Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o Tesouro Direto, um dos títulos que o compõe é o Tesouro IPCA, junto com o Tesouro Selic e também o Tesouro Pré-fixado.
Pareceu confuso? À frente vou explicar a diferença entre cada um dos títulos, principalmente do tesouro Selic e do tesouro IPCA.
A rentabilidade acumulada do Tesouro Direto varia bastante, pois a data de vencimento entre os títulos é diferente, além disso, em alguns casos se você resgatar seu investimento antes da data prevista em contrato, poderá não ter o lucro esperado por conta de um fenômeno conhecido como marcação a mercado.
O tesouro IPCA tem sua rentabilidade composta por duas taxas, o IPCA, e uma taxa pré fixada. Ou seja, se a inflação estiver alta, seu lucro será maior.
No texto te mostrarei como calcular a rentabilidade e até quando é a hora de resgatar esse ativo.
Caso queira aprender ainda mais sobre esse tipo de ativo, e enriquecer ainda mais seu conhecimento sobre o mercado financeiro, leia esse artigo.
O que é tesouro IPCA +?
O Tesouro IPCA é um título do governo. Então ao investir neste título, é como se você estivesse emprestando dinheiro ao governo, que vai te devolver em forma de taxas e com juros.
Esses títulos são normalmente utilizados para quem está ingressando no mercado financeiro, pois podem trazer mais lucro que a poupança, são investimentos ultra conservadores e é simples de investir.
Para te ajudar a entender melhor, quando você abre o site do Tesouro Direto na área de preços e taxas, vai se deparar com alguns títulos com nomes parecidos.
O que diferencia cada um deles é a sua data de vencimento e alguns possuem pagamento de juros semestrais, enquanto outros pagarão apenas na data do vencimento em questão.
Entenda melhor os tipos de títulos IPCA do tesouro nos próximos parágrafos:
*Títulos disponíveis na data de postagem do texto*
Tesouro ipca+ 2045
Esse tesouro é aconselhável para quem faz investimentos a longo prazo, pois é vantajoso esperar o título até sua data de vencimento para obter um bom lucro.
Sua rentabilidade é o IPCA mais uma taxa que varia de acordo com a precificação do mercado.
O vencimento desse tesouro é só em 2045, então o dinheiro vai ficar rendendo e você obterá o melhor lucro possível na data de seu vencimento.
Tesouro ipca+ 2035
Como todos os ativos de tesouro direto ele apresenta poucos riscos, e também é mais utilizado para investidores que querem fazer investimentos a longo prazo, além de proteger seu patrimônio da inflação.
Sua rentabilidade é composta pelo IPCA e a porcentagem pré-fixada.
Sua data de vencimento é em 2035.
Tesouro ipca+ 2026
Como os outros dois tipos de investimentos do Tesouro IPCA, ele é usado por investidores conservadores e com foco no lucro a longo prazo, sua rentabilidade também é feita como a anterior.
E sua data de vencimento é em 2026. Sua rentabilidade é: IPCA mais a taxa% já pré fixada, essa porcentagem pode variar.
Tesouro ipca+ 2030 – com juros semestrais
Todos os títulos até o momento pagam seu investimento acrescido de juros apenas na data de vencimento, porém esse título realiza pagamentos semestrais (como o próprio nome sugere).
Esta é uma boa alternativa para quem deseja se proteger da inflação, mas também deseja ter rendimentos periódicos em seu portfólio.
Afinal, é como se você estivesse recebendo um “aluguel” a cada seis meses e essa renda extra pode ser utilizada para reinvestir em outras aplicações.
Entretanto, com o pagamento de juros semestrais o rendimento no longo prazo deste tipo de título acaba sendo menor do que os anteriores por dois motivos: os juros pagos não continuam rendendo e isso afeta os juros compostos ao longo do tempo e, além disso, a cada pagamento semestral, incide imposto de renda, o que prejudica o rendimento a longo prazo.
- Leia também: Carteira de investimentos: mais desempenho
- Simulador de Investimento: os 12 melhores de 2022
Qual melhor Tesouro Selic ou IPCA?
O Tesouro IPCA é voltado para quem deseja se proteger da inflação, porém sem necessidade de resgatar o investimento no curto prazo, já o tesouro Selic é um investimento a quem deseja criar uma reserva financeira com bastante liquidez.
Ambos permitem que o dinheiro seja retirado antes do prazo de vencimento, porém o Tesouro Selic sofre menos variações de valor, resguardando assim o seu dinheiro investido.
Como funciona o tesouro ipca?
O tesouro ipca funciona da seguinte forma, sua remuneração é feita de forma híbrida, uma parte do valor que irá receber é o valor pré-fixado a outra é um valor atrelado ao IPCA.
Apesar de ser um investimento de médio a longo prazo, este ativo pode ser resgatado antes de seu vencimento.
O tesouro ipca pode ser um bom investimento quando há altas inflações, pois o seu patrimônio fica seguro mesmo com a desvalorização da moeda.
Quando o Tesouro IPCA vale a pena?
O IPCA vale a pena para investidores que visam lucro a longo prazo. Para isso é preciso ter muita paciência.
E é um ativo mais utilizado para investidores mais conservadores, e quanto mais tempo o dinheiro estiver investido, mais lucro você terá.
Ou seja, é usado por pessoas que querem correr menos riscos, e como já disse é seguro mesmo com as crises e instabilidades.
Mesmo que passe por algumas variações negativas, caso espere até o vencimento do título você terá lucro. Além disso, tem um valor acessível para qualquer investidor, o valor mínimo é de trinta reais.
Quais os riscos do Tesouro IPCA?
Como todo investimento, ele também apresenta riscos, mas por ser um título do tesouro direto é uma das opções que têm os menores riscos.
O maior risco que tem é resgatar o ativo antes de seu vencimento, dessa maneira o risco de perder patrimônio aumenta, mas se esperar a data do vencimento, as chances de risco diminuem muito.
Por conta disso é preciso ter bastante organização e paciência.
Existe outro risco, porém é muito raro de ocorrer, que é se caso o governo te dê um calote, pois ele é credor das ações de tesouro direto, mas como já disse é muito improvável que isso aconteça.
- Leia também: Bancos digitais: 7 melhores [Lista 2022]
- Índices: Conheça os principais índices da Bolsa de Valores Brasileira
Tesouro IPCA negativo
Essa variação que pode ser negativa ocorre, pois o tesouro é em partes composto pela inflação.
Então se a inflação não estiver alta, o valor do IPCA pode ficar negativo. Outra coisa que impacta na variação do título são os reajustes das taxas pagas da parte pré fixada do título.
Por que o Tesouro IPCA oscila?
O Tesouro IPCA oscila por conta da inflação e condições do mercado, então se a inflação estiver em baixa, consequentemente o valor do tesouro vai oscilar negativamente.
E vice-versa, se as condições do mercado estiverem favoráveis, com alta inflação, irá aumentar o preço do Tesouro.
Mas tem alguns jeitos de não sofrer tanto com a volatilidade e a oscilação desse investimento.
Primeiramente é preciso se organizar e entender que essa operação pode ser vantajosa para você a longo prazo.
Porque se você esperar até a data do vencimento, será recebido o valor pré-estipulado na hora de sua compra. Caso tenha que resgatar antes do esperado, a oscilação pode ser um fator negativo, fazendo com que não receba o valor esperado.
Então, para evitar isso, certifique-se de que é possível esperar a ação até o dia de seu vencimento.
Como calcular?
Para fazer o cálculo existem sites e aplicativos que podem fazer isso por você, mas caso queira saber como calcular, veja só:
Primeiramente, o valor de um tesouro IPCA é composto por uma taxa fixa e mais a variação inflacionária.
Então para calcular a rentabilidade desse tesouro é só somar essas duas partes, lembrando que com o tempo essa taxa inflacionária terá variações, ou seja, se a inflação estiver alta, a ação também vai subir.
Como comprar tesouro IPCA?
Agora que você sabe tantas coisas sobre essa título, deve estar curioso sobre como comprar o tesouro IPCA.
Como disse, é um investimento a longo prazo, ou seja, caso seja um investidor mais conservador pode ser vantajoso ter ele em sua carteira.
Após entender se faz sentido comprá-lo é preciso procurar uma corretora para investir, procure a que pague menos taxas e tenha possibilidade de investir no tesouro IPCA.
Ao encontrar a corretora com esses requisitos é preciso estudar um pouco sobre o investimento e se vale a pena colocá-lo em sua carteira.
Também se decidir comprar esse ativo é preciso ter uma boa organização, pois a melhor maneira de ter lucro é esperar até o dia de seu vencimento.
Lembrando que esse ativo pode ser resgatada antes de seu vencimento, vou ensinar como é feito isso:
Como resgatar?
Agora que você já sabe como comprar esse título, vou te explicar como resgatar. O resgate desse ativo pode ser feito antes de seu vencimento, mas não é aconselhável.
E com resgate antes do esperado o investimento pode te trazer prejuízos, como dito em tópicos anteriores, o tesouro IPCA é composto por um valor fixo e mais uma taxa inflacionária.
Então se você retirar esse valor antes e a taxa inflacionária estiver desfavorável, o investidor pode não terá o lucro esperado.
- Leia também: Balanceamento Dinâmico: O que é Como usar para Investir
- Como Viver de DIVIDENDOS: 9 Dicas para começar [2022]
Aprenda mais sobre o mercado financeiro
Gostou deste tema? Quer saber mais sobre a renda fixa e também sobre a renda variável?
Preparamos um curso completo com mais de 60 horas de aulas gravadas e ainda vários tira-dúvidas ao vivo para você aprender tudo o que precisa saber sobre os diferentes tipos de investimentos.
Dê os seus primeiros passos no mundo do mercado financeiro e torne-se um Capitalista Selvagem criando estratégias, simulando as suas operações com cada vez mais segurança.
Veja como iniciar esta jornada clicando aqui:
Conclusão:
Agora que você leu todo o texto, com certeza sabe ainda mais sobre o mercado financeiro.
Espero que tenha entendido quais são os riscos, vantagens e entre outros pontos importantes sobre o Tesouro IPCA.
Que tenha entendido a diferença entre Selic e IPCA. A principal diferença é a volatilidade, a do Selic é bem menor do que a do IPCA. Essa diferença ocorre, pois o IPCA tem sua taxa composta pela taxa de inflação e mais uma pré-fixada.
Mas ambos os títulos são indicados para investidores conservadores que querem ter sua carteira bem diversificada, já que normalmente a data de vencimento é longa, e é perfeito para esse tipo de investidor, pois não terá tantos riscos.
Então para esse investimento dar certo é preciso muita organização por parte de quem comprar esse ativo, pois investirá um valor que só irá retornar em anos, porém com segurança.
Também mostrei como calcular a rentabilidade, que é só somar a taxa inflacionária e a pré-fixada, lembrando que tem sites que podem fazer isso para você, inclusive o site do próprio Tesouro Direto.
Mas esse ativo pode ser resgatado antes da data de vencimento.
Espero que com o texto tenha te ajudado com alguma dúvida que tinha sobre esse assunto.
Quanto investir por mês para juntar 1 Milhão de reais, apenas aplicando em Renda Fixa?
https://www.sagoinvestimentos.com.br/post/quanto-investir-juntar-1-milh%C3%A3o-de-reais
No próprio site do Tesouro Direto existe a sessão de Simulação, você escolhe a opção de aportes mensais ou montante final.
No seu caso você já definiu o montante final que deseja acumular, então basta selecionar essa opção para diferentes títulos públicos com prazos de vencimentos diferentes que ele mostrará diferentes valores de aportes que você deverá efetuar ao longos dos meses.