blog do luiz fernando roxo.
carteira-plataforma de investimento

Plataformas de investimento: conheça suas opções e vantagens

Nos últimos tempos a bolsa de valores tem sido cada vez mais conhecida. O ambiente de negociação que antes era seletivo, agora por conta das plataformas de investimento, todo tipo de investidor pode ter acesso e ganhar com a ferramenta.

Desde o investidor que quer uma renda mais estável como a renda fixa até para o trader que prefere arriscar na renda variável.

A plataforma trader pode ser utilizada em diversos dispositivos, por app como smartphones, tablets, ou pela web por notebooks. Assim os investidores, tendo a possibilidade de investimento na palma da mão a qualquer momento do dia. 

Antes da liberdade que as plataformas traders deram aos investidores, era comum e mais confortável ficar nos bancos, onde a rentabilidade é significativamente menor que nas plataformas de investimento.

Pois, os bancos sobrepunham seus próprios produtos, aumentando seus lucros, enquanto o trader (ou investidor), perdia a oportunidade de lucrar mais com um produto que pode não ter sido disponibilizado o acesso. 

Contudo, há algumas informações essenciais para quem quer entrar no mundo dos negócios e começar a investir no mercado de ações.

O que são as plataformas de investimento?

As plataformas de investimento ou plataforma trader são locais online que fazem a ponte para conectar o investidor ao mercado.

Nela, de forma autônoma, é possível  investir na bolsa de valores e ter acesso a outras diversas maneiras de rentabilizar o seu dinheiro.

A plataforma trader disponibiliza em seus ambientes online diversos benefícios para auxiliar o investidor a tomar a melhor decisão e obter melhores resultados, como:

  • gráficos
  • notícias sobre o mundo das ações 
  • indicadores
  • análises para mercado 
  • dicas
  • informações 
  • etc. 

A plataforma trader oferece a liberdade para quem quer investir da forma que quiser, no tempo que quiser.

Além disso, é a plataforma se adequa em qualquer tipo de investidor, independente do seu objetivo. Quando há menor tolerância de riscos há a opção de uma renda fixa como investimento, onde a rentabilidade é estabelecida por regras pré-estipuladas.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título emitido pelo Governo Federal, o tesouro Direto é um dos destaques da renda fixa, pois sua rentabilidade é maior que a da poupança.

E há uma segurança maior, pois o emissor do título é o governo. 

O dinheiro investido vai para as dívidas públicas brasileiras como saúde, educação, infraestrutura, etc. 

Com trinta reais já é possível investir no Tesouro Direto, e após a compra do título, caso ele seja mantido até o dia do vencimento, são pagas as taxas de rentabilidade que foram pré-estabelecidas no momento da compra.

LCI e LCA

O LCI (Letra de Crédito Imobiliário) é um tipo de renda fixa, de recursos no setor imobiliário, e LCA (Letra de Crédito de Agronegócio) é o mesmo tipo de renda.

Porém, mudando o enfoque, o LCA se trata de recursos dentro do Agronegócio, ambos são isentos de Imposto de Renda.

CRI e CRA

O CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e o LCA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) são títulos que concedem direito de crédito ao investidor, que pode receber o pagamento intermitentemente ou após o vencimento do título. 

Assim, como o LCI e LCA, os títulos são isentos de Imposto de Renda, porém, diferente dos outros, o CRI e CRA não tem o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que é um redutor de riscos, cobre até uma certa quantia do valor perdido, caso ocorra.

LC 

A LC (Letra de Câmbio) funciona como qualquer renda fixa, a LC tem uma das maiores rentabilidades, é assim, para atrair mais investidores.

Porém, o valor mínimo para investir nesse título é mais alto em comparação com as outras rendas fixas, o valor mínimo é de mil reais. 

Esse título tem alto nível de liquidez, sendo assim, é importante mantê-lo até o vencimento, quando será paga a taxa de vencimento. Contudo, há baixo risco ao investir na LC, pois ela tem a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Todas as rendas citadas acima são rendas fixas, porém, para os que têm mais conhecimento no mercado financeiro e tem uma tolerância maior a riscos, há também a renda variável.

Ao contrário da renda fixa, não há como prever a rentabilidade do investimento feito, na renda variável, é possível obter lucros muito maiores que na renda fixa, porém, os riscos são igualmente maiores.

No entanto, assim como na renda fixa, há diversos meios de fazer o dinheiro do investidor render.

Ações

As ações são uma fração de uma empresa, ao comprá-la você se torna sócio da empresa e recebe uma parte do lucro, caso venha a acontecer. 

Há algumas variações dentro das ações no que diz respeito à tomada de decisões das empresas a qual o investidor for associado. 

Ações Ordinárias (ON) 

As ações ordinárias têm o código 3 ao fim de seu ticker, como PETR3, que é o código das ações ordinárias da Petrobras.

Além disso, as ações ordinárias dão acesso ao poder de voto em assembleias para tomada de decisões na companhia, tendo o peso do seu voto estipulado conforme a posição na empresa.

Ou seja, a quantidade de ações que o investidor tiver na carteira. O comprador das ações ordinárias também tem acesso ao tag along – uma pequena garantia ao investidor de que ele não será prejudicado caso haja mudança na gestão da empresa.

Logo, caso ocorra essa mudança, a empresa deve pagar ao investidor no mínimo 80% de tag along.

Ações Preferenciais (PN)

As ações preferenciais terminam com o código 4, 5, 6, 7 ou 8 em seu ticker, sendo mais comum ver as ações preferenciais que terminam com 4.

Como por exemplo a PETR4, que é o código das ações preferenciais da Petrobras, diferente das ações ordinárias, quem tem as ações preferenciais da companhia, não tem acesso ao voto nas assembleias.

No entanto, em caso de falência da empresa, os acionistas preferenciais são a prioridade no que diz respeito ao reembolso do dinheiro investido na empresa.

As ações preferenciais também saem na frente das ações ordinárias em relação ao recebimento de dividendos que é 10% a mais que as ações ordinárias. 

Contudo, as ações preferenciais podem ter o preço mais elevado do que as ações ordinárias. Existe também a Unit, o código no fim do ticker dela é 11, ela é uma união das ações ordinárias e as ações preferenciais em uma única.

Commodities

Os commodities se trata de um produto de “matéria-prima” onde os produtos podem derivar da agricultura e mineração, tendo uma avantajada relevância na economia de um país.

O preço depende da oferta e demanda, e é o tipo de negociação feita no mercado futuro, que é basicamente uma negociação de contratos para uma liquidação futura.

Opções

Este é um mercado recomendado para um trader mais experiente, as opções são um contrato que dá direitos a quem comprou ela, mas não há obrigações a serem feitas, as opções são derivadas das ações, ou seja, seu valor depende do ativo do qual ela é derivada.

ETF

O ETF (Exchange-traded Fund) ou Fundos de índice é para aquele investidor que quer arriscar na renda variável, mas não tem tempo de ficar horas na frente de um aparelho examinando quais ações são as melhores para comprar.

Basicamente ao investir em ETF o investidor compra a formação de cotas de algum índice, como as ações de maior liquidez ou as ações mais vendidas.

Contudo, o investimento em fundos de índice não tem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

Plataformas de investimento para conhecer em 2021! 

Tendo em vista que há uma grande variedade de opções para investir dentro do mercado financeiro, é necessário destacar a importância da plataforma que será utilizada, a qual deve se encaixar com o perfil do investidor.

Após ter feito a escolha, é necessário abrir uma conta na corretora da plataforma, a corretora tem a função de intermediar as negociações do investidor com a bolsa de valores. 

Além de disponibilizar a plataforma, ferramentas, recursos e até mesmo materiais didáticos para o investidor tomar a melhor decisão possível dentro do mercado.

Rico Investimentos

A Rico é uma das plataformas mais conhecidas do Brasil, foi fundada em 2011 é uma plataforma conhecida por ser descomplicada e com baixos custos iniciais, uma grande diversidade de serviços.

Além de diversos conteúdos educacionais, sendo assim, essa plataforma é uma das principais escolhas para quem quer começar a investir.

Toro Investimentos

A Toro investimentos é uma plataforma que está no ar desde 2010 e é recomendada para os iniciantes, essa plataforma não exige pagamento de corretagem, tem cashback em fundos, os usuários têm acesso a plataforma profit gratuitamente.

Tendo a disposição de seus usuários conteúdos educacionais e cursos gratuitos, além do mais, a partir de um certo valor investido dentro da plataforma o usuário tem direito a assessoria e atendimento via WhatsApp.

XP Investimentos 

A XP Investimentos é a maior do mercado, com 19 anos de experiência e mais de 3 milhões de clientes ativos, tem uma grande variedade de produtos e ainda conta com a disponibilização da assessoria XP para auxiliar seus usuários. 

A XP também dá acesso a aulas educacionais gratuitas, e destacam muito sua forma transparente e imparcial de lidar com seus clientes, a plataforma é recomendada para perfis de investidores de tem uma alta capacidade de investimento.

CM Capital subt

A Instituição foi fundada em 1996 na Espanha, e chegou em 1998 no Brasil, é uma das principais instituições do mercado, eleita em 2020 a melhor instituição de investimento do Brasil.

Ela conta com uma plataforma com tecnologia de ponta, acesso simplificado e conteúdo educacional, incluindo, cursos, vídeos e palestras para facilitar ainda mais a experiência na plataforma.

Genial Investimentos subt

A plataforma trader conta com mais de 50 bilhões em ativos e corretagem zero em todos eles, a Genial Investimentos disponibiliza suas plataformas, como Profit ou Tryd, sem custo algum. 

Uma plataforma é bastante completa, possuindo cursos, análise de ativos e até notícias sobre o mercado financeiro.

Warren

A Warren é uma plataforma que tem como propósito principal alinhar-se aos objetivos do usuário, o algoritmo faz sugestões de ativos personalizadas para o perfil do investidor, que passam por uma equipe de especialistas para fazer uma curadoria, a plataforma possui matérias exclusivas e diversos cursos.

Clear

A Clear Investimentos foi fundada em 2012, com mais de 1 milhão de clientes ativos, a instituição foi consolidada com a segunda maior corretora do mercado, ficando atrás somente da XP investimentos.

Além do mais a plataforma trader Clear teve eleito o melhor home broker em 2021 em um levantamento feito no período de um ano, sua plataforma conta com cursos exclusivos para todos os níveis.

Inter

Há pouco tempo o Banco Inter abriu sua plataforma de investimentos, a plataforma não cobra corretagem e tem grande variedade de produtos, além da plataforma na web ou no app serem bastante simplificadas, há diversos clientes do banco fazendo investimentos pela corretora.

BTG Pactual

A BTG Pactual, é o maior banco de investimentos da América Latina desde 2012, tem escritórios em diversos países, tanto na América Latina como fora dela.

A BTG possui diversos prêmios relacionados ao mundo financeiro, a plataforma é completa há isenção de taxas em alguns investimentos, é necessário consultar antes de investir. 

Contudo, é uma excelente plataforma de investimento. A BTG foi uma das plataformas traders que foi considerada um dos melhores home broker do Brasil de 2021, ficando logo atrás da Clear.

Easynvest

A Easynvest foi uma das primeiras corretoras, fundada em 1968, é a uma das maiores plataformas independentes do Brasil, tem um serviço totalmente online e mais de 1 milhão e meio de clientes, em abril de 2021.

Ela zerou a corretagem para diversos tipos de investimentos, como ações, produtos de renda fixa, entre outros. Recentemente a Easynvest foi comprada pela Nubank, e agora é chamada de “Easynvest by Nubank”.

Após essa integração, é possível os clientes da Nubank criarem uma conta na Easynvest pelo app da Nubank.

Plataformas de investimentos: Como escolher a melhor?

Está claro que há uma infinidade de plataformas traders, portanto há algumas coisas que devem ser consideradas para selecionar a melhor plataforma conforme o perfil de quem começará a investir. 

Contudo, o principal é sempre alinhar o objetivo que o investidor tem dentro da plataforma, como:

  • qual tipo de investimento é o objetivo?
  • qual a tolerância de risco do investidor?
  • quanto tempo o investidor está disposto a dedicar tanto para investir quanto para deixar investimentos na carteira?

Ou seja é necessário definir qual o perfil do investidor.

Segurança 

Há diversos dados pessoais e dados financeiros que são colocados na plataforma trader, portanto é necessário ler os termos de segurança, pois o sigilo de informações é altamente essencial.

É importante a plataforma ser regulamentada pelo Banco Central, para saber se a plataforma é regulamentada, é necessário somente buscar o nome da empresa no site do Banco Central.

também é possível saber se o site é seguro se houver o símbolo de cadeado fechado ao lado do URL do site. 

As plataformas também devem estar regulamentadas na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para consultar isso, basta pesquisar o nome da corretora no site da CVM.

Ferramentas e Recursos

Como foi visto na descrição de algumas das plataformas traders, elas costumam oferecer recursos para auxiliar na experiência financeira do usuário como gráficos, análises, acesso a assessores e plataforma trader como o home broker, por exemplo. 

Esses recursos devem ser considerados para a escolha da plataforma, pois elas facilitam as escolhas do investidor.

Algumas plataformas cobram um determinado valor mensal para usar as ferramentas enquanto outras plataformas disponibilizam algumas plataformas trader gratuitamente.

Home Broker

A plataforma Home Broker é uma das principais neste ramo, ela faz as negociações de forma rápida e bem simples.

É possível acessá-la pelo computador, smartphone ou tablet, e uma das primeiras opções dos traders que estão começando. 

O Home Broker consiste em escolher um ativo, ou seja, uma ação, e comprá-la, após preencher a boleta com o ticker (código do investimento), valor de pagamento e quantidade, o mesmo serve para a venda das ações. 

Home Broker é muito importante para as negociações, porém, os de algumas plataformas tem mais destaque que de outras.

Como o Home Broker da plataforma de investimentos Clear que foi considerado o melhor de 2021, e bem atrás dela ficam o home broker da BTG Pactual e XP Investimentos, que são plataformas gigantes no mercado.

Tryd

O Tryd é uma plataforma que tem o formato de análise de fluxos, nesta plataforma há leitura gráfica das oscilações de mercado, e é possível acompanhar notícias sobre o mercado.

Além de acompanhar negociações e cotações em tempo real, ou seja, informações relevantes para tomar a decisão de investimento. 

A Tryd tem a versão pro que é mais completa e possui diversos recursos adicionais como histórico de negociações, ranking de papéis, volume por preço mental, etc. 

Enquanto a versão trader é mais básica e há algumas limitações em seu uso. Contudo, o Tryd é uma ferramenta muito utilizada também por ter um preço bastante acessível dependendo da corretora.

SmarttBot

O SmarttBot é uma ferramenta que opera de forma automática, onde as negociações da conta são feitas por robôs, por isso não há necessidade de o investidor ficar o tempo todo de olho na tela.

Basta configurar a estratégia na plataforma ou comprar uma, na loja de estratégias e acompanhar os robôs através de gráficos e relatórios.

FlashTrader

O FlashTrader é uma plataforma que foi desenvolvido por traders profissionais, sendo uma ferramenta automatizada, seus plugins possibilitam o investidor poder abrir mão do seu lado emocional e focar na montagem de estratégias.

A plataforma faz uso de tape reading e destaca seu alto desempenho, por isso disponibiliza 15 dias para usar a plataforma gratuitamente.

Profit

A Profit é uma plataforma que utiliza tape reading e é focada no uso de gráficos, tanto de tempo quanto atemporais como o Renko.

O Renko que é um gráfico focado em variação de preço, auxiliando na análise gráfica a plataforma tem um sistema Chart Trading, onde é possível fazer investimento diretamente pelos gráficos, facilitando ainda mais na hora de fazer as negociações.

Taxas e Preços

As plataformas costumam cobrar algumas taxas pelos serviços prestados aos investidores, taxas de corretagem, custódia, manutenção do site, entre outras. 

Contudo, algumas vezes os valores são descontados automaticamente da conta, por isso é importante que a plataforma seja transparente quanto aos seus valores. 

A cada dia, mais corretoras tem zerado suas corretagens, portanto, isso é bom para os investidores que estão começando e não tem muito capital para arriscar no mercado.

Contudo, é importante pesquisar bem sobre os preços das plataformas traders, pois elas costumam ter valores muito distintos.

Ativos disponibilizados

Para escolher a plataforma trader certa é preciso saber quais os ativos que a plataforma disponibiliza e se eles se alinham com o objetivo do investidor.

Portanto, se o investidor tem preferência por ativos de renda variável é necessária uma plataforma que tenha essa opção e se há uma ampla quantidade de produtos para melhorar a experiência do investidor.

banner capitalista

Conclusão

Aqui é possível perceber que o mercado financeiro não é tão complicado como parece, é possível a qualquer pessoa física investir na bolsa financeira.

Pois, no mercado há espaço para todo perfil de investidor, é preciso apenas encontrar a plataforma e corretora que se enquadrem com os seus objetivos dentro do mercado financeiro.

Por isso é preciso fazer uma análise das plataformas e considerar todas as vertentes e alinhando com o perfil do futuro investidor.

O mercado de ações tem ganhado cada dia mais espaço, há cada vez mais pessoas começando a fazer investimentos nas plataformas e procurando se tornar um verdadeiro investidor.

Assim, muitos sites ou os próprios investidores fazem pesquisas e comparações entre as plataformas.

Podemos ver algumas plataformas de investimentos que tem seus recursos colocados como melhores de determinado ano, como o melhor home broker 2021. 

A quantidade de pessoas físicas que se interessam pelo mercado financeiro provavelmente crescerá ainda mais com o tempo, pois no mercado é possível investir na aposentadoria, férias, conseguir a independência financeira e outras infinidades de possibilidades dentro deste mundo.

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!