blog do luiz fernando roxo.

como ficar rico com hábitos simples

Fazendo uma busca no Google, entre umas das maiores buscas estão os termos: Como ficar rico? Como ficar rico sem trabalhar? Como ficar rico com a internet? ou Como fazer um pacto para ficar rico?

E afinal, você quer saber como ficar rico? 

Se você não nasceu rico ou não é jogador de futebol, nem cantor sertanejo, e muito provavelmente já enfrentou poucas e boas dificuldades financeiras na vida, sua resposta é: Sim!

Trabalhar no feriado, pegar dois ônibus lotados, contar as moedas para tomar uma gelada do final de semana. Isso, fora todas as limitações financeiras sérias, que muita gente enfrenta todos os dias que não são nem pouco fáceis. 

Assim, querer saber como ficar rico, parece o sonho! E quanto mais rápido for melhor.

E aí, observamos o quanto vivemos em uma cultura em que esquemas em pirâmides dos milagres e pactos de investimentos mágicos são oferecidos como uma forma de enriquecer bem rápido.

Uma das questões mais importantes é que confunde-se muito enriquecimento rápido com enriquecimento fácil, além de gerar um outro questionamento.

Afinal, o que é ser rico?

Primeiro eu já te digo que não existe um modo fácil para enriquecer. No entanto, é possível  ficar rico em pouco tempo.

Então, se alguém te oferecer uma solução mágica para sua vida financeira, corre que é furada meu amigo! Diferente do que a nossa cultura prega, ser rico não é ter um carrão, viajar para o exterior ou ter uma mansão. 

E qual o significado de ser rico, Roxo?

O conceito de riqueza depende muito de pessoa para pessoa. Não há uma definição certa para este termo.

Para uns, significa ter um milhão na conta. Para outros significa riqueza de espirito.

O que está certo? Depende do seu ponto de vista.

Eu acredito que pessoas ricas não são aquelas que consomem mais coisas, muito pelo contrário. A ideia é que elas acabam consumindo justamente por serem ricas, e na maioria das vezes fazem de uma maneira consciente

E como você já deve saber, a liberdade financeira é uma das formas para você caminhar em direção a riqueza.

Quer saber mais sobre liberdade financeira? Leia esse texto: independência financeira.

Como fazer para ficar rico?

A verdade é que todos nós queremos ficar ricos, assim como todos nós queremos emagrecer ou estar com o corpo em forma. Todos nós também queremos trabalhar com algo que amamos! Quem não gostaria?!

Porém, quando chega o momento de agir e mudar, a grande maioria desiste.

Querer não é poder. Agir é poder.

Assim, apenas tentar não é o suficiente.

É a mesma coisa que querer emagrecer. Só que querer fazer e planejar uma dieta não é conseguir emagrecer. 

Desta forma, não existe um atalho ou um caminho fácil para alcançar a liberdade financeira. E se é isso que você está esperando com esse texto, você esta totalmente errado. 

Basicamente, as dicas que vou falar para você é que para enriquecer de verdade exige disciplina, foco, resiliência, coragem, conhecimento, dedicação, enfim desenvolver um mindset de gente rica. 

Então, veja a seguir as principais mudanças de 8 hábitos que podem te ensinar como ficar rico.

Os 8 hábitos para ficar RICO!

1. Controlando suas finanças:

Uma das primeiras dicas é fazer um controle financeiro.

Lembre-se: Você não controla o que não vê.

Dessa forma, é fundamental que você olhe sempre suas finanças, sempre tentando conhecer exatamente o que está acontecendo na sua conta bancária.

Primeiramente, descubra o total da sua renda e quanto que está sendo gasto e cada valor que está entrando. É fundamental ter essa visualização de todo o dinheiro, seus gastos, despesas e receitas.

Sabe aquele cafezinho inesperado com os amigos? E aquele jantar com os parentes no final de semana? Muitos dos nossos gastos só lembramos quando vemos no extrato da conta ou do cartão de crédito, e temos aquela surpresa!

Anote tudo!

Assim, o segundo passo é começar a anotar todos os seus gastos, todos eles sem exceção! Isso é para entender como que você está gastando e assim planejar como diminuir suas despesas.

Basicamente é o acompanhamento das despesas. Neste caso uma boa opção é fazer o uso de planilhas e aplicativos de controle financeiro. Mas, o importante é anotar, mesmo que seja no papel e caneta.

Então, se você é daqueles que não tem o hábito de sempre conferir seus extratos bancários, vai ser muito difícil conseguir ficar rico.

2. Economizando seu dinheiro

Para começar, uma dica para ficar rico é ter o hábito de economizar.

E eu gosto do lema “só gaste dinheiro com o que realmente vale a pena”.

Então, sempre antes de fazer um gasto se pergunte:

O que é realmente importante neste momento? O que é minha prioridade no momento? 

Cara, isso é básico.

Um dos lemas que também gosto é: Gaste menos do que você ganha! 

Sabendo como está gastando o seu dinheiro, fica fácil identificar os desperdícios e coisas desnecessárias.

Eu sei que pode parecer difícil no inicio, mas com algumas mudanças no dia a dia, você verá que pode sobrar bem mais no fim do mês.

Segue as minhas dicas de como economizar e ficar rico:

  1. Compare preços de diferentes locais, promoções e marcas e faça a famosa listinha de compras.
  2. Cuidado com as falsas promoções e confira se o desconto realmente vale a pena. 
  3. Tente sempre realizar suas compras à vista.
  4. Evite ir ao shopping triste ou nervoso, isso te impulsiona a gastar mais.
  5. Evite os gastos desnecessários, como lanches, bebidas, roupas em excesso e também evite gastar muito comendo fora de casa!
  6. Avalie a possibilidade de pegar uma carona, ir a pé ou de bicicleta para o trabalho, ou até mesmo vender seu carro!
  7. Cancele aquela assinatura de serviços que você não utiliza!
  8. Abra uma conta online que é isenta de tarifas para DOC e TED e faça um cartão de crédito sem anuidades. 
  9. Fixar limites para alguns gastos, como um valor máximo para jantares, lazer, roupas ou salão de beleza.

Agora, se você é o tipo de pessoa que gosta mesmo é de ostentar, então além de ser um problema, isso está levando você para o lado oposto da riqueza.

3. Planejando as suas finanças 

Além de controlar as suas finanças e economizar, o próximo passo é montar um bom planejamento financeiro. Dessa forma, você conseguirá estabelecer objetivos e metas para serem alcançados. 

E, para isso é importante que você seja um pouco rigoroso.

Então, defina quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazos, e mantenha o foco. Definir esses objetivos vai te ajudar a escolher os investimentos que mais se adequam a eles. 

É muito importante que você não perca o seu objetivo final de vista.

Mantenha-se fiel ao seu planejamento.

Depois, com suas metas claras, traçar planos de ação é fundamental na jornada de “como ser rico”.

Então, com uma lista do que precisa ser feito para alcançar os seus objetivos, defina um prazo para o término de cada uma dessas tarefas. Dessa forma, você conseguirá se manter o mais fiel possível aos seus planos.

Periodicamente, cheque as metas determinadas e as possibilidades de torná-las maiores e mais eficazes. Não desanime em momento algum! Todo esse esforço será recompensado quando seu sonhos se tornarem realidade.

E estabelecer esses objetivos deve estar ligado à construção de um plano maior. Ninguém chega longe sem saber qual caminho deseja seguir, certo? Sem uma direção certa, você corre o risco de andar em círculos e mal sair do lugar.

Outro detalhe importante de fazer um bom planejamento pessoal e profissional é ter um plano B. Infelizmente, não é possível saber exatamente o que vai acontecer no futuro, mesmo com um plano muito bem feito.

4. Poupando seu dinheiro:

Poupar é diferente de economizar. E saber diferenciar essas duas etapas é fundamental para fazer uma mudança significativa nas suas economias.

Poupar dinheiro seria uma maneira direta e eficaz de aumentar seu patrimônio e ficar rico. Ou seja, guardar dinheiro.

Contudo, depois de avaliar onde é possível economizar no dia a dia, você precisa aprender a guardar dinheiro efetivamente. 

Mas para que isso aconteça você precisa traçar um planejamento financeiro e começar a poupar para alcançar um objetivo. Uma maneira bem simples para começar seria poupar juntando dinheiro como se estivesse pagando uma conta.

Em vez de esperar que sobre algum dinheiro no fim do mês, você estabelece um valor mensal e o deposita em uma conta diferente da que você usa para os gastos do dia a dia.

Desta forma, você torna sua poupança uma obrigação tão importante quanto qualquer despesa básica do seu orçamento.

Agora, se a grana estiver curta, poupe uma quantia menor. Guarde, mesmo que um valor pequeno. O mais importante é manter o hábito de poupar.

O foco é um aliado para qualquer situação.

Estabelecer metas e prazos ajuda a criar a mentalidade necessária para a liberdade financeira.

5. Criando hábitos que geram riqueza:

Quando falamos de hábitos, todos temos aquela ilusão de que estamos no controle total de nossas escolhas o tempo todo. Na verdade, a maioria das nossas escolhas e decisões são tomadas de forma automática, ou seja, são inconscientes.

A solução é tentar ter mais consciência dos seus hábitos, como por exemplo começa a observar como usa as redes sociais.

Você é do tipo que fica o dia inteiro no Facebook e Whatsapp por motivos totalmente inúteis e fúteis?

E como resolve isso?

Trocando por hábitos que aumentem a sua capacidade de produzir riquezas.

Aprendendo a estabelecer bons hábitos, você poderá escolher quais hábitos deseja ter. Isso será fundamental para que você possa alcançar os demais passos desse guia, como estabelecer o hábito de poupar e investir, por exemplo.

Atenção: bons hábitos influenciam diretamente em toda sua vida.

Hábitos de vida como alimentação saudável e exercícios físicos influenciam em sua auto-estima, auto-confiança, capacidade de aprendizado, postura corporal, imagem pública, etc.

Portanto, bons hábitos de vida (além dos bons hábitos financeiros) facilitarão também sua busca pelo sucesso profissional.

Substitua esses hábitos por outros que possam te ajudar a produzir riqueza, como ler, aprender novas habilidades, aprimorar seu trabalho ou melhorar sua relação com o dinheiro.

Para ganhar mais dinheiro, seja mais inteligente.

Assim, a tendência é que aqueles mais preparados e mais capacitados sejam mais valorizados e, portanto, recebam mais.

Bom, a verdade é que o melhor mesmo é ficar rico de maneira consciente e com um plano consistente.

Então, comece ficando mais inteligente: estude, capacite-se, treine seu cérebro para que ele responda melhor aos problemas do dia a dia.

Deixa a preguiça e aprenda a aprender!

6. Investindo bem as suas economias:

Você já tentou conhecer um pouco mais sobre o mercado de investimentos e as opções que ele oferece? 

Este é um bom momento para começar!

Porém, esse é um ponto onde muitas pessoas ainda se perdem. 

Ganhar dinheiro é importante, mas cuidar dele é tão importante quanto. Dinheiro parado, com o tempo, se desvaloriza. Além de correr sérios riscos de sumir em gastos esporádicos.

Para investir com segurança, é preciso estudar o mercado e as opções que ele oferece.

O ideal é separar todo o dinheiro poupado da renda que você utiliza para pagar as contas do dia a dia. 

E mais, engana-se quem acredita que a melhor forma de fazer isso é na poupança

Ela oferece um rendimento tão baixo que é quase a mesma coisa que deixar dinheiro parado embaixo do colchão. Por isso, é importante procurar investimentos que ofereçam uma rentabilidade maior.

Cuidado com as armadilhas!

Como falei no inicio, umas das coisas que se precisa ter cuidado é a busca por uma receita rápida. Na maioria das promessas que são oferecidas, elas são verdadeiras armadilhas financeiras. 

Muitas pessoas acabam caindo em ciladas, como investimentos não regulamentados e muito arriscados, que prometem ganhos grandes, sem nem seguir uma lógica de mercado que pode ser analisada e prevista.

Contudo, saber investir com segurança depende de conhecer e estudar o mercado, contar com boas análises de investimentos e profissionais que possam te ajudar nas decisões e em estratégias elaboradas.

Procure conhecer investimentos de Renda Fixa, como o Tesouro Direto e o CDB, opções mais avançadas como os Fundos Imobiliários e até mesmo entender como a Bolsa de Valores funciona. 

Assim, você conhecerá várias opções de investimento e poderá escolher aquelas que mais se encaixam em seu planejamento e objetivo.

Na Bolsa de Valores, por exemplo, você tem oportunidades tanto de curto e longo prazo e ainda pode ganhar dinheiro independentemente se o mercado estiver em alta ou em baixa. 

Buscando informação com quem realmente entende do assunto, você vai conhecer as melhores estratégias comprovadas para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores.

Contudo, uma maneira de descobrir qual é o melhor investimento para você é tendo um planejamento financeiro. Além disso, é ideal que você sempre busque por mais conhecimento para investir com mais inteligência, segurança e praticidade. 

Em longo prazo, esse pode ser seu pezinho de meia e pode até mesmo fazer você ficar rico, dependendo da quantidade investida e de seu autocontrole.

Escolha os investimentos certos para ficar rico:

Ao iniciar a sua jornada de enriquecimento, é importante que você tome alguns cuidados:

  1. Escolha instituições financeiras confiáveis para investir seus recursos;
  2. Analise seu contexto de vida para tomar decisões de acordo com a sua realidade;
  3. Escolha investimentos que permitam alcançar esses objetivos.

Monte uma carteira de investimentos que permitam aproveitar a rentabilidade de várias aplicações financeiras e reduzir os riscos dos investimentos. Isso permitirá resultados mais consistentes em suas aplicações.

7. Adquirindo Conhecimento:

Esteja atento às condições econômicas do país.

Normalmente, pessoas ricas estão sempre estudando sobre o mercado financeiro. 

Quem não tem esse hábito pode acabar perdendo tudo em certo ponto ou caindo em esquemas financeiros, por exemplo.

Ao adquirir o hábito de estudar constantemente sobre investimentos, você fica cada vez mais preparado para aproveitar as oportunidades do mercado e alavancar os seus resultados.

Observe o momento pelo qual passa o país e leve isso em consideração. Se o momento for de crescimento, sinta-se livre para almejar mais e ceder um pouco.

Contudo, não abuse nem se esqueça do que está definido no planejamento.

Como, atualmente, ainda estamos passando por um momento de recuperação da crise econômica, talvez seja a hora de priorizar gastos essenciais.

Essa medida de inibir gastos desnecessários é importante para que você tenha mais condições de juntar dinheiro e investir nos seus sonhos em um futuro próximo.

8. Cuide de você:

E uma das coisas que eu acredito muito é: Cuide de você primeiro.

Cultivar práticas saudáveis para ser uma pessoa rica e de sucesso. 

A riqueza pode ser um conceito relativo e nem sempre atrelada unicamente ao dinheiro. 

Ao cuidar melhor da sua alimentação, por exemplo, você pode acabar tendo mais disposição, produzindo mais e sendo capaz de gerar mais renda.

Geralmente, quem pratica algum tipo de atividade física consegue manter um equilíbrio maior entre mente e corpo, ajudando no controle da ansiedade. 

De nada adianta querer ficar rico, se você não vai ter muito tempo de vida para aproveitar.

Além de manter o corpo em equilíbrio, essa atitude também contribui para melhorar a concentração, aumentar sua produtividade e manter o foco no que realmente importa. 

Colocando em prática

Qualquer pessoa pode conseguir ser rica financeiramente.

No entanto, como mostrei para você, isso exige uma mudança de hábitos e disciplina que poucos estão dispostos a realizar.

Assim, para uma pessoa ficar rica, ela não precisa de mágica ou sorte, mas sim com um conjunto de mudanças de hábitos, porém nem sempre é tão fácil.

Posso afirmar que investir, hoje, é uma das melhores formas existentes de alcançar a tão sonhada liberdade financeira. Um aspecto fundamental para enriquecer é ter disciplina nos seus aportes.

Por isso, é importante que todo mês você busque poupar o máximo de recursos para investir. 

A consistência é a parte mais importante para conseguir ficar rico.

Dessa forma, você deve abandonar as promessas de dinheiro fácil. Porém, com disciplina e foco no longo prazo, você tem como ficar rico. 

Basta, para isso, que você poupe seus recursos e busque investir de maneira inteligente.

A mentalidade enriquecedora passa por várias etapas, que incluem controlar, economizar, poupar e investir seu dinheiro. 

Por isso, uma das coisas mais importantes é sempre buscar conhecimento de mercado e boas estratégias é a chave para ganhar dinheiro e ficar rico.

Então, se você já está estabelecendo bons hábitos e já está poupando. Meus parabéns!
Afinal, não há magia para ficar rico, existe, sim, uma ciência para ficar rico.

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!