blog do luiz fernando roxo.
independência financeira

Liberdade financeira: o que é e dicas para alcançá-la

Atualmente, o tema “liberdade financeira” tem sido pauta para grandes discussões, principalmente entre os players do mercado financeiro. Mas ainda há muita dúvida sobre o assunto. E você, já sabe o que significa liberdade financeira?

E mais, você sabe quando vai conseguir conquistar a sua? Como calcular esta data ou este momento?

Calma capitalista, sei que muitas vezes esse tipo de conteúdo pode trazer um pouco de ansiedade, até porque definitivamente educação financeira, não é o tipo de assunto que estamos acostumados a conversar desde que somos crianças.

É mais comum falarmos sobre os nossos sonhos, sobre quais são os nossos objetivos ou “o que você quer fazer quando crescer?”, mas ninguém nos ensina qual é o real caminho para começar a investir.

A liberdade financeira é um processo, eu te ajudo com as ferramentas e você faz o restante do trabalho, afinal eu já passei por esta fase do jogo e agora quero te ajudar no estágio em que você está.

Vou te mostrar que a ética e a liberdade financeira andam lado a lado, e a relação de trabalho e a liberdade também são muito importantes nesse processo.

Além disso, vou ensinar quão importante é a renda passiva para esse objetivo e também com outros tipos de investimentos que podem te ajudar.

Leia este artigo com um papel e uma caneta, e claro, com disposição para colocar em prática tudo o que eu vou te falar aqui. 

O que é liberdade financeira?

A liberdade financeira é atingida quando é possível fazer escolhas mais tranquilas sem preocupações, você pode recusar uma vaga de emprego que não te chama atenção. 

Se você me segue nas redes sociais deve saber que uma das coisas que mais prezo em minha vida, é com certeza a LIBERDADE, esta que conquistei com muita disciplina e muito trabalho.

E é tão importante porque depois que você finalmente a conquista, a sua vida começa a fazer mais sentido.

O grande ponto da liberdade financeira é fazer algo de sua vontade, como poder escolher se vai querer sair para gastar, fazer uma viagem ou até ficar em casa tranquilo. 

Enquanto esse patamar não for alcançado você tem que fazer as coisas por necessidade e não necessariamente por vontade própria. 

Mas isso não quer dizer que você tenha que ficar acomodado. Outra vantagem da liberdade financeira é você fazer suas vontades e buscar sua felicidade.

Qual a diferença entre independência e liberdade financeira?

A liberdade financeira é diferente da independência financeira, porque a independência financeira significa que você não precisa mais trabalhar.

Isso ocorre quando a pessoa consegue juntar uma renda suficiente para suprir todas as suas necessidades até o fim de sua vida.

Já liberdade é quando você pode curtir e rejeitar algumas propostas de trabalho, mas sem parar de trabalhar, pois você tem uma boa renda e isso é suficiente para que você possa viver confortavelmente, fazendo escolhas que te agradem mais.

Por exemplo, você pode mudar do emprego que você não gosta, ou então mudar para uma casa mais legal do que a que está hoje. 

Normalmente a liberdade ocorre em três estágios, o curto, médio e longo. Mais para frente irei explicar como funciona cada estágio. 

Para ter a liberdade financeira é preciso ter uma reserva de emergência, que consiga suprir suas necessidades por um período de tempo, sem o seu salário.

A pergunta de ouro: como alcançar liberdade financeira?

Para alcançar a liberdade financeira, é preciso controlar esse evento com sabedoria.

Uma filosofia que acredito é que nossas vidas são compostas por dois tipos de eventos, aqueles que você pode controlar e aquele que você não tem o controle. 

A liberdade financeira está entre os eventos que estão em “suas mãos”, ou seja, esse evento depende de você.

Para você que quer chegar nesse objetivo, vou te mostrar um passo a passo para ajudar em suas escolhas.   

1. Entenda e tenha controle dos seus gastos

O primeiro passo é começar a jornada para a sua liberdade financeira, é preciso analisar o quanto você recebe, e quanto sobra no final do mês depois de pagar as suas dívidas. 

Se estiver sobrando dinheiro no fim do mês, já é um ótimo começo para você atingir seu objetivo, mas não é só isso, é preciso que você tenha disciplina e força de vontade.

Para que comece a analisar seus gastos, criando uma planilha com os gastos que você tem, desde conta de luz e água até a fatura do seu cartão de crédito.

Após isso, será possível ver como você está gastando seu dinheiro, através disso comece a entender melhor seus gastos e como controlá-los.

2. Livre-se das dívidas

Agora que você já entende como funcionam seus gastos, é necessário pagar as dívidas acumuladas, começando com as que têm mais juros.  

Com isso você começará a se reorganizar e tentar não cometer tantos erros passados, e assim deixará acumular menos dívidas, assim ficando mais fácil ter controle de seus gastos.

E como sempre digo, as dívidas são o objeto que mais fragilizam o ser humano. Quem tem dívida está em um processo de servidão, sendo assim quanto mais dívidas menos livre você é.  

3. Faça um planejamento de curto, médio e longo prazo

No 3º passo comece a fazer metas, também é importante estipular o tempo para cada meta, o nosso cérebro funciona melhor desta forma, quando instituímos objetivos e metas para a nossa vida, é como se ele assumisse o compromisso de realizá-las.

Uma boa meta para a curto prazo, por exemplo, é acumular patrimônio, conseguindo se manter com esta renda de três meses a um ano, sem depender de um salário. Essa renda é conhecida como reserva de emergência.

Nesse estágio, a sua renda tem que ser suficiente para suprir todos seus gastos mensais e sem mudar seu padrão de vida.

No médio prazo o conceito será o mesmo, de juntar mais um pouco de capital, só que nesse estágio, a renda do que você investir tem que ser suficiente para suprir 2 a 10 anos de gastos.

O estágio de longo prazo está ligado com a aposentadoria, mas não estou falando da previdência social. Você chega nesse nível quando não precisará trabalhar mais, só se quiser, pois será possível sobreviver da renda passiva, vou explicar detalhadamente no tópico abaixo.

  • Aposentadoria:

A aposentadoria e a renda passiva andam juntos. Pois o dinheiro da sua renda, pode ser utilizado na renda passiva.

É sempre bom investir nisso, pois você vai conseguir melhorar o rendimento do seu dinheiro. Mas procure investir em uma renda passiva que não te expõe a perdas potenciais, ou seja, para uma reserva de longo prazo é importante que você aplique a estratégia barbell.

Desta forma você terá uma renda de emergência guardada e ainda assim conseguindo aumentar seu patrimônio através dessa renda passiva, investindo cerca de 80 a 90% em um ativo de renda fixa, bastante conservadora e o restante (20 a 10% do capital para investir) em renda variável.

4. Conheça seu perfil de investidor

É importante que você conheça o seu perfil de investidor para que saiba quanto de riscos você aceitaria correr no mercado financeiro.

Isso porque, até o mais conservador dos investimentos tem seus riscos, assim como os investimentos mais agressivos ou arrojados também têm.

De qualquer forma é importante que você aprenda a fazer a gestão dos seus recursos e busque o equilíbrio de cada um deles! Lembre-se que a liberdade financeira não depende só de dinheiro.

5. Tenha o controle da sua renda passiva

A renda passiva é um ponto muito importante para atingir a liberdade financeira. Afinal, trata-se do dinheiro que você ganha sem ter um trabalho ativo, de forma anual ou mensal. 

Os exemplos mais famosos de renda passiva são os aluguéis, rendimentos de títulos de renda fixa, empreendimentos, royalties…

Como sempre digo é necessário diversificar seus investimentos, isto também conta para os investimentos de renda passiva.

A relação entre o trabalho e a liberdade financeira

liberdade financeira

A maioria das pessoas trabalham o dia todo, e só conseguem curtir uma pequena parte do seu dia, ou seja, não tem liberdade e muito menos liberdade financeira.

E normalmente não trabalham com o que gosta, e isso pode ser um fator para a pessoa diminuir sua produtividade.

Mas isso pode ser uma questão de tempo, pois se você conseguir seguir os passo a passo e ter muito empenho, você pode procurar uma área que te dá mais vontade de trabalhar e que te apresente uma nova rotina.

Quando você atingir a liberdade financeira, você continuará trabalhando, porém terá algumas vantagens e poderá escolher sua área de trabalho e ter um controle melhor do tempo da sua vida financeira.

A ética e a liberdade financeira andam juntas 

Nunca tente alcançar a liberdade financeira trapaceando, seja ela através de corrupção, sonegando, pirâmides financeiras e etc. Porque tudo que vem fácil vai fácil.

Ganhando dinheiro dessa forma, o destino deste dinheiro vai ser para pagar advogados e médicos psicólogos e psiquiatras. Isto está longe de  ser liberdade.

Para ser livre financeiramente, não adianta só recursos financeiros, mas sim ele em complemento com seus recursos pessoais. Para isso, sempre tente ajudar alguém no caminho do seu objetivo, pois assim você se sentirá muito mais realizado.  

Como já disse, esse evento depende de suas escolhas, então tome as melhores decisões. Abra mão do seu presente para ganhar no futuro, mas desfrute do caminho e foque no resultado.

Como os investimentos podem te levar à liberdade financeira?

Você precisa saber que os investimentos podem ser um complemento para você conseguir chegar a sua tão sonhada liberdade financeira, por meio deles você pode conseguir uma boa renda. 

Investir está ligado a uma filosofia que sigo, “vender” um pouco de seu presente para garantir mais no seu futuro.

Para te ajudar a melhorar a investir vou listar alguns passos. Primeiramente guarde o dinheiro que conseguir, com isso vá criando uma reserva de emergência.

Com o dinheiro que vem guardando invista em opções, ações, etc. Tenha uma boa carteira de investimentos, estude tudo sobre o equilíbrio de seus recursos pessoais.

Conclusão

Como já sabemos a liberdade financeira é o sonho de muita gente, mas também temos que separar o que é liberdade financeira e independência financeira, por isso deixei bem claro a diferença.

Para realizar o sonho da independência financeira é necessário que abra mão de muitas coisas e não vai ser fácil, por isso é preciso que você tenha foco, tome boas decisões certas, se concentre e tenha disciplina

Para te ajudar a tomar as decisões certas, crie um passo a passo para você seguir. Espero que te ajude a se organizar.

Além disso, não adianta ter a liberdade financeira de maneira suja, dessa forma você utilizará seu dinheiro para médicos e advogados.

Sempre busque crescer de maneira limpa e ajudando o próximo, pois plantando bem você colhe o bem.

E tenha certeza que quando você chegar em seu objetivo, haverá pessoas te apoiando, assim sua realização será ainda maior.

Nunca se esqueça que o dinheiro pode ser seu amigo para que alcance sua liberdade financeira, também é muito importante investir na renda passiva. 

Lembrando que quando você atingir essa liberdade, não pare de trabalhar, mas sim trabalhe com algo que te inspira, com isso você com certeza será uma pessoa mais feliz.

Luiz Fernando Roxo

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!