blog do luiz fernando roxo.

viver de renda: veja como tornar esse sonho realidade.

Viver de renda é um sonho de muitos brasileiros, não é mesmo? Com a Reforma da Previdência, esse desejo se tornou ainda mais forte.

Afinal, o trabalhador precisará trabalhar, no mínimo, 40 anos para atingir o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para aproveitar melhor os bons momentos da vida, uma ação interessante é contar com um bom planejamento para usar os recursos financeiros acumulados.

Pensando nisso, vou destacar neste artigo diversas práticas que vão ajudá-lo a juntar dinheiro e a gerenciar melhor as finanças. Confira!

6 dicas sobre como juntar dinheiro para viver de renda.

Tenho certeza de que está procurando alternativas para acumular dinheiro e investir, certo? Então, veja 6 sugestões para fazer isso de forma mais simples e rápida. Acompanhe!

1. Analise a sua vida financeira

Para viver de renda, o primeiro passo é ter uma noção exata das receitas e das despesas. Você precisa dessa informação para saber quanto consegue economizar por mês.

Recomendo que utilize aplicativos financeiros  ou uma planilha para verificar a entrada e a saída de dinheiro.

Verifique quais são as receitas fixas e as variáveis. Faça o mesmo com relação às despesas. Assim, terá condições de constatar o que pode poupar a cada mês.

2. Pague as dívidas o mais rápido possível

As dívidas são um dos fatores que mais atrapalham o planejamento financeiro. Como sempre repito: a dívida é o objeto mais fragilizante na vida de um pessoa. Afinal, elas dificultam bastante a vida dos que pretendem juntar um dinheiro para investir. Se deseja ficar longe do endividamento, indico pagar tudo à vista na medida do possível.

Se você quer juntar, por exemplo, 2 mil reais para aplicar por mês, evite qualquer empréstimo e, se não tiver outra saída, jamais escolha o que tenha uma elevada taxa.

Também sugiro negociar com os credores para quitar as dívidas rapidamente. Dependendo da sua oferta, é possível ter um bom abatimento. 

3. Aposte no planejamento financeiro

Agora, as dívidas são apenas uma breve lembrança do passado. Por isso, é preciso elaborar um plano para poupar dinheiro e começar o caminho rumo à independência financeira.

Considero ideal checar qual é o máximo que você conseguirá juntar por mês.

Depois disso, adote os seguintes princípios para viver de renda:

  • Ganhar dinheiro;
  • Poupar com maestria;
  • Investir com inteligência.

Lembre-se, quanto mais dinheiro acumular para investir, maiores serão as chances de conseguir viver de renda em um prazo mais curto.

No planejamento financeiro é positivo fazer uma projeção do tempo que você calcula que levará para que consiga viver de rendimentos. Ou seja, sem considerar o dinheiro recebido por atividades profissionais.

4.Coloque o plano em prática.

Você já fez as contas de quanto precisa economizar para viver de renda daqui 25 anos, por exemplo?

Considero esse passo muito importante para atingir o seu objetivo, mas isso é apenas uma fase de uma longa trajetória.

Para atingir esse objetivo, monitore como estão os seus gastos e procure seguir práticas com foco em economizar dinheiro.

Essa postura vai criar um cenário mais favorável para ter recursos financeiros e investir nas melhores opções do mercado.

Se fizer isso, tenho certeza de que vai colher os frutos desse esforço dentro do prazo estipulado para conquistar a independência financeira.

5. Conheça os melhores investimentos.

É muito bom juntar dinheiro de forma planejada, não é mesmo? Mas isso não é o suficiente para você viver de renda no momento que considera ideal.

Você precisa fazer que os recursos financeiros acumulados tenham um bom rendimento. Mas de que maneira isso é viável?

A resposta é obter bons conhecimentos sobre as opções que vão ajudar o seu dinheiro render mais.

Esse assunto vou tratar com vocês, de forma mais detalhada, em outro tópico deste artigo.

Fique tranquilo que você vai ter informações valiosas sobre como aplicar o seu dinheiro com sabedoria.

6. Tenha paciência e disciplina.

Ganhar dinheiro para viver de renda não é uma tarefa que termina em poucos dias, concorda? Por isso, procure cultivar duas virtudes muito importante dos bons investidores: paciência e disciplina.

Mantenha o foco na economia de gastos e no uso racional do dinheiro. Também não deixe de analisar o mercado periodicamente para escolher a melhor alternativa para as suas reservas financeiras renderem mais.

Poupar e investir devem fazer parte da sua rotina. Peço que não se esqueça disso em hipótese nenhuma.

Como investir para viver de renda

Já te dei algumas dicas para você seguir em frente rumo à independência financeira. Mas considero crucial você ter noções sobre boas formas de aplicar o seu dinheiro.

Vou destacar algumas opções para as suas reservas financeiras alcançarem um bom rendimento. Leia com atenção!

Tesouro Direto

Consiste em títulos que abrangem dívidas do Poder Executivo Federal. Sugiro que você aplique na modalidade Tesouro Direto selic pós curto.

Essa opção tem como vantagem proteger as suas finanças, pois tem um rendimento superior ao da inflação. Assim, você acumula mais dinheiro e fica mais perto dos seus objetivos.

CDB

Os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) se destacam entre as opções de crédito privado e são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o valor de R$ 250 mil. Mas, não se iluda, essa proteção não é verdadeiramente segura.

Para apostar no CDB, recomendo verificar se a rentabilidade oferecida vai ser maior do que a inflação no período. Também é necessário ter cuidado com o período de carência para efetuar o resgate.

LCI e LCA

As letras de crédito, Letras de Créditos Imobiliários (LCI) e nas Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).  São  aplicações que se caracterizam pela rentabilidade.

Outro ponto positivo é a carência para o resgate. Os LCIs têm como principal atrativo o fato de estarem isentos do Imposto de Renda. 

No caso dos LCAs, essa alternativa oferece muitas opções com rendimentos acima da média. 

Fundos de investimentos

Também avalio como uma boa alternativa para você investir e aumentar as chances de viver de renda.

Vale lembrar que os fundos de investimentos são de renda fixa ou variável. Antes de optar por essa modalidade, é interessante verificar as taxas de administração, porque elas podem reduzir significativamente o lucro.

Os fundos são uma opção interessante para conseguir um bom retorno financeiro, principalmente, se a meta for de longo prazo.

Ações

Se você é um investidor um pouco mais ousado, indico apostar as suas fichas no mercado de ações. Embora haja o risco de perda, é válido destacar que os retornos financeiros podem ser bem elevados.

Um dos motivos é que as companhias pagadoras de dividendos (lucros pagos por ação) propiciam ao aplicador valores atraentes na conta.

Para quem está com foco em viver de renda, o mercado de ações é uma alternativa que merece ser levada em consideração.

Afinal, possibilita ter um rendimento bastante superior, se comparamos com outras aplicações, como a poupança.

Caso queira investir no mercado de ações, recomendo que estude bastante o movimento da Bolsa de Valores. Dessa maneira, você diminuirá consideravelmente os riscos de perdas em virtude das oscilações do mercado.

Sugiro que você não invista todas as suas reservas financeiras em ações. O melhor é ter outros investimentos para evitar surpresas desagradáveis.

Também é positivo ficar atento às notícias sobre as companhias que estão na Bolsa de Valores. Isso é essencial para escolher o melhor momento para comprar ou vender ações.

Como juntar mais dinheiro para viver de renda.

Nem sempre o salário da atividade principal é o suficiente para aumentar as reservas financeiras de forma considerável.

Para ajudá-lo a ter mais chances de aplicar o seu dinheiro e viver de renda, mostraremos opções que podem elevar consideravelmente a sua remuneração mensal. Acompanhe!

Aluguel

Se você tem mais de um apartamento, pense, com prudência, na possibilidade de alugá-lo durante o período que julgar mais conveniente.

Esta medida ajuda não apenas a economizar no condomínio, mas também acumular um dinheiro extra, o que contribui bastante para diversificar os investimentos.

Você pode inclusive, alugar o apartamento onde mora durante um feriado para turistas. Isso pode ser feito por meio de sites, como o Airbnb.

Com o devido cuidado, é possível ganhar um bom dinheiro e ter uma maior reserva no final do mês.

Aplicativos de transporte

Nas horas vagas, você também pode aproveitar a chance de transportar pessoas que precisam se dirigir a outros locais com rapidez.

Ao se cadastrar em aplicativos com esse serviço (Uber, Cabify etc.), você tem mais uma alternativa para aumentar a renda.

Se você não trabalha no sábado, por exemplo, pode aproveitar parte desse dia para ganhar dinheiro transportando pessoas.

Muitos estão aproveitando esses novos apps para juntar recursos financeiros. Por isso, avalie essa possibilidade com muita atenção.

Freelancer

Há uma infinidade de sites que oferecem oportunidades para trabalhos de freelancer em vários segmentos profissionais.

Muitas empresas precisam de colaboradores para projetos específicos. Isso abre uma boa chance para você obter uma renda extra.

Além disso, é uma forma de fazer novos contatos, ou seja, de expandir no networking.

Dependendo dos serviços prestados, você pode ser indicado até para trabalhar em uma empresa e receber um salário ainda maior.

Mais dinheiro é sinônimo de mais condições para investir e viver de renda, concorda?

Não é fácil juntar reservas financeiras, mas isso não significa que seja impossível acumular recursos financeiros e aplicá-los com inteligência.

Plano para diversificar investimentos e aumentar a renda   

São muitas opções para investir e viver de renda, não é mesmo? Mas de que maneira é possível aproveitá-las com inteligência?

A resposta está em investir o seu dinheiro em mais de uma aplicação, desde que isso seja feito com planejamento.

Considero válido analisar como estão os rendimentos de cada alternativa, em que o seu dinheiro pode ser investido.

É uma iniciativa para ter mais chances de obter bons rendimentos. Procure o apoio de especialistas no mercado financeiro e pesquise sobre o assunto.

Quanto mais informações você coletar, maiores são as chances de investir, ao mesmo tempo, no Tesouro Direto e na previdência privada, por exemplo.

Se você tiver força de vontade e planejamento, vai colher bons resultados com investimentos e estar mais perto do sonho de viver de renda.

Para mais dicas de finanças, você pode me acompanhar pelas redes sociais.

@luizfernandoroxo – meu Instagram.

YOUTUBE – meu canal no YouTube.

Não deixe também ler o meu blog, porque sempre apresento boas dicas para investir o seu dinheiro com inteligência!

luiz fernando roxo.

luiz fernando roxo.

adicione um comentário

fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!

 

Luiz Roxo Comunidade Telegram

faça parte da minha comunidade no Telegram

Fazer parte de uma comunidade é fundamental para o seu processo de desenvolvimento. Isso ajuda você a tirar suas dúvidas e realmente aprender. Acesso a conteúdos EXCLUSIVOS! Para fazer parte, basta responder a uma pesquisa!


quero fazer parte.