blog do luiz fernando roxo.
opcoes-vale3
Início » Opções VALE3: tudo que precisa saber para começar a investir

Opções VALE3: tudo que precisa saber para começar a investir

As Opções são derivadas das ações, e é um mercado indicado principalmente para os investidores que têm mais experiência no mercado financeiro.

As Opções são usadas para colocar em prática estratégias de alavancagem para os investidores que tem o objetivo de rentabilizar seus ganhos e de hedge para os que têm a proteção da sua carteira como o foco principal.  

Neste artigo você irá conhecer mais sobre a empresa Vale e sua atuação no mercado financeiro, enfatizando suas atividades em relação ao seu mercado de opções. 

O que são opções VALE3? 

Opções VALE3 são as opções derivadas das ações da empresa Vale. 

“VALE3” se trata do ticker (código) para identificar ações ordinárias (ON) da Vale, pois a Vale não tem mais ações preferenciais desde 2017, quando entrou no Novo Mercado da Bovespa, onde uma das mudanças foi o abandono das ações preferenciais. 

Sobre a Vale 

A Vale é uma empresa mineradora multifuncional, que começou sua trajetória na década de 40 durante o governo de Getúlio Vargas.

Quando a empresa ainda se chamava “Companhia Vale do Rio Doce” e teve esse nome até 2007, suas atividades foram iniciadas na cidade de Itabira em Minas Gerais, que foi um dos lugares que teve bastante destaque na história da Vale, pois, suas primeiras operações se concentravam totalmente em Minas Gerais. 

A Vale atualmente é uma empresa privada de capital aberto e uma das maiores produtoras de minério de ferro, pelotas e níquel do mundo, além de ser uma das maiores operadoras de logística do país.

A Vale atua também na área de energia elétrica, onde tem diversas usinas hidrelétricas espalhadas pelo Brasil e algumas usinas na Indonésia e Canadá. 

Em 1956 foi quando a Vale (que na época, ainda era CVRD, vendeu suas primeiras 716 ações na bolsa de valores do Rio de Janeiro, que hoje estão presentes na B3, NYSE (Bolsa de valores de Nova Iorque), Latibex (Bolsa de valores de Madrid), entre outras. 

A Vale é uma grande mineradora responsável pela produção de manganês, ferro liga, cobre, potássio entre diversos outros minérios, e vem crescendo cada dia mais, é a maior empresa de minério de ferro e pelotas, título recebido em 1974 e mantido até os dias de hoje. 

Como investir em VALE3 pode ser vantajoso? 

Uma das grandes vantagens da Vale, de um modo geral, é a sua liquidez, sendo muito fácil comprar e vender ações, sendo assim, com a estratégia certa, é possível aproveitar essa facilidade de negociação dos ativos Vale e utilizar as opções para rentabilizar ainda mais os lucros. 

Além do mais, a Vale se encontra no Novo mercado da Bovespa, estando no mais alto nível de governança corporativa o que faz com que se destaque ainda mais fortalecendo a questão da facilidade de negociação e expondo a seriedade da empresa em mostrar sua transparência e se dispondo as seguir as mais rígidas regras.

Leia também: Como Investir em ações com Pouco dinheiro

Riscos de investir em opções VALE3 

Tanto ao investir em ações como ao investir em seus derivativos, o investidor está sujeito a riscos, sendo assim, é importante acompanhar as notícias envolvendo a empresa na qual se investe.

É importante acompanhar fatos como um dos mais recentes que podem afetar as ações da Vale, onde após a grande demanda de minério de ferro da China.

Apesar de ser muito promissor para a empresa, é possível ter futuros problemas em relação a mudanças repentinas de demanda e a alta quantidade de poluição. 

Como as tragédias de Brumadinho e Mariana afetaram as opções VALE3? 

A Vale, sem dúvidas, ficou marcada pelas grandes tragédias envolvendo as suas barragens, sendo assim, trazendo consequências também para o mercado financeiro e a VALE3.

Após ambas as tragédias, houve um grande aumento nas compras de opções de venda, por conta das grandes mudanças que haviam ocorrido nos índices das ações da VALE3.

Como, por exemplo, quando houve a tragédia de Brumadinho onde ocorreu uma queda de 24% nas ações da Vale e como consequência, as opções de venda da Vale chegaram a aumentar em até 20800%. 

Após alguns anos das tragédias envolvendo as barragens da Vale, a mesma tem tentado ser menos dependente delas, tem aumentando a fiscalização, e tem anunciado frequentemente programas de reparação social para as pessoas afetadas pelas tragédias, principalmente de Brumadinho. 

Descubra se é o momento certo de investir em opções VALE3 

Apesar de a VALE3 fazer parte da carteira de muitos investidores, assim como para outros ativos é sempre importante realizar a análise correta de seus dados para saber se é o momento certo para investir.

Veja como analiso a melhor opção para investir neste vídeo:

Variação nos últimos meses 

Nos últimos três meses os índices da Vale têm registrado uma queda, apesar de ter chegado ao auge de R$106,26 em julho, vem caindo sucessivamente tendo uma variação diária de -0,83%, iniciando o mês de outubro com o valor de R$76,2, podemos ver a grande diferença dos meses anteriores. 

Petrobras (PETR4) x Vale (VALE3): Em qual ação investir? 

Tanto a PETR4 quanto a VALE3 são excelentes opções para compor a carteira do investidor, contudo, atualmente há detalhes não tão pequenos que podem acabar fazendo com que se tenha necessidade de estratégias diferentes com uma e outra.  

A Vale, é uma empresa que já tem um contexto econômico no Brasil e no resto do mundo, além de ter uma grande demanda da China, a Vale tem uma posição maior no RPS Capital e no AZ Quest, isso pelos seus fundamentos atrativos, por isso o balanceamento pesa mais para o lado da Vale do que para o lado da Petrobras. 

Sua alta geração de caixa, pode resultar em uma alta distribuição de dividendos, além de sua previsão de produção de minério de ferro ser muito alta, por conta das demandas vindas da China e da Austrália.

Além desses fatores que favorecem a Vale, é relevante citar que essa negociação com a China, pode fazer com que a Vale cresça ainda mais, sendo os próximos anos muito promissores para a Vale e os investidores da VALE3. 

Por outro lado, a Petrobras pode passar por diversas mudanças que podem acabar afetando os índices da PETR4 e causar uma grande volatilidade neste papel, no próximo ano. 

Lista de “Opções mais valorizadas” 

lista de opções mais valorizadas

Na bolsa de valores, há ações que tem grande movimentação e uma grande quantidade de investidores, o que resulta em uma grande quantidade de compra de opções, que acabam sendo as mais valorizadas, são elas: 

  • PETR4 (ações preferenciais da Petrobras) 
  • VALE3 (ações ordinárias da Vale) 
  • VVAR3 (ações ordinárias Via Varejo) 
  • ITUB4 (ações preferenciais da Itaú Unibanco) 
  • BBDC4 (ações preferenciais da Banco Bradesco SA)  
  • COGN3 (ações ordinárias Cogna Educação) 
  • SUZB3 (ações ordinárias Suzano SA) 
  • BBAS3 (ações ordinárias Banco do Brasil SA) 
  • CSNA3 (ações ordinárias Companhia Siderúrgica Nacional) 

É importante salientar que estas informações são de cunho educativo e não se configuram como recomendações de investimentos!

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

Se você me acompanha nas redes sociais e aqui no blog você já deve ter entendido que todas as informações que nós te passamos são para você construir a sua própria bagagem de conhecimento.

Isso se torna cada vez mais importante para que você mesmo comece a tomar decisões com autonomia e segurança, principalmente no mercado financeiro, afinal, está cada vez mais comum recebermos informações e notícias desencontradas em cada lugar que se pesquisa.

Você precisa entender qual o mecanismo por trás de cada estratégia e de cada análise para que não dependa dos diferentes momentos do mercado para fazer dinheiro na sua carteira.

Pensando nisso, criei o curso Estratégia do Pozinho, que foi a estratégia que me ajudou a rentabilizar ainda mais a minha carteira no ano passado, quando a bolsa de valores estava despencando!

Você quer entender como eu fiz isso? E como você também pode começar a comemorar a próxima queda da bolsa? Clique aqui e saiba mais:

Então, como investir em opções Vale3? (PASSO A PASSO)

O primeiro passo para investir em opções é criando uma conta em uma corretora que se adeque às necessidades do investidor, sendo assim possível se conectar a Bolsa de Valores, e acessar o seu Home Broker, pois é por lá que será possível acompanhar os índices de mercado e efetuar compras de ações e opções. 

Depois de criar se familiarizar com a plataforma por onde ocorrerão as negociações, é preciso estabelecer uma estratégia que será utilizada, seja, para proteger a carteira ou para alavancar os ganhos, a estratégia deve estar bem clara para o investidor, antes de começar a operar as opções. 

Em seguida é só buscar pela opção de ativo de interesse, que no caso é a VALE3, e começar a operar, é necessário sempre estar por dentro das notícias do mercado financeiro e da empresa que está sendo investida, além de nunca deixar de estudar e se aprofundar no mercado financeiro e de opções. 

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Mais lidas

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!