blog do luiz fernando roxo.

O que é o dividendo sintético?

Com a atual tendência de juros baixos no Brasil, a bolsa de valores recebe cada vez mais pessoas, buscando dividendo e lucros, portanto é importante aprender sobre este tipo de investimento.

Desta maneira, ela se torna uma importante forma de remunerar o seu capital como renda variável, porque o dividendo sintético é uma espécie de renda extra com opções.

Afinal, com o lucro operação, você pode formar a sua proteção de carteira, assim, você não precisa investir mais dinheiro do seu bolso para a proteção.

Leia este artigo e compreenda melhor o que eu estou dizendo.

Como proteger o seu capital em bolsa de valores?

Com juros abaixo de 2,75%, a renda fixa deixa de ser suficiente para atender aos conhecedores de investimentos.

Sendo assim, começam a buscar fontes de ganhos maiores, se deparando então com os riscos e as oportunidades.

Recentemente vimos uma grande queda nos mercados, entre janeiro e março de 2020 e os valores das ações despencaram rapidamente mais de 30% no Brasil.

Gerando medo e aversão ao risco, entretanto, ainda assim, muitos se vêem quase que forçados a diversificar seus investimentos para conseguir ganhos sustentáveis ao longo do tempo, usando dividendos por exemplo.

Justamente, muitos se perguntam: como posso participar da bolsa com menor risco?

Diminuindo o seu risco de mercado.

É possível sim, diminuir o risco da sua exposição em ações de empresas listadas na B3.

Eu chamo isso de: seguro de carteira.

Seguro de carteira é comprar puts (opções de venda).

Usando um valor pequeno, comprando opções de venda com a característica de estarem muito “fora do dinheiro” no momento da compra.

As opções muito “fora do dinheiro” são aquelas com baixa probabilidade de dar exercício.

Geralmente custam centavos, o que te permite comprar grandes quantidades com pouco capital.

Quando o mercado cai, as opções fora do dinheiro entram no dinheiro e até bem dentro do dinheiro dependendo do tamanho e da velocidade da queda.

Por este comportamento é que os gestores mais atualizados e com as melhores técnicas de manejo de risco e de proteção de carteira têm usado as puts para se proteger das quedas.

Percebeu-se que, ao invés de evitar o uso de ativos com grande variação, diminuindo ilusoriamente o risco, o melhor é a compra de puts muito fora do dinheiro, que justamente apresentam uma enorme variação positiva em casos de quedas agudas.

tail hedge = seguro de carteira

À princípio, o termo tail hedge nasce do esforço incessante de alguns pensadores e empíricos de mercado, tais como Nassim Taleb e Mark Spitznagel em comprovar o poder das opções.

As opções, que muitas vezes foram tidas como algo “agressivo” ou arriscado, foram estudadas a fundo,  bem como seu comportamento, preços e curvas.

A prática mostrou que uma pequena exposição constante em opções muito fora do dinheiro pode te proteger em uma queda.

Mais do que isso, em muitos casos farão seu saldo ficar positivo, mesmo em uma grande queda, se ela for rápida, principalmente.

Exposição convexa pelo dividendo sintético.

Chamamos a isso de exposição convexa, porque se a bolsa sobe você ganha com as ações, pagando tranquilamente o custo da compra das puts para proteção.

Portanto, qual seria o seu risco?

Se o mercado ficar mais tempo em um comportamento lateral dos preços, oscilando dentro de uma faixa de amplitude menor, você não ganharia ou ganharia pouco nas ações e, o custo do carrego de suas puts pesaria, representando muito do total.

Então, o problema que se apresenta aqui, que faz com que o seguro de carteira ainda não seja a solução ideal para o problema da proteção do seu investimento em bolsa de valores, é justamente o custo da compra das puts.

Então, qual é a solução para diminuir o custo de seu seguro de carteira?

O dividendo sintético.

O dividendo sintético é um termo que eu criei.

Para uma operação ganha ganha, que te permite ganhar dinheiro com a alta das ações e se proteger das grandes quedas ao mesmo tempo.

Além de proteção nas grandes quedas, montando corretamente o seu dividendo sintético, você poderá até ganhar em uma grande queda, também.

Ou seja, a solução para o grande problema dos investimentos, o risco de uma grande queda se tornar irrecuperável te levando a grandes perdas.

Ao unir o seguro de carteira com operações de geração de renda, você cria um moto perpétuo, um sistema de ganhos auto-sustentável, que se retro-alimenta em ganhos compostos ao longo do tempo e sem custo resultante.

Ele te permite ganhar nas altas, não perder quando o mercado estiver de lado e ainda por cima ganhar nas grandes quedas.

Portanto, o dividendo sintético é uma operação estruturada de rolagem sistemática que gera uma renda mensal.

Que pagará pelas suas compras de puts.

Que por sua vez deixarão a sua exposição em bolsa de valores totalmente protegida, mais do que isso, convexa.

Balanceamento dinâmico.

O dividendo sintético é a união do meu balanceamento dinâmico com o lançamento coberto parcial e o seguro de carteira.

O Balanceamento dinâmico que criei, me dá os próximos preços de compra e de venda dos ativos de renda variável no meu portfólio.

Pelo teorema da separação em dois fundos, a dinâmica dos ajustes entre renda fixa e renda variável e mesmo entre dois ativos de natureza variável, leva a um ganho superior à média dos mesmos.

Se tenho a separação em um fundo livre de risco e um fundo de ações, também posso utilizar o poder das opções para me proteger 

E ainda posso usar as opções para gerar um caixa que aumente o crescimento composto do capital agregado à riqueza final.

Finalmente posso lançar opções de venda nos meus preços de compra de ações e opções de compra no meu preço de venda dos papéis usando o balanceamento dinâmico.

Com isso gerarei um caixa que deixará meu custo de proteção, a compra de puts, tendendo a zero.

Como cobrir seu custo de proteção?

Realmente, o custo da compra de proteção através de opções de venda pode ser alto, diminuindo seus ganhos acumulados no longo prazo.

Mas, se você fizer da maneira correta o manejo e as operações simultâneas de geração de renda, você financia a compra do seu seguro de carteira com a taxa e ele sai de graça para você.

Eu venho estudando, testando e aplicando há muitos anos este conceito em minhas carteiras pessoais.

Depois de muito aperfeiçoamento, ajustes e melhorias, compartilho com você esta visão.

Este conhecimento, portanto, te permitirá saber exatamente como proteger a sua carteira usando opções de venda e gerar caixa para diminuir o custo desta proteção.

Também irá se remunerar em caso de um mercado de comportamento lateral, te deixando com um potencial de ganhos muito grande, o nome desse potencial é opcionalidade.

O poder do dividendo sintético.

Com o dividendo sintético, você usa o poder das opções a seu favor.

Diminuindo muito o custo da sua proteção, você terá a tranquilidade do seguro de carteira enquanto participa dos ganhos nas altas do mercado.

É uma macro visão dos investimentos em busca do moto perpétuo, uma operação que te protege das quedas, te permite ganhar nas altas e te permite um custo muito baixo, ou zero para sua proteção.

A longo prazo, o poder dos ganhos nas quedas, nas altas e a taxa gerada para financiar suas operações fará uma enorme diferença no aumento dos ganhos compostos que resultarão no crescimento do seu capital.

Estou no Instagram:

@luizfernandoroxo

Luiz Fernando Roxo

7 comentários

  • Comprei o Curso Dividendo Sintético junto com o do Pozinho, no entanto só tem o vídeo de Boas Vindas disponível.

    As aulas ainda não foram liberadas ou tem algum problema realmente?

    O do Pozinho está tudo ok, as vídeo aulas estão todas lá!

    Att, Vinicius Cosis

    • Olá Edu! No momento os cursos não estão abertos para inscrições, mas fique ligado nas redes do Roxo para saber das novidades

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!