blog do luiz fernando roxo.
programação para mercado financeiro

Programação para mercado financeiro: NÃO perca mais os sinais

Como já sabemos, a programação e automatização são o futuro do mundo tecnológico, e mais, ambos atendem a diversos outros nichos, uma delas é o mercado financeiro.

Para entender um pouquinho mais como o mercado financeiro vê com bons olhos a programação, precisamos voltar aos anos 60, que foi a época  em que os analistas começaram a usar estatísticas para analisar a bolsa. 

No final da década de 80 iniciou-se a popularização de usar programas operacionais que ajudassem a fazer análises.

E nos últimos anos o uso das tecnologias para as operações tem aumentado cada vez mais, afinal, agora temos a IA (inteligência artificial) que é usada junto com o algoritmo, e juntos conseguem auxiliar os investidores iniciantes ou não, a criar estratégias.

Veja neste artigo, como é utilizada a programação no mercado financeiro de maneira geral. 

Programação para o mercado financeiro: para que serve?

Como já disse a programação, ou pelo menos os efeitos dela, estão cada vez mais presentes em nossa vida, mas você sabe como ela é usada no mercado financeiro? 

A programação no mercado financeiro tem algumas utilidades, a mais simples é utilizar da programação para fazer análises de um banco de dados.

E talvez a utilidade mais importante, é que é possível utilizar a inteligência artificial a lógica de programação para montar estratégias, por isso, saber fazer as análises certas e como consultar banco de dados se torna tão importante.

Lembrando que, existem várias linguagens para utilizar a programação no mercado financeiro, dentre elas a linguagem R, VBA, Python [link texto codigo python], veja no tópico abaixo onde falo melhor sobre cada uma delas e explico quais são as mais usadas.

Linguagem de programação para finanças mais usadas

programação para investimentos

No tópico anterior já falei que existem inúmeras linguagens de programação usadas no mercado financeiro, mas você sabe quais são as mais utilizadas?

Python no mercado financeiro: automatizando sinais

Começaremos com, talvez, a linguagem de programação mais utilizada no mercado financeiro. A linguagem foi criada por um matemático holandês que teve a ideia de criar um código que simplifica e facilita a vida das pessoas. 

Para isso, a linguagem Python usa de bibliotecas virtuais, onde são armazenados códigos de programação, que são abertas para a sua comunidade, otimizando o tempo das pessoas e são um diferencial para quem a utiliza.

Assim, ao invés da pessoa criar um código completo, ele pode usar um código já pronto, tornando mais simples e mais rápido utilizar essa linguagem. 

Com todas essas vantagens, outras áreas além dos programadores começaram a usar essa linguagem, desde engenheiros até as pessoas que trabalham com mercado financeiro.

E, como a Python deixa livre para que a sua comunidade a crie e utilize bibliotecas, cada vez temos mais informações sobre códigos que podem ser usados no mercado financeiro, assim criando um grande banco de dados.

Além de existir um grande banco de dados, você pode programar ou até utilizar uma biblioteca que te ajude a fazer análises, e através da programação diminuem as chances de erros.

Utilizando o código Python, também é possível criar estratégias, mas para isso é preciso combinar a programação com o uso de algoritmos e IA (inteligência artificial), é preciso que você programe colando alguns fatores que fazem de uma ação que possa te trazer lucro.

Além disso, você pode utilizá-lo Python para que ele crie gráficos,sendo assim, uma das maneiras mais efetivas para analisar uma ação, sua volatilidade, por exemplo.

Lembrando que eu tenho um curso sobre essa linguagem, neste curso te ensino como utilizar essa linguagem e até criar um robô que te ajude a montar uma estratégia, sendo assim você vira um investidor cada vez mais completo e próximo de sua liberdade financeira.

Sql na programação para mercado financeiro: funções

A linguagem SQL (stantard query language) é considerada relativamente simples, e tem o seu maior foco em banco de dados.

Ele foi criado para que pessoas que mexam com banco de dados, possam utilizar ou analisar esse banco de uma maneira mais fácil. 

Atualmente muitos especialistas do mercado financeiro utilizam dessa linguagem, pois apresenta um grande banco de dados, junto a isso utilizam programas para fazer a análise.

Para o programa funcionar ele deve considerar alguns fatores, como seus valores do passado, o que pode fazer o valor da ação variar e  entre outras coisas.

Linguagem R para mercado financeiro: funções

Como as linguagens anteriores, o que faz ela ser positiva para o mercado financeiro é o banco de dados. É considerada de fácil aprendizado e muito usada em análises de estatísticas. 

Assim como a linguagem python ela utiliza as bibliotecas e o código aberto, isso ajuda muito a conseguir dados e fazer programas para análises. 

Ela também apresenta uma comunidade muito forte e engajada, tornando a linguagem mais completa e com diversas bibliotecas. Sendo assim ajudando cada vez mais as pessoas que trabalham com essa linguagem.

Muita gente se auxilia com essa linguagem para tentar entender e prever o funcionamento do mercado. Essa linguagem pode ajudar também a entender os fatores e reações dos produtos financeiros.

Então, caso queira se tornar cada vez mais completo no mercado financeiro, a linguagem r pode te ajudar nisso. Lembrando que pode te ajudar em criações de gráficos. E pode ser utilizada tanto para Windows quanto para MacS.

Linguagem VBA para mercado financeiro: funções

A linguagem VBA( Visual basic of for applications) é considerada antiga e limitada, porém ela funciona muito bem para o mercado financeiro.

O VBA é uma ferramenta da Microsoft office e está no programa excel, daí vem seu diferencial, pois te ajuda na construção de relatórios em excel automatizados. 

Mas o que é negativo nessa linguagem é por ela não ter um grande banco de dados e não conseguir fazer análises e montar estratégias mais sofisticadas.

Programação para o mercado financeiro: porque usar python?

automatizando sinais

Nesse tópico irei te mostrar alguns motivos para usar a linguagem python, ela é atualmente a mais usada no mercado financeiro: 

Biblioteca: 

Bibliotecas são onde ficam guardados scripts já prontos, por conta disso pode facilitar sua vida, porque você precisará reescrever um código novo, é só utilizar um já pronto. E sempre ao instalar o python, irá instalar também diversas bibliotecas padrões.

Além de a biblioteca te ajudar a programar, ela pode também te ajudar a encontrar informações e fazer análises.

E lembrando que o Python tem um código aberto, e também tem uma comunidade engajada, isso faz com que tenha mais informações sobre o mercado financeiro. 

Fácil de aprender:

Por ter essas bibliotecas a linguagem python se torna um pouco menos complicada, pois essas bibliotecas facilitam muito sua vida.

Ela não é considerada uma linguagem considerada complexa, pois nela você utiliza poucas linhas de códigos para fazer programas efetivos.

Stack: 

A linguagem python também utiliza de stacks, que são um conjunto de tecnologias para determinada aplicação, resumindo são tipo bibliotecas. E Existem várias dessas stack que podem ser útil pra você no mercado financeiro.

Essas bibliotecas te ajudam a criar gráficos para facilitar sua visualização, e também podem te ajudar a fazer análises. Vou citar alguns stacks que são bastante utilizados: 

  • Panda;  
  • Yahoo Finance; 
  • Plotly, Django; 
  • e entre outros stacks.

Instalação gratuita: 

Além de todas essas vantagens, a instalação desse programa é gratuita, e roda em Windows, MacOS e  Linux. Para fazer download é necessário ir no site oficial da python.

Mas para instalar é um pouquinho mais difícil, pois se você utilizar windows, terá que executá-lo a partir IDLE, Python GUI, que normalmente vem na pasta de instalação, ou utilizar prompt de comando.

Se caso você usa Linux ou MacOS é mais simples, pois ele já vem pré-instalado em seu computador.

Python para finanças livros: 4 indicações

Para alimentar ainda mais seu conhecimento irei indicar 1 guia e 3 livros de python para finança e mercado financeiro:

1- Python for finance

Esse livro vai ser importante para quem é leigo no assunto e se torna uma pessoa que entende mais sobre, ele vai te dar noção básica sobre python.

Te mostrar bibliotecas importantes para analisar dados, irá também te mostrar algumas estratégias, e uma visão geral sobre trading. Além disso, este livro vai te ajudar a fazer análises de portfólios, análise de carteira e calcular riscos.

2- Python e Mercado Financeiro: Programação para estudantes, investidores e analistas

Esse livro pode ser separado em duas partes, na primeira parte irá ajudar a lidar com problemas simples que podem parecer na hora da programação.

Na primeira parte ainda, vai mostrar as principais bibliotecas python utilizadas no mercado financeiro, elas são feitas para automatizar os cálculos, calcular os riscos, otimização de carteiras.

Na segunda parte do livro vão aparecer problemas mais complexos relacionados ao mercado de títulos, irá mostrar também derivativos, ações e outros produtos presentes no mercado financeiro. Nesse livro também ele tem uma breve explicação sobre QR code.

E como já é apresentado no subtítulo do livro, o público alvo dele são estudantes, investidores e analistas.   

3- Python Aplicado na Bolsa de Valores – Um guia para construção de análises e indicadores

Na verdade, essa indicação não é um livro, mas sim um guia, que pode ser baixado no Kindle.

Dentro desse guia ele vai te ajudar a como automatizar sua forma de analisar dados utilizando a linguagem python, e também com a criação de indicadores.

4- Financial Machine Learning 

Esse livro é considerado complexo, para ter um aproveitamento de 100 dele, é necessário que você já tenha um conhecimento sobre linguagem python, pois seu foco será direto nas estratégias.

No texto terá informações sobre as features úteis, como ter uma alta performance. E talvez um dos pontos negativos desse livro é que ele não tem tradução, então para entendê-lo é preciso que você consiga interpretar textos em inglês.

E o texto pode ser separados em tópicos principais: Data Analysis, Modeling, Backtesting, Useful Financial Features e High-Performance.

Conclusão: Vale a pena investir usando programação no mercado financeiro?

Com certeza vale a pena utilizar a programação no mercado financeiro, pois ela apresenta diversas linguagens que podem ser aplicadas nesse mercado. 

No texto citei as linguagens mais utilizadas no mercado financeiro, que são a linguagem R, VBA, SQL e a mais utilizada de todas, a linguagem Python. 

Normalmente a programação serve da seguinte forma no mercado financeiro: Com um grande banco de dados que também te auxilia a fazer análises e até montar estratégias, para isso é preciso usar uma IA(inteligência artificial) auxiliada por um algoritmo.

O python é a linguagem mais usada no mercado financeiro, pois tem um grande banco de dados, isso ocorre porque é uma linguagem de código aberto com uma comunidade bem ativa.

E outra coisa que faz ela ser tão vantajosa são as bibliotecas, que como explicada anteriormente serve para otimizar seu tempo, já que você não precisa escrever códigos gigantes, é só encontrar uma biblioteca que te ajude e reutilizá-la. 

Também tem as stack que são tipo bibliotecas que te auxiliam a analisar e até criar gráficos, entre essas stacks temos a Yahoo Finance, Django, Panda e entre outras. 

No texto te dei algumas indicações de livros sobre python e mercado financeiro, vai de livros básicos até livros avançados.

E eu tenho um curso sobre a linguagem de programação mais utilizada no mercado financeiro, a python, no meu curso irei te explicar com mais detalhes como usá-la e como ela funciona no mercado financeiro.

Nesse curso você irá aprender como criar seu próprio robô que pode te ajudar a montar estratégias. A partir desse curso você será um investidor mais completo poder te deixar cada vez mais perto de sua liberdade financeira

Pedro Lealdino

2 comentários

Fique por dentro

receba gratuitamente as atualizações do blog!

siga-me

Não se acanhe! Entre em contato!