blog do luiz fernando roxo.
Início » Ações que mais subiram em 2020: Veja a Lista Completa

Ações que mais subiram em 2020: Veja a Lista Completa

Em um ano tão turbulento e com grande volatilidade nas bolsas de todo mundo, algumas ações conseguiram se sobressair. 

Por isso, conhecer as ações que mais subiram em 2020 é importante para entender quais empresas estavam melhor preparadas e quais setores se beneficiaram com a crise. 

Afinal, 2020 foi um ano extremamente atípico, entre ameaças de terceira guerra mundial no começo do ano, uma quarentena devido a um vírus extremamente contagioso e a eleição de um novo presidente dos Estados Unidos. 

Entre o isolamento social, restrição de horários e quantidade de consumidores em lojas, a diminuição no consumo de itens considerados não essenciais, entre outros fatores que deixaram o mercado de cabeça para baixo.

No entanto, algumas empresas souberam se adaptar melhor ao “novo normal” e não apenas sobreviveram, como também registraram grandes altas. 

E para te ajudar a ter uma visão mais clara do mercado neste período, listamos aqui as ações que mais subiram no último ano, ou seja, quais foram mais valorizadas. Na outra ponta, você vai conhecer as que mais caíram também.

Além disso, caso queira se preparar melhor para as próximas crises, veja no vídeo a seguir como proteger sua carteira de ações com Opções:

O Mercado Financeiro em 2020

Depois de um longo período de instabilidades compreensíveis no mercado de ações, a bolsa de valores brasileira finalmente se recuperou ao patamar onde se encontrava antes do começo da pandemia. 

Apesar de ainda haver muito trabalho a ser feito para que a situação volte totalmente ao normal, o mercado tem se mantido otimista, pensando já no fim da pandemia e contando com a volta dos consumidores à rotina.

Enquanto alguns setores da economia tiveram perdas catastróficas e estão tendo dificuldades para se reerguer, outros conseguiram subir muito mais do que em situações normais.

Isso porque aproveitaram as demandas que surgiram com a quarentena com a impossibilidade das pessoas de sair de casa.

Empresas que apostaram na venda de produtos cuja demanda subiu com a reabertura da economia dispararam. 

Com o aumento no valor do dólar, as empresas que trabalham com produtos para exportação também se beneficiaram bastante.

Quem soube se adaptar também não ficou para trás durante os meses de fechamento da economia. 

Empresas alimentícias e varejistas que investiram em entregas a domicílio tiveram bons resultados no ano.

Vamos analisar mais diretamente algumas empresas que tiveram bons resultados no ano de 2020:

Ações que mais subiram em 2020

Uma empresa ser capaz de obter uma valorização de 100% em um ano já é por si só um feito e tanto. Em um ano de pandemia então, nem se fala. 

E esse foi o caso de 4 dos 10 papéis com maiores altas registradas. 

A número um do ranking das ações que mais subiram no ano foi a empresa CSN, que acumulou ganhos de 126%. 

A empresa, que é exportadora de minério de ferro, se beneficiou da gigante demanda da China e de um dólar muito mais forte. 

Esses mesmos fatores contribuíram para as altas de Usiminas e Vale, ambas na lista das 10 maiores altas do ano. 

Apesar de não fazer parte de um setor específico da economia que cresceu durante as peculiaridades da quarentena, a Weg conseguiu uma alta expressiva de 120%.

E, dessa forma, foi a segunda colocada entre as maiores altas da bolsa de valores brasileira. 

Isso se deu graças à sua boa estruturação no mercado e a capacidade de atender diversos outros mercados com seus produtos.

A bolsa de valores brasileira, conhecida como B3, colheu bons lucros devido à presença recorde de investidores físicos durante o período de 2020 (2,4 milhões). 

Isso porque a bolsa se apresentou como uma boa opção para investidores que desejam juros mais altos.

A Suzano é uma companhia do ramo de papel e celulose que também conseguiu se manter bem devido à grande parte de seus lucros virem da exportação. 

Com a alta do dólar em relação ao real, fica fácil ver porque suas ações valorizaram tanto.

O isolamento social fez com que a atenção dos investidores se voltasse para empresas de tecnologia, um setor ainda pouco desenvolvido no Brasil, mas que pode vir a crescer muito ainda. 

Assim, a gigante Magazine Luiza apostou forte em seu e-commerce e suas ações se sairam muitíssimo bem na bolsa.

Confira a seguir a lista das 10 ações que mais subiram:

PosiçãoAçãoCódigoVariação %
1SID NACIONAL ONCSNA3125,73
2WEG ONWEGE3120,19
3PETRORIO ONPRIO3112,31
4MAGAZINE LUIZA ONMGLU3109,78
5BRADESPAR PNBRAP473,06
6VALE ONVALE370,49
7USIMINAS PNAUSIM555,06
8B3 ONB3SA349,96
9SUZANO PAPEL ONSUZB347,53
10LOCALIZA ONRENT346,37
*Dados retirados do Valor Investe em Janeiro de 2021

Ações que caíram em 2020 

Por outro lado, várias ações tiveram grandes desvalorizações por conta dos efeitos da crise pandêmica. De forma irônica, a pior queda nas ações foi a da IRB Brasil, uma empresa que trabalha com seguros. 

A empresa se envolveu em problemas de transparência, o que levou à demissão de diretores e crescente desconfiança dos investidores, o que causou um grande impacto sobre suas ações.

Em segundo lugar nas quedas, a empresa do ramo de educação Cogna sofreu bastante com os efeitos da quarentena. E a principal causa foram os cortes realizados à programas como o Fies e os descontos obrigatórios previstos pelo governo. 

Por estar em uma situação mais frágil que seus concorrentes, e por não apresentar planos de reestruturação condizentes com a situação, muitos acionistas decidiram encerrar seus investimentos nela.

Sobre os setores de viagens e turismo, apesar da leve valorização no final do ano com a reabertura da economia e o otimismo crescente com a chegada da vacina, no geral o ano foi de baixa para as ações dessas empresas. 

Ou seja, um cenário totalmente compreensível e esperado quando levamos em conta uma quarentena em escala mundial. 

Por isso, entre as ações que mais cairam em 2020 estão as de empresas deste setor. Entre elas: Embraer, CVC, Azul e Gol.

Além disso, se o ano foi muito bom para as vendas on-line, ele foi péssimo para as vendas em lojas físicas. 

E as restrições de circulação de pessoas, aliados ao fechamento de lojas físicas e redução do consumo de bens não essenciais foi um grande golpe para empresas que trabalham com este tipo de produto. 

Entre as mais afetadas, podemos citar a BR Malls e a Hering, com perdas consideráveis que lhes garantiram um lugar entre as 10 empresas que mais sofreram no ano.

Por fim, vemos a Cielo nessa lista. Por motivos semelhantes às de varejo físico, devido à diminuição das transações monetárias, mas também pela chegada de vários concorrentes no mercado, que tem investido bastante em soluções modernas e tecnológicas.

Enquanto a Cielo tem dormido no ponto, respondendo de forma muito mais lenta que seus concorrentes à mudanças do mercado.

AçãoCódigoVariação
IRB BRASIL RESSEGUROSIRBR3-76,90%
COGNACOGN3-59,49%
EMBRAEREMBR3-55,14%
CIELOCIEL3-50,28%
CIA HERINGHGTX3-48,37%
CVC BRASILCVCB3-46,59%
BR MALLSBRML3-45,18%
BRF S.A.BRFS3-37,39%
AZULAZUL4-32,57%
GOLGOLL4-32,23%
Dados retirados da Bovespa em Dezembro de 2020

Melhores ações para 2021

AçãoCódigo
KLABINKLBN4
BANCO DO BRASILBBAS3
BRADESCOBBDC4
OMEGA GERAÇÃO S.AOMGE3
EZTECEZTC3
ALUPAR INVESTIMENTOS S.AALUP11
YDUQSYDUQ3
ECORODOVIASECOR3
SANEPARSAPR4
PETROBRASPETR4

1 – Klabin

Após uma boa valorização em 2020, essa líder mundial na produção de celulose encontra-se forte e preparada para capitalizar em cima de sua posição para valorizar suas ações.

2 – Banco do Brasil 

Apesar dos grandes descontos nas ações, conta com uma boa perspectiva de valorização, como o investimento em digitalização e parcerias interessantes.

3 – Bradesco 

Um banco que tem investido bastante em soluções tecnológicas. Possui um bom histórico de atuação com seguros e no geral é uma instituição bem segura

4 – Ômega 

Focada na produção de energias verdes, uma demanda crescente no mercado mundial.

5 – Eztec 

Conta com uma boa quantidade de investimentos estratégicos, além de atuar em segmentos que se beneficiarão bastante com a reabertura da economia.

6 – Alupar 

A transmissão de energia é protegida durante as crises, pois sua utilização ocorre independente da demanda.

7 – Yduqs

Uma empresa que soube inovar com a educação à distância e sobreviveu bem à crise, e que agora começa a buscar novas oportunidades de manter seu crescimento.

8 – Ecorodovias

Possui operações em rodovias importantes para o comércio nacional, o que certamente trará uma boa valorização com a abertura da economia.

9 – Sanepar 

Uma empresa de saneamento que tem mostrado uma boa melhoria de margens, além de saber controlar bem seus custos e prever suas receitas adequadamente.

10 – Petrobras

Após sobreviver à crise da pandemia exibindo uma boa gestão, essa empresa do estado está sendo valorizada após vender refinarias e focar seus esforços na produção de petróleo, apresentando custos competitivos.

Ações que mais valorizaram nos últimos 5 anos

SLC Agricola – 200%

Exportação de commodities agrícolas, se beneficiando bastante do aumento da exportação desses commodities, apesar de estar caindo levemente nos últimos anos, a empresa conta com uma ótima gestão, gerando confiança dos investidores.

Sinqia – 400%

Conhecida antigamente como Senior Solution, trabalha com softwares para sistemas financeiros, sejam bancos, seguradoras ou até mesmo previdência. Apesar do preço elevado das ações, promete retornos ainda maiores

Locamérica – 1300%

A líder em locação de frota na américa latina, considerando o tamanho e receita, além de ser o segundo lugar em locações particulares de carros. Seu crescimento chegou a esse novo patamar após a junção com a Unidas Locação, aumentando bastante o porte da empresa e valorizando suas ações.

Unipar Carbocloro – 1650%

No segmento químico, essa empresa praticamente monopoliza o mercado nacional desse segmento. Apesar de ter tido pequenas quedas nos últimos anos, sua posição ainda é extremamente sólida.

Magazine Luiza – 2200%

Essa varejista conseguiu um enorme crescimento nos últimos anos devido à sua capacidade de juntar comércio local, loja online e aplicativo em uma única cadeia de venda. Como vimos antes, ela continua crescendo e não parece estar perto de parar tão cedo.

Melhores investimentos para longo prazo

Ações

As ações, como já vimos, estão sujeitas a muitas oscilações ao longo do tempo, podendo ter tanto grandes lucros quanto perdas em espaços relativamente curtos de tempo. 

Ao adquirir uma ação, você se torna um sócio da empresa cuja ação foi comprada, e como tal, é importante que você considere com muito cuidado todas as características da empresa antes de investir. 

Apesar de você poder realizar transações bem rápidas com suas ações, existem investidores que apostam em suas ações pensando no longo prazo. 

Como vimos anteriormente, algumas empresas podem ter crescimentos absurdos em um prazo relativamente longo de 5 anos, então segurar suas ações por um bom tempo em uma empresa que você confia pode ser uma boa estratégia.

Tesouro Direto

Existem títulos disponíveis com opções de vencimento de 10, 20 ou até 50 anos. Se você realmente estiver interessado em um prazo realmente longo, essas podem ser as opções mais interessantes para você. 

Estas opções são interessantes para quem quer guardar dinheiro a longo prazo para uma aposentadoria, por exemplo, uma vez que existem opções indexadas à inflação, e que produzem rentabilidades superiores à poupança, sendo assim a opção superior para investir seu dinheiro no futuro.

LCI e LCA

Letras de créditos são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras com o objetivo de financiar diferentes setores da economia. 

É um investimento bem seguro e isento de imposto de renda sobre ele, o que tem atraído cada vez mais investidores. Como esse é um investimento sem liquidez diária, você pode resgatá-lo apenas no fim do contrato, o que significa que realmente é um investimento ideal para quem deseja retornos a longo prazo. 

Mesmo assim existem opções de prazo relativamente curtos, de 90 dias por exemplo, o que seria uma alternativa mais à curto prazo para quem precisar. 

Fundos de investimento

Os fundos de investimento são para investidores que preferem não quebrar a cabeça com números e previsões, deixando isso por conta dos gestores dos fundos, apenas realizando seus investimentos e esperando os lucros chegarem até eles. 

Apesar da vantagem de não precisar estar se preocupando ativamente com as flutuações do mercado, esses investimentos também costumam levar algum tempo para retornarem lucros consideráveis, portanto um bom investimento a longo prazo.

Cursos de Investimentos

Imagina você aproveitando o mercado de ações e ainda tendo ganhos exponenciais? 

No mercado financeiro, você aprende a investir e iniciar uma carteira de investimentos do zero. 

Basta, você está disposto a estudar, fazer aportes mensais e ter um planejamento estruturado para o seu futuro. 


Então conheça o curso Capitalista Selvagem e faça parte da maior comunidade de investidores do Brasil.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é curso-investimento-1-3.jpg

Conclusão

Para finalizar, tenha sempre em mente que ao realizar investimentos, é possível cometer alguns erros, especialmente quando você realiza investimentos pensando em retornos a longo prazo.

Lembre-se que a rentabilidade nem sempre é um indicador de lucros. Você pode até investir em um ativo com rentabilidade relativamente alta, porém se a inflação também for alta, no final do investimento seus lucros serão muito baixos. 

Para investimentos a longo prazo procure sempre variar seus investimentos de maneira a não ficar refém de uma única opção.

Também lembre-se de pesquisar bem sobre o ativo que você deseja antes de adquiri-lo, de forma a ter total certeza sobre o que você está fazendo e não ter nenhuma surpresa no final de seu contrato.

Por fim, não esqueça que um bom investidor tem disciplina, portanto trace sempre seus objetivos antes de começar um investimento para evitar se deixar levar por investimentos que estão “na moda”. 

Traçar bem os objetivos de quanto você quer ganhar e por quanto tempo deseja manter um investimento são essenciais para garantir que você não seja surpreendido de forma negativa em suas transações.

Leia mais: 

luiz fernando roxo.

luiz fernando roxo.

adicione um comentário

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!