blog do luiz fernando roxo.
codigo python

Código Python e Finanças: potencialize seus resultados

Você já ouviu falar no código Python? Sabe como é utilizado no mercado financeiro? Se sua resposta é “não” e quer aprender sobre este assunto, leia este texto.

Esta linguagem de programação teve seu início graças a um matemático holandês chamado Guido Van Rossum, ele teve a ideia de criá-la com a intenção de otimizar a leitura de códigos.

Para obter essa otimização foram criadas as bibliotecas, lugar onde ficam códigos, ao invés do programador escrever todo um código, ele o importa de uma biblioteca que irá suprir a necessidade naquele programa. Com essas bibliotecas o programador não precisa reinventar a roda todas as vezes que quiser resolver um problema.

O que fez essa linguagem ficar tão popular são as bibliotecas e as comunidades que podem compartilhar suas soluções facilitando e otimizando o tempo, pois as outras pessoas não vão precisar reescrever o programa todo.

Muitos profissionais de outras áreas começaram a observar a vantagem dessa linguagem, entre eles profissionais do mercado financeiro.

Python: o que é?

Python é uma linguagem de programação de alto nível, como algumas dessas linguagens, ela é feita através de classes, a partir delas você terá um maior controle sobre a programação em grandes escalas.

Por as classes serem um meio de resumir as linhas de programação, ao entender como essas classes funcionam torna-se muito mais simples entender este código.

Sendo assim, a grande vantagem dessa linguagem, é a otimização e a rapidez ao programar com essa linguagem.

Um grande diferencial da linguagem Python é sua comunidade que cria bibliotecas e aumenta cada vez mais informações em diversas áreas, dentre elas, conteúdos sobre o mercado financeiro.

Ao perceber isso, outras áreas além dos programadores ficaram de olho nessa linguagem, entre elas os matemáticos, engenheiros, pesquisadores e entre outros profissionais. 

As principais empresas que utilizam de alguma forma essa linguagem são: Netflix, Instagram, Firefox, Uber, e muitas empresas do mercado financeiro, entre elas a JPMorgan 

Funções: para que serve?

ciência de dados

Como disse anteriormente muitas áreas estão utilizando dessa linguagem, abaixo vou explicar como eles estão usando o python.

Ciência de dados 

Atualmente ela é muito utilizada para data science, que é uma maneira de observar e analisar dados. Essa visualização e análise é conhecida como Machine Learning. 

Ele é muito utilizado para sistemas recomendadores, muito famoso em plataformas como o Youtube, por exemplo, que através de seu histórico de navegação recomenda um vídeo que possa te interessar.

Outra maneira que utilizam a Machine Learning, é para sistemas de reconhecimento de imagem, exemplo disso são alguns celulares que desbloqueiam através do reconhecimento facial.

Web

Além de sua importância na ciência de dados, o código python, também é muito utilizado no desenvolvimento web.

Ele surgiu nesse mercado “rivalizando” com linguagens como Java e PHP. Por conta disso, hoje temos muitos Frameworks, estruturas de linguagens de programação, para o mercado.

Os mais famosos entre eles são o Django e Flask, graças a esses dois é possível desenvolver sistemas web complexos.

Com eficiência, qualidade e praticidade temos o Framework Django que além de todos esses adjetivos, é considerado por muitos o melhor Framework do mercado.  

Isto por conta da sua fluidez no sentido da versatilidade que apresenta já que pode ser útil tanto em sites complexos, quanto nos mais simples.

Já a Flask caminha lado a lado com a Framework Django no quesito qualidades, uma vez que apresenta em seus ramos, por exemplo, a melhoria da leitura dos códigos. 

Automatização dos scripts 

Por conta de suas bibliotecas que vêm junto quando é instalado em seu computador fica ainda mais prático de otimizar e automatizar seus programas. 

Por a sua comunidade ser grande, provavelmente vai ter bibliotecas que te auxiliem a fazer qualquer programa.

Além de vários scripts prontos, essa linguagem é muito simples, pois foi feito para ser fácil e rápido de programar, com poucas linhas de códigos você poderá fazer um programa.

Inteligência artificial 

A IA (inteligência artificial) é muito utilizada na linguagem Python, então quando você fizer pesquisa no google e aparecer exatamente o que você queria, quer dizer que Python desempenhou corretamente o que deveria fazer.

A programação por Código Python tem grande importância neste motor de busca, pois ele foi programado na linguagem Python.

Computação gráfica 

Uma curiosidade muito interessante é que os efeitos de computação do filme Star Wars tem envolvimento da linguagem Python.

Exemplos de código python

Para você começar a se familiarizar com essa linguagem vou te dar alguns exemplos simples de código python.

O exemplo abaixo está em inglês, esse programa foi feito para ser um “cara ou coroa”.  

# Use random numbers to simulate a coin flip

# We will count the number of heads and tails

# Run the program here by typing “Ctrl R”

# Import all the functions of the “random” module

from random import *

# n is the number of times the die is rolled

def coin_flip(n):

••••heads = tails = 0

••for i in range(n):

# Generate a random integer – 0 or 1

# “0” means head, “1” means tails

••••side=randint(0,1)

••••if (side == 0):

••••••heads = heads + 1

••••else:

••••••tails = tails + 1

# Print the total number of heads and tails

••print(n, “coin flips: Heads: “, heads, “Tails: “, tails)

print(“\nPress the Var key and select ‘coin_flip()'”)

print(“In the ( ), enter a number of flips!”)

Esse segundo exemplo está em português, e um exemplo simples, que mostra de acordo com a nota colocada, o programa irá dizer se ele está aprovado ou reprovado.

import decimal

print(“Programa Exemplo em PYTHON para notas de aluno\n”)

print(“Exemplo simples de uso desta linguagem\n”)

nome = input(“digite o nome do aluno: “)

nota1 = decimal.Decimal(input(“digite a primeira nota do aluno:”))

nota2 = decimal.Decimal(input(“digite a segunda nota do aluno:”))

nota3 = decimal.Decimal(input(“digite a terceira nota do aluno:”))

nota4 = decimal.Decimal(input(“digite a quarta nota do aluno:”))

mediacorte = decimal.Decimal(“6”)

media = (nota1 + nota2 + nota3 + nota4 ) /4

if (media >= mediacorte):

    print(“Aluno:”,nome,” aprovado com média:”,media)

else:

    print(“Aluno reprovado”)

Comandos básicos de Python

comandos python

Para você começar a aumentar seu conhecimento sobre finanças e sobre essa linguagem, vou te mostrar os principais comandos, e te ensinar para o que serve.

Lembrando que alguns desses comandos foram mostrados no tópico acima.

Para que servem esses comandos?  

Lembrando que a maioria desses comandos são comuns também em outras linguagens de programação:

Comandos de variáveis: 

Nesse tópico já temos uma das principais diferenças das linguagens Python das outras. 

Enquanto na maioria das linguagens quando se inicia uma variável ela armazena um valor, já na Python vai armazenar endereços de memória.

Para cada tipo de dado é usado uma variável, a variável long é feita para armazenar grandes números inteiros, a int para números inteiros não muito grandes, float para números com ponto decimal. 

Comandos de saídas: 

O comando mais utilizado é o “print”. existe o print(), que serve apenas para pular a próxima linha, mas também é bastante útil.

Entrada dos dados: 

O comando utilizado para entrada de dados é o “input”, esse comando é feito para fazer com que o programa espere e o programa só vai voltar a funcionar assim que usuário colocar um valor.

Condicionais: 

Os principais comandos utilizados são if e else, além disso tem o comando Switch case. 

Exemplo de condicional:

if <teste>:

   <bloco verdadeiro>

else:

   <block falso>

Loop:

Esses são os principais comandos, lembrando que a Python tem outras várias ferramentas.

Bibliotecas Python

Nas bibliotecas do Python fica guardada scripts já pronto, sendo assim facilita sua vida, porque você não precisa escrever todo script, pois é só utilizar a que estava salva na biblioteca. Lembrando que ao instalar o Python ele já vem com a biblioteca padrão da linguagem. 

Agora sim vamos aprofundar como é utilizada a Python no mercado financeiro, esse código é muito útil para facilitar e automatizar as tarefas mais complicadas.

Entre essas tarefas análise, coleta de dados e etc. A principal vantagem é para analisar e produzir resultados em grandes cálculos de finanças, sendo assim torna esse processo mais rápido.

Então as bibliotecas vão ser grandes aliadas, tanto para te ajudar a encontrar dados, mas também para fazer possíveis análises.

Ou seja, você pode utilizar da inteligência artificial para que te ajude a fazer análises, facilitando cada vez mais seus investimentos. 

O python tem diversos stack, que são um conjunto de tecnologias para determinada aplicação, ou seja, stack é um tipo de biblioteca.

Existem várias stack python utilizadas no mercado financeiro, entre elas a stack panda, que é feita para manipulação e análise de dados, também existe a stack yahoo finance, Numpy, Plotly e etc. 

Código python e mercado financeiro

A maioria das pessoas que não conhecem os códigos Python perdem muito tempo montando sua planilha, e se for preciso armazenar muitas informações pode acontecer alguns equívocos.

Além disso, tem vários tipos de planilha, cada uma delas com dados diferentes, por conta disso você perde muito tempo procurando o dado que te interessa.

A partir dos códigos python é você ganha em facilidade e agilidade na hora de encontrar informações, este código traz essa facilidade, pois ela é uma grande aliada dos cientista de dados, sendo assim a maioria dos dados importantes são colocados nesses códigos.

Por conta disso você não precisa analisar várias planilhas, além disso, vai expor muito mais informações.

Como já disse, Python apresenta uma grande variedade de dados, mas também apresenta diversas aplicações, entre elas as cotações de ações podem ser feitas de forma “manual”. 

Mas podemos usar essa linguagem para automatizar esse processo, além disso você pode usar da IA(inteligência artificial) para analisar.

Outra aplicação que a linguagem Python pode te proporcionar é o auxílio para criação de gráficos, que é um dos meios de entender como está funcionando a volatilidade da ação no mercado. 

E você tendo a informação dessa ação a longo tempo, com certeza vai ser um fator importante para você decidir entre escolher ou não comprá-la. E dependendo da ferramenta que você está fazendo uso ela pode mostrar uma estimativa do seu preço no futuro.

Outro ponto muito vantajoso dessa linguagem são os algoritmos, como já foi citado anteriormente ela apresenta muitos dados, e através dos algoritmos ele pode te ajudar a analisar.

Lembrando que tenho um curso sobre Python que pode te ajudar a fazer predições sobre uma determinada ação.

Com essas aplicações possíveis e variedades de dados, o código Python pode ser um grande aliado seu. Pode te ajudar a conhecer novas ações e entendê-las melhor, e te fazer um investidor cada vez mais completo.

E como sempre digo é sempre buscar novas informações no seu mercado e aumentar seu portfólio, porém sempre de acordo com seu perfil de investidor.

Documentação – Instalação do Python: Download

Agora que te mostrei todas as vantagens dessa linguagem, você deve estar querendo saber como fazer o download dela. Ele pode ser utilizado tanto no Windows quanto no Linux.

Para fazer download do aplicativo Python e utilizar essa linguagem é muito simples, é só ir no site oficial do Python, ao baixar o aplicativo será necessário depois instalá-lo, a cada sistema operacional que você utiliza a instalação será feita de maneira diferente.

Por exemplo, nos sistemas MacS e Linux é mais simples, pois eles já tem pré-instalado o Python no computador.

Mas já no windows é diferente, ele não vai ter o programa pré-instalado. E para você conseguir executá-lo tem duas formas, pelo prompt de comando ou através do IDLE, Python GUI, que normalmente vem na pasta de instalação.

Ao instalar corretamente em seu computador, as bibliotecas padrão da linguagem e a documentação já também estarão em funcionamento.

Conclusão: Vale a pena investir aprender código python para finanças?

Vale muito a pena aprender os códigos python, pois com essa linguagem você pode conseguir agilizar suas análises e encontrar uma grande diversidade de informações.

 Além de quanto mais completo investidor você ser, mais chances terá de atingir seus objetivos no mercado financeiro.

Atualmente o código Python entre todas as linguagens de programação ultimamente é a mais utilizada no mercado financeiro, os motivos são porque ela é uma linguagem de desenvolvimento rápidos de aplicativos, isso ocorre, pois ela com poucas linhas de códigos consegue executar muitos comandos.

Por utilizar poucas linhas de códigos para fazer um programa se torna mais simples e precisando menos de manutenção.

E talvez sua grande vantagem e o que fez torná-lo tão popular é sua capacidade de suportar módulos e pacotes, e por incentivar a modularidade e reutilizar códigos, ou seja você não precisa criar tantos programas, pois você pode encontrar bibliotecas na internet e reutilizar.

Lembrando que o aplicativo Python e sua grande biblioteca padrão está disponível em todas as plataformas (Windows, MacS e Linux) de forma gratuita. Além disso tem a existências de stacks, que são tipos de bibliotecas que podem te ajudar no mercado financeiro.

Com o texto é perceptível a vantagem de utilizar esse código, pois com ele vai ter uma grande diminuição de erros, pode te ajudar com análises utilizando gráficos, além das outras vantagens já citadas.

Espero que com o texto você tenha aprendido sobre a linguagem, como ela funciona no mercado financeiro e todas suas vantagens, se caso queira aprender mais entre no meu curso, Python finanças.

Pedro Lealdino

adicione um comentário

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!