blog do luiz fernando roxo.
melhores home broker

3 Melhores Home Broker: pequeno investidor, daytrade e mais

Você sabe como funcionava a vida dos investidores antes da invenção do Home Broker? E mais, sabe identificar qual é o melhor home broker para se usar atualmente?

Antes dos investimentos serem feitos online através de plataformas virtuais, era necessário fazer uma ligação para uma mesa de operações informando que queria comprar determinada ação.

As negociações eram intermediadas por um corretor, na época a bolsa era bastante movimentada e tomada por gritos.

Era possível saber se os valores das ações subiam e desciam, contudo em 1999 a Bovespa lançou um sistema para facilitar a movimentação de compras e vendas no mercado de ações.

O nome desse sistema era Home Broker.

De início algumas poucas corretoras usavam essa ferramenta e após um ano, no início dos anos 2000, o Home Broker estava sendo utilizado por muitas corretoras.

Com o passar do tempo o número de corretoras que utilizavam a plataforma foi aumentando sucessivamente, hoje em dia é algo essencial nas plataformas de investimento. 

Quando foi popularizado, fazia apenas negociações na bolsa de valores, em ações, fundos imobiliários, ETFs, etc. 

Contudo, após algum tempo o Home Broker começou a disponibilizar os investimentos em alguns produtos de renda fixa, como LCI, LCA, tesouro direto, entre outros.

Assim se tornando cada vez mais popular por ser possível utilizado por diversos tipos de investidores.

Qual o melhor Home Broker? Entenda antes o que é!

Antes da análise de qual o melhor Home Broker, é preciso entender o que necessariamente é essa plataforma.

Então, se trata de uma ferramenta que facilita as negociações dentro do mercado financeiro.

Com o ele há mais facilidade e agilidade no ato de comprar e vender ações, entre outros tipos de produtos de investimentos. 

A plataforma pode ser acessada por qualquer dispositivo com internet, como smartphones, tablets, notebooks, etc. 

Além de ser possível acompanhar a cotação de ações da B3, a Bolsa de Valores Brasileira em tempo real.

Como funciona um Home Broker?

Conhecido por sua facilidade de uso, que consiste em escolher um ativo, ou seja, uma ação, e comprá-la. O pedido é recebido pela corretora, que tem a função de enviar para o sistema de negociação da Bovespa. 

Principais funções

As corretoras têm seus próprios Home Brokers, e cada um tem alguma diferença do outro.

Contudo, existem funções que caracterizam e se mantém independente da corretora, como a compra e venda de ações, que é o que dá ao Home Broker sua característica de autonomia e agilidade. Além disso:

  • O acompanhamento de cotação em tempo real se trata do período pós compra, onde é possível acompanhar se o pedido foi bem sucedido ou não;
  • A visualização da carteira, onde ficam as ações obtidas, e a visualização do saldo financeiro.

Compra e venda de ações em um Home Broker

Desde o seu início o principal objetivo é facilitar as compras e vendas de ações dentro do mercado financeiro, é uma plataforma que dá autonomia ao usuário e bastante facilidade na hora de comprar ações.

Sendo assim, para comprar uma ação é preciso:

  1. Preencher a boleta com o ticker (código do investimento) da ação que deseja adquirir
  2. Selecionar a quantidade de ações e o valor, após isso ocorrerá o processo feito pela corretora
  3. Caso tenha disponível a quantidade de ações selecionadas e o preço da ação alcançar o preço oferecido, em alguns segundos a ordem de compra será bem sucedida.

Como saber se um Home Broker é confiável e seguro?

Uma das coisas mais importantes em todas as partes do processo de estar no mercado financeiro, é a segurança, sendo assim, com o Home Broker não poderia ser diferente.

E como o Home Broker é disponibilizado por uma corretora, é preciso saber se a corretora é segura, pois se a corretora for segura, logo, a plataforma também será de confiança.

Todas as corretoras devem estar regulamentadas na plataforma do Banco Central, é possível saber se a corretora é regulamentada apenas pesquisando pelo nome da empresa na plataforma.

Também é possível checar se a corretora segue os códigos de melhores práticas na nota de adesão da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e Capitais).

Se tudo estiver dentro dos conformes, o uso do Home Broker com tranquilidade, é livre.

Como começar a operar em um Home Broker?

plataforma comprar ações

A principal coisa a se fazer para começar a operar em um Home Broker, é escolher uma corretora que se adeque às suas necessidades, para isso é preciso fazer algumas pesquisas pois há uma infinidade de corretoras, uma mais diferente que a outra.

Em seguida é necessário abrir uma conta na corretora, o que é o mais fácil, pois abrir uma conta costuma-se ser gratuito.

Após isso, é preciso somente ativar o Home Broker, em seguida, o investidor estará livre para fazer suas ordens de compra e venda de ações.

Melhor Home Broker: quais as vantagens que uma boa plataforma pode oferecer?

Uma das vantagens de investir pelo Home Broker é a comodidade, por ser uma plataforma muito acessível, que pode ser utilizada por qualquer dispositivo. 

Sendo possível inclusive, fazer uma ordem de compra e receber a notificação da aprovação no celular, sem ser necessário ficar acompanhando a ordem em tempo real.

O Home Broker oferece a autonomia de investir sem precisar entrar em contato com ninguém, como é preciso pela mesa de operações, sendo assim há mais agilidade nos processos que ocorrem dentro da plataforma, pois o tempo que é economizado pode fazer uma grande diferença na hora de fazer os investimentos.

Dessa forma não necessita de pessoas para executar as ordens de compras de ativos, pois é tudo feito pelo investidor diretamente na plataforma. 

Portanto, o Home Broker tem como um dos seus destaques os preços reduzidos, além de que, grande parte das corretoras disponibilizam a plataforma gratuitamente para os investidores.

Sendo assim, as taxas são apenas da corretagem e custódia, quando não há isenção das mesmas.

Depois de algum tempo no mercado, o Home Broker que só disponibilizava negociações dentro da bolsa de valores, como ETFs, ações, opções, fundos imobiliários, acabou diversificando os seus produtos e passou a disponibilizar alguns produtos de renda fixa também como LCI, LCA, Tesouro direto, debêntures, CDBs, e etc.

O que torna um Home Broker o melhor?

Sem dúvida, um bom Home Broker, tem sua plataforma estável e intuitiva para auxiliar o investidor a tomar a melhor decisão.

Além do Home Broker ter de se alinhar com o objetivo do investidor dentro do mercado financeiro, como para aqueles que querem investir em renda fixa ou para aqueles que querem investir em ações mais oscilantes e do nível de conhecimento do investidor.

Para que, tanto o investidor iniciante quanto os investidores experientes possam fazer suas negociações na plataforma sem problemas. 

Também deve ser levado em consideração os preços das plataformas, pois, isso varia de corretora para corretora, já que ao abrir uma conta para operar no Home Broker, é aberta uma conta na bolsa de valores.

E a bolsa costuma cobrar uma taxa de custódia em alguns casos, então vale a pena pesquisar bastante, afinal algumas corretoras já têm isenção de algumas taxas no Home Broker, como a taxa de corretagem, por exemplo.

Há outras taxas como a taxa de custódia, que podem ter valores fixos ou variáveis, sendo altos ou baixos, isso varia entre as corretoras.

Mas deve ser levado em consideração para definir o melhor Home Broker para o investidor.

Mas afinal, qual o melhor Home Broker?

plataforma vender ações

O melhor Home Broker pode ser relativo de acordo com o perfil do investidor, pois o melhor Home Broker varia de acordo com o objetivo do cliente.

Contudo há alguns Home Brokers que se destacam em algumas pesquisas, como o Home Broker da Clear Investimentos que foi eleito o melhor de 2021, pelo buscador de investimentos Yubb, onde foi avaliado o app de investimento e as taxas.

Os Home Brokers que aparecem também como destaque no levantamento da Yubb em relação às melhores taxas são Banco Inter e Rico, logo atrás da Clear.

E em relação ao melhor app: Banco Inter e XP Investimentos, também atrás da Clear. 

Sendo assim, o Home Broker da Clear vem se destacando muito nos últimos tempos. 

1- O melhor home broker para day trade

O day trade consiste em um dia onde os traders focam na obtenção de lucros com a oscilação do mercado. 

Um dos home brokers que se destacam para serem utilizados no day trade, é a da XP Investimentos, que é a maior corretora do mercado, e tem um dos melhores Home Brokers do país.

A XP Investimentos é uma corretora com um dos melhores home broker para o day trade, pois ela tem uma alta variedade de produtos para investir.

E também conta com muitos materiais educativos e gratuitos sobre esse assunto em seu site.

Leia também: Melhores ações para day trade: listamos as top 10

2- O melhor Home Broker para pequenos investidores

Para investidores pequenos há alguns home brokers de corretoras que podem ser mais convenientes para os seus objetivos.

Para os pequenos investidores de renda variável o melhor é focar nas plataformas com custos reduzidos com o Banco Inter que é adequado para quem quer operar pouco e com pouco dinheiro, pois o Banco Inter tem isenção de suas taxas e uma plataforma simples para uso. 

Uma outra plataforma indicada para pequenos investidores de renda variável é a Rico que pertence a XP Inc., ela também tem suas taxas zeradas, exceto para derivativos.

Porém com uma plataforma que tem objetivo de deixar os investimentos mais abertos ao público é conveniente o uso da plataforma para investidores pequenos, pois, seu home broker é mais simplificado para quem quer entrar no mercado, mesmo com pouco. 

Já para os pequenos investidores de renda fixa uma boa plataforma é a Órama que tem taxas zeradas, disponibiliza bons produtos de renda fixa e tem um home broker simples e intuitivo.

A outra plataforma para renda fixa é a XP Investimentos que só cobra taxas na renda variável e tem uma grande variedade de produtos da renda fixa.

A plataforma de Home Broker da XP é gratuita para clientes, além de, claro, ser considerada um dos melhores do Brasil.

3- O melhor home broker gratuito

Sendo uma das primeiras plataformas a zeraram seus custos e taxas, a Clear Investimentos (que pertence a XP Investimentos) tem uma plataforma home broker de alta tecnologia.

Sendo considerada a melhor do país, pela Yubb, nela é possível executar uma infinidade de funções sem custo algum. 

Mas a Clear Investimentos não é a única plataforma com home broker gratuito, o Banco Inter, que recentemente criou sua plataforma de investimentos, a PAI (Plataforma Aberta de Investimentos) é uma plataforma destinada para clientes do Banco Inter que desejam investir.

Contudo, além do banco ter  taxas zero, a plataforma de investimentos não cobra nada para fazer as negociações dentro da mesma, sem taxas de corretagem ou custódia.

Principais características

As características que o compõem são sem dúvida a facilidade de comprar e vender ativos, a possibilidade de acompanhar as ordens de compra em tempo real e a visualização da carteira, onde ficam os ativos adquiridos. 

Algumas plataformas vêm com a função de personalização da plataforma de acordo com o nível de habilidade do investidor, o que é essencial pois gera facilidade para a experiência do investidor.

Como usar?

O uso dessa plataforma é bastante simples, pois consiste em selecionar uma corretora, abrir uma conta, ativar o Home Broker que pode ser pela web ou pelo app, e criar uma boa estratégia de acordo com o objetivo na plataforma. 

Depois disso, é só comprar ou vender as ações, o que é simples, consiste em selecionar a ação, inserir quantidade, preço e ticker e aguardar a validação da ordem de compra ou venda.

Conclusão

O Home Broker é uma ferramenta pioneira no mercado financeiro, que é muito utilizada até hoje.

Além de ser essencial em qualquer corretora, por estar presente em praticamente todas as corretoras que têm essa ferramenta.

Definir a melhor corretora é relativo, pois varia do perfil do investidor e o objetivo dentro da plataforma.

Contudo há uma infinidade de Home Brokers onde cada investidor pode encontrar um que se adeque às suas necessidades com muita facilidade.

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!