blog do luiz fernando roxo.
bdrs

BDRs: TUDO sobre este Tipo de Investimento

Sabemos que para ter cada vez mais sucesso no mercado financeiro é necessário sempre diversificar sua carteira.

Mas às vezes diversificar sua carteira não é tão simples, pois talvez você conheça as ações convencionais, porém existem alguns papéis que podem te abrir um leque de opções.

Dentre esses papéis tem o famoso bdr, que é um certificado que representa uma ação do exterior, sendo assim apresentando muito mais ações que você pode começar a estudar e incluir em sua carteira.

Então, caso queira adicionar a bdr em seu cotidiano, entenda melhor como funciona de maneira geral esse certificado leia esse artigo.

O que significa BDR?

BDRs significa Brazilian Depositary Receipts,  e elas são um certificado que representa uma ação do exterior, e que são negociadas na B3.

Ao investir em uma bdr, não estará investindo diretamente na ação, mas sim em um certificado que a representa, ou seja não é necessário passar por um monte de burocracias que são necessárias para criar uma conta no exterior.

Com as BDRs você pode deixar sua carteira cada vez mais diversificada, que é o jeito mais seguro de se investir.

Quais são os tipos de BDRs?

Os BDRs como já sabemos, são um certificado que representa uma ação do exterior.

Mas você sabia que existem dois tipos deste ativo? Te explicaremos a seguir:

Patrocinados 

O BDR patrocinado é quando a empresa estrangeira que é representada pelo certificado tem interesse que a sua sua ação de alguma forma esteja no país.

Ao demonstrar interesse, ela mesma é quem busca uma instituição depositária para que ela comece a ser negociada no país.

Além disso, esse tipo de BDR tem 3 níveis, eles serão explicados mais pra frente.

Não patrocinados 

Esse tipo de BDR é o mais comum na bolsa de valores B3. A BDR não patrocinada obviamente é o contrário da patrocinada.

Sendo assim, a empresa não irá procurar lançar seus certificados, e sim é procurada pela instituição depositária.

Apesar dessa diferença entre os tipos da BDR, o investidor não precisa se preocupar, pois terão resultados parecidos e além disso seguem a mesma legislação. 

Vale ressaltar também que a maioria das BDRs são desse tipo.

Leia também: 5 Corretoras para investir no exterior

Quais são os níveis de BDRs?

Como já disse no tópico anterior, sobre tipos de BDR, ela também é separadas por níveis, agora irei explicar melhor como funcionam esses níveis: 

Nível 1: 

Nesse nível a empresa não precisa se inscrever na CVM (comissão de valores mobiliários) e ela só pode ser negociada no mercado de balcão.

Após o dia 22 de outubro de 2020, esse tipo de investimento foi liberado para o público em geral, antes dessa data, apenas investidores qualificados (com pelo menos 1 milhão na conta) podiam comprar esses certificados.

Caso essas BDRs de nível 1 sejam colocadas a mercado através de oferta pública, elas terão um limite de 50 investidores.

Nível 2:

Nesse nível a empresa é obrigada a estar na comissão de valores imobiliários, também terá que seguir todas as normas brasileiras.

Ela pode ser negociada no pregão da bolsa, balcão organizado e até de forma pública, mas desta forma passará por restrições.

Nível 3:

Como no nível 2 a empresa deve estar na CVM. 

Mas seu grande diferencial é que ela pode ser investida por qualquer cliente desde que ela tenha tido sua emissão através de ofertas públicas.

Como funcionam os códigos das BDRs?

Como disse anteriormente, as BDRs são encontradas na B3, como qualquer outra ação ela será representada por códigos.

Esses códigos sempre são formados por quatro letras, e também contém dois números, para que você identifique se ele é patrocinado ou não, e se caso ele é do nível 1, 2 ou 3.

Veja como diferenciá-las:

Patrocinados:

As letras não vão mudar independente de que tipo ela é, e de seu  nível, o que você tem que levar em consideração são os números.

Caso as letras sejam acompanhadas de 32, ela será uma BDR patrocinada de nível 2, caso ela venha acompanhada do número 33, ela também será patrocinada, porém será de nível 3.

Não patrocinados:

Para identificar se ela é uma bdr não patrocinada  é simples, ela tem que ter no seu código o número 34 ou 35.

TOP 10 empresas que disponibilizam BDRs e seus códigos:

Agora que você já sabe como funciona parcialmente uma BDR e seus códigos, você deve estar curioso quais empresas disponibilizam BDRs.

Para isso, vou listar 10 empresas que utilizam esse certificado em nossa bolsa de valores (lembrando que a lista não segue uma ordem, mas são grandes empresas que movimentam o mercado ):

*Os exemplos abaixo não se tratam de recomendações de investimento

10- JPMorgan (JPCM34)

 A JPMorgan, como é possível ver pelo código, é uma empresa não patrocinada, pois seu código termina com o número 34.

O setor desta empresa é serviços financeiros, foi fundada no ano de 1799 e sua sede é em Nova York. É um dos grandes bancos do mundo.

Em 2016 eles tinham mais de 250 mil funcionários e seus ativos chegavam a 8,5 trilhões de dólares. 

Tendo uma empresa deste tamanho na nossa bolsa nos traz muitos benefícios, e cada vez mais companhias estão fazendo parte da B3 e podendo trazer mais oportunidades de investimentos.

9- Macy’S (MACY34)

Como a JPMorgan, a Macy ‘s ela também é uma empresa não patrocinada. A Macis é simplesmente a maior loja de varejo de Nova York.

A sua principal loja ocupa um quarteirão inteiro e é conhecida por ser a maior loja do mundo, além disso ela possui cerca de 769 lojas.

Em 2021 a empresa teve uma grande valorização de 46%. 

8-Walt Disney(DISB34)

A B3 apresenta desde lojas de varejo, serviços financeiros e até uma companhia de entretenimento, e é considerada uma das maiores do mundo!

Com esse vasto número de empresas listadas na bolsa fica cada vez menos complicado investir, pois há cada vez mais opções de ativos!

7- Walmart (WALM34)

Como podemos ver, a maioria das BDRs listadas aqui são do tipo não patrocinadas.

Você já deve ter ouvido falar no Walmart, ela é uma grande multinacional, em 2010 foi considerada a maior. Atualmente é a maior loja de varejo dos Estados Unidos.

Ela foi fundada em 1962, no ano de 2012 ela já tinha mais de 8500 lojas, em cerca de 15 países, porém dependendo do país ela irá receber nomes diferentes, por exemplo no México ela se chama Walmax.

6- Facebook (FBOK34)

Com toda certeza você já deve ter ouvido no Facebook, uma rede social gigantesca, como você já sabe ela foi criada por Mark Zuckerberg.

Mas você sabia que é possível investir nela aqui no Brasil ? 

Sim é possível, graças às BDRs, que facilitam demais a vida dos investidores, pois não é preciso criar uma conta no exterior para investir nessa empresa, é só investir através do certificado que a representa.

5- Tesla (TSLA34)

Sim, a empresa de uma das pessoas mais ricas do mundo, Elon Musk, está na B3 em forma de bdr para que possa ser investida. 

A BDR dessa empresa está entre as mais procuradas entre os investidores.

E por ver que seu código termina com o número 34, então também é uma empresa não patrocinada.

4- Google (GOGL34)

Graças a bdr é possível investir até em papéis do google, logicamente não diretamente, mas como já disse em um certificado que o representa.

Até um tempo atrás era mais restrito investir nessa bdr, só pessoas com mais de um milhão na conta tinham esse direito, mas felizmente isso mudou.

Para você saber a força que essa empresa tem, é só analisar alguns dados, por exemplo 70% das buscas feita na internet é através do google, então por conta da bdr é possível investir nessa multinacional.

3- Coca-cola (COCA34)

Falando em empresas gigantes que estão em bdr não poderia deixar de fora a coca-cola, que recentemente se envolveu em uma “polêmica”.

Quando o português Cristiano Ronaldo rejeitou a coca-cola, isso fez com que as ações caíssem muito, isso viralizou no mundo todo, até quem não estava tão ligado no mercado financeiro ficou sabendo dessa notícia.

Apesar de você talvez também não gostar tanto de coca cola, pode ser do seu interesse investir nessa bdr.

2- Amazon(AMZO34)

A Amazon tem alguns ramos, desde serviços de streaming e até comercialização de produtos online, o setor mais forte da empresa é a venda de produtos.

A empresa foi criada por Jeff Bezos, uma das pessoas mais ricas do mundo atualmente, muita parte da sua riqueza vem graças a sua companhia. 

Como todas as outras bdr listadas, ela também é do tipo não patrocinada, porém isso não interfere muito na hora de investir.

1- Apple (AAPL34)

Como já tinha dito no início do texto, a grande parte das bdr listada na b3 são não patrocinadas, com a apple isso não é diferente.

A Apple é considerada a marca mais valiosa de todas, criada pelo gênio Steve Jobs, então se caso queira investir nessa empresa é só procurar seu código na B3.

Para que servem as BDRs?

É muito burocrático criar uma conta no exterior só para investir em empresas estrangeiras.

Dito isso, a bdr apresenta sua grande função, que é ser um certificado que representa uma ação do exterior, apesar de você não investir diretamente na empresa, mas vai estar investindo em um papel que representa aquela empresa.

Agora que você já tem ideia do que é uma bdr, e o tanto de grandes empresas que utilizam desse certificado, é necessário entender as vantagens e desvantagens desses papéis.

4 Vantagens de investir em BDRs

Investir em bdrs apresenta algumas vantagens, desde sua importância para ajudar a diversificar sua carteira e entre outros pontos que faz desse certificado tão vantajoso:

1. Simplicidade: Graças ao Brazilian Depositary Receipts(BDR) é muita mais simples investir em empresas estrangeiras, pois o investidor não precisa passar por tantas burocracias que é abrir conta no exterior.

2.Diversificação: Como sempre deixo claro em meu curso, é sempre importante você diversificar sua carteira.

E com a bdr é possível investir em muitas mais empresas, sendo elas internacionais. 

Quanto mais conhecimento você tiver sobre o mercado financeiro nacional e internacional, você será um investidor muito melhor e com mais possibilidades do que investir.

3.Moeda: Sim, a moeda pode ser uma grande vantagem, pois nossa não tem tanta proteção para desvalorização, isso fica claro, se analisarmos o que aconteceu em passado não muito distante.

Apesar de que para comprar o papel é feito a compra em real, as empresas são estrangeiras, sendo assim não utilizam a nossa moeda.

Grande parte das BDRs listadas na B3 são empresas norte-americanas, sabendo disso é fácil deduzir que a moeda deles sofre menos desvalorização que a nossa, sendo assim dando uma maior proteção ao investidor.

4.Possibilidade de investir em grandes multinacionais: Como mostrado no top 10 empresas que estão listada na B3, dá para ver a potências dessas grandes multinacionais.

E com essas BDRs, dão oportunidade para os investidores brasileiros comprarem papéis das maiores empresas do mundo, como a Apple, a Coca-Cola, a Amazon e entre outras companhias.

Riscos de investir em BDRs

Praticamente tudo que é vantajosos, também irá apresentar riscos, nesse tópico vou explicar alguns desses riscos:

-Risco cambial: Esse talvez seja o maior problema de investir uma bdr, por exemplo, se você for comprar um papel de empresa norte-americana, mesmo que ela valorize, você pode ter uma desvantagem, pois nossa moeda pode desvalorizar comparado ao dólar isso faz com que seu lucro seja menor.

-Mercado internacional: Se o investidor quiser obter lucro com bdr, deve estudar bastante o mercado financeiro do exterior.

Para saber como está o funcionamento, como o mercado pode afetar aquela papel, até como está a moeda do país que sedia determinada empresa.

Leia também: Como investir em dólar na Bolsa?

Como investir em BDRs?

Agora que você já tem um bom conhecimento sobre BDR, vou te mostrar como comprar esse tipo de papel.

Lembrando que você estará investindo de forma indireta nessa empresa, mas dessa forma se torna muito mais simples investir em empresas estrangeiras.

Como qualquer tipo de investimento que você for começar é preciso primeiramente saber qual é seu perfil de investidor.

Ou seja, saber quais tipos de investimentos combinam com seu perfil, analisar se você quer lucros a curto ou a longo prazo, identificar se você é um investidor agressivo ou conservaodr e entre outros pontos. 

Agora que já identificou seu perfil, é preciso abrir uma conta em uma corretora, selecionar uma de confiança, que te apresente as BDR de seu interesse, o nível de dificuldade do Home Broker e a taxa de corretagem. 

Agora fica mais simples, estude quais BDR podem te trazer lucro, e pesquisem seus respectivos códigos.

Como funciona a tributação sobre BDRs?

Para te ajudar ainda mais com o Brazilian Depositary Receipts (BDR) vou te mostrar como funciona a taxação  desse tipo de papel.

A tributação é de cerca de 15% do valor lucrado, fora já os valores já inclusos em qualquer tipo de investimento, como as corretagens. 

Aprenda mais sobre o mercado financeiro

Curtiu este artigo? O mercado financeiro te dá muitas possibilidades de fazer dinheiro, e para isso, você só precisa do conhecimento certo.

E sabe aquela frase da sua avó “esteja preparado para quando a oportunidade bater à sua porta?” no mercado financeiro ela não poderia ser mais verdadeira.

Se você souber qual estratégia aplicar, que ativo deve entender melhor nos diferentes momentos do mercado, você com certeza estará à frente.

O curso Capitalista Selvagem foi desenvolvido pensando exatamente nisso, em te ensinar diferentes categorias de investimentos, como: renda fixa, renda variável, criptomoedas e até um pouco sobre opções, para que você tenha conhecimento suficiente para diversificar sua carteira de forma segura e rentável!

Legal né? Pra saber mais sobre como se tornar um Capitalista Selvagem é só clicar aqui.

Conclusão:

Com esse texto espero ter te ajudado a adquirir mais conhecimento sobre o mercado financeiro.

Se caso for do seu interesse as bdrs podem te apresentar várias vantagens, uma delas é simplificar a maneira de investir em empresas do exterior, já que elas são certificados que vão representar essa empresa.

Como já explicado, as bdr são diferenciadas por níveis e tipos, e o tipo mais comum na B3 é a não patrocinada, ou seja não foi a empresa que teve o primeiro interesse de ter de alguma maneira sua ação em nossa bolsa.

Mesmo assim, temos diversos certificados de de bdrs gigantescas, como a Apple, Tesla, JPMorgan, Google e entre outras grandes companhias.

Com isso o investidor poderá fazer algo que acho de suma importância para obter sucesso, que é diversificar sua carteira, com as BDR você pode diversificar-lá com empresas do mundo todo.

Mas é necessário também estudar o mercado internacional e saber seus riscos. 

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!