blog do luiz fernando roxo.

30 filmes sobre investimento para você assistir hoje

Precisa de inspiração para investir? Uma boa dica é assistir filmes sobre investimentos que, além de inspirarem na hora de montar e diversificar a carteira, trarão bastante conhecimento sobre o mercado. 

E, o melhor de tudo, gastando pouco!

Olha, isso é totalmente possível desde que você preste muita atenção e perceba as sacadas que existem nesses filmes, que muitas vezes são super inspiracionais. 

Eu mesmo, já tirei vários insights de filmes e séries que envolvem grandes investidores, finanças pessoais, empreendedorismo, crises financeiras, entre muitos outros assuntos. 

Então imagina assistir um filme e aumentar a sua criatividade estratégica? 

Dessa forma, você consegue aprimorar as suas estratégias de investimentos para, enfim, conquistar sua independência financeira

Então, assistir um filme e ao mesmo tempo aprender não fica chato e monótono, porque você se diverte e relaxa. 

Confere aí, a lista com os 30 melhores filmes de investimentos para você curtir no próximo dia de folga. 

Como os filmes de investimentos podem me ensinar?

Os filmes de investimentos nos ensinam formas de você alcançar a liberdade financeira, ou ainda, maneiras de guardar dinheiro,  acompanhar o mercado, empreendedorismo, negociação. 

Você consegue tirar dos filmes diversas ideias para aprimorar as suas estratégias de investimentos e negócios. 

Vejo que os filmes ou documentários trazem lições e percepções que provavelmente você ainda não viu, e isso faz com o nosso imaginário se expanda e a criatividade e ideias sejam organizadas, é como se acendesse uma luz na sua mente.  

Filmes sobre mercado financeiro na Netflix

Em uma das maiores plataformas de streaming do mundo, a Netflix conta com bastantes obras que você pode salvar na sua lista para assistir quando quiser. Veja a lista:

1 – The China Hustle 

Direção: Jed Rothstein

Gênero: Documentário 

The China Hustle é um documentário que mostra  grandes fraudes por empresas chinesas que abriram capital na Bolsa americana, deixando o mercado financeiro muito turbulento. 

Usavam empresas americanas como laranjas para executarem suas ações e resultados com um dinheiro que, na real, nunca existiu. 

O fato é que essas empresas roubam dinheiro dos principais investidores. 

Então, se você quer entender sobre como é o comportamento das empresas na Bolsa americana, é interessante você dar uma conferida nesse documentário. 

2 – Billions

Direção: Brian Koppelman, David Levien, Andrew Ross Sorkin

Elenco: Paul Giamatti, Damian Lewis, Maggie Siff, 

Gênero: Drama

Billions é uma série na qual a trama é em torno de dois homens, um promotor-chefe e o outro, dono de uma empresa de investimento. 

Imagina o nível de negociação e disputa entre essas duas pessoas. Billions pode nos ensinar muito sobre empreendedorismo, negociação, investimentos.  

De maneira que você deve prestar atenção no seu concorrente, saber fazer dinheiro e ter as pessoas certas ao seu lado. 

Bom, são assuntos importantes para você ter ideias de como conseguir alcançar a sua liberdade financeira. Só não vai fazer coisa errada. 

https://www.youtube.com/watch?v=Sjjl8urUO-c

3 – Trabalho Interno (Inside Job)

Direção: Charles Ferguson 

Elenco: Matt Damon 

Gênero: documentário 

Trabalho Interno (Inside Job) é um documentário baseado na crise econômica global de 2008, que deixou muitas pessoas desempregadas e sem suas casas. Você lembra dessa história de 2008? 

Com o tema central, o documentário mostra como foi o comportamento das instituições financeiras e políticas mundialmente para comprar a crise.  

E lembrando que a crise de 2008 foi causada por uma bolha imobiliária nos Estados Unidos, 

foi um verdadeiro cisne negro, assim como dito pelo Nassim Taleb. Com a crise imobiliária as pessoas tinham que pagar mais juros sobre o valor, a bolsa de valores despencou, foi um alvoroço. 

Bom, se quer entender o que aconteceu de fato, você deve assistir esse documentário e aprender como se preparar para qualquer crise financeira. 

4 – Ouro e Cobiça

Direção: Stephen Gaghan 

Elenco: Matthew McConaughey, John Zinman, Patrick Massett, Teddy Schwarzman, Michael Nozik

Gênero: ação e aventura 

Ouro e Cobiça é um filme que gira em torno da história de um homem, filho de um garimpeiro, que se envolve em uma negociação de ouro no mercado de ações, mineração e muitas fraudes. 

Além disso,  o filme é inspirado na história da Mineradora Bre-X, que saiu da fraude para as condutas internacionais de declaração de reservas minerais na Bolsa de Valores. 

Ouro e Cobiça é divertido e com ele você pode aprender e entender o mercado financeiro, o ouro, a bolsa de valores de uma maneira diferente. 

5 – Na Rota do Dinheiro Sujo

Direção:  Alex Gibney

Gênero: documentário 

Na Rota do Dinheiro Sujo é um documentário em formato de minissérie que retrata acontecimentos do mercado financeiro, econômico, empreendimento, negociação, corrupção e empresas dos Estados Unidos.  

Imagina, você entender o escândalo com a Volkswagen sobre o nível de poluição que seus motores emitem, e ainda envolver os pilares da empresa. O pior também era os seus executivos de alto escalão, com iniciativas criminosas. 

Bom, ao longo da série você vai conhecer diversos problemas causados pelas empresas, sociedade, mercado financeiro, indústria farmacêutica…

Prepara a cabeça para a explosão, recomendo que já separe um caderninho para anotar tudo, vai por mim, você ficará mais reflexivo. 

filmes sobre investimentos dirty money

6 – O Banqueiro da Resistência

Direção:  Joram Luersen 

Elenco: Barry Atsma, Jacob Derwig, Pierre Bokma, Jaap Spijkers, Raymond Thiry, Fockeline Ouwerkerk, Matteo Van der Grijin, Peter Jordan, 

Gênero: vida real, drama 

O Banqueiro da Resistência aconteceu na Holanda no meio de diversas revoltas, como a ocupação dos nazistas e o exército alemão que barrava os movimentos de resistência à ocupação. 

E como para qualquer outro movimento é necessário dinheiro. Os irmãos banqueiros resolveram criar um banco clandestino para financiar as demandas da resistência. 

E mais que roubar o dinheiro, eles tinham um sistema muito bem organizado, com processos. 

Então, se você quer conhecer essa história e observar como o processo por muito tempo pode funcionar, é uma boa você tirar um tempo para assistir. 

7 – Apostando Tudo 

Direção: Joe Swanberg

Elenco: Jake Johnson, Aislinn Derbez, Joe Lo Truglio Keegan

Gênero:  Comédia, filmes independentes. 

Apostando Tudo é um verdadeiro exemplo que eu sempre falo pra você: não aposta ou coloca todo dinheiro que você tem em um único lugar.  

O ator principal, mostra como é a vida de uma pessoa viciada em apostar, qualquer dinheiro que ele ganha acaba usando para o jogo. 

O vício em fazer dinheiro a todo custo é um grande problema para a mente, a pessoa perde o controle de suas ações e acaba deixando de lado a própria vivência pessoal. 

E o pior é que isso gera um aborrecimento não só para quem é viciado, mas também para a família. 

H3 8 – O Código Bill Gates 

Direção:  Davis Guggenheim 

Elenco: Bill Gates 

Gênero:  Documentários sobre ciência e natureza

O Código Bill Gates é um documentário sobre uma das pessoas mais ricas do mundo. Aqui você vai ver como o maior investidor financeiro, pensa, suas metas, e ainda onde ele quer chegar na sua jornada. 

Bill Gates é um influenciador do mercado financeiro e é muito interessante você se aprofundar em histórias reais do mercado, para perceber que é totalmente possível chegar na liberdade financeira. 

Filmes sobre investimento em ações

Ao assistir filmes de investimento em ações você perceberá o quanto é importante conhecer as empresas antes de comprar as ações na bolsa. 

Imagina você sair comprando ações de diversas empresas e sem saber se ela é uma empresa com ou sem dívidas ou se ela dá lucro? 

Obviamente que ninguém quer comprar ações de uma empresa doente no mercado!

Então, por isso você precisa pesquisar e entender a empresa que você está escolhendo para sua carteira. 

Bom, para te ajudar a pensar mais sobre isso, separei alguns filmes pra você! 

9 – O Mago das Mentiras 

Direção:  Barry Levinson 

Elenco: Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Alessandro Nivola 

Gênero:  Drama

O Mago das Mentiras é uma história verdadeira de um corretor de ações e consultor financeiro, Bernie Madoff. Ele criou uma das maiores empresas de investimentos de Wall Street. 

Mas, foi responsável pela maior fraude financeira da história dos EUA, foram anos desenvolvendo falsas aplicações. Um esquema bem complexo e cheio de detalhes. 

filmes sobre investimentos o mago das mentiras

10 – Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme

Direção: Oliver Stone

Elenco: Michael Douglas, Shia LaBeouf, Josh Brolin

Gênero: Drama

Estreado em 2010 no Brasil, Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme conta a história de Gordon Gekko, que busca reatar seu bom relacionamento com sua filha, após ter sido preso.

Para isto, o sogro resolve fingir uma união com seu noivo, Jake. Mas o genro descobre que pode ter sido um mal negócio, afinal Gordon não parece ter mudado tanto assim…

Filmes sobre Economia e Finanças

Filmes de economia e finanças é uma forma de você entender como funciona o mercado econômico, as taxas e a economia do seu país. 

Agora com as finanças você consegue entender como organizar a sua vida financeira, como juntar dinheiro, você aprende a administrar as finanças pessoais. 

11 – Salvando o Capitalismo 

Direção: Jacob Kornbluth

Elenco: Robert Reich 

Gênero: Documentário 

Salvando o Capitalismo é um documentário no qual envolve a trajetória e a opinião do Robert Reich, no qual é ex-secretário do trabalho nos EUA. 

Robert reúne e conversa com republicanos e democratas, para entender e discutir os problemas causados pela economia e o capitalismo. 

Ao levantar esses pontos ele também procura entender as consequências que a economia e o capitalismo podem causar no país. 

Outro ponto importante que você pode observar no documentário é o entendimento do livre mercado nos Estados Unidos, logo, pode ser como uma aula básica para você entender o famoso livre mercado americano.

filmes sobre investimentos salvando o capitalismo

12 – Fique Rico ou Morra Tentando 

Direção: Jim Sheridan 

Elenco: 50 Cent, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Omar Benson Miller

Gênero: Musical, drama, biografia 

O filme sobre investimento Fique Rico ou Morra Tentando é uma biografia do cantor 50 cent, que conta a história da sua infância até se tornar um cantor de rap. 

Ele passou por momentos difíceis de sua vida, como violência, foi órfão, e ainda foi condenado. Passou por altos e baixos para chegar à fama, ser reconhecido mundialmente e com muito dinheiro. 

Como lidar com tudo isso na vida? Como sair do nada e ter tudo em suas mãos. 

13 – Grande Demais para Quebrar 

Direção: Curtis Hanson
Roteirista: Peter Gould

Elenco: William  Hurt, James Woods, Paul Giamatti, Topher Grace 

Gênero: Drama 

A crise de 2008 foi uma prova para todo mundo, mostrando o quanto somos frágeis no mercado financeiro. 

E o filme Grande Demais para Quebrar ilustra os bastidores da crise econômica de 2008 e as decisões do governo dos Estados Unidos para salvar o sistema financeiro. 

14 – Steve Jobs 

Direção: Danny Boyle  

Roteirista: Aaron Sorkin, Walter Isaacson 

Elenco: Michael Fassbender, Kate Winslet, Seth Rogen 

Gênero: Drama 

O filme Steve Jobs conta toda a trajetória de vida do empresário, investidor e os bastidores da sua grande criação, a Apple. 

Eu, particularmente, adoro conhecer mais sobre a vida do Steve Jobs, porque ele é visionário, além do seu minimalismo pessoal e criação de produtos. 

O que você vai aprender aqui é ser empreendedor, investidor e ter uma vida minimal. E viver com menos vai potencializar ainda mais os seus ganhos.

15 – Como Ser Warren Buffett  

Direção: Peter Kunhardt, Brian Oakes 

Elenco: Warren Buffett, Aiden Linkov, Justin Van Voorhis, Bill Gates, Susan Buffett

Gênero: Drama

Como Ser Warren Buffet é um filme sobre investimentos obrigatório para o investidor de longo prazo. 

A obra fala sobre a vida do megainvestidor Warren Buffet e mostra como ele se tornou um sucesso no mercado de ações. O Interessante é como o Buffet ainda leva a vida muito simples e humilde. 

E mostra que se você quer ser milionário é preciso ter uma vida simples, humilde e, principalmente, ter a vida organizada financeiramente. Neste filme você conhecerá mais de perto qual o significado do dinheiro pra este grande nome do mercado financeiro. 

16 – Ascensão do Dinheiro

Direção: Adrian Pennick 

Elenco: Niall Ferguson 

Gênero: Drama

O filme Ascensão do Dinheiro é uma inspiração de um livro que tem o mesmo nome. Conta basicamente a história do dinheiro e como chegamos no sistema financeiro Capitalista.

Filmes sobre Investimentos na Amazon Prime

Os filmes de mercado financeiro no Amazon Prime são bem tradicionais e você deve assistir para entender o mercado, a bolsa, economia e finanças. 

17 – Trocando as Bolas 

Diretores: John Landis

Atores principais: Eddie Murphy, Dan Aykroyd, Jamie Lee Curtis

Gêneros: Comédia, Drama

Trocando as Bolas é um filme descontraído, onde você aprenderá bastante! A obra mostra a vida de um milionário que acredita ser possível mudar a vida de uma pessoa. 

Então, ele escolhe um pilantra para transformá-lo em um executivo de sucesso e faz de um executivo de sucesso, uma pessoa sem nada. 

Como o irmão do milionário duvida de tudo isso, eles resolvem fazer uma aposta para ver quem está certo. 

18 – O Lobo de Wall Street 

Diretores: Martin Scorsese, Rob Reiner, Terence Winter

Atores principais: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Matthew McConaughey

Gêneros: Drama, Comédia

O Lobo de Wall Street é um dos filmes de investimentos mais clássicoa e foi inspirado em fatos reais que aconteceram na vida do Jordan Belfort, que era corretor da Bolsa de Valores dos Estados Unidos. 

O filme mostra as ilegalidades do mercado financeiro e o envolvimento do Belfort com drogas, festas e mulheres.

E ao longo do filme mostra como o Jordan usa o raciocínio para o mercado financeiro, com a sua “estratégia” conseguiu faturar milhões de reais em pouco tempo.  

19 – Margin Call 

Diretor: J.C Chandor 

Atores principais: Kevin Spacey, Demi Moore, Paul Bettany

Gêneros: Drama

“Margin Call” é um filme que ocorre num escritório de Wall Street. O filme retrata um verdadeiro colapso financeiro da história, imagina você ter 24 horas para solucionar uma crise financeira? 

Antes que a campainha toque na Bolsa, os executivos correm para montar uma estratégia a fim de minimizar as perdas durante aquele dia. 

20 – A Negociação 

Diretores: Nicholas Jarecki

Atores principais: Richard Gere, Susan Sarandon, Tim Roth

Gêneros: Drama, Suspense

Após envolver-se em um acidente de carro, o magnata da bolsa de valores Robert Miller, tenta esconder a morte da vítima atingida por ele.

Mas o que ele não esperava é que o investigador da polícia Tim Roth está no caso e que está se empenhando verdadeiramente para descobrir o culpado.

E aí, qual será a negociação?

21 – A Grande Aposta

Direção: Adam McKay

Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling

Gênero: Drama/ Comédia/ Biografia

Já ouviu alguém falar que não se deve investir todo seu dinheiro em apenas um ativo, certo? O filme A Grande Aposta mostra na prática o motivo de esta não ser uma boa ideia.

Inspirado em fatos reais, a obra explica como muitos investidores previram a crise norte-americana de 2008 que estava por vir, apostando em derivativos relacionados ao mercado imobiliário.

E neste cenário caótico, quatro homens ganharam uma fortuna, aproveitando o colapso econômico dos EUA.

22 – American Greed

Produção: Mike West
Gênero: Documentário 

E para os fãs de séries, recomendo fortemente que você conheça American Greed, afinal, você verá diferentes casos de fraudes e golpes, além de entender a importância de agir conforme as regras.

Se você for iniciante nos investimentos, esta série foi pensada para você. Você aprenderá um dos principais ensinamentos é o conceito da antifragilidade, vale a pena pegar a pipoca e prestar bastante atenção nos ensinamentos da série.

Filmes sobre Investimentos para Trader

23 – Traders

Traders é uma das principais séries para quem está interessado em ingressar no mercado financeiro.  Isso porque a produção canadense te levará para passear por um banco de investimentos, apresentando os gerentes e até os traders que trabalham no lugar.

Assim, você poderá desmistificar a profissão, além de perceber que nem tudo é exatamente como no filme “O Lobo de Wall Street”.

24 – Million Dollar Traders

Neste reality show da BBC, os 8 participantes devem responder à pergunta “O que você faria com 1 milhão de dólares? Multiplicaria ou perderia tudo?”.

Depois de entregarem este valor aos participantes para aplicarem como quiserem, os mesmos recebem um treinamento sobre investimentos, mostrando todos os desafios de se gerenciar um fundo deste valor.

Filmes sobre investimentos na bolsa

25 – Quants: Os Alquimistas de Wall Street 

O documentário Quants: Os Alquimistas de Wall Street conta a história de gênios da matemática que bolaram projetos que, por pouco, levaram Wall Street à falência.

Eles conseguiram desvendar os algoritmos e equações matemáticas que podem definir os rumos da economia!

26 – Banco ou Bitcoin (Banking or Bitcoin)

Direção: Christopher Cannucciari

Elenco: Blythe Masters, Alex Winter, Charlie Shrem, Rand Paul

Gênero: Documentário

Se você já ouvir falar sobre Bitcoin, deve saber também que esta moeda está sempre envolvida em polêmicas, afinal, é um sistema monetário relativamente novo e que está sendo utilizado a pouco tempo por investidores pessoa física.

Isso porque tratam-se de criptomoedas que tentam romper o domínio dos bancos através da tecnologia.

Mergulhe nas entrevistas com especialistas e grandes fãs da moeda digital no filme “Banco ou Bitcoin”, cujo roteiro foi elaborado para questionar o real papel do dinheiro, dos bancos e do mercado financeiro.

27 – Inside Job

Direção: Charles Ferguson

Elenco: Matt Damon, Barack Obama, Barney Frank, Gylfi Zoega

Gênero: Documentário/ Crime

E se você gosta de história e gosta de aprender mais sobre a crise de 2008 que causou a grande recessão econômica mundial, Inside Job é mais uma obra que você precisa ver.

Neste documentário narrado por Matt Damon, você mergulhará verdadeiramente na época em que os EUA literalmente pararam, colocando em risco grandes fortunas do mercado.

28 – Wall Street: Poder e Cobiça

Direção: Oliver Stone

Elenco: Michael Douglas, Charlie Sheen, Daryl Hannah, Martin Sheen, Oliver Stone.

E se você pudesse conhecer o seu ídolo do mercado financeiro? Um jovem investidor teve a oportunidade de conhecer o seu ídolo bilionário.

Por sorte, o investidor o convida para trabalhar em sua equipe e o rapaz enriquece. Entretanto, sua vida pessoal vira de cabeça para baixo.

29 – Outsider

Direção: Christopher Barratier

Elenco: Arthur Dupont, François Demaison, Sabrina Ouazani

Gênero: Drama

Um escândalo financeiro parisiense é cenário para este filme que se passa em 2008, enquanto a crise norte-americana ainda engatinhava, Jérôme Kerviel era responsável por comandar uma das maiores fraudes bancárias do mundo.

A instituição financeira Société Générale é o palco em que se passa toda a trama.

30 – Mad Money

Esta é uma série que vai te mostrar o lado da especulação financeira, principalmente de ações de empresas públicas, além de conselhos sobre investimentos.

Ou seja, esta série sobre investimentos da NBC te leva para dentro da cabeça de um dos investidores e administradores mais respeitados de Wall Street. 

Onde aprender sobre Investimentos e Mercado Financeiro?

Aprender não precisa ser chato e tedioso, por isso, convido você a conhecer o meu curso sobre investimentos Capitalista Selvagem. Nele você vai aprender de verdade sobre mercado financeiro de um jeito prático e dinâmico.

Com as aulas 100% online, você aprenderá a investir de forma autônoma e em ativos que façam sentido para a sua carteira de investimentos, aprenderá como realizar o balanceamento dinâmico de seus ativos para que consiga alcançar a sua liberdade financeira.

Além disso, você fará o gerenciamento dos riscos e também o seguro da sua carteira de investimentos.

Junte-se aos mais de 15 mil alunos da minha comunidade, torne-se um Capitalista Selvagem e aprenda como dominar a volatilidade do mercado financeiro.

Conclusão

Os filmes de investimentos são sempre uma boa estratégia para aprendermos algum conceito ou algum momento histórico de forma que possamos realmente mergulhar naquela realidade por alguns minutos.

Por isso, fizemos esta seleção de filmes sobre investimentos e mercado financeiro! Para que você consiga conhecer cada momento da história da economia, seja por meio de reflexões, aprendendo com as lições de vida de outras pessoas ou então se colocando no lugar de um personagem para resolver um problema.

Divirta-se e não esqueça de me contar aqui nos comentários se você já viu um desses filmes de investimentos e se ainda não viu, qual te despertou mais interesse?

Leia mais:

Luiz Fernando Roxo

2 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!