blog do luiz fernando roxo.

o que são letras de crédito? investir em LCA e LCI é um bom negócio?

A cada dia, as pessoas das mais diversas faixas etárias estão preocupadas em investir bem o seu dinheiro e alcançar o que almejam.

Mas, muitas vezes, elas não sabem por onde começar… e eu tenho escutado: “Roxo, você pode falar de outros tipos de investimentos?”

É que claro que sim! Mesmo porque, eu acredito em outras formas de investir além do mundo das Opções. Além do que, é fundamental fazer um balanceamento em seus investimentos.

Se você me acompanha nas redes sociais, já me ouviu falar de Balanceamento Dinâmico e Estratégia Barbell.

Com certeza, essas são as formas de balancear os seus investimentos. E você vai me ouvir falar disso em outros artigos!

Vamos entender sobre as Letras de Crédito, uma modalidade de investimento que tem ficado bastante reconhecido e acessível no mercado financeiro nos últimos tempos.

Por hora, nesse artigo, vamos falar sobre LCA e LCI.

E eu já te pergunto, será que elas são um bom negócio?

Letras de Crédito

As letras de crédito são cartas (ou títulos) emitidas por instituições financeiras, com o objetivo de financiar certos setores da nossa economia. Desse modo, elas se vinculam a finalidades específicas!

As Letras de Créditos são títulos que funcionam como o Tesouro Direto e outros títulos públicos: o investidor compra parcelas da dívida de uma empresa e é remunerado com juros. Mas no caso das Letras de Crédito, essa dívida é privada.

O funcionamento delas é bem simples: muitas pessoas procuram empréstimos bancários para financiar suas atividades e o banco, com os recursos aplicados pelos investidores, empresta esses ativos às empresas.

O que é LCA?

A sigla LCA significa Letras de Crédito do Agronegócio. São títulos emitidos por bancos em que esses concedem empréstimos ao setor agronegócio.

Com o objetivo de aumentar a agricultura no Brasil, o Governo criou títulos de capitação para agricultura, a fim de melhorar o financiamento agropecuário. Assim, ele permite que os bancos emitam um tipo de título de dívida.

Percebeu como é uma finalidade específica?

O rendimento da LCA pode ser definido por taxa de juro pré ou pós-fixada.

Na hora de escolher entre pré-fixado ou pós-fixada, você tem que entender muito bem como funciona, para no fim fazer a sua escolha certa.

No modelo pré-fixado, você já saberá qual será a remuneração no momento da compra do título.

Agora, no pós-fixado, a rentabilidade é baseada no percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que oscila muito próximo da Selic.

Ou seja, uma LCA pós-fixada, quanto mais alta estiver a Selic, mais esse título vai render. E vice-versa.

Outro fator determinante é que a LCA são isentas de Imposto de Renda. Ou seja, toda a rentabilidade já é a líquida, uma vez que não haverá desconto algum de Imposto de Renda.

O que é LCI?

A sigla LCI significa Letras de Crédito Imobiliário. São títulos emitidos por um banco e lastreados por empréstimos imobiliários.

A LCI funciona da mesma forma que a LCA. É possível encontrar oportunidades com rentabilidade pré e pós-fixada.

Assim, ao optar pela pré-fixada, você saberá quanto irá receber no final do prazo do título. Se for pós-fixada, saberá qual é o percentual do CDI negociado com a instituição que emite o título.

As LCI também são isentas de Imposto de Renda.

Quais as diferenças entre LCA e LCI?

As diferenças entre elas são somente em relação ao uso dinheiro por parte das instituições financeiras. Finalidade específica, lembra?

Do restante, elas são muito semelhantes.

As vantagens são que ambas são isentas de Imposto de Renda e, com isso, a rentabilidade líquida acaba pode ser maior, mais ainda no longo prazo.

Outra coisa importante que se deve observar é que as duas são aplicações garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o limite de R$ 250.000,00.

Isso significa que se a instituição financeira que emitiu o título quebrar, você está protegido e terá o direito de receber o valor investido até o limite de R$ 250.000,00 por pessoa física (CPF).

Agora, se você precisa investir mais que isso, é melhor aplicar o dinheiro em bancos diferentes, combinando assim segurança e retorno.

Frequentemente vejo boas oportunidades com LCA e LCI. Se você não tiver nenhum problema com esse tipo de investimento, eu acredito que vale a pena avaliar e incorporar a renda fixa num portfólio de investimentos.

Uma parte da Estratégia Barbell é aplicar uma maior concentração dos recursos em investimentos de renda fixa, com rendimento fixado e com menos risco de calote, com boa liquidez e prazo de vencimento não muito longo.

Como eu sempre digo, a melhor forma de ser um bom investidor é fazer o balanceamento dos seus investimentos, para ser um investidor Antifrágil!

Luiz Fernando Roxo

1 comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!