blog do luiz fernando roxo.

Independência financeira: como ter o controle sobre sua vida.

Atingir a independência financeira é o ponto alto das finanças pessoais. Mas o que realmente significa ser financeiramente independente? 

Mesmo quando falamos de independência financeira, não existe uma receita de bolo, pois todos têm um padrão de vida desejado diferente.

Para uma pessoa, a independência financeira pode significar liberdade para fazer uma viagem, comprar uma casa ou viver de rendimentos.

Para outras, ser financeiramente independente pode significar ter dinheiro para não precisar trabalhar mais ou para se focar em uma atividade mais prazerosa.

O fato é, você certamente já sonhou com o momento em que vai conquistar sua independência.

Primeiro passo – Entenda o que é independência financeira

Ao contrário do que você pensa, independência financeira não significa apenas ter dinheiro suficiente para cobrir todas as suas despesas e elevar seu padrão de vida. 

Independência financeira também significa ser capaz de superar seus medos para realmente viver livre.

A maioria das pessoas acredita que a chave da riqueza é um trabalho bem remunerado. Sim, é mais fácil acumular ativos se você tiver um bom dinheiro chegando todo mês, mas a real chave para aumentar seu patrimônio é gastar menos do que você ganha. 

Imagine que você receba um aumento de salário hoje, seria tentador elevar seu estilo de vida, certo? Por isso, quando falamos em independência financeira, também falamos sobre ceder certas vontades para formar patrimônio.

Os hábitos financeiros são a razão pela qual um atleta profissional que ganha R$ 70 milhões por ano pode rapidamente falir, enquanto um motorista de ônibus pode se aposentar com tranquilidade. 

Pode ser um clichê, mas é uma realidade, nossos hábitos definem nosso futuro.

Independência Financeira é Liberdade de Trabalho e controle sobre o seu tempo

Muitas pessoas consideram ter o controle sobre como usam seu tempo quando pensam em independência. Ter controle completo sobre seus horários geralmente é um fator que faz as pessoas perseguirem esse sonho. 

Se você não gosta de sua rotina, mas precisa trabalhar todos os dias das 8 às 18h, ser financeiramente independente te daria a oportunidade de fazer a escolha de continuar ou não trabalhando.

Muitas pessoas, após conquistarem a independência financeira, iniciam um projeto próprio, ou empreendem em algo que sempre quiseram, pois elas possuem a escolha de usar o tempo delas para elas mesmas.

Independência financeira é ajudar ao próximo e construir um mundo melhor

Ser financeiramente independente, também é ser capaz de ajudar o próximo. Quantas vezes você se preocupou tanto com suas finanças que não deu atenção às pessoas a sua volta?

Talvez uma pessoa pedindo ajuda tenha passado despercebida ou uma ligação de uma ONG tenha sido ignorada, não existe nenhum problema nisso, claro, mas já imaginou quão bem você se sentiria se tivesse o poder de ajudar o próximo?

Quando o dinheiro deixa de ser uma preocupação, ele passa a ser a solução, doar faz com que você se sinta bem e atrai ainda mais abundância para sua vida.

Independência financeira é entender seu padrão de vida

Se o padrão de vida mudar, você vai precisar de mais dinheiro? 

Duas situações clássicas definem a Independência Financeira para a maioria das pessoas: quando uma pessoa começa a ganhar seu próprio dinheiro e passa a fazer as próprias escolhas e quando, já no futuro, um casal estabelecido pode viver apenas dos rendimentos (aluguéis, investimentos, etc) sem precisar de salário para viver.

No entanto, mesmo que o jovem guarde parte do seu dinheiro e viva bastante confortavelmente uma vida de solteiro, muito provavelmente ele terá que gerar outra renda se quiser casar e ter filhos – afinal as despesas de solteiro e de casado são bastante diferentes. 

Da mesma forma, se o casal quiser ter mais um filho e a renda mensal não for suficiente para arcar com despesas de plano de saúde extra, escola, etc, eles também ainda não são independente financeiramente.

Dessa forma, é importante entender seu padrão de vida, é só ao conhecer intimamente seus gastos, que você vai conseguir criar um plano para alcançar a independência financeira.

Pensando a longo prazo: Qual é a diferença entre independência financeira e aposentadoria?

A tão sonhada independência financeira, é considerada a nova aposentadoria. Mas não estamos falando do conhecido sistema de Previdência Social ao qual somos tão acostumados.

Afinal, o dinheiro recebido através do INSS costuma perder valor ao longo dos anos, o que causa perda de poder de compra para quem se aposenta através do sistema.

Depender apenas do dinheiro da Previdência Social (INSS) é algo praticamente impensável para quem tem consciência financeira e quer conquistar a real independência financeira.

Se você quer se aposentar de verdade, vai ter que criar um planejamento de longo prazo e ter muita atenção a ele.

Sendo assim, qual a diferença entre independência financeira e aposentadoria? É sutil, pois elas se parecem. 

A ideia é que você tenha dinheiro suficiente para parar de trabalhar se quiser, mas nem todo mundo quer isso de verdade. O que as pessoas querem é a liberdade de fazer o que quiserem, quando quiserem, sem depender de um emprego com horário fixo de segunda a sexta e a independência financeira é uma boa maneira de alcançar essa liberdade.

Quanto dinheiro preciso ter para alcançar a Independência Financeira?

Liberdade de ter que trabalhar para sobreviver. Liberdade de se preocupar em pagar aluguel a tempo. E liberdade de uma tonelada de outras obrigações financeiras.

O parâmetro quantitativo de liberdade financeira para mim é ter 100 vezes o que você gasta por mês para viver. Mais sobre isso você pode aprofundar no meu artigo: Liberdade financeira, a sua conquista

Mas quanto tempo levaria e quanto você teria de economizar para se tornar financeiramente independente? Para responder a essas perguntas, primeiro você deve entender quais são os estágios da independência financeira.

Conheça os estágios da independência financeira

Liberdade de curto prazo

A primeira fase da independência financeira é quando você consegue guardar dinheiro suficiente para viver um determinado período de tempo sem depender de um salário. 

Esse espaço de tempo que pode durar de três meses a um ano, também é conhecido como reserva de emergência. Se algo inesperado acontece, é com esse dinheiro que você deve contar para não se endividar.

Um dos fatores a considerar, é que o valor guardado na reserva deve ser suficiente para manter o seu padrão de vida atual. Ou seja, ele  deve conseguir cobrir todos os seus gastos mensais, ou pelo menos a maioria. 

Este é apenas o primeiro estágio. Chegar até aqui é seu treinamento para alcançar os próximos.

Independência de contas

A dívida é um dos principais fatores que vai te impedir de alcançar a independência financeira. Então, priorizar o pagamento delas é fundamental para atingir o seu objetivo. 

O ideal é que você trace uma estratégia para quitar suas dívidas, seja sua abordagem a de pagar logo aquela com os maiores juros ou a de menor valor, mas você deve ter essa prioridade e trabalhar para chegar aqui. 

Se você não está endividado, procure pagar as suas contas sempre à vista e tenha um padrão de vida condizente com o seu orçamento, não gaste mais do que você ganha e procure economizar pelo menos 20%. 

Leia o artigo: Veja como sair das dívidas.

Liberdade de emprego

Ao chegar nesse estágio você já possui maior estabilidade e liberdade para construir a sua vida conforme desejar. 

Alcançar a liberdade de emprego significa que se a sua fonte de renda principal faltar, você tem uma segunda fonte e poderá viver dela sem muita dificuldade.

Este nível de independência financeira é fundamental para quem está constituindo família. Caso algum dos membros resolva fazer uma mudança de carreira ou a chegada de um filho aconteça, ter reservas maiores ajuda a manter o orçamento no caminho certo.

Apesar de que os investimentos ainda não ofereçam retornos que cubram todo o orçamento necessário, ele pode vir como um complemento da renda. 

Independência total

O estágio onde todo mundo quer chegar. Ao alcançar a independência total você consegue viver com os rendimentos das suas aplicações. Ou seja, os retornos delas superam os seus gastos mensais de forma segura. 

Chegando aqui, você não precisa ter um emprego formal para manter seu estilo de vida, a menos que queira se dedicar a algo que gosta de fazer ou para ganhar mais dinheiro.

Ao alcançar a independência financeira, fica mais fácil realizar os seus sonhos, como abrir o seu próprio negócio ou comprar aquele bem de consumo que você sempre quis.

Neste estágio, o segredo é continuar investindo e aplicando boas estratégias para garantir que os rendimentos estejam de acordo com o seu padrão de vida.

Como alcançar a independência financeira

Agora você entende os estágios da independência financeira, mas como chegar lá?

Não existe uma fórmula mágica para se alcançar a independência financeira. O que existe é um processo de planejamento financeiro bem executado.

Este processo não é fácil. Para alcançar a independência financeira você entrará em uma jornada que envolve várias mudanças de hábitos.

Além de aprender como economizar e como investir seu dinheiro, você vai precisar ter muita disciplina e determinação para alcançar a independência. Por isso é muito importante manter a motivação!

Quer aprender a fazer um planejamento financeiro? Confira as dicas abaixo:

Crie um planejamento financeiro

O primeiro passo para conseguir a sua independência financeira é fazer um planejamento. Para isso, você pode utilizar planilhas ou aplicativos de celular. 

O planejamento financeiro deve conter todos as entradas e saídas de dinheiro do seu orçamento. Ou seja, até aqueles pequenos gastos devem fazem parte dele. 

A partir de todos os dados que você colocou na planilha, faça uma análise do seu orçamento. Identifique para onde está indo o seu dinheiro e em que categorias você pode cortar gastos. 

Você vai perceber que é possível fazer boas economias através de mudanças sutis no padrão de vida. Com o tempo, economizar se tornará um hábito.

Crie teto de gastos

A falta de controle dos gastos é um dos fatores que mais impede que as pessoas alcancem a independência financeira.

Então, depois de fazer o seu planejamento orçamentário, estabeleça limites para todas as áreas, principalmente para custos extras, como idas ao shopping, etc. 

Invista o seu dinheiro

Investir o seu dinheiro é a melhor forma de atingir a sua independência financeira, mas antes de começar a escolher as aplicações, conheça o seu perfil de investidor. 

Com ele, você conhecerá a sua tolerância aos riscos e os ativos mais adequados. 

O mercado financeiro oferece uma gama enorme de investimentos, tanto em renda fixa, quanto na variável. Tenha em mente que os papéis de renda fixa devem ser a base da sua carteira e que diversificar seus investimentos é a estratégia para o sucesso. A melhor forma eu vou te ensinar

Envolva sua família nesse plano

Não importa o quão organizado você seja com suas finanças, a menos que seu cônjuge seja igualmente disciplinado, econômico e tenha visão de longo prazo para investimentos. 

Se sua família não estiver no mesmo ritmo, seus esforços para uma vida melhor e financeiramente independente serão como lutar na areia movediça.

Enquanto você tenta construir uma vida, sua família gasta seu dinheiro, tornando quase impossível que você consiga alcançar a independência financeira.

Para realmente alcançar seus objetivos, você precisa ter o apoio, por isso é importante conversar sobre dinheiro com sua família, tanto com seu parceiro, como com seus filhos. 

Todos precisam estar cientes do que você quer alcançar e de qual participação terão nesse processo.

Sua independência financeira te espera

Tendo feito um planejamento financeiro, você já estará trilhando o caminho para a independência, mas lembre-se de que o processo é demorado e exige mudanças de hábitos, então não desanime!

Corte as coisas com as quais você não se importa, para fazer mais das coisas que você gosta. 

E para entender melhor o tema e como chegar lá, leia o meu artigo: Liberdade financeira, a sua conquista

Luiz Fernando Roxo

5 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!