blog do luiz fernando roxo.

25 melhores livros de investimentos para ler hoje

Os livros de investimentos são fontes incríveis de conhecimento para o investidor   que deseja melhorar cada vez mais seu desempenho.

Acredito que os livros de investimento sejam uma ótima forma de ter acesso às ideias dos maiores gênios do mercado.

E se você quer ser um investidor de verdade e ter uma ótima performance em sua carteira, saiba que ler alguns dos autores que citaremos aqui é essencial!

Importância de ler livros sobre investimentos

Importncia de ler livros sobre investimentos

Principalmente quando o assunto é investimentos, será preciso estar preparado para qualquer acontecimento do mercado. 

Sendo assim, você precisará aprender a investir fazendo seu gerenciamento de riscos, ou seja, buscando ganhos sem se expor à ruína.

O segredo de grandes investidores, como Warren Buffett, Peter Lynch e Ray Dalio, é exatamente a forma como eles se expõe à grandes altas mas sem correr o risco das grandes perdas.

E sabe o que é mais incrível? A forma como esses investidores atual não é nenhum segredo e você pode aprender com alguns ótimos livros!

Então, para te ajudar nessa jornada, separei alguns livros sobre investimentos que são fundamentais para você se tornar um grande investidor. 

Melhores livros sobre finanças e investimentos

livros de finanças e investimento

1 – Iludidos pelo Acaso – Nassim N. Taleb

Iludidos pelo acaso livros de investimento

Nesse livro Taleb nos mostra que a aleatoriedade e o acaso têm um papel importante em nossas vidas. 

Além de expor alguns vieses que influenciam nossas decisões e podem nos enganar.

Devido ao viés do sobrevivente, por exemplo, tendemos a lembrar daqueles que alcançam o sucesso, mas não daqueles que ficaram pelo caminho, pois o cemitério dos perdedores é silencioso.

Além disso, nós criamos narrativas para encontrar padrões e racionalizar eventos que são frutos do acaso. Até tentamos encontrar o que os ricos fazem que os tornam ricos.

Mas esquecemos do papel da aleatoriedade no caminho dessas pessoas e não consideramos aqueles que agiram da mesma forma, mas que tiveram destinos bem diferentes.

Em uma ótima analogia do livro, Taleb nos provoca mostrando que se reuníssemos uma amostra grande o suficiente de macacos fazendo trades aleatoriamente, inevitavelmente um deles seria tão bem sucedido quanto os maiores investidores do mundo.

Então pense naquele seu amigo que está tentando lhe convencer a fazer day trade, ou pior, a operar opções binárias, porque ele viu determinado influencer tendo sucesso com essas operações.

O que acontece é que ele está olhando para a ponta do iceberg e não consegue enxergar todas as pessoas que acabaram se dando muito mal operando da mesma forma que o tal influencer.

Portanto, não devemos olhar somente para os ricos e seus hábitos, mas para a amostra de quantas pessoas fizeram as mesmas coisas e quantos tiveram sucesso.


2 – A Lógica do Cisne Negro: O impacto do altamente improvável – Nassim N. Taleb

a logica do cisne negro

No livro A Lógica do Cisne Negro: O impacto do altamente improvável, de Nassim N. Taleb, fala sobre estatística e como nós estimamos erroneamente a probabilidade de alguns eventos acontecerem na vida real.

Nele, é intruduzido um dos conceitos mais importante do mercado financeiro, os Cisnes Negros, que são eventos que seguem 3 requisitos principais:

Basicamente, eventos do tipo Cisne Negro seguem 3 requisitos principais:

  1. São outliers, ou seja, nada no passado aponta que tal evento poderia acontecer, e sendo assim nós não estamos preparados para ele.
  2. Exercem impactos extremos, mudam completamente o jogo.
  3. Apesar de ser um outlier, criamos narrativas sobre como ele era previsível e explicável, mas só depois que o evento já aconteceu.

Além disso, somos introduzidos ao mundo do Mediocristão e do Extremistão.

Basicamente, no Mediocristão os eventos raros têm um certo limite quanto ao impacto que podem causar e não mudam tanto a dinâmica do jogo. 

Por exemplo, suponha que você irá reunir 1000 pessoas num estádio e medir a média da altura dessa amostra.

Mesmo que você adicione uma pessoa com altura muito fora da média, seja um gigante ou um anão, a média das 1001 pessoas não será muito diferente da média anterior.

Já no Extremistão basta um único elemento para mudar tudo, e é aqui onde os Cisnes Negros mostram seu impacto.

Exemplificando, se você pegar a média da renda das mesmas 1000 pessoas do exemplo anterior e então adicionar a renda do Bill Gates, é óbvio que a média será totalmente distorcida.

Então, pegando um gancho no Iludidos pelo Acaso, podemos concluir que as pessoas com sucesso médio geralmente estão envolvidas com atividades do Mediocristão.

Já as pessoas com sucesso estão geralmente envolvidas em atividades do Extremistão e contaram com uma dose do acaso, pois no Extremistão poucos ganham enquanto a maioria fica para trás.

3 – Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos – Nassim N. Taleb

antifragil livros de investimento

Se nos livros anteriores Taleb nos mostrou os problemas, no livro Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos ele traz a solução.

Basicamente, ele mostra que somos sim influenciados pelo acaso, mas ele não é único elemento que influencia em nosso sucesso.

Além disso, podemos até usar o acaso a nosso favor para nos expormos a grandes ganhos sem se expor a grandes perdas (lembre-se que esse é o segredo dos grandes investidores).

Isso é possível através do que Taleb chama de antifragilidade, a teoria que dá nome ao livro. 

Bem, você sabe que tudo que é frágil quebra em situações de stress, seja uma taça de cristal ao ser apertada com muita força ou uma estratégia em que, se der errado, você perde tudo.

Mas usualmente pensamos que o contrário do frágil é o robusto, mas isso não é verdade. Já que o robusto é neutro, no máximo ele não irá sofrer danos em caso de uma situação de stress.

Isso acontece porque ao apertar uma pedra com força, ela não ficará melhor, ela apenas se manterá como sempre foi.

Então, o contrário do frágil é aquilo que de fato irá se beneficiar dos períodos de stress, assim como na minha Estratégia do Pozinho!

Sendo assim, de acordo com o livro, podemos dizer que nos investimentos, o antifrágil é aquilo que te dá um potencial de ganho muito maior do que você pode perder, o que é chamado também de convexidade.

Foi baseado nas ideias deste livro que pensei na Estratégia do Pozinho!

E também é baseado nelas que nós fazemos a gestão do fundo de investimentos Polyface.

4 – O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

investidor inteligente livros de investimento


O livro O Investidor Inteligente é, com certeza, a obra mais citada quando se trata de livros sobre investimentos, mas também a menos lida de fato.

O autor Benjamin Graham foi o principal mentor de Warren Buffett e próprio Buffett considera o livro O Investidor Inteligente como a bíblia dos investimentos.

E ele é realmente um ótimo guia para o investidor, mas com certeza não é o livro mais fácil de ler.

Mesmo assim, é uma leitura fundamental, afinal Graham é considerado o pai do conceito de investimento em valor, o famoso Value Investing.

E é através dessa filosofia de investimentos que você conseguirá procurar por boas empresas, com fundamentos sólidos e que estão sendo negociadas abaixo de seu real valor.

O autor ainda fala que o preço pago na empresa deve ter uma margem de segurança para compensar imprevistos futuros.

Afinal, você pode estar errado em sua análise da empresa, então, é essencial se blindar dessa possível falha tendo uma margem de segurança, pagando um preço bem abaixo do valor dela.

Também foi a partir desse livro que eu desenvolvi a estratégia do Balanceamento Dinâmico que aplico em minha carteira.

5 – A Bola de Neve – Warren Buffett

a bola de neve

O livro A Bola de Neve, de Warren Buffett, foi inspirado na vida de um dos melhores e mais conhecidos investidores do mundo: Warren Buffett.

Sendo assim, trata-se de uma bibliografia sobre a vida do investidor e apresenta a linha do tempo de Buffett desde sua infância até os dias de hoje. 

Por isso, é uma ótima escolha para você se inspirar como investidor.

Buffett foi aprendiz de Graham e construiu seu patrimônio empreendendo e investindo desde sua infância.

Então quanto antes puder começar, melhor!

Mas não adiantará muito começar cedo se você não for paciente e Buffett aprendeu isso rápido.

Pois aos 11 anos ele comprou suas primeiras ações por $38 cada, e elas logo subiram para $40. Com isso ele decidiu vender suas ações.

E essa foi uma decisão da qual ele se arrependeu amargamente, pois pouco tempo depois as mesmas ações chegaram a ser negociadas por $200.

Então, além de escolher boas empresas de valor, assim como ele aprendeu posteriormente com Graham, ele também aprendeu que é necessário ter paciência e focar no longo prazo.

Por fim, lembre-se sempre das duas principais regras criadas por Buffett e citadas no livro:

  • Regra número um : nunca perca dinheiro.
  • Regra número dois: nunca esqueça a primeira regra.

Livros sobre investimentos para iniciantes

Livros sobre investimentos para iniciantes

Para quem está começando, alguns conceitos são essenciais, mas principalmente quanto se trata sobre mentalidade de investimentos.

Pois sabemos que infelizmente não aprendemos a investir na escola, então separei alguns livros para você começar a construir essa mentalidade:

6 – Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

pai rico pai pobre

O livro Pai Rico, Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter, já virou um clássico dos investidores iniciantes e é uma ótima opção para quem está entrando no mercado financeiro. 

Já que nele os autores defendem a busca pela liberdade financeira e mostram a necessidade de planejar suas finanças, além do impacto que isso pode causar em seu futuro.

Para isso, os autores apresentam dois perfis, o do pai rico com sua filosofia de negócios, planejamento e persistência, e o do pai pobre, que tem uma visão engessada e negativa sobre o dinheiro.

E aí, qual dos dois você irá escutar?

7 – CRASH: Uma breve história da economia – Alexandre Versignassi

Uma breve historia sobre a economia

No livro CRASH: Uma breve história da economia, de Alexandre Versignassi, o autor nos leva a uma jornada incrível pela história da economia, desde o Mundo Antigo até os tempos atuais. 

Dessa forma, você descobrirá como se deu a criação do dinheiro e quais objetos já foram usados para esse objetivo, como sal, moedas de cobre e outro metais. 

Pois, acredite, o uso das notas de papel ou até os dígitos na sua conta surgiram depois de um bom tempo da criação do dinheiro. 

E também descobrirá como ocorreram os primeiros “Crashs” econômicos e que até Newton, que inventou a gravidade, já se deu mal na bolsa de valores em sua época.

Portanto, essa é uma leitura muito rica e imperdível para qualquer iniciante, apesar de algumas controvérsias abordadas em alguns capítulos.

8 – Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

Cerbasi é um ótimo autor para quem está começando sua vida financeira. Por isso, não espere termos muito técnicos ou fórmulas mágicas para enriquecer na obra Investimentos Inteligentes.

Ao contrário, esse é um livro de investimentos para iniciantes com linguagem bem simples e que realmente prende a atenção de quem está começando.

Isso porque no livro o autor responde uma série de dúvidas e mitos comuns entre quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos.

Então, é bem provável que alguma das suas dúvidas possam estar aqui também.

9- Faça Fortuna com Ações Antes que Seja Tarde – Décio Bazin

faça fortuna com acoes livros de investimento

O livro de investimentos Faça Fortuna com Ações Antes que Seja Tarde é um clássico nacional sobre investimentos, de autoria do jornalista e investidor Décio Bazin.

Nele, o investidor encontrará relatos sobre como funcionava o mercado nas décadas de 1960 e 1990. Além de conhecer a “fórmula” usada por Décio para sua aplicações.

Antes de continuar, gostaria de te dar um aviso: não se prenda tanto à fórmula do investidor A ou do investidor B. Isso porque na sua jornada como investidor você deve encontrar sua própria filosofia de investimentos.

Dessa forma, sua cesta de aplicações pode ser montada aproveitando as estratégias de vários investidores. Por isso é importante ler sobre eles para conhecer suas estratégias.

Enfim, voltando para o livro, basicamente os pré-requisitos que Décio tinha para escolher uma ação eram:

  • A empresa deve ter um Dividend Yield (rentabilidade de dividendos pagos pela empresa, anualizado) maior que 6%.
  • Ter poucas dívidas.
  • Não deve estar envolvida em escândalos.

Apesar de serem bons requisitos para a escolha de uma ação, essa “fórmula” acaba deixando muita coisa de fora, o que pode fazer com que o investidor acabe perdendo boas oportunidades.

10 – Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

os segredos da mente milionaria

Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker, é um livro sobre a mentalidade do investidor com relação ao dinheiro.

O autor, inclusive, compara nossa mente com um armário, onde armazenamos nossas crenças sobre dinheiro e recorremos a elas quando precisamos tomar decisões.

Assim como ele enfatiza como o medo do fracasso pode te fazer encontrar, de fato, com o fracasso. Além de demonstrar a importância da mentalidade de longo prazo na jornada daqueles que se tornaram milionários.

Mas, como você viu no livro de investimentos Iludidos pelo Acaso, saiba que para se tornar milionário você precisará de muito mais do que uma “mente milionária”.

No entanto, esse é um bom começo…

Em suma, é claro que as ideias desse livro são fundamentais e serão um componente importante para que você alcance seu objetivo da liberdade financeira.

Porém não pense que obrigatoriamente, por seguir as dicas deste livro, você se tornará milionário, pois estará se iludindo.

Livros de investimentos para investidores avançados

Agora, mesmo se você já construiu uma boa base de conhecimentos sobre o mercado financeiro, saiba que sempre terá algo novo a aprender com bons livros de investimentos.

E existem alguns livros voltados para esse público que podem contribuir para seu desenvolvimento, além melhorar sua performance de investidor. Veja alguns:

11 – The DAO of Capital – Mark Spitznagel

the dao of capital

O livro The DAO of Capital, de Mark Spitznagel, traz a visão sobre o mercado de investimentos de um dos grandes investidores atuais, o fundador do Hedge Fund Universa

Em resumo, ele fala sobre os retornos de capital aproveitando as crises financeiras e apresenta a metodologia de investimento da Austrian Investing. Ou seja, baseada na filosofia sobre economia e investimentos que surgiu na Áustria.

Em outras palavras, o livro The DAO of Capital mostra os risco de um pensamento de curto prazo, que tornam míopes as estratégias de ganhos no longo prazo, mas que podem trazer prejuízos pequenos até chegar ao resultado desejado.

Além disso, é nele que Spitznagel apresenta a forma como ele aplica sua estratégia de seguro de carteira com puts (opções de venda).

12 – Dominando Ciclos de Mercado – Howard Marks

Entender os ciclos econômicos é vital para obter melhores performances e aproveitar os movimentos do mercado a seu favor. 

E para compreender como a economia passa por bolhas e colapsos, o livro de investimentos Dominando Ciclos de Mercado, de Howard Marks, será uma ótima leitura.

Nele, você entenderá alguns conceitos para conseguir medir a temperatura do mercado e ajustar sua exposição, tornando-a mais ou menos agressiva, de acordo com sua análise.

Sendo assim, entender os ciclos do mercado será uma das coisas mais importantes que você aprenderá para realizar a manutenção da sua carteira.

13 – Boombustology – Vikram Mansharamani 

O livro de investimentos Boombustology, de Vikram Mansharamani, é outro livro sobre ciclos de mercado. 

Porém, de forma mais avançada, já que a obra é uma espécie de resumo do curso ministrado pelo professor Mansharamani na Universidade de Yale.

A ideia foi transformar o conteúdo do curso em um livro acessível para mais pessoas.Assim como o curso, o livro Boombustology foi dividido em três partes: 

  • Primeira parte: o autor apresenta as cinco lentes pela qual devemos enxergar o mercado para identificar os colapsos antes que aconteçam: perspectivas macroeconômicas, psicológicas, políticas e biológicas.
  • Segunda parte: o autor demonstra como usar essas lentes (perspectivas) para analisar algumas crises que aconteceram ao longo da história, como as de 1929, 2008 e a Tulipomania, por exemplo.
  • Terceira parte: Mansharamani praticamente te entrega um passo a passo para tentar identificar as bolhas através das ferramentas ensinadas no livro.

Com os ensinamentos do professor, você ganhará ótimos conhecimentos para entender melhor os movimentos de mercado e seu impacto nos investimentos. 

14 – O Desafio dos Deuses: A Fascinante história do Risco – Peter L. Bernstein

O desafio dos deuses livros de investimento

Já o livro O Desafio dos Deuses: A Fascinante história do Risco, de Peter L. Bernstein, aborda questões relacionadas aos riscos e tomada de decisão nos investimentos.

Com uma leitura leve e ao mesmo tempo rica, conta a aventura intelectual que libertou a humanidade dos oráculos e adivinhos.

Sendo assim, o livro esclarece conceitos de probabilidade, amostragem, regressão à média e tomada de decisões racional ou irracional. 

De fato, esse é um livro de investimentos para sair do achismo e entender melhor a administração de riscos.

15 – Mercados Financeiros Fora de Controle – Benoit Mandelbrot

Mercados Financeiros Fora de Controle

O livro Mercados Financeiros Fora de Controle, de Benoit Mandelbrot, aborda as questões do mercado financeiro após uma década turbulenta de altas. 

Sendo assim, ele considera que o mercado oferece aos investidores uma teoria econômica ortodoxa, com muitos pressupostos mal baseados, conclusões enganosas e matemática muito sofisticada. 

Livros sobre opções

16 – The Bible of Options Strategies: the definitive Guide for Practical – Guy Cohen

the bible of options strategies

O livro The Bible of Options Strategies: the definitive Guide for Practical, de Guy Cohen, é literalmente a bíblia das Opções.

Ou seja, ele traz todas as estratégias desde as básicas até as avançadas para quem quer investir em Opções

Cohen explica como funciona cada estratégia da maneira mais detalhada possível.

17 – Opções, Futuros e Outros Derivativos – John C. Hull

opcoes futuros e outros derivativos

Se você é estudante ou profissional da área financeira, o livro de investimentos Opções, Futuros e Outros Derivativos, de John C. Hull, é leitura obrigatória.

Isso porque ele aborda questões do mercado americano e fala exclusivamente do mercado de derivativos do Brasil.

18 – Fundamentos dos Mercados Futuros e de Opções – John C. Hull

Neste livro de opções, John C. Hull fala sobre as Opções exóticas, que são produtos não padronizados, Derivativos de crédito, tempo, energia e seguro de carteira. 

19 –  Mercado de Opções: Conceitos e Estratégias – Luiz Maurício da Silva

mercado de opcoes

Escrito pelo investidor especializado em Opções, Luiz Maurício, esse livro traz muito conhecimento sobre o mercado de derivativos, com conceitos e estrutura de mais de 169 estratégias. 

Além de mostrar as estratégias de Opções, o livro apresenta outros mercados importantes, como Futuro e à vista.  

Esse é um livro muito rico de conceitos, práticas e estratégias para operar Opções. Com certeza é uma das melhores leituras para investidores de opções.

20 – Comprando Ações e Vendendo Opções – Luiz Fernando Roxo

comprando acoes e vendendo opções

Livro básico de Opções escrito por mim (rs), Comprando Ações e Vendendo Opções tem uma linguagem bem simples para quem quer começar a investir em Opções. 

Nele, conto as principais histórias sobre Opções, conceitos do mercado e ainda algumas estratégias para você aplicar na sua carteira.

Quais os melhores livros sobre bolsa de valores?

livros sobre investimento na bolsa de valores

21 – O Jeito Peter Lynch de Investir – Peter Lynch e John Rothchild

O Jeito Peter Lynch de Investir

Peter Lynch foi gestor do fundo Fidelity nas décadas de 1970 à 1990 e conseguiu uma rentabilidade média de quase 30% ao ano na bolsa de valores.

E com o livro O Jeito Peter Lynch de Investir você vai entender a filosofia desse investidor que já faz parte da mitologia do mercado financeiro!

Sem dúvidas, essa é uma obra com ótimos insights e que será muito útil no composição da sua carteira de investimentos, principalmente, com relação aos ativos da bolsa de valores.

22 – Axiomas de Zurique – Max Gunther

Atenção, Axiomas de Zurique, de Max Gunther, é um livro sobre especulação de mercado.

E é exatamente por não entenderem isso, que muitos investidores acabam criticando as ideias apresentadas na obra.

Contudo, se você entender que uma carteira pode ser composta por aplicações de longo prazo e também por algumas operações para aproveitar o curto prazo, você poderá entrar em outro patamar como investidor.

Nesse sentido, o livro trará uma série de axiomas para aplicar em suas estratégias na bolsa de valores. E, claro, filtre o que lhe é útil e boa leitura!

23 – Investindo em Ações no Longo Prazo – Jeremy J. Siegel

investindo em acoes a longo prazo


Investindo em Ações no Longo Prazo, de Jeremy J. Siegel
, é um livro de investimentos essencial para o investidor que deseja entender as forças que movem o mercado.

Isso porque ele apresenta uma síntese completa sobre as tendências históricas, que te ajudarão a montar uma carteira lucrativa para o longo prazo.

24 – O Jeito Warren Buffett de Investir – Robert G. Hagstrom 

o jeito warren buffett de investir

Você já viu que Buffett é uma lenda do mercado e, por conta disso, há muito o que aprender com a sua filosofia.

Para te ajudar na missão de compreender melhor as estratégias e a forma de investir do bilionário americano, o livro O Jeito Warren Buffett de Investir resume suas ideias de uma maneira bem simples.

É uma ótima escolha, principalmente, para iniciantes na bolsa de valores.

25 – Valuation – Aswath Damodaran

A obra Valuation, de Aswath Damodaran, já pode ser considerada um clássico dos investidores da bolsa de valores, já que ensina a avaliar corretamente uma empresa listada.

Assim, você irá aprender sobre os fundamentos da contabilidade e da análise financeira das empresas. Um conhecimento importante que você precisa ter para conseguir analisar as empresas antes de optar pela compra (ou não) de suas ações.

Pois como você viu, avaliar bem os fundamentos das empresas que irão compor sua carteira é vital para que tenha sucesso em seu objetivo.

Para esse propósito, acredito que esse é um dos melhores livros de investimentos  sobre bolsa de valores.

Onde aprender mais sobre investimentos e mercado financeiro?

Além dos livros, hoje em dia há outros meios para você entender como grandes investidores aplicam seu dinheiro.

Então, se você quer entender melhor sobre investimentos e, principalmente, se quer entender como usar a filosofia dos autores citamos aqui, te convido a conhecer o curso Capitalista Selvagem.

Curso Capitalista Selvagem

O curso Capitalista Selvagem aborda desde temas de finanças pessoais à investimentos arrojados e também falamos sobre os maiores empreendedores e investidores do mundo!

Com isso, você irá entender como compor sua carteira da melhor forma para ter ótimos ganhos sem se expor à ruína. Ou seja, se manter investidor por toda sua vida e alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Aplique suas leituras na prática!

Você viu alguns livros sobre investimento para começar a ler e entender um pouco mais sobre o que passa na mente dos melhores investidores do mundo. 

Você perceberá que a leitura te leva para outro mundo e te faz sair da zona de conforto. 

Mas é importante que aplique as ideias que irá ler nessas obras, pois teorias sem a prática não irão te fazer chegar no seu objetivo!

E não tenha medo de misturar ideias para criar as suas próprias! Eu, por exemplo, usei ideias de diferentes autores para desenvolver a estratégias do Balanceamento Dinâmico.

E uso ela na prática em minhas carteiras!

Quer saber mais sobre esse e outros temas? Me siga nas redes sociais: 

Ótimas leituras!

Luiz Fernando Roxo

8 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!