blog do luiz fernando roxo.

12 melhores aplicativos para controle financeiro pessoal.

Se você está lendo este conteúdo é sinal de que está determinado a ganhar o JOGO de GERAR DINHEIRO e os aplicativos financeiros disponíveis na internet podem ser um grande trunfo para sua vitória.

E acredite, muitos destes aplicativos financeiros que vou te apresentar são grátis. Isto é, você não paga nada para usá-los, o que certamente é uma economia importante para quem quer juntar dinheiro.

Então, aperte o cinto e me acompanhe nesta jornada pelo mundo dos aplicativos financeiros.

Assim, para ajudar na sua pesquisa e decisão sobre qual App usar, decidi fazer este conteúdo sobre os 12 aplicativos que eu considero mais legais. Vamos lá?

12 melhores aplicativos financeiros que você precisa conhecer

Existem vários apps legais por aí e eles podem fazer verdadeiros milagres na sua vida financeira.

Quando for pesquisar e testar os apps que vou te apresentar será legal ter em vista a possibilidade de usá-lo tanto no seu computador pessoal quanto em seu smartfone.

1 – GuiaBolso

O GuiaBolso é um dos aplicativos mais baixados do Brasil no último ano. Ele é um App que controla gastos e ajuda no planejamento.

Na função planejamento é possível inserir metas financeiras para que o app faça o cálculo de quanto você quer poupar por mês. Nesta função você pode definir o quanto deseja gastar em cada categoria.

Ao contrário de outras ferramentas, ele possui uma capacidade que tem se mostrado uma vantagem, mas, que por outro lado, tem afastados alguns usuários. Ela sincroniza todas os lançamentos automaticamente e diretamente do aplicativo do seu banco e emissoras de cartão de crédito .

Com essa ligação direta com o seu Internet Banking você não precisa lançar cada operação individualmente, criando categorias e lançando despesas com marcadores.

Para tanto você precisa informar as senha do seu banco o que assusta algumas pessoas, mesmo que a fintech, responsável pelo seu desenvolvimento, garanta que a operação é segura.

Disponível: Web, Android e iOS (Grátis)

2 – Mobills

O aplicativo Mobills é uma ferramenta de planejamento e organização financeira, sendo um dos mais bem avaliados no Brasil (Google Play).

Ele tem como diferencial a possibilidade de salvar os dados nas chamadas nuvens. É possível utilizá-lo tanto no smartfones como no seu PC, controlando suas despesas em tempo real.

Assim como no GuiaBolso você pode qualificar as suas despesas e receitas em categorias, com a possibilidade de visualizar essas informações em gráficos e relatórios interativos.

Há uma funcionalidade interessante chamada “Objetivos” onde você cria orçamentos e pode planejar melhor o que pretende atingir, define e controla as suas metas.

E definir metas financeiras é fundamental para atingir seus sonhos.

Você ainda pode cadastrar o seu cartão de crédito para controlar a sua fatura.

E, como o próprio app informa ele lê as notificações do Nubank, Digio, Neon e Santander Way, facilitando bastante o registro das suas movimentações.

Disponível: Web, Android e iOS (Grátis)

3 – Money Lover

O aplicativo Money Lover foi premiado pelo Google em 2016 e 2017. É um app que te ajudará no gerenciamento das despesas e na criação de orçamentos.

Ele tem uma função que te notifica quando o orçamento limite é atingido. Te avisa também das faturas futuras.

E uma coisa bem legal é um “modo viagem” que te ajuda a organizar o orçamento no seu passeio de férias.

Os gráficos são intuitivos e com uma ótima imagem detalhada da sua vida financeira.

Disponível: Web, Android e iOS (Grátis)

4 – Wallet

O Wallet se apresenta com a pretensão de ser a sua carteira virtual. Ele é bem colorido, gráfico e intuitivo.

Outro ponto alto deste App é a possibilidade de envolver a sua família uma vez que você pode compartilhar o seus gastos com eles.

E, a coisa que achei mais interessante é a possibilidade de classificar se a sua compra aconteceu de maneira planejada ou por impulso.

Essa funcionalidade poderia ser chamada de um “índice emocional”. Ele vai ajudar você a responder a pergunta fatal: “eu quero” ou “eu preciso”.

Disponível: Android e iOS (Grátis)

5 – Orçamento Fácil

O aplicativo Orçamento Fácil também pode ser sincronizado com os serviços de armazenamento na nuvem. Isso permite um acesso bem fácil aos seus orçamentos, bem como aos seus relatórios de despesas e receitas.

Além disso, ele permite visualizar os seus gastos e ganhos diários em um calendário.

Disponível: Android e iOS (Grátis)

6 – Organizze

O App Organizze é um gerenciador financeiro bem popular que permite você juntar todos os dados importantes em um só lugar e fornecendo relatórios bem completos, que mostram para onde está indo cada centavo.

Através deste App você pode acessar várias contas online ao mesmo tempo, consolidando os saldos de todas elas.

Uma característica interessante, é que você conseguirá acessar seus dados de forma offline, ou seja, você não precisa de acesso a internet para funcionar. Seus dados são criptografados durante a sincronização.

E, um dos seus grandes destaques é o gerenciamento de metas, que te ajuda a planejar os ganhos e gastos.

Disponível: Android e iOS (Grátis)

7 – Moni

O aplicativo Moni tem como principal qualidade ser bem simples e fácil.

Basta registrar as despesas em um botão vermelho com o símbolo de negativo (-) e lançar as receitas num botão verde com símbolo de positivo (+). Você pode usar de maneira fácil e didática.

E, com ele você poderá colocar observações aos lançamentos para deixar o registro diário.

Disponível: iOS (Grátis)

8 – Minhas Economias

Este aplicativo te ajuda no planejamento financeiro, ? com uma visão do presente e como uma visão futura, de maneira que possa prever os futuros saldos de sua conta bancária, te ajudando a fugir do vilão do cheque especial.

Ele tem um bom sistema de calendário, onde você pode agendar uma transação futura e cadastrar lembretes para não se esquecer do pagamento.

Nele você também pode gerenciar seus sonhos e ter dicas sobre economia doméstica.

Disponível: We, Android e iOS (Grátis)

9 – Fudge

O Fudget é um dos mais simples e intuitivos de ser usado, com interfaces mais legais e objetivas.

Porém, a desvantagem é que ele somente tem versão em inglês. Se isso não for um problema para você, vale a pena experimentar.

Disponível: Android e iOS (Grátis)

10 – Grana

O Grana, assim como o GuiaBolso, também é um app com sincronização bancária e categorização automática de receitas e despesas.

Estes App importa as mensagens de SMS enviadas pelos banco, salvando as informações automaticamente, uma boa saída para quem não gosta de ficar lançando as receitas e despesas manualmente.

Entretanto, isso não significa que ele tenha acesso à sua senha bancária, como acontece com o GuiaBolso.

Disponível: Android e iOS (Grátis)

11 – Wally

O Wally é um dos poucos que funciona de maneira 100% via aplicativo. Assim como em outros Apps a sua utilização é bem prática e simples.

Uma das funcionalidades que você não vai encontrar em outros aplicativos é a comparação da sua situação com a de outras pessoas. Isso pode ajudar na sua motivação.

Uma das funções mais legais é ter a capacidade de reconhecer aonde você vai com o objetivo de mostrar como você gasta o seu dinheiro.

E, além disso, com ele você poderá jogar fora seus recibos em papéis porque ele tem um scanner para digitalizar os documentos.

Disponível: Android e iOS (Grátis)

12 – Controle Financeiro Wisecash

O Wisecash é um aplicativo excelente para anotar gastos.

Apesar de não mostrar nada muito inovador, tem uma interface muito simples, ótima para ser usada por pessoas que estão iniciando a sua jornada no planejamento financeiro.

O Wisecash proporciona uma forma muito fácil de acompanhar para aonde foi cada centavo gasto ou ganho, tudo representado por gráficos

Disponível: Android e iOS (Grátis)

organização é a regra fundamental para planejamento e orçamento financeiro.

Como eu já destaquei, o seu objetivo de longo prazo é ter recursos financeiros suficientes para ter liberdade financeira.

Com ela você decide quais caminhos deseja seguir e, especialmente, se tornar capaz de realizar os seus sonhos com seus próprios recursos.

Para que isso seja possível é fundamental que você dê o primeiro passo: seja capaz de fazer um planejamento financeiro.

Lembre-se que fazer um planejamento financeiro é resumidamente:

· Criar um sistema de levantamento de informações sobre a sua vida pessoal.

· Preencher uma planilha (lista) com o que você gasta (despesas + dívidas) X o que você ganha (receitas + patrimônio).

Estes dois pontos têm o objetivo de estabelecer pequenas mudanças de hábitos capazes de criar uma curva de crescimento virtuosa da receita e do patrimônio.

E destaco que a regra mais importante deste jogo financeiro é  que você precisa gastar menos do que ganha.

E, para que isso seja possível, você terá que ser capaz de criar um sistema próprio de controle de gastos e despesas

Em resumo, fazer o planejamento financeiro é preencher uma planilha.

E a planilha funcionará como se fosse a tela do seu jogo de riqueza, onde  você pode visualizar se a conta entre RECEITAS e DESPESAS está positiva.

Então, o segredo está em fazer uma boa planilha financeira. Esse deve ser o seu foco daqui em diante.

planilhas financeiras – o que são e para o que servem.

Planilhas financeiras são ferramentas para que você possa fazer o seu orçamento.

Ela é um ambiente onde você irá anotar e acompanhar mensalmente suas receitas e despesas.

Falando de forma simples a planilha financeira é uma tabela na qual você coloca os valores de ganhos e gastos.

Com ela você conhecerá a sua realidade e poderá ter clareza de quais despesas pode cortar, identificando formas de economizar.

E de antemão já vou te falar uma verdade que você precisa assimilar. É preciso mesmo anotar cada gasto, pois é a única forma de você tomar as rédeas do seu planejamento financeiro.

Acredito que nesse momento você deve estar ansioso para que eu lhe diga qual é a melhor planilha financeira? Qual eu deveria usar?

A melhor planilha será aquela que você melhor se adaptar.

Lembre-se que a partir de agora a planilha financeira será a sua melhor amiga na jornada do dinheiro.

Então, você precisa amá-la, senão você certamente vai querer largá-la no meio do caminho.

utilize a tecnologia a seu favor.

A tecnologia veio para ficar e pode ser uma grande aliada em nossos projetos, inclusive nos projetos de independência financeira.

Hoje existem várias planilhas disponibilizadas na internet.

Basta você fazer uma pesquisa e testar uma a uma até encontrar aquela que te fará ficar apaixonado, a ponto de você não querer abandoná-la jamais.

E pode ter certeza de que as empresas que desenvolvem estes Apps procuram encontrar a melhor experiência para você.

Eles pensam na metodologia da organização, na melhor forma das informações aparecerem, nos modos de estimular o seu uso com técnicas de gamificação e outras soluções para o uso estimulante deles.

Conclusão

A conclusão mais importante é que você precisa amar a sua planilha financeira.

Como eu disse acima, é questão de vida ou morte você fazer um orçamento usando uma Planilha Financeira.

Ela pode ser feita de qualquer forma, por exemplo, no caderno, uma folha avulsa, uma planilha de Excel ou qualquer outra ferramenta.

E, controlar as finanças não precisa ser algo complicado. Então, quanto mais simples for o seu sistema de controle – planilha – mais fácil será você se manter eficiente nele.

Aqui vai um alerta importante: a maioria dos brasileiros acreditam ser capazes de fazer orçamento usando a “Planilha Mental”.

Se você é um deles é preciso te dizer claramente: a pior ferramenta financeira é a sua Memória! Essa é uma pegadinha que você deve evitar.

O importante é você encontrar uma planilha de preferência. Alguma com a qual você se sinta à vontade, pois, isso fará diferença na sua determinação de persistir em preenchê-la mensalmente.

E lembre-se, a dica que te fará andar várias casas no jogo financeiro é a seguinte: utilize a tecnologia a seu favor. 

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!