blog do luiz fernando roxo.

o que são proventos?

O mercado de investimentos é cheio de detalhes e regras, deixando as pessoas, muitas vezes, perdidas no meio de tanta informação e tipos de investimentos.

É muito interessante quando as pessoas me procuram para saber, como funcionam os diferentes tipos de investimentos disponíveis em nosso mercado.

O problema é que, por vezes, muitas pessoas não querem informações sobre o assunto, querem apenas ganhar dinheiro. De modo rápido, fácil, sem estudar e sem muito esforço.

Ora! Para entrar no mercado de investimento, você PRECISA estudar muito bem e estar atento a tudo. Não dá para sair fazendo apenas o que os especialistas referência dizem por aí, sem se quer conhecer o terreno que está pisando…

Dessa forma, acredito que o meu blog uma opção segura para você estudar e aprender sobre investimentos.

Então vamos lá que eu tenho coisas para te contar! E hoje vou falar de Proventos.

Ao investir no mercado de ações, muitas pessoas ouvem sobre os Proventos. Mas você sabe o que é isso?

O que são Proventos?

Proventos são benefícios distribuídos por uma empresa aos seus acionistas.

Os proventos mais comuns que as empresas distribuem são Dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JSCP). Também costumam aparecer com frequência as Bonificações. E cada um pode ser pago de uma maneira distinta aos investidores.

Dividendos

Empresas com capital aberto têm sócios (os acionistas) e os Dividendos são uma parcela do lucro que a empresa destina aos seus acionistas.

Primeiramente, é retirado o valor de impostos e outros custos e, o restante é dividido entre os detentores de ações da empresa.

Assim, o dividendo é um provento que a empresa paga, ou seja, é uma maneira técnica dela distribuir parte do lucro entre os acionistas. 

Essa divisão acontece de acordo com a quantidade de ações que cada acionista tem. Então, quanto mais ações uma pessoa tiver, mais ela receberá.

O interessante é que os dividendos funcionam como uma forma de atrair investidores.

Segundo a regra que organiza a participação dos lucros, as empresas devem distribuir um mínimo de 25% do lucro líquido em dividendos aos seus acionistas.

Assim, essa é uma forma de ganhar dinheiro sem muita preocupação. Afinal, é só comprar a ação e esperar a chegada dos dividendos da empresa que você escolheu.

Juros sobre Capital Próprio

Os Juros sobre o Capital Próprio são muito parecidos com os Dividendos. Os JSCP são designados aos acionistas com base no lucro da empresa em anos anteriores.

Nesse caso, os acionistas têm, como responsabilidade, que fazer o recolhimento de 15% referente ao Imposto de Renda. Isso não é uma desvantagem para os investidores, porque incentiva as empresas a oferecerem mais benefícios em relação aos Dividendos.

Bonificações

As Bonificações são recompensas dadas pela empresa aos acionistas, quando a empresa tem um desempenho financeiro relevante em determinado período.

Isso significa que o investidor recebe, de forma gratuita, um bônus de incorporação de reservas e lucro da empresa, a partir do lucro obtido pela empresa.

Essa bonificação pode ser dada em ações ou em dinheiro, e se caracteriza para os acionistas como uma participação extra nos lucros.

Direitos de Subscrição

As empresas podem crescer e podem emitir mais ações. Com isso, elas cedem o direito aos atuais acionistas de subscrição, ou seja, poder comprar mais ações da empresa antes do mercado.

Isso é feito para que os já acionistas tenham a oportunidade de manter a mesma proporção e mesma porcentagem do capital social da empresa que já possuem, caso lhes interessem.

As ações que são disponibilizadas nessa situação, por vezes, podem ter um valor mais baixo no mercado.

Se um acionista receber o direito de subscrição, há um prazo para escolher se quer ou não exercer esse direito.

Quando acontece abertura da bolsa, leilão e fechamento?

Viu só quanta coisa existe quando se fala em Proventos?

Entendeu por que eu digo que é preciso estar atento e conhecer os termos do mercado financeiro antes de escolher onde você vai investir o seu dinheiro.

As escolhas bem pensadas são as que realmente podem construir um grande patrimônio financeiro.

Conte comigo!
instagram. facebook. youtube. 

Quer saber mais sobre formas de investimentos?
Conheça o curso:
Investimentos Antifrágeis

Luiz Fernando Roxo

2 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!