blog do luiz fernando roxo.

Strangle: como usar a estratégia para lucrar com Opções?

O Strangle, também conhecido como Long Strangle, é uma das principais e mais simples estratégias para a operar opções

E mesmo sendo simples e fácil de ser aplicada, pode te ajudar muito a potencializar seus ganhos. Afinal, nem sempre as estratégias mais sofisticadas são as que vão render mais.

Se você se dedica a aprender uma estratégia e claro, a aplicá-la da melhor maneira possível, você conseguirá fazer várias combinações de ativos.

E como a maioria das operações com opções, você pode optar por operar em “short” ou em “long”.

A seguir, vou explicar exatamente quais são as características do Strangle, como utilizá-lo e quais são as diferenças entre o Long Strangle (compra) e o Short Strangle (venda). 

O que é o Strangle no Mercado de Opções?

O strangle é uma estratégia de compra de volatilidade, ou seja, ela deve ser aplicada sempre em momentos de volatilidade muito baixa.

Se o que você busca é segurança nos investimentos, uma das principais estratégias para aplicar é com certeza o Strangle.

Apesar do nome ser meio macabro se traduzirmos do inglês para o português (estrangular), a aplicação não tem nada de ruim! 

Afinal, se o mercado se movimentar para uma queda ou para uma alta você tem a possibilidade de ganhar dinheiro mesmo assim.

Long Strangle (compra)

 Assim como expliquei anteriormente, o Long Strangle é a forma tradicional de compra de volatilidade, ou seja, você compra uma Opção de put OTM (fora do dinheiro) e também compra uma Opção de call OTM.

O segredo dessa estratégia é que, quanto maior for a variação da volatilidade do ativo, melhor é o desempenho dessa estratégia.

Short Strangle (venda)

Ao contrário do Long Strangle, a Short Strangle é uma estratégia de venda de volatilidade, ou seja, para aplicá-la você deve vender uma put OTM e também vender uma call OTM.

Essa estratégia nunca deve ser aplicada com a volatilidade baixa antes da divulgação de resultados das empresas, afinal esse tipo de evento se beneficia da queda da volatilidade diretamente na volatilidade destes ativos.

Por isso, prefira aplicá-la em momentos em que você acredita que a volatilidade do ativo não vai sofrer tantas oscilações, mas a queda de volatilidade.

Principais Características do Strangle

O Long Strangle, ou só Strangle como é mais conhecido, é uma estratégia para ganho de capital, com um risco limitado e lucro ilimitado.

E pelo seu risco ser infinitamente assimétrico, significa que esse é um dos tipos de estratégias preferidos de quem gosta de pagar de canequinha e ganhar de balde.

Isso porque, se você perder dinheiro, será uma pequena quantia, mas se ganhar, seu lucro é ilimitado.

Como funciona o Strangle? 2 Exemplos práticos da operação

Como o Strangle é uma estratégia de compra de volatilidade, antes de aplicá-la você deve estar bem atento à movimentação da volatilidade do mercado.

Atente-se a ativos que estejam com um grande potencial de explosão, seja ela de alta ou queda.

Comprando uma put mais OTM e comprando uma call mais OTM, o resultado do seu payoff deve ser algo parecido com:

Fonte: oplab.app

Por outro lado, o short Strangle trata-se de uma estratégia de venda de volatilidade, ou seja, em momentos em que o ativo está com a volatilidade mais alta é o momento de aplicá-la.

Simule no Oplab a venda de uma put OTM e a venda de uma call OTM e crie seu payoff assim:

 Fonte: oplab.app

Diferenças entre o Straddle e o Strangle

As estratégias de straddle e strangle são de risco limitado e ganho infinito, a diferença está em quanto você pode investir em cada uma, afinal o seu aporte em cada estratégia vai variar de acordo com o risco aceitável da sua carteira.

Veja a comparação entre um strangle e um straddle, ambos com a volatilidade a 37,95% e com 100 opções de put e 100 opções de call.

Atente-se ao operacional:

Straddle

Compra de put ATM e venda de call ATM, ambas com os mesmos strikes e mais próximos do dinheiro: 

Strangle

Compra de put OTM e venda de call OTM, com strikes mais fora do dinheiro , mas não necessariamente iguais.

Observe que, o valor que eu pago  pelas opções nesta simulação de Strangle é muito inferior à do Straddle.

Mas, vale ressaltar também que o retorno de ambas é bastante diferente, sendo que ao assumir os riscos do Straddle, o seu retorno é mais alto em situação de ganho em relação ao Strangle.

Operar Strangle em Opções: Quais são os riscos?

O risco deste tipo de estratégia é limitado, isso significa que você corre o risco de perder apenas o valor do prêmio das duas Opções (call e put) utilizadas para montar a estratégia.

Mas, é preciso tomar cuidado e prestar bastante atenção no seu ativo objeto, afinal a oscilação do preço deste deve ser muito maior do que no caso do Straddle, por exemplo.

Em quais cenários usar o Strangle?

Assim como explicado anteriormente, o strangle é uma estratégia de compra de volatilidade, então você deve estar sempre atento às grandes movimentações dos preços das empresas.

Um bom filtro para saber quando montar o seu strangle é acompanhar os “+ que um morning call” da O2 Research, com eles você sempre saberá quando montar as suas estratégias de opções.

Sempre que se espera uma grande movimentação no preço e volatilidade das empresas, como por exemplo antes da publicação dos resultados das empresas ou eleições.

Agora, o short strangle pode ser montado depois destes grandes eventos, como quando estes resultados já foram divulgados, e já houve uma alta muito acentuada na volatilidade deste ativo.

Como posso montar um Strangle? 3 dicas simples para lucrar

Antes de tudo, você deve simular a sua operação no Oplab para que você consiga decidir sua estratégia da melhor forma.

Dito isso, siga cada uma das dicas a seguir:

1. Entenda qual é o seu risco real e seu potencial de ganho:

  • No Long Strangle o seu risco de perda é limitado ao que você investiu – ou seja, o valor da put e call que você comprou;
  • Mas o Short Strangle, é mais arriscado, afinal por ser uma estratégia de venda, é como se você recebesse um crédito para realizar esta estratégia, então seu risco é maior.

2. Estude o operacional da estratégia:

Para montar um Long Strangle compre uma put OTM com um strike mais baixo e compre uma call OTM com um strike mais alto.

3. Esteja sempre atento às notícias do Mercado:

O Mercado financeiro é muito volátil e saber como aproveitar essas oscilações, realmente fará a diferença.

Leia mais: O que é Estratégia do Pozinho e como proteger sua carteira com ela?

Aprenda mais sobre o Mercado Financeiro

Que tal aprender as melhores estratégias com opções do mercado financeiro e ainda se juntar a uma comunidade de investidores com quase 20 mil pessoas?

Se você quer potencializar seus ganhos, e ainda dominar as incertezas do mercado através de mais de 40 estratégias de opções diferentes, conheça o Opções Master – academia da volatilidade.

Eu e mais 15 professores nos juntamos para preparar o melhor e maior conteúdo sobre opções do Brasil, o nosso time todo de experts que já estão há mais de 20 anos no mercado financeiro estamos preparados para te ajudar a mudar de patamar como investidor.

Conclusão

Em suma, a estratégia Long Strangle trata-se de uma estratégia de compra de volatilidade, isso quer dizer que, para montá-la é importante que a oscilação da volatilidade e preço das empresas a serem negociadas estejam bem acentuadas.

Como em um momento de eleições ou então de divulgação dos resultados das empresas, a palavra de ordem aqui é: aprenda a dominar as incertezas e a aproveitar as oportunidades de uma alta volatilidade.

Luiz Fernando Roxo

15 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!