blog do luiz fernando roxo.

Horário de funcionamento da Bolsa de Valores

Se você quer começar a investir em Renda Variável precisa saber qual o horário da Bolsa de Valores. 

O horário da Bolsa de Valores é fundamental para qualquer investidor, porque só assim você saberá a hora certa de investir e não perderá o movimento do mercado. 

Além do horário de funcionamento da Bolsa você vai conhecer outros termos como: leilão de pré-abertura, leilão de abertura, Call de fechamento.

Vejo que muitas pessoas não conhecem esses termos e sempre questionam como isso funciona. Com o intuito de fazer parte de mercado, que a cada dia ganha mais forma e seguidores no Brasil, resolvi falar sobre o assunto.

O leilão é um forma muito antiga de definir o preço justo. Ele é a maneira certa para evitar a manipulação da abertura e fechamento do mercado, de modo que, as pessoas não manipulem os preços.

Então, esse texto é ideal para você que está iniciando no mercado financeiro e busca outras alternativas de multiplicar o seu patrimônio.

Vamos então ao que interessa.

Horário da Bolsa de Valores [Atualizado]

Entenda que a Bolsa de Valores nasceu para uma série de reformas, o objetivo principal era modernizar e estruturar o mercado financeiro.

A Bolsa de Valores é um ambiente onde o investidor faz compra ou venda de títulos por meio de negociações, mas isso corre com a ajuda de uma corretora.

Nesse caso, as corretoras são fundamentais para fazer o intermédio de negociação entre o investidor e a bolsa.

Sabendo isso, é fundamental que você esteja atento aos horários de negociações que acontece na Bolsa de Valores.

Em 8 de novembro de 2021 houve uma alteração no horário de funcionamento da B3. E o que mudou?

O horário de abertura das negociações continua às 10h, sem alteração.

Já a sessão de after-market – que geralmente ocorre entre 17h e 18h – deve acontecer somente em dias de vencimento de opções, quando haverá negociações pós-mercado, segundo a B3.

Confira os novos horários de negociação na B3

novo horario negociação b3 2021
Fonte: B3.com.br

Leilão de pré-abertura.

O leilão de pré-abertura é fundamental para definir os preços de abertura de fato, sob os ativos. Os preços nesse caso podem ser diferentes do dia anterior, em relação ao fechamento do mercado.

Com certeza, você já ouviu na mídia: “a bolsa abriu com alta de X%” ou “a bolsa abriu com queda de X%”.

Isso acontece por causa da pré-abertura que influencia os preços na abertura oficial do leilão. Mesmo assim, vale ressaltar que as altas ou baixas do mercado acontecem por algumas influências citadas no texto, além de acontecer por causa do volume de negociação sob determinado ativos.

A pré-abertura ocorre 15 minutos antes de abrir o mercado.

Não há nenhuma restrição em participação do preço da abertura. O investidor pode colocar uma ordem de compra e venda nesse momento de pré-abertura do leilão.

O fato é que ao colocar uma ordem na pré-abertura do leilão, o sistema da bolsa irá apenas aceitar o registro de compra ou venda, mas não vai dar como negociada a determinada ordem.

Desse modo, a negociação só pode ser efetivada na abertura do pregão e não naqueles primeiros 15 minutos.

Leilão.

O leilão existe para organizar o sistema de ofertas de compra e venda da Bovespa. No leilão, você encontra os melhores preços das ações e opções no mercado.

O leilão serve para evitar oscilações descontroladas do mercado. Muitas pessoas podem ler isso e dizer: “então as negociações são suspensas? ”.

Não! A bolsa não caracteriza isso como uma suspensão, porque os papéis continuam recebendo ofertas.

Os leilões acontecem devido a algumas situações do mercado:

– Oscilação do preço do papel, seja de queda ou alta em relação ao preço do fechamento do dia anterior. De modo que esse registro acontece antes da abertura do pregão.

– Notícias pertinentes fazem com que o mercado oscile.

– E até mesmo ocorre oscilações no preço do papel antes de entrar em leilão a qualquer hora do dia.

– Possíveis casos de problemas técnicos nas corretoras podem mudar os valores. Esteja atento a isso.

Quanto tempo dura o leilão?

Pois bem, a duração é de 5 minutos e são prorrogáveis por mais 5 minutos. Isso pode acontecer diversas vezes no dia, não havendo um limite.

“Circuit Breaker”

Você pode me perguntar agora: “Roxo mais nesse caso o correto seria dizer que é um “circuit breaker”?”

Então, o “circuit breaker” é um momento que se interrompe as negociações na Bolsa. Isso ocorre quando existe uma queda ou alta muito agressiva em um período muito curto.

Normalmente, isso não acontece com frequência, porém é mais comum ocorrer nas grandes quedas do mercado.

As negociações ficam paradas em média por 30 minutos. Só depois disso que podem voltar às negociações. Mas, se o mercado voltar novamente e registrar mais 5% de baixa, o “circuit breaker” volta novamente e fica parado por mais 60 minutos.

Nesses casos é importante que a Bolsa não feche o mercado com um “circuit breaker”.

Leilão de fechamento ou Call de fechamento.

O leilão de fechamento, ou Call de Fechamento ocorre durante 5 minutos que antecedem o fim do pregão, que é das 16h55 às 17h00.

Existe ainda, outra característica presente. Só fazem parte do fechamento aqueles ativos que fazem parte de alguma carteira de índice da Bovespa, mas não precisa, necessariamente, ser do Ibovespa.

Agora que você já entendeu o que acontece na Bolsa de Valores, você pode começar a entender o mercado das Opções.

Com esse intuito separei esses artigos para você:

Luiz Fernando Roxo

4 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!