindo que há pouca literatura sobre esse tema em português.

Foi então que criei a classificação dos tipos de alavancagem de acordo com o seu poder destrutivo, do mais brando ao mais devastador!

São três tipos:


Tipo 1. Quando você se expõe de forma convexa e positiva. É o tipo de alavancagem que eu chamo de “limpa”.

É a opcionalidade de se expor a ganhos ilimitados com prejuízos máximos limitados e reduzidos. Ganhar mais do que se pode perder, ou seja, assimetria positiva.

São exemplos: comprar pozinho de opções, comprar pequenas partes de uma startup ou comprar ações de boas empresas quando essas estão baratas.

Esses são exemplos de investimentos que podem explodir e o seu ganho ser ilimitado. Mas as perdas, se ocorrerem, são limitadas e reduzidas.

Tipo 2. Operar com dinheiro alheio, com contrato futuro ou com qualquer tipo de empréstimo. É a que eu intitulo de “suja”.

É uma exposição côncava, com assimetria negativa de risco.

Você tem 1 real, o mercado te empresta 3 reais, e uma variação positiva de 20% leva a um ganho de 80%, o que faz o investidor parecer um gênio. Mas se a variação for desfavorável em 20%, você perdeu 80%, a corretora te liquida e leva os outros 20% junto.

Você perdeu TUDO.

Esse tipo de alavancagem pode te levar para o fundo do poço.

Você não pode ter o desejo de ganhar dinheiro de uma forma rápida sem ao menos pensar nas consequências que o mercado pode oferecer.

Tipo 3. A venda de opções a descoberto. Essa eu chamo de “tóxica”.

Se houver uma variação positiva significativa no valor da Ação, só lhe sobrarão obrigações!

Por exemplo, com mil reais em venda a descoberto, se a empresa descobre um fato relevante extraordinário, gerando uma valorização de 20% nas Ações, você assume uma dívida de até 1.000% do valor vendido.

Você está se expondo ao perigo de acumular uma dívida que jamais poderá honrar. Pode ser pior do que morrer!

Você não terá mais honra, não terá mais nome e nem dignidade… você irá virar um FANTASMA. GAME OVER!

Viu como é possível encarar o mercado de diversas formas? Tanto para o nosso bem, quanto para o mal.

O que fica é a escolha do lado. E aí, qual direção que você quer tomar?

Quer seguir o caminho correto ou quer apenas o dinheiro fácil?

O mais importante é chegar na outra margem com a consciência tranquila.

Quem queima a largada, não chega ao final da corrida, quem acelera demais, não faz a curva e bate no muro! É com você!

Gostou? Agora me conta o que achou de tudo isso!

instagram.facebook.youtube. 

Um abraço e até a próxima!

Luiz Fernando Roxo

6 comentários

  • Roxo não entendi muito bem, caso eu compre uma call de uma empresa X, e essa opção valorizar juntamente com a ação, sendo que não tenho nenhuma dessas ações, posso vender essa call antes do exercício para lucrar com a variação ou isso seria um tipo de alavancagem suja caso o mercado vá contra mim?

    • Thomaz, bom dia!

      Sim, você deve vender antes do exercício, e lucrar.
      É considerado alavancagem é limpa.
      Se o mercado for contra você, você perderá apenas o montante que gastou comprando as opções.
      Já viu os vídeos: https://bit.ly/2lX911k

      Qualquer coisa, me fala.
      Abraço,
      Fernanda

        • Não necessariamente Aldrim, alavancagem limpa é quando você tem um risco máximo de perda, ou seja, você no máximo pode perder aquilo que investiu, por exemplo, enquanto o seu potencial de ganho é ilimitado, como é o caso da Estratégia do Pozinho, dá uma olhada na aula abaixo para entender do que se trata e como funciona:
          https://youtu.be/fgZKvA5dc3I

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!