blog do luiz fernando roxo.

finanças pessoais: 10 dicas para organizar sua vida

Má gestão das finanças pessoais, um pesadelo desagradável com o qual muitas pessoas lidam diariamente. Boa parte dos brasileiros não administra adequadamente seu dinheiro, mas não precisa ser assim. 

Se você tem várias contas bancárias, cartões de crédito e similares, muitas vezes controlar e entender completamente seu estado financeiro pode parecer assustador e uma verdadeira luta diária.

Mas se você não tomar as medidas adequadas para se organizar e realmente aprender maneiras de gerenciar melhor suas finanças, você estará nadando contra a corrente todos os dias.

Gerenciar seu dinheiro leva tempo. E para dominar as finanças pessoais, também é preciso compromisso e um sólido entendimento de sua situação financeira geral. 

Existem algumas estratégias testadas e comprovadas que você pode usar para gerenciar seu dinheiro da maneira certa, você aprenderá essas estratégias neste artigo.

Por que é importante ter um bom entendimento sobre finanças pessoais?

Ter um bom entendimento de finanças pessoais é tão importante como saber o caminho de casa, usar um computador ou o celular. O dinheiro é parte importante de nossas vidas, sem ele não temos acesso a praticamente nada: sejam necessidades básicas de sobrevivência, conhecimento ou lazer.

Quem não possui bom entendimento de finanças pessoais se torna refém de um sistema criado para manter as pessoas endividadas e sem capacidade de investir ou crescer na vida. 

O conhecimento financeiro permitirá que você embarque em um círculo virtuoso que começa no cuidado com seu orçamento e autoconhecimento financeiro, e que tem o objetivo de te levar ao ponto onde investimentos e enriquecimento pessoal chegam naturalmente.

Aqui estão 10 etapas fundamentais que vão te ajudar a gerenciar suas finanças pessoais da maneira certa:

10 Dicas fundamentais para cuidar das finanças pessoais.

Talvez você já tenha tentado um pouco de tudo na hora de organizar suas finanças, mas neste artigo vamos te dar dicas para que você consiga ter sucesso no controle das suas finanças pessoais.

Crie um orçamento.

Criar e manter um orçamento pode parecer um pouco difícil no começo, mas vale a pena o esforço. O orçamento nos ajuda a ver com clareza e total transparência nossa situação financeira e isso é de suma importância para gerenciar melhor seu dinheiro.

O orçamento é o primeiro passo para nos ajudar a pagar as dívidas e começar a economizar em despesas futuras. É ele que trará equilíbrio e tranquilidade à sua vida financeira.

Um orçamento também ajudará você a decidir como gastar seu dinheiro nos próximos meses e anos. Sem o planejamento de um orçamento, você pode gastar seu dinheiro em coisas que parecem importantes agora, mas não oferece muito valor a longo prazo. 

Para começar a criar um orçamento, você precisará entender suas despesas e sua receita (fonte de renda) para gerenciar melhor seu dinheiro. 

Entenda suas despesas.

Peça a qualquer pessoa falar de cabeça o quanto gasta em um mês em todas as categorias, essa pessoa provavelmente não vai conseguir citar todos os gastos. Agora tente você, será que você consegue citar de cabeça todos os gastos que fez no mês passado?

Muitas pessoas não sabem o valor total das despesas de um determinado mês. Este é um problema, mas existe uma solução simples para ele. 

Durante um mês, acompanhe todas as suas despesas. Pegue todos os seus recibos (compras, contas de restaurantes, etc.), verifique seus extratos bancários, analise sua fatura de cartão de crédito e some todos os seus gastos. 

A ideia é que todas as suas despesas (variáveis ​​e fixas) sejam contabilizadas. Isso permitirá que você veja seu orçamento como um todo e saiba como gerenciar suas finanças daqui para frente. 

Mas, não esqueça, o orçamento não é uma coisa que você faz apenas uma vez, é necessário que você volte e compare seu desempenho ao longo das semanas e reveja seus gastos sempre que possível. 

Entenda sua renda.

Agora peça para um conhecido te falar o quanto ele ganha por mês, você provavelmente não vai ter respostas diretas, mas todo mundo conhece a própria renda mensal. 

Essa é a diferença entre receitas e despesas, a maioria das pessoas conhece sua renda mensal, mas tem menos conhecimento de suas despesas mensais.

O objetivo agora é subtrair suas despesas gerais da receita total do mês em questão. 

Se você tiver um número negativo, significa que gastou mais do que ganhou. Reduza seus gastos até o total chegar a um equilíbrio.

Se você tiver um número positivo, isso é bom! Significa que você gastou menos do que ganhou. Você pode começar a criar sua reserva de emergências ou trabalhar em seus objetivos.

Gaste menos do que você ganha.

Um dos muitos benefícios de ter um orçamento bem definido é a capacidade de identificar áreas para reduzir gastos.

Por exemplo: Você pode ter assinaturas que não usa, pagar planos de academia que não vai a meses, todas essas despesas podem ser cortadas para chegar no ponto mais importante das finanças pessoais: gastar menos do que você ganha.

A partir do momento em que se adquire o hábito de controlar e monitorar suas despesas, você ganha conhecimento sobre suas próprias finanças e fica muito mais simples gastar menos do que se ganha. 

Consequentemente, você vai começar a investir essa diferença.

Evite compras impulsivas.

Uma das principais razões para que o descontrole financeiro aconteça são as compras por impulso. Infelizmente, isso é muito comum, as pessoas tendem a se empolgar com uma promoção e quando se dão conta, compraram coisas totalmente desnecessários e que nunca vão usar. 

Consequentemente esse comportamento acaba influenciado seu orçamento negativamente.

Uma dica é esperar pelo menos 24h quando sentir vontade de comprar alguma coisa, após a espera você terá uma visão muito mais clara e conseguirá tomar uma melhor decisão de compra.

Outra dica é sempre se perguntar “Eu preciso ou eu quero este item que vou comprar”? Saiba mais sobre isso no artigo Planejamento financeiro: 8 dicas de ouro.

Quite suas dívidas.

Ninguém gosta de dívidas. Ninguém. E a maioria das pessoas que precisam de ajuda para gerenciar as finanças pessoais precisa de ajuda para se livrar das dívidas. 

A dívida é um enorme obstáculo para muitos quando se trata de alcançar metas financeiras. É por isso que você deve priorizar o pagamento dela.

A dívida é um dos pontos mais fragilizantes de uma pessoa, por isso uma das leis que costumo pregar é: Não tenha dívidas! 

Se você tiver dívidas com cartão de crédito, empréstimos e outras dívidas; procure renegociar para obter a menor taxa de juros possível e quem sabe até um desconto.

É tudo uma questão de tomar as medidas adequadas para controlar seu dinheiro.

Você ainda pode conhecer um pouco mais sobre como se livrar das dívidas no artigo  Dívidas – 10 dicas para sair do vermelho

Use seu cartão de crédito de forma consciente.

Algumas pessoas dizem que o cartão de crédito é o grande vilão das finanças pessoais, mentira, o vilão é o mau uso do cartão de crédito. 

Quando você usa o cartão de crédito de forma errada, você cai no erro de achar que possui maior poder de compra, parcela várias coisas e depois não tem como pagar a fatura. 

E aí começa uma verdadeira bola de neve. Só use o cartão se tiver certeza que vai ter dinheiro para pagar. Caso contrário, é até melhor deixar o cartão em casa.

Assim, se você é daquelas pessoas que não conseguem se controlar e usam o cartão de crédito para tudo, então é melhor você não tem um cartão de crédito e se acostumar a pagar tudo à vista. É uma medida difícil, mas salvará a sua vida financeira.

Crie um fundo de emergência.

Emergências acontecem e é bom estar preparado. Os fundos de emergência são uma parte importante de um plano saudável de finanças pessoais.

Se você perder o emprego ou surgir uma despesa inesperada, como seu carro quebrar, é quando você deve deve usar o fundo de emergência.

No geral, é importante que seu fundo consiga cobrir por volta de 6 meses das suas despesas fixas, assim, com imprevistos como problemas de saúde ou demissão, você estará resguardado por um bom período de tempo.

Use um aplicativo ou software de finanças pessoais.

Suas finanças já são complicadas, vamos descomplicá-las. Muitos anos atrás, o gerenciamento financeiro envolvia o registro manual de receitas e despesas em um caderno escrito à mão. 

Antigamente você talvez precisasse esperar um extrato bancário mensal ou ligar para um número de telefone do atendimento ao cliente regularmente.

Felizmente, a tecnologia veio para nos ajudar. Os aplicativos bancários podem informar imediatamente quais são seus saldos, suas transações recentes e muito mais. 

Você também pode usar o Excel para preparar um orçamento, ou até diversos aplicativos de controle financeiro que estão disponíveis nas plataformas.

Para te ajudar leia o artigo: 12 melhores aplicativos para o controle financeiro.

Invista seu dinheiro.

Tenha em mente que seu dinheiro não pode ficar parado, ele precisa sim trabalhar para você. Pesquise e estude sobre tipos de investimentos disponíveis no mercado e encontre aquele que esteja de acordo com o seu perfil e as suas condições.

A maioria das pessoas acabam optando pela poupança como investimento, mas saiba que existem outros títulos tão seguros quanto e que te dão um retorno muito melhor.

Neste blog temos tudo o que você precisa saber sobre investimento. Aproveite!

Defina seus objetivos financeiros.

Reserve um tempo para escrever metas financeiras específicas e de longo prazo. Você pode querer fazer uma viagem de um mês para a Europa, comprar um apartamento ou se aposentar mais cedo. 

Todos esses objetivos afetarão como você planeja suas finanças. 

Por exemplo, seu objetivo de se aposentar mais cedo depende de como você economiza seu dinheiro agora. 

Outros objetivos, como comprar um apartamento, constituir família, se mudar para outro país ou mudar de carreira, serão afetados pela maneira como você gerencia suas finanças.

Depois de anotar suas metas financeiras, defina a prioridade de cada uma delas. 

Algumas dicas sobre como definir suas metas financeiras:

  • Estabeleça metas de longo prazo, como quitar suas dívidas, comprar uma casa ou se aposentar mais cedo. 
  • Defina metas de curto prazo, como criar um orçamento, diminuir seus gastos, zerar seu cartão de crédito.
  • Priorize suas metas e trabalhe seu planejamento financeiro em torno delas.

Para te ajudar a definir metas leia o artigo: Planejamento financeiro: saiba como definir as suas metas.

Aprenda e ensine sua família sobre finanças pessoais.

Ninguém vai longe sozinho, e você quer ter sucesso financeiro, precisa incluir sua família nisso, todos precisam trabalhar juntos para que o sucesso seja alcançado.

Seu cônjuge pode te ajudar a reduzir despesas pontuais como saídas excessivas e economia nas contas domésticas.

Seus filhos podem entrar no jogo aprendendo como o dinheiro funciona, ensine os princípios das finanças pessoais para eles, dando mesada e ensinando como economizar esse dinheiro para compras maiores.

A importância de ter suas finanças pessoais em dia.

Quando falamos de cuidar das finanças pessoais, o que queremos ter é uma vida financeira saudável e estável. Com a tranquilidade e segurança de que se algo der errado, você vai ter como lidar com a situação.

Você provavelmente não conseguirá tirar proveito dessa tranquilidade da noite para o dia, existe todo um processo que às vezes se torna um pouco demorado. Mas você tem que acreditar que é possível estar em dia com suas finanças pessoais.

Ser capaz de gerenciar efetivamente seu dinheiro fará com que a vida flua muito mais suavemente, sem mencionar a ajuda a diminuir seus níveis de estresse. Ser bem organizado também poupará tempo e potenciais dores de cabeça no futuro.

E mais adiante conquistar a sua liberdade financeira!

Portanto, vamos lá, dê os primeiros passos para traçar sua estratégia financeira pessoal, com o objetivo de poder gerenciar suas finanças cada vez melhor. 

Luiz Fernando Roxo

1 comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!